Alfabeto

Cerca de 149 frases e pensamentos: Alfabeto

O mundo não foi feito em alfabeto. Senão que primeiro em água e luz. Depois árvore.

Manoel de Barros
BARROS, M. O livro das ignorãças. Rio de Janeiro: Editora Record, 2000.

Quanto desafeto!
A palvra se deprava
frente ao alfabeto.

Alfabeto da amiga

Aceita você do jeito que você é. Bota fé em você. Chama ao telefone só pra dizer "oi". Dá amor incondicional. Ensina-lhe o que sabe de bom. Fica contigo quando você não está legal. Grava na memória só os bons momentos. Humor não lhe falta para lhe fazer sorrir. Interpreta com bondade tudo o que você diz. Jamais o julga, esteja você certo ou errado. Livra-o da solidão. Manda-lhe pensamentos de ternura e gratidão. Nunca o deixa em abandono. Oferece ajuda quando vê sua necessidade. Perdoa e compreende as suas falhas. Quer vê-lo sempre feliz. Rir com você e chora quando você chora. Sempre se faz presente nos momentos de aflição. Toma suas dores e evita que o maltratem. Um sorriso seu basta para fazê-lo sorrir. Vai com você a qualquer lugar. Xinga se for preciso e briga por você. Zela, enfim, pela joia que você lhe representa.

A Matemática é o alfabeto com o qual Deus escreveu o Universo.

Desconhecido

Nota: A citação costuma ser atribuída a Galileu, mas trata-se de uma versão modificada de um pensamento do engenheiro e astrônomo italiano.

...Mais

Se o plano A não funcionar, não se preocupe. O alfabeto tem mais 26 letras pra você.

Palavras ao vento

A primeira letra do alfabeto é também a primeira letra da palavra amor e se acha importantíssima por isso! Com A se escreve "arrependimento" que é uma inútil vontade de pedir ao tempo para voltar atrás e com A se dá o tipo de tchau mais triste que existe: "adeus"... Ah, é com A que se faz "abracadabra", palavra que se diz capaz de transformar sapo em príncipe e vice-versa...
Com B se diz "belo" - que é tudo que faz os olhos pensarem ser coração; e se dá a "bênção", um sim que pretende dar sorte.
Com C, "calendário", que é onde moram os dias e o "carnaval", esta oportunidade praticamente obrigatória de ser feliz com data marcada. "Civilizado" é quem já aprendeu a cantar ´parabéns pra você` e sabe o que é "contrato": "você isso, eu aquilo, com assinatura embaixo".
Com D , se chega à "dedução", o caminho entre o "se" e o "então"... Com D começa "defeito", que é cada pedacinho que falta para se chegar à perfeição e se pede "desculpa", uma palavra que pretende ser beijo.
E tem o E de "efêmero", quando o eterno passa logo; de "escuridão", que é o resto da noite, se alguém recortar as estrelas; e "emoção", um tango que ainda não foi feito. E tem também "eba!", uma forma de agradecimento muito utilizada por quem ganhou um pirulito, por exemplo...
F é para "fantasia", qualquer tipo de "já pensou se fosse assim?"; "fábula", uma história que poderia ter acontecido de verdade, se a verdade fosse um pouco mais maluca; e "fé", que é toda certeza que dispensa provas.
A sétima letra do alfabeto é G, que fica irritadíssima quando a confundem com o J. G, de "grade", que serve para prender todo mundo - uns dentro, outros fora; G de "goleiro", alguém em quem se pode botar a culpa do gol; G de "gente": carne, osso, alma e sentimento, tudo isso ao mesmo tempo.
Depois vem o H de "história": quando todas as palavras do dicionário ficam à disposição de quem quiser contar qualquer coisa que tenha acontecido ou sido inventada.
O I de "idade", aquilo que você tem certeza que vai ganhar de aniversário, queira ou não queira.
J de "janela!, por onde entra tudo que é lá fora e de "jasmim", que tem a sorte de ser flor e ainda tem a graça de se chamar assim.
L de "lá", onde a gente fica pensando se está melhor ou pior do que aqui; de "lágrima", sumo que sai pelos olhos quando se espreme o coração, e de "loucura", coisa que quem não tem só pode ser completamente louco.
M de "madrugada", quando vivem os sonhos...
N de "noiva", moça que geralmente usa branco por fora e vermelho por dentro.
O de "óbvio", não precisa explicar...
P de "pecado", algo que os homens inventaram e então inventaram que foi Deus que inventou.
Q, tudo que tem um não sei quê de não sei quê.
E R, de "rebolar", o que se tem que fazer pra chegar lá.
S é de "sagrado", tudo o que combina com uma cantata de Bach; de "segredo", aquilo que você está louco pra contar; de "sexo": quando o beijo é maior que a boca.
T é de "talvez", resposta pior que ´não`, uma vez que ainda deixa, meio bamba, uma esperança... De "tanto", um muito que até ficou tonto... De "testemunha": quem por sorte ou por azar, não estava em outro lugar.
U de "ui", um ài" que ainda é arrepio; de "último", que anuncia o começo de outra coisa; e de "único": tudo que, pela facilidade de virar nenhum, pede cuidado.
Vem o V, de "vazio", um termo injusto com a palavra nada; de "volúvel", uma pessoa que ora quer o que quer, ora quer o que querem que ela queira.
E chegamos ao X, uma incógnita... X de "xingamento", que é uma palavra ou frase destinada a acabar com a alegria de alguém; e de "xô", única palavra do dicionário das aves traduzida para o português.
Z é a última letra do alfabeto, que alcançou a glória quando foi usada pelo Zorro... Z de "zaga", algo que serve para o goleiro não se sentir o único culpado; de "zebra", quando você esperava liso e veio listrado; e de "zíper", fecho que precisa de um bom motivo pra ser aberto; e de "zureta", que é como fica a cabeça da gente ao final de um dicionário inteiro.

