Calce os meus sapatos: frases para pensar antes de julgar
Não vou morar nas calçadas do seu coração. Não vou pedir esmolas, nem viver fora ao relento. Se não for para estar dentro, eu irei partir.
Infelizmente vivemos uma política fria e calculista onde a minoria é esmagadora e a maioria é dominada pelo medo e a sensação de impunidade.
Quando alguém julgar nosso caminho, emprestemos a tal criatura nossos sapatos. Que consigamos viver sem julgar, ninguém sabe a luta interna de cada um. Que tenhamos sabedoria pra não condenar o Outro nos achando superiores e melhores. Que nos julgará é misericordioso, quem somos nós pra também não o ser.
Quem vive na base de cálculos, contabilizando os ganhos e as perdas de cada mísero centavo também vai morrer dessa mesma maneira.
Louco é aquele que vive calculando as folhas que caem de uma árvore de possibilidades em um chão de incertezas.
Muitos sonhos a realizar
mas ainda temos pouca idade
Com a terra que sujou a calça
vivemos sem vaidade..
Eu conto os segundos para viver o seu amor junto a você, e faço cálculo de um apaixonado adolescente traçando um sonho de ser feliz;
Te desejo, com ou sem dinheiro, pois minhas lutas são de uma positividade magnífica com imensas plenitude;
Vivemos numa constante busca, pelo "sapato" que caiba/aqueça os nossos pés. Eu? Literalmente vivo buscando-o, pois calço 33...
A amendoeira
Símbolo de resistência
Não se conforma em viver nas calçadas
Não foi feita para viver na cidade
Por mais que a tentem cobrir
Ela não ira parar de crescer
E crescendo destruindo seu concreto
Ela não concorda com essa condição
Ela não se encaixa no ambiente que vocês criaram
Por isso ela causa incômodo
Vão tentar removê-la
Mas não conseguirão com facilidade
E depois de todo o esforço de cortarem seu tronco
As raízes da amendoeira permanecerão
Servindo de exemplo
Mostrando que ali viveu alguém com coragem!
E se mesmo num ato desesperado
Arrancarem o que restou do seu caule e tamparem o buraco
A amendoeira continuará naquele vazio
Na memória de cada pessoa que a viu antes!
Todo o esforço de a removerem
No final resultará em maior atenção para ela
E mesmo em sua inexistência ela continuará resistindo
"Hoje eu devo me recusar a pensar nos problemas, quem se dedica a calcular seus danos, vive preso a eles. Hoje devo me recusar a pensar no que fazer, quem pensa demais nada faz. Hoje devo me recusar a recuar, quem recua demais perde a guerra. Tudo que devo fazer é acreditar e lutar por mim até que vença e alcance tudo o que realmente valha a pena alcançar."
VISITA (soneto)
Nos paralelepípedos das calçadas
Leio os versos do viver de outrora
Meu, rimas sinuosas e poeiradas
Numa memória tão fugaz e sonora
Vou sozinho, outras as madrugadas
A trama diferente, e outra a hora
Outros destinos, e outras estradas
Desassossegado, o que sinto agora...
Choco na linha da vida, nas esquinas
Fico calado. Desfaço o laço de fita
Do fado. Tem cheiro de naftalinas
Corri ao encontro da velha escrita
Sorri, falamos, ofegantes narinas
Segui andando, na revinda visita...
