Agradecimento á Escola
Pois acredito que quando a gente gosta de uma pessoa, é assim…A gente faz sem esperar de volta….e só o fazer algo pelo outro nos deixa felizes! Acho que fui me perdendo nisso….porque eu gostava tanto de ver você sorrindo…que por vezes esqueci de mim…Seu sorriso me alegrava!
"A Humildade nas pessoas é algo que nunca pode ser fingida, pois ela é muito notável quando existe verdadeiramente" (Nilson ® Queiroz)
O meu bobo e leve pensamento percorrem á suas imagens, se misturando criando situações as quais eu gostaria que fossem reais pra mim.
"A certeza que as "coisas" existem, provém do conhecimento, você não pode provar algo sem nunca tê-lo experimentado.
Um exemplo, se você nunca amou, não pode saber se o amor é bom ou ruim, se você nunca provou um morango não pode dizer
ao certo se é saboroso...As pessoas não acreditam em Deus, por que nunca sofreram uma manifestação do mesmo. Abram o seu
coração, essa é a única maneira de você se encontrar com Deus, eleve o seu coração e as suas mãos ao alto, mesmo sem
acreditar nele, peça, ore, agradeça, você vai sentir uma ótima sensação, você vai sentir Deus no seu coração. Diante desse
manifesto amoroso, você irá perceber, depois de uma experiência como essa, você nunca vai esquecê-lo...
Eu deixei de acreditar em Deus por um ano, e esse ano foi o mais difícil da minha vida, mas Deus desistiu de mim? Não
Pelo contrário, ele sabia que eu poderia ser um de seus filhos, e que eu poderia recebê-lo dentro de mim, na minha alma,
hoje eu me arrependo de não ter acreditado no meu Ser Sublime, e Infalível, Senhor a ti eu te entrego o meu coração e a
minha alma, faz de mim, um fruto de teu pomar e nunca me abandona, Amém."
“ Eu não regarei com sofrimento, uma flor de sentimentos ruins . Arrancarei -a rápido, sem hesitar de minha vida, que gosto de chamar de jardim...”
Redação do Trabalhador no ENEM
“A educação é fundamental, é a chave para que o Brasil se torne de fato um país desenvolvido” (ROUSSEFF, Dilma. 2010). Ideia atraente em palavras e, disto, decorre a falsificação da realidade, bem como o seu mau-uso nesta mesma realidade.
Falando em realidade, nos atentemos a ela. Sábado e domingo, fiscalizando o Enem, deparei-me com o seguinte paradoxo: o trabalhador quer mudar de vida através da educação (nada mais bonito de se constatar). Entretanto, como mudará de vida através dela – da educação - se no dia anterior trabalhou o dia ou a noite inteira e, naqueles dois dias, estava diante de uma prova de 90 questões por dia (além da redação no domingo)?
Com a licença de uma amiga a qual comentei isto, reproduzirei parte de nossas trocas de ideias. Ao comentar o caso, ela me disse que “a pessoa tem que estar focada, mas não tem como desistir. A superação é maior do que a realidade permite, a pessoa tem que se superar pra depois não se arrepender”. Pois bem, “focada”, o “foco do indivíduo”, “a força de vontade”. Isto é o que o Capitalismo auxiliado pelo pensamento Liberal faz alguns pensarem, pensar que só depende da pessoa e, desta maneira, se consegue, heroísmo e dotado de grande força de vontade, se não consegue, preguiçoso e sem falta de vontade própria, não se superou, fracassado. A amiga também disse da negociação entre trabalhador e patrão. Como haver negociação favorável ao trabalhador se o mesmo se encontra em desigualdade. Como esperar conciliação se há interesses divergentes? O governo não deve esperar negociação, ou melhor, não deve esperar “a falsificação de uma falsa negociação”, uma falsa conciliação. Meu pai é empresário, e pelo que lhe conheço, sei que liberaria – até orgulhosamente – seu funcionário caso ele pedisse folga no dia anterior à prova para “preparar-se melhor”. Porém, e se um dia lhe ocorrer de não “conciliar” o seu interesse com o de seu trabalhador? E se o seu trabalhador não tiver audácia – sim, pois para alguns empresários, tal pedido seria encarado assim – de pedir-lhe a liberação? Não há conciliação de interesses entre patrões e empregados. Não há conciliação entre capital e trabalho. Não se deve esperar a boa vontade do empresário. Desta boa vontade, o “inferno” está cheio. O governo, que se propõe ao lado do trabalhador, deve, de fato, defender seus interesses.
Fracassados? Voltando a realidade daqueles dois dias, percebi que as duas senhoras que declararam ser trabalhadoras – uma, inclusive, trabalhando à noite inteira numa cozinha porque não atendida pelo patrão quando pediu uma “folga” – não estavam em mínimas condições físicas e psicológicas de fazer a prova. Sentadas na cadeira, lutavam pra manter os olhos abertos e fixos nas questões. No insucesso, uma delas entregou-se aos cochilos por várias vezes e a outra suspirava fundo, andava um pouco no corredor, ia ao banheiro, lavava o rosto – inclusive, me perguntando se, em algum lugar, conseguiria café, o que respondi em poucas (e dolorosas) palavras, como me foi incumbido, que não tinha conhecimento uma vez que era a primeira vez trabalhando ali.
