A Verdade de cada um Pirandello
Verdade sem nuvens
São nuvens sem água, carregadas pelos ventos. - Judas 1:12
O livro de Judas contém uma das descrições mais vívidas e interessantes dos professores apóstatas. Essas pessoas que acumulam para si mesmas o severo e certo julgamento de Deus (v.4) são comparadas a “nuvens sem água” (v.12).
Tais indivíduos afirmam ser mensageiros celestiais com conhecimento ou poder superior. Outros, mais sutilmente, colocam “roupas de ovelha” (Mt. 7:15) e exibem uma beleza superficial de forma e propósito, mas negam o Senhor que os comprou (2 Pe 2: 1).
Não tendo nenhum padrão absoluto de verdade, porque rejeitam a infalibilidade da Bíblia, naturalmente, eles estão constantemente mudando de posição e são, portanto, considerados “carregados pelos ventos” (Judas 12). Não existem muitos pregadores atuais nesta categoria? Eles trovam em seus púlpitos e fazem grandes promessas de verdade que sacia a sede, mas deixam o coração dos homens ressecados pela morte.
Porque tais “lobos vorazes” (Mt 7:15) se disfarçaram de ovelhas e se infiltraram no rebanho, devemos prestar atenção à admoestação de Judas: “Mas vocês, amados, edificando-se em sua mais santa fé, orando no Espírito Santo, guardai-vos no amor de Deus ”(vv.20-21).
Bíblia Sagrada, livro divino,
Tesouro precioso, tu és meu:
Meu para me dizer de onde vim,
Meu para me ensinar o que sou. —Burton
Para evitar ser enganado, mantenha firme a verdade. Henry G. Bosch
Pode se ter tudo nesta vida, mas se não tiver amigos.... e de verdade... ao meu ver, não se tem nada.
Diga a verdade
Não mentir para o outro. - Colossenses 3: 9
Minha jovem amiga acabara de me contar uma grande mentira, e eu não deixaria que ele escapasse disso. Ele realmente pareceu feliz quando eu parei ele. Abalado, ele confessou uma fraqueza por mentir e pediu ajuda.
O que foi interessante foi como sua mentira se desenvolveu. Tudo começou com um pouco de exagero. Mas então cresceu e cresceu até culminar em um whopper inacreditável.
Se você tem um problema com a mentira, aqui estão quatro boas razões para mudar seu comportamento:
1. A Palavra de Deus nos ordena a não mentir (Êxodo 20:16; Levítico 19:11; Colossenses 3: 9).
2. Mentir é muitas vezes uma tentativa de cobrir nossos sentimentos de insegurança, mas a longo prazo nos faz parecer pior, não melhor (Gn 12: 10-20; 20: 1-18; 26: 6-16).
3. Mentir não funciona. As pessoas mentem para se proteger ou para cobrir seus rastros. Mas Deus sempre garante que a verdade seja revelada de qualquer maneira (Números 32:23; Provérbios 10: 9).
4. Mentir cria uma armadilha. Uma mentira leva a outra. Esquecemos as mentiras que contamos e a quem contamos. Nós finalmente somos pegos e estamos envergonhados.
Exageros e mentiras são hábitos nascidos da insegurança e do medo. Chame Aquele que é a Verdade. Ele ajudará você a conquistar a mentira e permitirá que você diga a verdade.
Ajuda-me, querido Senhor, a ser honesto e verdadeiro
em tudo o que eu digo e tudo o que faço;
Dá-me a coragem de fazer o que é certo
Trazer ao mundo um vislumbre da Tua luz. —Fasick
Se você sempre disser a verdade, nunca ficará preso a uma mentira. David C. Egner
Protegendo os machucados
Filhinhos, não amemos na palavra ou na língua, mas na ação e na verdade. - 1 João 3:18
Além dos habituais tempos de escovação duas vezes ao dia, não passávamos muito tempo em nossa casa preocupados com os dentes do meu filho Steven. Pelo menos não até que ele derrubou um dos dentes da frente permanente em um pequeno arranhão com sua árvore de escalada favorita.
