Agradecer os Pais
Os privilégios
Em um país onde milhões de brasileiros vivem com um salário mínimo que mal cobre as despesas básicas, é revoltante saber que existem servidores públicos recebendo salários que ultrapassam em muito o teto constitucional. O que era para ser uma exceção se tornou uma regra não escrita: a de burlar a lei com criatividade, penduricalhos e benefícios disfarçados de indenizações.
A Constituição Federal é clara: o teto salarial do funcionalismo público está limitado ao valor recebido pelos ministros do Supremo Tribunal Federal. No entanto, na prática, esse teto virou uma ilusão. Auxílios diversos — como moradia, alimentação, transporte, e até mesmo o "auxílio livro" ou "auxílio creche" — são usados como artifícios para inflar os contracheques. Não são salários? Sim, são. Mas são mascarados para escapar da regra.
Esses penduricalhos são verdadeiros insultos à população. Em muitos casos, juízes, procuradores e outros altos servidores recebem mais de R$ 100 mil por mês, enquanto professores, enfermeiros e policiais convivem com salários baixos, jornadas exaustivas e pouca valorização. O mais absurdo é que esses benefícios muitas vezes não são taxados, o que representa uma distorção fiscal ainda mais grave.
Trata-se de um privilégio institucionalizado, sustentado por uma elite burocrática que legisla, interpreta e se beneficia. Não há como falar em justiça social ou em equilíbrio fiscal enquanto os maiores salários da República são pagos com dinheiro público e em total desrespeito à lei maior do país.
Enquanto isso, governantes pedem "sacrifício" da população, promovem cortes em serviços essenciais e dizem que "não há dinheiro" para áreas como saúde, educação e segurança. A realidade é que o dinheiro existe, mas está mal distribuído — concentrado no topo de uma pirâmide de privilégios inaceitáveis.
E o mais grave é que os mais penificiados por esses privilégios, são aqueles que deveriam fazer cumprir a lei, a constituição.
Se queremos um Brasil mais justo, precisamos começar por respeitar a Constituição. E isso inclui cumprir, com rigor, o teto salarial. Acabar com os super salários não é apenas uma questão de economia, mas de justiça, decência e respeito ao povo brasileiro.
Renato Jaguarão.
Aceitar o modelo econômico dos Estados Unidos como referência para um país emergente, que sequer rompeu com sua histórica subordinação aos interesses norte-americanos, seria, no mínimo, um equívoco. No contexto de um capitalismo extremo, acreditar nos chamados "parâmetros essenciais de livre comércio" parece mais uma ilusão — útil apenas para confundir iniciantes em Economia Política. Trata-se, portanto, de uma tentativa mal direcionada de crescimento, que acaba por nos empurrar um século para trás, em direção ao tempo em que as massas se submetiam aos centros industriais febris, na luta por uma legislação trabalhista básica.
Se boa parte das mulheres do nosso país tivesse amor próprio e entendesse a grandeza do amor de Deus por elas, não aceitariam ser rejeitadas, espancadas ou enganadas por nenhum homem.
Existem pessoas no Brasil que não estão satisfeitas com a política do país e, atualmente, estão nos Estados Unidos, incentivando uma taxação de 50% sobre os produtos brasileiros. Essas pessoas estão totalmente fora de si, desconectadas do Brasil e dos brasileiros.
Na situação que os pais enfrentam atualmente, o papel do advogado e da advogada é fundamental para fortalecer a democracia.
Para termos um país mais justo, o histórico escolar do ensino fundamental, do ensino médio e ensino superior deveriam servir como critério para o ingresso em carreiras militares, para entrar em universidades e para ocupar cargos públicos.
"Pais presentes na banda de música escolar constroem, junto com os filhos, uma educação mais humana e musical."
Aparentemente, posso sair do meu PDO, ou país de origem (...), mas não consigo sair do meu próprio caos.
A falange invisível...
Somos aqueles menosprezados pais, mães, filhos e amigos, aqueles que apesar de tudo injustiçados pela Matrix, temos como fundamento diminuir o sofrimento, aquilo que persegue o fundo da alma mas mostramos o outro lado um pouco de calma somos a falange invisível imperceptível que de nada de nós aqueles que não percebem a de se dar valor pois não temos valor pois nosso intuito são os valores... O mais aguçado e dentro de nós um grito que não quer calar é que se tornarmos o mundo por mais insignificante que for nossos atos nossa voz de amor interno virar nos saudar é para quem entende é a voz de Deus...
A desigualdade na educação brasileira é um entrave para o progresso do país. Enquanto escolas de ensino fundamental e médio enfrentam condições precárias com infraestrutura pior que muitas unidades socioeducativas e prisionais, o sistema educacional não conseguirá formar cidadãos preparados para transformar a sociedade. Investir em escolas dignas, com instalações adequadas e recursos pedagógicos, é essencial para romper o ciclo e construir um futuro melhor. Sem essa priorização, o Brasil continuará patinando em um modelo que privilegia a contenção em vez da educação.
