Agradecer o Momento Presente
Fotografias são decalques das experiências do passado, um momento fixado, para fazer sangrar a alma quando houver a ausência.
REABRINDO AS ASAS
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Neste momento, lanço mão de um direito que sempre foi sagrado para mim: permaneço quem sou e mantenho meus sins, meus nãos, quando quero. Devolvo-me a prerrogativa de manter ou pôr minha mão somente ao alcance do meu sonho. Da minha chance com fundo, equilíbrio, coerência e sentido.
Ao mesmo tempo, abro mão de abrir mão do meu canto sagrado; de seguir as razões e os instintos mais meus... ter sempre arbítrio guardado para quando quiser ser meu próprio deus, meu demônio, minha perdição e resgate. Abro mão de abrir mão dos meus poemas de amor sem endereço, das minhas manifestações livres e desimpedidas... bem a salvo dos guardiões ocasionais ou de sempre.
Manterei a rotina das verdades indeléveis, do silêncio e do grito que o meu coração julgar sensato e oportuno. Da clausura e dos jatos repentinos de minhas vontades equilibradas ou loucas... meus anseios de me livrar dos domínios da casca.
Lanço mão de manter para todo o sempre, ou pelo menos na finitude possível deste sempre, as amizades raras, fiéis e sinceras que me cercam. Para tanto, abro mão dos romances daninhos... das paixões e os enlaces com feras atentas ao que tenho nos olhos... nas ventas... nos passos... na vida pessoal... que manterei pessoal.
REDICALISMO
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Tens um grito guardado
pro momento
em que tua reserva
de arrogância
não tiver argumento...
Há um soco espremido
entre os dedos,
para quando a bravata
já não camuflar
os teus medos...
Haverá sempre um tiro
na pistola
de quem já não sabe
tirar seus coelhos
da cartola.
RUA MORTA
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Minha poça me diz que se tem o momento,
que o passado está fora da linha dos olhos,
pois o vento não volta; só abre caminho
para ventos futuros; eventos recentes...
É de praxe avançar, concluir fase a fase
ou teremos crateras por todo o percurso;
voltaremos do quase pra ponto nenhum
do luar esquecido numa rua morta...
Foi preciso crescer, alcançar minha idade
sobre cada saudade; lembrança; memória ;
cada glória e tropeço que tive até já...
Esta hora se mostra como agora e só;
há um nó que se fecha no retrovisor;
fui criança na infância; não serei agora...
MISTÉRIO
Demétrio Sena, Magé - RJ.
A doença incurável de quem pode morrer a qualquer momento em razão da mesma ou ter vida longa sem grandes dores nem sequelas, não parece doença. Uma pessoa inteiramente sã tem suas dores normais e também pode morrer em noventa anos ou a qualquer momento, por uma bala perdida, um choque ou até um armário que resolva cair do sexto andar de um prédio.
MINICRÔNICA DA BIRRA HUMANA
Demétrio Sena, Magé - RJ.
No momento não queres. Por enquanto. É que agora não tem mais graça, porque dá. E dando, é aquele caso... a velha máxima do dá e passa.
Até há pouco, era grande o querer. Querias muito; com força e tino. Entretanto, era destino inatingível. Dos mais distantes. Muito além da mão que se alongava para um rumo abstrato.
Certamente o seu não seria sim, se o mundo inteiro; se a própria vida... se tudo ainda dissesse não.
MINICRÔNICA DA BIRRA HUMANA
Demétrio Sena, Magé - RJ.
No momento não queres. Por enquanto. É que agora não tem mais graça, porque dá. E dando, é aquele caso... a velha máxima do dá e passa.
Até há pouco, era grande o querer. Querias muito; com força e tino. Entretanto, era destino inatingível. Dos mais distantes. Muito além da mão que se alongava para um rumo abstrato.
Certamente o seu não seria sim, se o mundo inteiro; se a própria vida... se tudo ainda dissesse não.
AMOR INVIÁVEL
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Sou levado a sentir
que te perder
neste momento,
já nem seria mais perda.
Passou a ser
um investimento.
AMOR INVIÁVEL
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Sou levado a sentir
que te perder
neste momento,
já nem seria mais perda.
Passou a ser
um investimento.
REMÉDIO AMARGO
Demétrio Sena, Magé – RJ.
Pode ser o momento de abraçar meu canto
e calar estes gritos que dou em silêncio;
depredar um encanto sem razão de ser
para minhas visões adequadas ao sonho...