Depois de ter o dente reinserido, imobilizado, radiografado, perfurado e examinado por uma série de dentistas, estamos agora muito conscientes da proteção da boca de Steven. Toda a família se reuniu em torno de Steven para ter certeza de que salvamos esse dente. Sabemos que, se ele o danificar novamente, ele poderá perdê-lo. Por enquanto, ele teve que parar de jogar futebol, perseguir garotas no recreio e morder maçãs.
Nossa experiência com o dente de Steven me lembra de como devemos proteger as pessoas de nossas igrejas que foram prejudicadas pela vida. João nos disse para amar uns aos outros (1 Jo 3: 14,17-18). De fato, esta é uma maneira importante de demonstrarmos que pertencemos ao Senhor (v.19). Se sentirmos a presença de pessoas que precisam do nosso amor e cuidado, não podemos simplesmente ignorá-las e arriscar perdê-las. Se não os protegermos com amor cristão, na próxima vez que eles se machucarem, eles podem pedir ajuda em outro lugar.
Como uma criança ferida, as pessoas feridas precisam de proteção. Vamos garantir que eles recebam da igreja.
Colocando na Prática
Existe alguém na minha igreja que está sofrendo?
O que eu poderia fazer? Uma palavra amável, uma visita ou
um cartão encorajador de minha parte seriam úteis?
O que diz respeito a um filho de Deus diz respeito a toda a família de Deus.
Dave Branon
OBSTRUINDO O CAMINHO
Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao
Pai senão por mim.
—João 14:6
Os antigos romanos eram famosos por suas estradas, que atravessavam todo império com amplas rodovias de tráfego intenso. O público que ouvia Jesus provavelmente imaginou esta cena quando Ele declarou: “Eu sou o caminho” em João 14:6.
Embora este versículo mostre que Ele é o caminho para o céu, na verdade existe algo mais na Sua declaração. Cortando entre a densa vegetação da floresta do nosso mundo interior, Jesus é o nosso guia nesta caminhada e Ele constrói um novo caminho para vivermos. Enquanto muitos seguem a trajetória do mundo, amando seus amigos e odiando seus inimigos, Jesus delineia um novo caminho: “…amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem…” (Mateus 5:44). É fácil julgar e criticar os outros, mas Jesus o construtor de Caminhos diz para retirarmos primeiro a trave do nosso próprio olho (Mateus 7:3-4). E Ele abre um caminho para vivermos com generosidade ao invés de avareza (Lucas 12:13-34).
Quando Jesus disse: “Eu sou o caminho,” Ele nos chamava para abandonarmos os antigos caminhos que levam à destruição e para segui-lo em Seu novo caminho à vida. Na verdade, a palavra seguir (Marcos 8:34) significa literalmente, “ser encontrado no caminho” com Ele. Você e eu podemos escolher viajar por caminhos conhecidos e que no final são destrutivos, ou podemos segui-lo e sermos encontrados caminhando com aquele que é o caminho! —JMS
Não precisamos enxergar o caminho se estivermos andando com aquele que é o Caminho. Joe Stowell
SIM, MAS…
...e se recusarão a dar ouvidos à verdade...
—2 Timóteo 4:4
A avaliação de trabalhos universitários traz muitas surpresas. Às vezes, um de meus alunos apresenta um excelente trabalho e nesse momento sinto que valeu a pena ensinar.
Outras surpresas não são tão agradáveis. Certa vez um estudante escreveu em seu trabalho: “A Bíblia diz: ‘Não________.’” Ele preencheu a lacuna com a atividade sobre a qual escrevia seu trabalho — óbvio que a Escritura não continha tal versículo. Achei que o maior problema desse aluno era não conhecer as Escrituras, até que ele concluiu: “Apesar da Bíblia dizer que isto é errado, não vejo o por quê? Acho que está certo.”