ALFABETO DO AMIGO
Aceita você como você é.
Bota fé em você.
Chama-o ao telefone só pra dizer oi.
Dá-lhe amor incondicional.
Ensina-lhe o que sabe de bom.
Faz-lhe favores que os outros não fariam.
Grava na memória bons momentos passados com você.
Humor não lhe falta pra fazer você sorrir.
Interpreta com bondade tudo o que você diz.
Jamais o julga, esteja você certo ou errado.
Livra-o da solidão.
Manda-lhe pensamentos de ternura e gratidão.
Nunca o deixa em abandono.
Oferece ajuda quando vê sua necessidade.
Perdoa e compreende suas falhas humanas.
Quer vê-lo sempre feliz.
Ri com você e chora quando você chora.
Sempre se faz presente nos momentos de aflição.
toma suas dores e evita que o maltratem.
Um sorriso seu basta para fazê-lo feliz.
Vence o inimigo invencível junto com você.
Xinga e briga por você.
Zela, enfim, pela jóia que você representa

Alfabeto do Amigo...

A ceita você como você é.
B ota fé em você.
C hama-o ao telefone só para dizer "oi".
D á-lhe amor incondicional.
E nsina-lhe o que sabe de bom.
F az-lhe favores que outros não fariam.
Grava na memória bons momentos passados com você.
H umor não lhe falta para fazer você sorrir.
I nterpreta com bondade tudo o que você diz.
J amais o julga esteja você certo ou errado.
L ivra-o da solidão.
M anda-lhe pensamentos de ternura e gratidão.
N unca o deixa em abandono.
O ferece ajuda quando vê sua necessidade.
P erdoa e compreende suas falhas humanas.
Q uer vê-lo sempre feliz.
R i com você e chora quando você chora.
S empre se faz presente nos momentos de aflição.
T oma suas dores e evita que o maltratem.
U m sorriso seu basta para fazê-lo sorrir.
V ence o inimigo invencível junto com você.
X inga e briga por você.
Z ela, por tudo isso, que todo ser,humano tem em comum!!!

ALFABETO DAS MÃES

AME seu filho para ser amada por ele.
BENDIGA a Deus por tudo que dele recebeu.
CREIA na sublime missão que Deus lhe confiou.
DISPONHA-SE a ajudar seus filhos com bons conselhos.
EDUQUE não só com palavras, mas com o bom exemplo.
FAÇA com amor o dever de cada dia.
GARANTA, cada vez mais, um Mundo Melhor para seus filhos.
HOJE leia a Bíblia com atenção e esperança.
INSPIRE seus filhos a praticar as virtudes.
JUSTIFIQUE seu casamento, amando ainda mais seu esposo.
LEMBRE-SE de orar e ensinar os filhos a conversar cpm Deus
MANTENHA-SE firme nos ensinamentos de Cristo.
NÃO se iluda com as coisas mundanas.
ÓDIO e inveja, mantenha-os longe de seu coração.
PENSE que amanhã será melhor, se hoje você viver bem.
QUEIRA o bem, sem escolher a quem.
REFLITA… para acertar.
SORRIA diante dos problemas.
TIRE os maus costumes de seus filhos.
USE as mãos maternas, somente para acariciar e não para bater.
VENÇA as dificuldades pela fé e pelo otimismo.
ZELE, com carinho todas estas recomendações e descubra o êxito e a
felicidade das grandes MÃES.

...e se o plano "A" falhar, ainda tem um alfabeto inteiro pra você fazer dar certo!

Para um homem se dar bem com uma mulher, ele precisa aprender apenas quatro letras do alfabeto: O, B, D, C !!

Soletrai, antes de tudo, o alfabeto da Bondade (...). Sem as primeiras letras do Amor, nunca entenderemos o sagrado poema da vida.

‘’ O que fazer quando não sabemos o que falar, quando todas letras some do seu alfabeto, deixando-o incapaz de formar qualquer palavra e muito menos pronunciar se quer algum som através de sua boca.
Como viver em paz se o coração está completamente acelerado, batimentos que muitas vezes perdem a cadência, deixando o resto do corpo paralisado, sem margens para o autocontrole.
Quem conhece aquele cara ali, que não tem medo de falar, que não guarda palavras com medo de que os outros falem a seu respeito, uma pessoa livre de qualquer maldade que venham pensar sobre ele. Como entender suas reações, como viver sem criticar seu modo de viver, a maneira na qual escolheu, ela denominada de felicidade. Felicidade que somente sua alma sente, felicidade que está expressa em seu olhar, mas para isso tens que olhar em seus olhos, felicidade que muitos entendem como carência, que julgam como se fosse um homem solitário e complexo.
Ele não leva nada a serio, não liga para os pensamentos alheios, não se deixa interferir pelos ‘elogios’ de quem o critica, apenas absorve tudo e todos e transforma-os em conhecimento, evolução, aprendizado.
Conhecimentos estes, que serão aproveitados logo mais para suas novas ideias, seus novos desabafos, aprendizado que trouxe das coisas que a vida lhe apresentou. Não se preocupe com as coisas que são ditos ou escritos por alguém, afinal, cada pessoa é nutrida com pensamentos específicos para ela, não somos nós que escolhemos o que pensar o que falar e o que escrever, arriscar-me-ia dizer que existe uma magia onde se explica tudo isso, porem fica a nosso cargo receber essas informações e traduzi-las em palavras, gestos, dizeres e até muitas vezes em desabafos.
Toda palavra dita por um homem deveria ser recebida como qualquer outra coisa, não podemos julgar e impedir que alguém fale ou demonstre algo, pois somos livres para pensar, falar e fazer o que bem entendemos. Porem quando não gostamos de algo temos todo o direito de repreender a pessoa, porem não podemos impedir sua vontade de expressão.
De tudo que já lemos, ouvimos e escrevemos nessa vida, se houver uma pequena parcela de aproveitamento, nos tornaríamos pessoas mais evoluídas, com uma gigantesca bagagem de conhecimento, porem, tudo aquilo que foi inútil a nós, simplesmente não levamos conosco, mas jamais podemos dizer que não aconteceu, que não existiu, afinal, estaríamos matando uma vida que existiu, estaríamos excluindo um momento que foi eternizado e que por algum motivo existiu.
Penso e defendo o pensamento de que na vida tudo existe uma explicação, um motivo, a hora exata para acontecer, nada é em vão, nada é por acaso, afinal o que seria da noite se não existisse o dia? O que seria da vida se não existisse a morte? A alegria se não houvesse a dor, o bem e o mal, o rico e o pobre, a criança e o adulto, o sorriso e as lagrimas.
O que seria da minha vida se não conhecesse você? ’’

- Alexandre dos Reis.