É preciso assumir o possível desgaste
dos instantes que agora se tornam rotina,
redimir a retina, encarar as caretas
do vazio em que venho despejar afeto...
Já enxergo a distância como bom remédio
mesmo amargo e difícil de me convencer
do efeito esperado; não colateral...
Tomaria por ti, contra minha vontade,
contra minha verdade que ainda não sei
onde fere; retrai; descompõe; desconforta...
MOMENTO ETERNO
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Tem um lá bem pra lá dessa canção
do silêncio afinado em seu olhar,
que me faz esquecer o mundo à volta
e calar as angústias de costume...
Sonho lento igual chuva branda e fina
fertiliza esperanças em meu chão,
desafia os quilômetros do tempo
tão sem tempo e sentido para nós...
Há um mundo inventado no seu colo,
uma paz que a verdade não explica,
pólo neutro das minhas emoções...
Você sabe que o sol de seu silêncio
é a nota perfeita pra minh´alma
entre a calma infinita desta hora...
SAUDADES
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Nunca fui de não ter um momento sequer
pra pensar em quem amo e vai longe do alcance,
garimpar entre os dias a chance mais rara
de rever; reouvir; reatar algum fio...
Não entendo o sem tempo de romper as grades
e tentar um desvão na soberba das horas,
enfrentar as verdades em redor do sonho
de sentir novamente o prazer da presença...
Um amor verdadeiro conhece os caminhos,
podem ser os remotos, até virtuais,
quando mais não se pode querer da distância...
Só não dá pra não dar importância nenhuma
pros afetos guardados em nossos arquivos;
quem é vivo precisa morrer de saudades...
MOMENTO AGRICULTURAL
Demétrio Sena, Magé - RJ.
É preciso capacitar intelectualmente o agricultor. Mas aquele agricultor que lida mesmo, e direto, com a terra. Desta forma, serão acrescidos à sua prática os conhecimentos técnicos e aquela visão aguçada que só o acúmulo de conhecimentos gerais proporciona. O homem do campo sonha, mesmo quando não sabe disso, com a dádiva de alimentar o mundo e ser também, um cidadão do mundo.
Não existe progresso sem comida, e quem a garante, precisa mesmo se agriculturar. Ter acesso livre a livros, escolas e horizontes, para ter consciência de sua plena importância como ser humano. Pessoa capaz e merecedora de entrar e sair, não importa em que ambiente ou lugar deste planeta essencialmente mantido por suas mãos provedoras, mas injustamente não provadoras do seu valor.
Tanto quanto agricultor, o homem do campo tem direito de ser agriculto.
PRÉ-BRASIL
Demétrio Sena, Magé – RJ.
Neste momento inacreditável de pré-Brasil “reditadura”, quiçá “recolônia”, conquistado pela força e a motivação inexplicáveis de maioria dos brasileiros, eis aqui um feliz perdedor. Tenho grande honra de compor o grupo dos compatriotas derrotados, por uma razão também inacreditável – neste caso, para os milhões de vencedores: Eu seria muito infeliz, caso a força e a motivação que me levassem a qualquer vitória na vida viessem do moralismo raivoso, do preconceito generalizado e da fome voraz de poder sobre a natureza do próximo.
COMO TE QUERO
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Que não sejas pra mim,
neste momento,
o que já não serás
bem lá no fim
do dia que morre...
no firmamento...
Só me chames ou venhas
ao meu chamado,
se daqui a mais anos,
entre perdas e danos...
ainda fores quem és,
quem sabe ao quadrado...
Já conheço essa fita
de primeira impressão
que seduz o mundo...
Não te quero fachada,
cartão de visita
nem pano de fundo.
A SALVAÇÃO PELA ARTE
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Neste momento em que me dedico à exposição SÔNIA & GABI A CORES, constato o que sempre soube: o quanto as artes agregam, não importa se artes plásticas, dança, dramaturgia, música ou artes literárias, pois como escritor, forço a barra e classifico literatura como arte.
Já visitaram a exposição de Sônia Monteiro e Gabriela Boechat, pessoas de quase todas as "tribos": negros, brancos e descendentes de índios; católicos, evangélicos, umbandistas e ateus; pobres, ricos e nem tanto; pessoas cultas e analfabetas; estas e aquelas outras misturas... pessoas; seres humanos. Em outros ambientes, isso não acontece, porque determinadas pessoas não podem entrar ou porque até podem, mas não ficariam à vontade; seriam tratadas ou simplesmente se sentiriam como seres de outro planeta; inadequados; peixes fora d´água.
