A Pior Covardia
Use o medo como sinal de atenção, mas nunca deixe a covardia te impedir — encontre uma forma de seguir em frente.
COVARDIA (soneto)
Se, assim, de novo à minha emoção
Tocar, entediante, para o meu amor
Hei de revelar-lhe toda a sensação
Do coração, sussurrante e com dor
Pouco importa se for apenas ilusão
Não se faz surdo e cego este rancor
Pois bem, dói, não apenas na paixão
Nos suspiros, e tão cheios de temor
O soneto chora, ai! Sangra, se arruína
E, dentro do peito um vazio que arde
Fazendo de o amargo poetizar, rotina
Sôfrego... Suplicante... e tão aturdido
Me vem aquela fragilidade covarde
Fazendo o sentimento tão bandido.
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
13 maio, 2025, 05’06” – Araguari, MG
Nem sempre recuar é sinal de covardia às vezes é estratégia de guerra a flecha para ser lançada mais longe primeiramente ela precisa ser puxada para trás para pegar o impulso para ir para frente você é uma flecha na mão do homem poderoso.
Não faço parte da sociedade atual, não sou dessa geração de um amor inexistente, a dor e a covardia andam juntas.
Sou de uma outra época, onde as mulheres eram agradadas com rosas e a escrita de cartas era comum. Pode criticar meus desejos do passado, mas jamais o futuro será passado.
A problemática é que ser dotado de resiliência, adaptável as adversidades, sem covardia ou auto-depreciação e solucionado-as com perseverança e obstinação, incomoda muita gente.
Não adianta sentar e escrever se não levantar e viver!
O medo é o disfarce da covardia.
(Neuropsico solcougo)
A temeridade pelo que pode vir da covardia, se justifica pela mediocridade do que se revela, pois esperar sensatez de quem desconhece os limites do respeito é o mesmo que procurar lucidez no delírio. Dê razão para quem a deseja, não construa um capricho que em breve se mostrará frágil e vazio, por isso busque um nível de consciência que supere a posse dessa ou daquela verdade, pois quem faz questão de ter razão não se importa com tranquilidade. Harmoniosas verdades semeamos no pensamento, regamos no coração e espalhamos nas atitudes, enquanto as mentiras se espargem na língua, sempre à espera de uma oportunidade para causar desequilíbrios. Não dê espaço nem tempo para rusgas infrutíferas, não se desgaste com explicações que tem por objetivo a prevalência da razão, não se preocupe com intrigas, sobretudo com quem, em nome da arrogância, não cede um milímetro. A vida como escola ensina que qualquer tempo desperdiçado é uma disciplina sem recuperação. Tem gente desonesta falando de honestidade, tem os que professam amor sem entender o que é caridade, tem quem fale de companheirismo sem saber o que é amizade, há os que se indignam com as mentiras e são inimigos da sinceridade. Sempre tem pessoas que escavam fundo em suas sandices até encontrar uma razão que dê direito a interferir na vida alheia, e quase sempre não dão conta de viver a sua própria, e por isso causam certos estragos que não tem solução. Em cada ótica é importante refletir sobre o que entendemos, como interpretamos e o que concluímos, posto que, à sua maneira, cada um tem livre pensamento, contudo, às vezes, a visão pode distorcer as realidades. E definitivamente temos que compreender claramente que a pessoa que se limita a "achar", ela forma a sua opinião, aquele que interpreta produz a sua versão, quem está no campo do entendimento expressa uma convicção e, seja como for isso na significa estar com a razão.
John Pablo de La Mancha.
Pandemônio Emocional
Covardia invejosa
Medo incessante
Felicidade ambiciosa
Coragem distante
Há muita coisa em mim!
Filo fobia insistente
Sei amar alguém
Não sei amar muita gente…
Sinto meu peito muito cheio
Não me sinto consciente.
A maior covardia de um político reside em uso incompetente da palavra paz. Não vejo nada de especial na sua cabeça que não seja corrupção e violação dos direitos humanos.
Daniel Perato Furucuto
Dar as costas alguém, não é covardia, mas continuar na mesma posição assistir a destruição por completo da sua vida isso é que se chama covardia.
Daniel Perato Furucuto
Eu apredi que desistir sem tentar é covardia,e os covardes não entrarão no Reino do céus. (Apocalipse 21:8)
A covardia se camufla de vítima e se finge de morta.
A ingenuidade é sua máscara, mas por trás dela uma mente sã e perversa se esconde, pois esse é o seu método natural de se proteger de forma oculta .
Por covardia há aqueles que mentem e tramam contra seu próximo, mas por amor, por este, devemos sempre agir com verdade.