O que constatei observando as duas senhoras é que não, estas duas senhoras e mais milhares de outros trabalhadores não são fracassados, já são vencedores somente ao se proporem mudar socialmente pela educação, não podendo ser culpabilizados pelas condições que não lhes eram favoráveis, como foram a mim quando fiz a prova, descansado, sem ter trabalhado no dia anterior ou em quaisquer outros dias, ou seja, minhas condições - e a de vários “concorrentes” das duas senhoras naquele dia - era de preparo físico e psicológico, além de, é claro, teórico. (Estou aqui falando somente da preparação física – e, até certo ponto, psicológica - do trabalhador que é o imediato do exame. A preparação em outro sentido, qual seja nos conteúdos, é algo mais complexo pra caber neste pequeno texto, mas igualmente importante.)
Além disso, constatei também que não se pode restringir algo que se propõe – e deve ser de fato – universal: o acesso à educação. Não falo da igualmente ridícula “concorrência em igualdade de condições”. No acesso à educação que se pretende universal, não há concorrência, caso contrário e obviamente, não é universal. Falo, pelo menos neste pequeno texto e mais imediatamente, de um caso dentre as diversas condições desfavoráveis ao trabalhador no acesso à educação, condições estas, falsificadas por frases de efeito, ideais e raras histórias de “superação pessoal”.
Mais uma vez, voltando à realidade, a trabalhadora que tentou ficar acordada o tempo todo, por fim e vencida pelo cansaço, desiste de terminar a prova, desiste no meio de sua redação. Frustrada e cabisbaixa, desenha, cochila, desenha, cochila, desenha, coch... E o governo, que se diz preocupado tanto com a educação - encarando-a como indispensável pr’uma mudança social - quanto com os trabalhadores – haja vista que o Partido dos TRABALHADORES está à sua frente – nada faz nesta lamentável situação. Contraditório, não?
"A análise sensível, pragmática e sem julgamentos é arte para apenas as maiores, mais equilibradas e mais irreversíveis das sabedorias."
Estamos em pleno século XXI e ainda á quem use a expressão ’ Lugar de mulher é na cozinha ’ dá até vontade de rir, é muita falta de conhecimento. Há quem desconfie da capacidade feminina. Quem te dera ter olhares encantadores, ter o poder do convencimento. Ouvir falar que as mulheres querem ser iguais aos homens, ter o mesmo papel social. Mas será que elas querem mesmo isso? Ou só querem fazer o seu próprio papel social? Elas querem crescer e mostrar que também são capazes.Mas será que terão forças o suficiente para continuar lutando pelos seus direitos? Pra quem vem lutando de muitos anos atrás, e vem conquistando vezes mais os seus direitos eu realmente não desconfio,não duvido que uma pessoa que carrega durante exatos nove meses uma vida dentro de si não tenha forças, uma pessoa que além de carregar nove meses uma vida dentro de si, a torne uma pessoa especial, e que também se torne uma pessoa amada, e duvido também que uma pessoa que sente cólica praticamente durante toda a sua vida não tenha forças. E que uma pessoa que acima de tudo tem amor no coração, uma pessoa que faz tudo com e por amor. Podem parecer detalhes bobos para as pessoas mas acredite que são nos detalhes no simples que você encontra as maiores belezas.
Temos a livre opção de fazer 'a escolha'. Para uns isso impõe medo então outros ajudam na escolha, para outros é situação constante, uns acham fácil demais, outros não sabem escolher, mas para todos é um fato universal que escolher sempre será uma angústia sofrida e por vezes desmedida. Afinal na arte de sonhar podemos perder o controle e como existe uma pequena lacuna entre isso e o pesadelo, podemos acabar tirando nota maior no segundo.
Antes tive á dos olhos mais expressivos,
antes tive á do sorriso mais lindo,
antes tive á das as madeixas mais belas,
antes tive á do mais entorpecedor aroma,
antes tive á mais linda e talentosa bailarina...
mais o que adianta ter?
se asas nos pés já veem junta á elas!
Nos olhares,à esperança.
Nos beijos, sabores descobertos.
E nas grandes paixões: Amores não revelados
Dizem que a paz,a calma nos levam a caminhos maravilhosos,mas quem consegue viver sem uma pitadinha de raiva em sua alma? ;)
Toda noite ela se alegrava ao se deitar,porque no mundo dos sonhos tudo é tão lindo..a única tristeza era ao acordar,pois nada daquilo seria real.
- Relacionados
- Mensagens inesquecíveis de despedida da escola (gratidão que fica)
- Mensagens de agradecimento aos professores: textos que celebram a dedicação
- Frases de formatura do ABC infantil para celebrar essa vitória
- Frases de agradecimento para momentos especiais
- Texto sobre Mulher
- Frases com Autoestima para Escola
- 47 frases de volta às aulas para motivar no retorno à escola