Estamos em um momento crítico de país. Quando as forças politicas ora dominantes querem acabar com as artes... primeiro, por meio da censura seletiva. Depois, com o tiro de misericórdia que as eliminará por completo, restando apenas a imposição das anti-artes de cunho sacro; gospel; de ideologias duvidosas, exatamente pela imposição; a censura; o arbítrio forçado... a força e a violência, contrariando a Bíblia invariavelmente utilizada para justificar a truculência de um projeto tirano de poder que remete à inquisição.
Nada é mais salvífico para o ser humano, do que as artes. Elas agregam, congregam, enquanto a política, a religião e a sociedade puramente mercadológica segregam, buscando a unificação que lhes favorece, desfavorecendo aos demais; que lhes empodera, enfraquecendo aos que devem ser vencidos, em sua opinião ditatorial.
Em torno das artes, a pessoa se une despida e livre de qualquer nominata ou rótulo, pois o ser humano é mais do que política ou religião; etnia ou classe social; berço e gênero; prestígio e fama; brasão, escolaridade, aparência, seja lá o que for que se interponha onde nada importa mais do que a verdade íntima, pessoal e intransferível de cada um, que não deve se sobrepor à do o outro.
Quando a arte nos une, o próximo é mais próximo do que em qualquer outro ambiente; sobretudo a igreja, que se tornou agência terrena definitiva do poder público em toda a sua tirania. Falo da igreja como um todo; como agência ou ajuntamento; corporação... não como crença individual; fé pessoal; sinceridade mística de cada fiel verdadeiro que se permite o enfrentamento da má fé e a corrupção denominacional - ou institucional - proposta pela maioria dos líderes religiosos atuais em parceria com os poderes políticos; econômicos; sociais.
Grato a Sônia e Gabi, que me proporcionam a dádiva deste ambiente que respira arte... que me concede a chance de organizar a mente, a alma e os instintos para tecer tais reflexões que me renderão ataques pelos quais aumentarei a forte impressão (não sou de certezas) de que meu pensamento bate com a verdade.
NÃO É NAÇÃO CONTRA NAÇÃO
Demétrio Sena - Magé
Se Deus Existe (neste momento Sua Existência não é a minha questão), não existe um país licenciado por Ele para cometer genocídios; holocaustos... matar inocentes que cruzem seus caminhos nas guerras contra outros países. E todos os povos que já sofreram no corpo, na psique, na alma e nas perdas de afetos e lares a desgraça do ódio, do preconceito e da ganância em todos os quesitos, deveria desejar a paz... não a vingança com novas guerras a qualquer custo e a banalização comparativa de quantos inocentes morreram e morrem lá e cá. Tanto no passado quanto no presente.
Nenhuma nação outrora vitimada poderia desejar o extermínio de outra nação... a matança de outros povos na proporção das perdas de seus entes queridos ou ascendentes, em desgraças passadas. Não há povo escolhido por qualquer divindade, real ou fictícia, para ceifar inocentes nem como efeito colateral do combate aos exércitos e outros poderes do país desses inocentes. Perante a massificação da máxima de que "guerra é guerra", fique registrado que genocídio é genocídio; que holocausto é holocausto, não importam números, táticas nem quem os pratica em nome de quem... ou "Quem".
... ... ...
#respeiteautorias É lei
MOMENTO ESPACIAL
Demétrio Sena - Magé
Retomei o controle do bom senso
que perdeu as estradas em você;
já não penso amarrado ao coração
nem ao corpo que andou desgovernado...
Não fiquei nos guardados do seu ego;
arrombei essa bolha e vim pra fora;
fiquei cego, porém, por pouco tempo
e agora consigo ver mais fundo...
Você foi um momento espacial
que deu asas forjadas ao meu sonho,
nesse mal provisório que fez bem...
Aprendi a ver mais do que meus olhos,
ao olhar mais atento e dar por mim;
foi o fim do que nunca começou...
... ... ...
Respeite autorias. É lei
- Relacionados
- 57 frases motivacionais para agradecer por cada etapa da jornada
- 63 frases sobre o tempo para aproveitar cada momento
- Pensamentos sobre a vida: reflexões para aprender com cada momento
- Frases sobre olhares que capturam a essência do momento
- Frases de gratidão para agradecer e valorizar cada momento
- Amigo à distância: frases sobre estar presente mesmo longe
- Dia do Fisioterapeuta: mensagens para homenagear e agradecer