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
19/05/2020, Triângulo Mineiro
A gente precisa viver o agora, o hoje, botar nossa melhor roupa, o nosso melhor sapato, e com a cara lavada, fazer do presente o nosso melhor presente. É preciso sorrir no meio das rugas, é preciso contemplar a nossa beleza de poder ver. Esquecer as coisas que nos feriram, o passado que maltratou, que não deixou tantas lembranças boas, ou aquelas que deixaram apenas saudade. Tudo aquilo que passou, passou, foi bom, foi ruim, foi feliz, foi triste, mas foi, é passado, não está mais no nosso presente. É preciso guardar as lembranças, as nossas histórias, o nosso chegar até aqui, com carinho, e só. É preciso virar a página, guardar o livro, esconder no fundo do guarda roupa, onde só ficam as lembranças amareladas. O que passou não volta, não pode voltar, não deve voltar, não dá pra querer cortar os pés voltando sobre cacos passados. A vida é feita de renovação, de vontade de querer seguir em frente com determinação pra escolher coisas novas, gente nova, novos olhares, pensamentos diferentes de tudo que já conhecemos, só assim a gente se transforma e se eleva como ser humano. Não temos mais a mesma idade que antes, muito menos as mesmas capacidades físicas, mas o tempo nos ensinou a ser sagazes, a ter conhecimento necessário para entender que nem tudo acaba aqui, nem tudo é pra morrer de amor, nem tudo é pra viver sofrendo, chorando ou se entregando por coisas banais, coisas que nos impedem de AMADURECER. A gente não pode se entregar, não pode revidar, não se pode ouvir coisas que nos ferem e achar que a nossa vida vai acabar por causa daquilo, porque com certeza, a gente tem muita coisa ainda pra dar, muita coisa pra aprender como também para ensinar, e há muita gente no mundo que nos quer bem, que nos quer felizes, nos quer abraçar, e o que nos impede ver isso, é a nossa própria falta de amor próprio. É preciso começar a crescer, a entender que nem tudo é pra ser levado a sério, um pouco de deixa pra lá também caí bem, que o passado é só o passado, e que se não houve futuro, então é lá que ele têm de ficar. Viver, ser feliz com o que há hoje, com a possibilidade de poder sentir que o que se têm nas mãos agora, de repente, foi graças à toda essa trajetória de ciclos fechados, de páginas viradas que nos trouxeram até aqui. As fases, as fases servem para aprimorar a nossa essência para podermos desenvolver o conhecimento necessário de que nós podemos sim superar o mundo e a nós mesmos. Superar tudo aquilo que nos incomodou ou que ainda incomoda. Viver é botar nossos planos adiante, e quem coloca sua vida adiante, não volta um passo sequer atrás.
Ricardo F.
23
Chorando na calçada
Com as mãos nos bolsos
Porque ainda busco
O que procurar.
Vivendo emperrada
No meu calabouço
Porque não há ninguém
Salvo a nos salvar.
Enxugando a cara quando passam perto
Ela morreu em um incrível deserto
Que diziam ser casa
Para se encontrar.
Engolindo velas pelo passo certo
Apagando chamas pelo céu aberto
Ela não sabe mais
Como se queimar.
Pomada, pomada
E estão todos anestesiados
Ninguém conversou
Então
Ninguém achou
A cura para os mudos
Cansados.
Chegou a época de ouro
Da caça ao maldito tesouro
E o monte de luz veio
Para nos cegar.
Endurecendo de tanto sorrir
E esquecendo que só vale
O que, se for,
Nos fará chorar.
Chegou a fase do acerto
Pedra que todos dizem lapidar:
Mas ninguém tem coragem
De trocar sangue para ver durar.
Chegou a era do torto patrono
Nem mesmo ela pôde escapar da acidez
Ela quer tanto não errar
Que quase não sabe mais tentar
Aos 23.
Estão todos desaparecidos
De tão achados por si
E dizem ser amor-próprio
Sair cortando o que acudir.
Distante do precisar
Discurso de (des)querer
E a independência veio nos isolar.
Chegou a época da chuva
Eles abriram guarda-chuvas
(Ao meu redor)
Muito velhos para crescer
E acabam novos só para murchar.
(Vanessa Brunt)
O tempo vive pedindo tempo...
Que saudades do tempo que eu sentava na calçada e sentia um ventinho gostoso a bater no meu rosto. Do tempo que corria para fazer uma visitinha aos amigos e tomar aquele café gostoso que era uma dose de amor e ternura. Do tempo que podia ler um bom livro, assistir um filme e fazer um monte de bobagens. É por isso que precisamos vez ou outra pregar uma peça nesse tal de "tempo" e fugir da rotina e repetir tudo que nos fez bem e deixou saudades. O tempo que passou jamais voltará, mas é possível fazer um novo tempo agora. Só depende de mim, de você, de nós. Prioridade para tudo que nos faz sorrir e enche nossos corações de paz e amor!
HOJE, somos 7 bilhões na Terra. Desde o começo da humanidade, calcula-se que aqui viveram 107 bilhões de seres humanos. Não somos tantos, e a presença deles melhoram nossa vida e nossa convivência. Eles são nosso passado, a historia que nos produziu e nos somos o futuro deles, a razão de eles terem vividos!
Fantástico por um certo olhar e vivencia clínica, um psicológico calculista e quente, na frieza não à reação ,atuamos por várias vezes aqui.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp