A Maturidade me Permite
A vida só começa a fazer sentido quando a gente descobre a diferença entre o que custa muito, o que vale muito e o que não vale a pena.
Durante muito tempo em minha vida eu fui translúcida.Tudo que chegava me atravessava, cortava, sangrava, deixava um rastro de dor na minha alma. Com o tempo fui aprendendo a brindar-me e, hoje pouca coisa me atinge; não permito mais que me aborreçam, que me entristeçam, que me machuquem, que roubem a minha paz e tirem o meu sossego.
Quanto mais eu amadureço, mais evidente fica a minha inaptidão para carregar pesos desnecessários, guardar sentimentos tóxicos e alimentar o que não acrescenta.
É fácil entender porque o que nos incomodava ontem, hoje já não nos incomoda mais. Isso se chama maturidade, crescimento, desenvolvimento espiritual. Quando a gente cresce deixa de dar importância a coisas pequenas, banais e sem relevância.
Depois de uma certa idade, a gente fica igual a galho verde açoitado pelo vento: enverga, enverga, mas não quebra.
Chega uma certa idade, que as coisas que mais ambicionamos, são as que não podemos mais conquistar.
Dizem que a hora certa sempre chega e eu acredito que chega, mas é necessário sabedoria para entender as artimanhas da vida e esperar a hora certa, mas sabedoria a gente sabe que só se adquire com o tempo. Quando a gente mais precisa dela ainda não tivemos tempo suficiente para adquiri-la .
Chega uma certa idade que não nos preocupamos mais com o que fizemos, mas com o que ainda não fizemos.
A cada novo desafio que a vida me impõe eu cresço, desenvolvo-me emocionalmente e espiritualmente e torno-me mais madura. Mas o meu coração não muda, ainda o sinto palpitar a cada nova experiência como se eu fosse aquela adolescente de trinta anos atrás, cheia de sonhos, borboletinhas no estômago e esperança no olhar.
A gente sabe que amadureceu quando percebe que importante mesmo é ter boa saúde mental e que para isso é desnecessário a certeza de andar em boas companhias, ter uma vida saudável e a paz de sentimentos recíprocos.
Chega uma certa idade, que a gente aprende a distinguir com muita facilidade o que não vale a pena do que vale a pena e quando adquirimos esse conhecimento, esse grau de discernimento, começa a desistir com muita facilidade das pessoas.
Chega uma certa idade que a gente deixa de se deslumbrar com a aparência e começa a se impressionar com os detalhes escondidos na essência.
E todos os dias eu exercito um pouco mais o esquecimento, o perdão, a resiliência e devagar vou aceitando as coisas que não posso mudar e mudando as que posso. Dia após dia vou apagando da lembrança pensamentos negativos, pessoas que me fizeram sofrer, desilusões, frustrações, acontecimentos traumáticos, ressignificando emoções. Quero que meu pensamento seja templo de luz e não de sombra. Quero que meu coração tenha paz, amor e positividade. Quero que minhas palavras carreguem a cura e não a morte. Quero energia do bem e do crescimento espiritual circulando a minha volta. Quero cultivar a leveza da alma para caminhar sem o peso da mágoa, do rancor, do ressentimento. Isso não me dá garantia alguma que como um passe de mágica eu me torne o ser mais espiritualizado e iluminado do planeta, pode ser que amanhã tudo volte, mas cada vez que o vento das lembranças abrirem minhas gavetas do esquecimento e eu as fecharei novamente e continuarei firme no meu propósito, exercitando o pesapego de tudo que não me acrescenta até o dia em que tudo que me causa dor fique totalmente sepultado sob a lápide da memória.
Perdoar seria sobretudo um presente, um alimento com o qual você sacia o espírito de quem outrora lhe fez mal. É dar ao outro algo que essa pessoa em momento anterior, não teve condições de lhe outorgar. Sem dúvida o perdão é maturidade. O perdão é esquecer.
E, curiosamente, o “não-perdão” nos escraviza.
Quem passa grande parte da vida observando sempre tem opiniões profundas sobre si e sabe respeitar os limites do outro.
Quem passa muito tempo falando, dificilmente aprendeu a ouvir, e normalmente é um grande egoísta e mentiroso.
Cada um sabe a hierarquia que escolhe permanecer.
Não seja dependente da dor, não entregue seu futuro, ele é tudo que você tem.
"O verdadeiro amor não busca posse pois ele nasce em liberdade e como uma chama ele queima, alimentando-se de compreensão, sacrifícios e maturidade."
"Você só vai ser feliz ao lado de alguém depois que aprender a ser feliz sozinho..."
Essa é uma das frases que só a maturidade te faz compreender plenamente.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Depois dos 30: reflexões sobre a maturidade e a vida adulta
- Mensagens de maturidade que mostram o poder do tempo e da experiência
- Reflexão aos 50 anos de vida: frases sobre a jornada de aprendizado
- Poema Maturidade
- Deus permite certas coisas em nossas vidas (frases de fé)
- A Vida Não Permite Replay
- Frases de maturidade para status cheias atitude e verdade