Com toda a miséria do Estado, a opressão causada pela carência de educação dos pais — sustentada por uma sociedade capitalista — torna-se necessário um ser superior para equilibrar a balança. Deus, então, surge como a arma perfeita no coração da injustiça. O Estado vem com a desigualdade; Deus, com a justificativa do mal,e eu com a fúria do criador.
"Não basta das bens
aos filhos. É preciso que
os pais sejam um bem
para eles."
Livro: Pare, Reflita & Inspire-se...
Portugal...
Portugal, país encantador,
De paisagens raras e belas,
Mas também um lugar de dor,
Onde a falta de casa deixa sequelas.
Impostos altos, um fardo pesado,
Que pesa nos ombros dos cidadãos,
Mas há algo que deixa o povo animado,
São os foguetes, em noites de celebração.
São Pedro, Santo António ou São João,
São nomes que fazem os corações bater,
E quando soar a primeira explosão,
Toda a gente vai querer aparecer.
Entre o fogo e a alegria,
Lembramos que há muito a fazer,
Haja mais equidade e harmonia,
Para todos terem um teto para viver.
Que os foguetes nos lembrem sempre,
Que a vida é para celebrar,
Mas que não nos esqueçamos igualmente,
De lutar por um futuro melhor alcançar.
E se eu te dissesse
Que neste país os estrangeiros é que mandam, têm o emprego e o salário que querem ainda mandam
meia dúzia de nacionais pr'a rua.
É o neocolonialismo da maneira mais crua [...]
In, As mentiras da verdade
O bebé quando nasce simplesmente se encaixa aos seus pais, é como o amor quando nasce encaixa-se sem retrucar, tu te ajustas ao meu tamanho porque me amas, e eu por sua causa passei a ter lindos sonhos, isto é o que me importa.
Pais, Avós, Bisavós…
Ao encontrarem ou comunicarem com seu(sua) Filho(a), Neto(a), Bisneto(a)…,
Digam com fervor:
_ DEUS O(A) ABENÇOE!
Mesmo que não peça Benção!
Eleições 2022
Em ano de eleição tem sempre um circo novo armado na cidade (no país) para atrair o "Respeitável Público". O "palhaçonaro" já está no picadeiro faz tempo, com o seu nariz de "pinóquio". A Petrobrás, de novo, está na roda. Desta vez, sendo alvo do atirador de facas. A estatal virou uma espécie de Globo da Morte, nas campanhas eleitorais. O eleitor pobre está engolindo fogo, porque não tem condições de comprar comida e o eleitor da classe média está fazendo malabarismo pra não virar pobre. O centrão tirando dinheiro da cartola, sem mágica (e haja coelhos pra alimentar). E o Brasil indo pra lona.
Isso porque não é mais permitido os domadores de animais nos espetáculos circenses. Porém, não por opção dos animais racionais.
Pelado, não está só!
Não foi você que descobriu o Brasil
mas destruiu o país
Foi você que colocou o fel na nossa boca
Você nos fez engasgar
Não será você que vai nos ensinar
Não será sua vida que vai nos pautar
Como pode alguém acreditar em você
aceitar suas desculpas e assentir que faça
Saia daqui esta não é sua casa
Este não é seu lugar, ladrão!
De sonhos, de amor, de fantasia
Que dor dilacerante olhar pra você
Não, não finja que não sabe o que houve
Não use o nosso tempo com essa embromação
A hora do canto livre há de chegar e
você não estará mais aí. Aliás nunca mais.
Tudo está fora de lugar, não se encontra ninguém
Roubaram o oxigênio, asfixiaram nossas gargantas
Cadê Bruno, cadê Dom, Chico Mendes, Irmã Dorothy
Marielle Franco, Anderson Gomes
Cadê George Floyd, Genivaldo de Jesus, João Alberto
Kathlen Romeu, e mais quantos que viraram fumaça
As mãos de sangue, o cacetete, os joelhos,
a câmara de gás lacrimogênio, a esganadura.
Os olhos vermelhos, a vingança tardia
o luto, a dor, a raiva contra a covardia
Tombarão sim, ainda que tarde, tombarão
todos aqueles que nos fizeram mal. Tombarão!
João Francisco
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Poemas para o Dia dos Pais (versos de carinho e gratidão)
- 57 frases motivacionais para agradecer por cada etapa da jornada
- Poesias para o Dia dos Pais repletas de amor e carinho
- Textos de Feliz Dia dos Pais (perfeitos para homenagear)
- Frases para o Dia dos Pais: expresse seu amor em poucas palavras
- Mensagens para reunião de pais
- Homenagens aos pais: 27 palavras de admiração por sua grandeza e importância