A Verdade de cada um Pirandello

Cerca de 505334 frases e pensamentos: A Verdade de cada um Pirandello

É estranho que para se desfazer laços, baste uma palavra, quando para construí-los de verdade, bem mais!

Onde a verdade e onde a mentira dos sentimentos? Seria a bela Capitu, com seus olhos de cigana oblíqua e dissimulada, uma adúltera? Teria fundamento o ciúme que corrói a alma de Bentinho?

Desconhecido

Nota: O pensamento costuma ser atribuído a Machado de Assis, mas não está presente na obra "Dom Casmurro".

...Mais

É bom que os manos de verdade
ouçam a verdade de mim.

A verdade é que a chapeuzinho vermelho sempre gostou do lobo mau

Sofremos pelo que não temos, e muitas vezes, pelo que acreditamos que era nosso, mas na verdade nunca foi!

Quando acreditamos na mentira, ela se torna verdade. E quanto mentimos para nós mesmos... Fizemos algo tão ruim, que não queremos acreditar. Ou estamos jogando um jogo.

O amor é uma coisa simples, simples até demais na verdade, você não escolhe por quem se apaixona por isso, idade, aparência, inteligência e essas coisas todas não importam, você simplesmente ama, você sente aquela vontade de estar com a pessoa o tempo todo e só de pensar nela o coração já erra as batidas, você pensa em dar todo o seu amor para aquela pessoa mesmo sem saber se vai ganhar algo em troca, o amor é um sentimento que aquece o coração, tira sorrisos, lágrimas, risadas e principalmente o orgulho.

O homem completo está estropiado. Olhem nossa memória; acaso não é verdade que a memória participa da queda? Eu posso recordar muito mais as coisas más que as coisas que tem cheiro de piedade. Se eu escuto uma canção lasciva, essa música do inferno ficará em meus ouvidos até que eu fique grisalho. Mas se escuto uma nota de santo louvor: ai!, me esqueço! Por que a memória aperta com mão de ferro as coisas más, mas sustém com dedos frágeis as coisas boas. A memória permite que o cedro glorioso dos bosques do Líbano flutue sobre a corrente do esquecimento, mas retém toda a imundície que chega flutuando da depravada cidade de Sodoma.
A memória recordará o mal, mas esquecerá o bem. A memória participa da queda. O mesmo ocorre com os afetos. Amamos as coisas terrenas mais do que deveríamos amá-las; rapidamente entregamos nosso coração a uma criatura, mas
raras vezes o oferecemos ao nosso Criador; E quando o coração é entregue a Jesus, é propenso a se extraviar.
Olhem a nossa imaginação também. Oh! Como se deleita a imaginação quando o corpo se encontra em uma condição perniciosa. Somente dêem ao homem algo que o leve a ponto de intoxicar-se; droguem-no com ópio; e como dançará sua
imaginação cheia de alegria! Como pássaro liberto de sua jaula, como se renovará com asas mais vigorosas que as asas da águia! Vê coisas que nem sequer havia sonhado nas sombras da noite. Por que razão sua imaginação não
trabalhou quando seu corpo se encontrava em um estado normal, quando era saudável? Simplesmente porque a imaginação é depravada; e enquanto não se
introduziu um elemento imundo, enquanto o corpo não havia começado a estremecer-se com um tipo de intoxicação, a fantasia não pensava celebrar seu carnaval. Temos alguns esplêndidos exemplos do que o homem pode escrever,
quando influenciado pela maldita aguardente. Pelo fato de que a mente é tão depravada, ela se encanta com tudo aquilo que põe o corpo em uma condição anormal; e aqui temos uma prova que a própria imaginação se extraviou.

Se você não quer saber a verdade, faça como eu, não pergunte. Apenas abra caminho, sorria e aguente o tranco.
(Não pode ser verdade)

O TUDO
(poeminha da pior verdade)

No Brasil peitudo
Que falta quase tudo
Tem-se também de tudo...
Contudo, falta o tudo
Que é a qualidade do estudo...
Para jovens, adultos e crianças
Sobretudo...

O AMOR DE VERDADE VEM DE GRAÇA!


Se você se coloca na posição de quem tem que pedir, insistir, provar que merece, algo não está funcionando. Então, comece a deixar que os outros não a amem se não quiserem. Isso pode causar tristeza, mas não provocará tensão, compulsão, obsessão ou cobrança. Onde existe tudo isso, não há amor.

