Alague seu Coracao de Esperancas Fernando Pessoa
Espiritismo e a Psicanálise
O espiritismo e a psicanálise têm um ponto de convergência importante: ambos concordam que é essencial investigar as causas ocultas dos transtornos ou doenças mentais. Na psicanálise, essas causas estão reprimidas no inconsciente, gerando sintomas. Já no espiritismo, as causas são questões espirituais, não ou mal resolvidas, desta ou de vidas passadas.
A reencarnação é um dos princípios básicos da Doutrina Espírita e examina conteúdos inconscientes, criando assim um ponto comum com a psicanálise. Acredito que a utilização do método de estudo do inconsciente, proposto por Freud, sob a perspectiva da reencarnação e à luz da Doutrina Espírita, pode resultar em um tratamento psicoterapêutico mais rápido e eficaz.
Essa abordagem é defendida pelo Dr. Inácio Ferreira¹ em seus livros "Psiquiatria em Face da Reencarnação" e "Novos Rumos à Medicina", volumes 1 e 2, assim como no livro do Dr. Adolfo Bezerra de Menezes, "Loucura sob Novo Prisma".
¹Dr. Inácio Ferreira (1904-1988), psiquiatra e diretor clínico do Sanatório Espirita de Uberaba de 1933 a 1988.
A Crítica Pode Desmascarar Você: Cuidado!
Evitar críticas aos erros alheios, especialmente as que atingem as feridas mais profundas da alma, é essencial. A crítica constante, muitas vezes inconsciente, não apenas prejudica quem a recebe, mas também reflete as inseguranças e imperfeições de quem a faz. Estudos mostram que a crítica está frequentemente ligada a mecanismos de defesa, nos quais projetamos nossas fragilidades e sentimentos de inadequação nos outros.
Esse hábito serve como um alívio temporário para tensões internas, desviando o foco de nossas falhas e reduzindo o desconforto com a própria vulnerabilidade. Em vez disso, é mais saudável cultivar empatia e autocuidado emocional, criando um ambiente de apoio mútuo e crescimento coletivo. Assim, promovemos harmonia e construímos relações mais construtivas e enriquecedoras.
"Do primeiro ao último dia ela te amará, pois quando seus olhos nem se quer viam a luz,ela já te amava. Em cada movimento seu, a cada dia de angústia, de suspense... Enquanto nem sabia como seria o seu sorriso, ou a cor dos seus olhinhos... Estes, que mesmo pequenininhos já sabiam exatamente a direção onde olhar, a procura de segurança, carinho, alimento e amor. E olhavam para ela... enquanto como uma música, você fazia o seu primeiro soar de voz, ambas aos prantos,mas ali ja estava ela, pronta pra te acalmar, te abraçar e sentir o que só ela poderia distinguir... Porem nem ela sabia o que sentia naquele momento e mau podia imaginar que a partir dalì começára a sua nova jornada e que nunca mais dormiria uma só noite sem ouvir ao menos uma vez a sua voz.
Ela te ensinou a dar os seus primeiros passos, a passar pelos primeiros erros e se levantar quando você caía, nunca se cansou de te ver brincar, e de te ensinar as coisas, algumas que você nem queria aprender, não lhe faltou paciência, nem carinho, nem ao menos pontaria pra corrigir os seus atos.
E você cresceu. Se tornára uma mulher virtuósa e cheia de planos, concretizados por uma vida trilhada por muito esforço, você tem agora a chance de caminhar ao lado daquela mulher, que por um bom tempo teve que andar devagar para te ajudar a caminhar com passinhos curtinhos, hoje é você que à ajuda a caminhar com passos cansados.
E que não falte paciência para ensiná-la o que a tecnologia trouxe com o tempo, que não falte carinho quando ela lhe pedir um abraço.
Espero mesmo... que não falte segurança quando ela precisar que voce segure a mão dela até o fim. Porque ela te amou... desde o início, do primeiro ao último dia, ela é uma mãe. "
"Que toda batalha diária seja sempre recompensada, antes de dizer que foi sorte, tente fazer igual, acorde cedo todos os dias e tenha somente a certeza, de que seus sonhos determinam o que voce quer, mas são as ações que definem o que voce conquista."
A paz do Senhor reina sobre as adversidades; mesmo que se banhe em águas amargas, seus dias sempre serão doces.
Um jogo que é uma vergonha
Imagina um jogo deste jeito: o campo é de pedra bem pontuda e acontece num dia muito frio.
Num time, os jogadores têm tênis e camisa de manga comprida e, no outro, os caras jogam
descalços e só de calção.
O time que tem tênis e camisa ganha fácil, dá aquela goleada! O outro fica a maior parte do
tempo tomando cuidado pra não cortar os pés ou então esfregando o braço arrepiado de frio.
Times iguais.
Pra mim, a diferença da vida entre nós, que temos escola e casa e as crianças que não têm é
um jogo assim. Quem não tem, perde sempre.
Não acho que todo mundo que tem as coisas é culpado por causa dos outros que não têm, mas
isso não quer dizer que a gente não possa fazer nada. Porque pode.
Porque, se a gente quiser jogar um jogo justo, pode exigir que os dois times sejam iguais, para
começar. Casa e escola.
Não acredito que as crianças de rua viveriam na rua se tivessem outro lugar melhor pra escolher.
Se a gente não exigir que todo mundo tenha casa e escola, vai sempre ficar jogando esse jogo
besta.
Ganhando de dez a zero de um time tão fácil, mas tão fácil, que não vai mais ter o gosto da
vitória, vai ter só vergonha.
Enquanto eles dormem eu trabalho, porque o sucesso não se constrói sozinho, vai decepcionar? decepciona quem te deseja o mal. Vida que segue!
“Do ser humano espere duas coisas: coices e alfinetadas. Esta é a regra em nosso mundo. Contudo, quando encontrar uma pessoa boa, de verdade, é uma exceção, você está em LUCRO. Agradeça a Deus! ”
Dr. Eck Barth / Extraído do livro Cure suas Mágoas e Seja Feliz!
... o cinema não tem obrigação de fazer refletir, contemplar, entreter. O cinema tem todas as possibilidades da imaginação humana.
Na boa
Se nao sabes , cale-se
Se tem duvidas , pergunte
Nao se baseie em teórias sem comprovações e veracidades , repleta de teses imaginarias e achismos
Pensamentos vão, ao fechar os olhos recordo de cada momento, ao chorar começo a odiar por você não está aqui, ao passar horas eu esqueço que algumas horas atrás estava triste, sempre será assim, até que uma pessoa preenche esse vazio aqui dentro.
Não sinto meus pés, me sinto nas nuvens, me sinto leve, com um sorriso no rosto quando to com você e tudo tão perfeito.
- Relacionados
- Textos de amizade para honrar quem está sempre do seu lado
- Frases de Fernando Pessoa
- Frases de Natal para renovar a esperança em cada coração
- Poemas românticos para declarar todo o seu amor
- Mensagens de amizade para valorizar e celebrar quem sempre está ao seu lado
- Poesia Felicidade de Fernando Pessoa
- Frases de alegria para inspirar e tornar o seu dia mais feliz