É complicado resumir em letras o que se sente, o alfabeto torna-se minúsculo, as palavras variam e tudo o que era sequencia, torna-se uma sopa de letrinhas.
Demorei pra te encontrar, demorei pra me encontrar.
Estive perdida em lembranças, livros e canções.
Hoje, me acho, me encontro em você.E se eu me perder, que seja em seus braços.

O alfabeto pegou fogo
corri para salvar
savei a letra do seu nome
o resto deiixei queimar

As letras mais belas do alfabeto são as letras que formam seu nome!

Daria todo meu alfabeto para encontrar o ponto G !

Álefe. (letra do alfabeto hebraico)
Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de rubins.
Prov. 31:10
A mulher virtuosa é a coroa do seu marido, mas a que procede vergonhosamente é como apodrecimento nos seus ossos.
Prov. 12:4
O que acha uma mulher acha uma coisa boa e alcançou a benevolência do Senhor.
Prov. 18:22
A casa e a fazenda são herança dos pais; mas do Senhor vem a mulher prudente.
Prov. 19:14
Uma família para ser abençoada por Deus não pode deixar de lado os princípios de Sua Palavra.
Aquele que quebra um dos princípios da palavra de Deus, lá na frente será quebrado por eles.

Uma lágrima que cai e ninguém "V";
É como o alfabeto, sem a letra "C";
[Falta alguma coisa...]
Ah é, falta "vc"!

http://www.facebook.com/rascunhosescondidos

J

É desvairada a forma como observo o alfabeto. As letras me perdem quando me atenho a escolher quais delas devo usar para criar um nome de alguma personagem. É uma tarefa arriscada. Embaraçosa. Escolha de nomes exige esforço. Exige atenção. As letras saltam de todos os cantos para mostrar-nos que a escrita é uma arte incalculável e que nos penetra com uma veracidade tamanha, capaz de nos arrancar o fôlego. Arranca e desarranca.
Certo dia, um desconhecido me fez uma pergunta tão peculiar que rapidamente procurei uma forma de desenhar minha resposta, de modo com que eu simplificasse rapidamente, sendo poético e utilizando uma letra. Fechei os olhos e respirei fundo – de fato não tenho um respaldo longo para estes tipos de perguntas – e comecei a respondê-la.
“Imagine um J.” – indaguei.
Ele balançou a cabeça positivamente. Estava imaginando.
“Repare que o ‘J’, é formado por uma linha e uma curva” – concordou com o que eu estava dizendo – “Então, resumo a isso, a linha é o caminho que trilhamos e quando estamos trilhando este percurso, nossas imaginações afloram gradativamente, os olhos brilham e nossa mente focaliza apenas o caminho no qual estamos. Não olhamos para o lado. Continuamos em frente. Mas...” – parei de falar. Um suspense.
Ele franziu as sobrancelhas como quem estivesse curioso.
“Vêm a curva” – continuei. – “Esta letra tem uma curva” – ele concordou.
E exemplifiquei.
“Nesse momento, somos domados pela razão e o longo caminho reto, torna-se apenas uma lembrança, pois o que vem pela frente é totalmente diferente. A curva mudou os rumos” – bufei comigo mesmo.
Meu amigo me fitava seriamente, mas não entendera o desfecho de minha explicação.
“E termina por aqui?” – perguntou.
“Se encompridarmos esta curva, vira um ‘U’” – rebati.
“E por que você não termina?” – ele perguntou.
“Fica para uma próxima” - falei.
Ele fingiu que entendeu.
Essas coisas são difíceis de entender. Principalmente, com perguntas peculiares, como a que ele fez.
Ele perguntou-me: “O que é o amor?”
(diante do reflexo de um espelho que mostrava o meu rosto).