Quando parece mentira, é porque é verdade. Os filmes, os livros e as músicas são fruto da imaginação humana, retratos de realidades criadas dentro da nossa cabeça, simulações às vezes utópicas da vida 'como deveria ser'. Pensando assim, a gente se acostuma a achar que, para sermos felizes, temos que aceitar essas mentiras e fazê-las verdades genuínas. Os mais sábios, inclusive, dão-se por satisfeitos ao resignarem-se com a idéia de que a ignorância é pré-requisito pra felicidade e que, como 'seres superiores' que são, não se vêem passíveis de serem acometidos por esse sentimento, mesmo sabendo que ele está por aí, em todo lugar.

Está nos filmes, nos livros e nas músicas, mas não está dentro de nós. A gente lê e relê mil vezes, assiste, grava e revê, ouve a música em volumes ensurdecedores na vã tentativa de capturar esse sentimento, nem que seja por alguns segundos, nem que seja só um pouquinho. E quando parecemos estar sentindo, nosso mecanismo de auto-defesa programa-se para fazer com que a gente ache que tudo aquilo não passa de um placebo para uma doença da alma. Uma doença sem cura.

Aí, há uns 4 ou 5 meses atrás, eu, que sempre fui sábia, cética e conformada com a finitude do amor, com os limites do que se sente e ávida defensora do individualismo, vi tudo mudar perante os meus olhos. E não estava na TV, no papel, nem no meu aparelho de som. E, definitivamente, não é de mentira. Tão verdade é que hoje eu vejo tudo diferente, pois não tenho mais cortinas na frente dos olhos.

Hoje eu vejo que os filmes, os livros e as músicas não estão aí por acaso. Eles são manifestações concretas de momentos em que o homem conectou-se com o divino, que paira no ar, mas é invisível aos olhos. São fragmentos de pequenos milagres operados por mãos trêmulas, imperfeitas e pecadoras. São imagens de um destino do qual a gente precisa estar em constante procura, até o fim dos nossos dias.

Digo isso porque eu encontrei o meu.

Que me importa onde está o meu corpo? Minha mente continua trabalhando do mesmo jeito. Na verdade, quanto mais de cabeça para baixo estou, mais invento coisas novas.

Só se pode semi-dizer a verdade, está aí o nó, o essencial do saber do analista: é que nesse lugar, no lugar da verdade está o saber. É um saber que deve, portanto, ser sempre colocado em questão.

Jacques Lacan
O Saber do Psicanalista

As pessoas vivem dizendo que detestam falsidade! Mas daí quando você chega e fala a verdade as pessoas se ofendem. Logo chego a pensar que o ser humano AMA coisas falsas, adoram ouvir mentiras, porque a Verdade, ahhhh a verdade dói...

⁠A verdade é que todos nós morremos uma vez. Arthur, Eu, Dani, Fred, Jeremiah e Jhon.
As tropas bateram em retirada, não sobrou munição e ficamos esperando a cavalaria chegar para acabar com a gente.
Enquanto isso, o Jeremiah disse que devíamos cantar, no meio do inverno sombrio.
Mas fomos poupados, o inimigo nunca chegou e concordamos que tudo que veio depois, foi lucro.
Quando nossa hora chegar, todos vamos lembrar.

Não se engane! Às vezes você acha que tem muitos amigos, mas, na verdade, você só conhece muita gente.

⁠Brincar de Viver, Amar de Verdade

Bora brincar?

Brincar de viver, de rir até a barriga doer, de correr sem pressa, de sentir sem medo.

Mas amar… ah, amar a gente ama sem brincadeira. Ama por amar, sem regras, sem reservas, sem precisar medir. Ama porque transborda, porque faz sentido, porque é a essência que pulsa no peito e não pede permissão para ficar.

A gente ama como ama. Ama de verdade, de alma inteira, carregando no peito quem faz morada na gente. E carrega com um sorriso leve, daqueles que sabem a beleza exagerada de quem não tem medo de sentir.

Porque quem sabe brincar da vida, sabe também a grandeza de amar.

"Quando a mentira e a verdade não são motivo para qualquer raiva, o que magoa é a realidade descoberta."

A verdade é que ninguém sabe o quanto
você ja chorou, lutou, perdeu noites de
sono pra estar exatamente onde esta hoje.
A verdade é que ninguém sabe o que você
já passou e passa , e ainda sim preferem formular
em seus pensamentos uma vida que nunca
foi sua. Mas o incrível é que enquanto muitos
procuram algo a nos acusar, vamos vencendo
sem olhar para tras, porque é assim os caminhos
de quem deixou de se preocupar com insignificâncias
e passou a acreditar que pode ir além dos seus
Sonhos se seus olhos estiverem apenas em Deus