Isto é perigoso e é o pior tipo de arrogância, pensar que conhecemos mais sobre um assunto do que o próprio Deus. As Escrituras se posicionam sobre esta atitude. Paulo escreveu em 2 Timóteo 4: “Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade…” (vv. 3-4). Tais pessoas colocam de lado a Palavra inspirada de Deus (2 Timóteo 3:16) para aceitar ensinamentos que acham corretos.
Quando a Bíblia demonstra claramente um princípio, honramos a Deus ao obedecê-lo. Para os crentes, não há espaço para réplicas a Escritura, do tipo: “sim, mas…”. —JDB
Bíblia: Leia, creia e obedeça. Dave Branon
CENTAVOS DESPREZADOS
[Jesus disse] Em verdade vos digo que esta viúva pobre depositou no gazofilácio mais
do que o fizeram
todos os ofertantes.
—Marcos 12:43
Em 1987, um calouro de uma universidade, encontrou uma forma inusitada de financiar a sua educação. Ele convenceu um famoso colunista de um jornal a pedir aos seus leitores para enviarem “um centavo para a minha educação.”
“Apenas um centavo,” declarou o estudante. “Um centavo é insignificante. Se cada um vasculhar a sala neste momento encontrará um centavo embaixo do sofá ou caído ao chão. Isso é tudo que eu peço… Um centavo de cada um dos leitores deste conceituado jornal.”
Em menos de um mês o fundo atingiu um valor superior a 2,3 milhões de centavos. Chegaram doações de todo o país e também do México, Canadá e das Bahamas. No final das contas aquele estudante conseguiu o suficiente para pagar por sua educação!
Um único centavo não vale muito — a menos que seja somado a uma porção de outros centavos. A mulher sobre a qual lemos em Marcos 12 deu o equivalente a uma fração de centavo, que era “tudo quanto possuía” (v.44). Mas Jesus honrou aquela pequena oferta.
O sacrifício da viúva foi um exemplo e um incentivo para os discípulos — e para nós. Ela deu tudo que tinha. Será que algum dia fomos assim tão generosos? Jesus usou uma viúva desconhecida para nos ensinar o verdadeiro significado de ofertar.
Era menos de um centavo, ainda assim era uma oferta de valor inestimável e de amor a Deus. —CHK
Deus olha para o coração, não para a mão;
para o doador, não para o valor. Cindy Hess Kasper
DIZENDO A VERDADE
Porém o Senhor lhes enviou profetas […] mas eles não deram ouvidos. —2 Crônicas 24:19
O livro O Sol é Para Todos, foi escrito por Atticus Finch, um advogado respeitado de uma pequena cidade do sul dos Estados Unidos, nos anos 30, durante o período de segregação racial. Quando ele decide defender o caso de um negro inocente contra dois brancos desonestos, ele sabe que enfrentará o terrível preconceito do grupo de jurados. No entanto, sua consciência o impele a dizer a verdade com ousadia, mesmo diante de oposição.
Os profetas do Antigo Testamento muitas vezes eram enviados para pregar a verdade a pessoas inflexíveis. “Porém o Senhor lhes enviou profetas para os reconduzir a si; estes profetas testemunharam contra eles, mas eles não deram ouvidos” (2 Crônicas 24:19). A sua mensagem geralmente resultava em perseguição e algumas vezes até mesmo em morte (Hebreus 11:32-38).
Durante o ministério de Cristo na terra, a Sua mensagem também causou forte oposição. (Lucas 4:21-30). Ainda assim, na soberania de Deus, o terrível erro judicial que sentenciou Jesus a morrer na cruz comprou a nossa redenção.
Agora como representantes do Cristo ressurreto neste mundo, devemos promover a reconciliação, a justiça e a integridade (Miquéias 6:8; 2 Coríntios 5:18-21). E para promovê-lo é necessário dizer a verdade mesmo diante de oposição. Esta é a tarefa de todo cristão até aquele dia, quando Cristo fizer justiça (Apocalipse 20:11-15). —HDF
É melhor dizer a verdade e enfrentar rejeição, do que escondê-la só para ser aceito. Dennis Fisher
Complete a carreira
Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. —1 Coríntios 9:24
Spiridon Louis não é muito conhecido ao redor do mundo, mas na Grécia, sim, como resultado de sua vitória, quando os Jogos Olímpicos foram reiniciados em Atenas, em 1896.
Os gregos saíram-se muito bem durante a competição daquele ano — ganharam mais medalhas do que qualquer outra nação. O evento que veio a ser motivo de verdadeiro orgulho para os gregos, porém, foi a primeira das maratonas. Nessa corrida de 40 quilômetros 17 atletas competiram, mas Louis foi o vencedor — um trabalhador comum. Louis foi honrado pelo rei e pelo país por seus esforços, e se tornou um herói nacional.
O apóstolo Paulo usou a corrida de distância como um exemplo da vida cristã. Em 1 Coríntios 9:24 ele nos desafiou não apenas a correr, mas a correr para ganhar, dizendo: “Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis”. Paulo não apenas ensinou isso, mas também viveu e escreveu em sua última epístola: “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé” (2 Timóteo 4:7). Havendo terminado sua corrida, Paulo aguardava alegremente receber a coroa da vitória do Rei dos céus.
Assim como Paulo, complete a sua corrida de distância, neste mundo, para vencer — e para agradar ao seu Rei.
A corrida cristã não é uma corrida de curta distância — é uma maratona. Bill Crowder
Transpondo a cortina
Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso. —Lucas 23:43
O pastor e autor Erwin Lutzer escreveu: “Um minuto após você transpor tranquilamente a cortina aberta, você será acolhido pessoalmente por Cristo, ou vislumbrará os primeiros sinais de sombras que jamais conheceu. De um jeito ou outro, seu futuro estará irrevogavelmente definido e eternamente inalterável.” Lucas registrou uma narrativa curta, no entanto, poderosa; que mostra dois homens na iminência de transpor a cortina da morte. Quando Jesus estava sendo crucificado, havia dois ladrões pendurados ao Seu lado. De acordo com o Evangelho de Marcos, os dois homens proferiam insultos a Jesus (Marcos 15:32).
Um dos ladrões, entretanto, mudou a atitude do seu coração ao perceber a inocência de Jesus, reconheceu seu próprio pecado e destino. Ele repreendeu o outro ladrão, e pediu a Jesus que lembrasse dele quando entrasse em Seu reino. Essas palavras demonstraram arrependimento e uma fé simples. Jesus respondeu: “[Eu] te digo que hoje estarás comigo no paraíso” (Lucas 23:43). A salvação para o homem foi imediata. Ele soube naquele dia onde iria passar a eternidade.
Compreender que somos pecadores e o ato de colocar nossa confiança na morte e ressurreição de Jesus, nos asseguram, imediatamente, o saber, onde passaremos nossos eternos amanhãs ao transpormos a cortina final.
Confie em Jesus hoje, para preparar-se para o amanhã. Marvin Williams
Goethe o Homem que inventou a palavra amor não tinha dinheiro, verdade ao ponto de vista., " Filosofia da Natureza Humana
Seja feliz com quem você é, com os amigos de verdade que tem, com sua profissão, com suas conquistas e aprendizados, Não se iluda ou se compare com outros pelos bens e sim agradeça... Aprenda a sorrir e pensar em seus momentos de fraqueza e lembre que sua fé, te colocará no caminho certo. Seja sim a imagem e semelhança de Deus, amando seu irmão, não porque a religião determina isso ou aquilo, mas porque você ama e vive Deus.
Existe o que parece certo e o que parece errado. E existe o Plano de D”us, com a verdade desconhecida, mas absoluta e abençoada.
- Relacionados
- Frases de Natal para renovar a esperança em cada coração
- Poemas de aniversário: versos para iluminar um novo ciclo
- Frases de efeito que vão te fazer olhar para a vida de um novo jeito
- Frases para falsos amigos: palavras para se expressar e mandar um recado
- Perda de um Ente Querido
- Textos de volta às aulas para um começo brilhante
- 31 mensagens de aniversário para a melhor amiga ter um dia incrível
