A Igreja do Diabo
“O homem e o rio”
Um homem se depara com um rio em sua frente
O homem caminhava sem pressa,
Não pensava em rio nem em mar.
De repente, surge um rio
E a decisão de o atravessar,
Ou de voltar atrás, em busca de um atalho,
De outro caminho,
Por onde possa alcançar seu destino,
Sem rio, sem água, sem mar,
Apenas caminho de terra seca!
Mas o rio está lá, em sua frente,
Impávido, colossal, o rio de Heráclito.
O rio de sua aldeia, o rio que o ameaça,
Que lhe aterroriza, o rio que lhe pergunta:
“ Tu és um homem ou um verme?”
Disse, certa vez,
alguém muito perspicaz,
que são os defeitos
quem, talvez
nos mantêm vivos.
Creio nisso, pois sem o vicio
não haveria alegria
contudo, nem sempre
somos isentos de pagar a conta
pelos erros, defeitos,
mas que seja assim
que os nossos bons vícios
sempre nos socorram
nas horas mais difíceis
e, neste caso, eu cito
como providencial
o vinho, o amor, e a poesia.
"Quem não tem vocabulário culto e argumento convincente, usa palavrão, assim disfarça a ignorância."
"Disseminar o ceticismo, com arrojos intelectuais ou clarevidência do caos, não enobrece a alma de quem o faz, também não acrescenta nada à alma humana, nem tampouco salvará este mundo caótico e carente, de tão pouca fé esperança na humanidade."
SOMBRAS DO AMANHÃ
Em dia de fúria,
Desgosto e tempestade
Há tanto medo e trevas
Em todo pensamento
Sobre o amanhã...
Nem Kafka me socorre
Nem Pessoa,
Que Dante
Socorria.
Nem Castro Aves
Com o peso da
Cruz de Sousa
Sobre o lombo dos homens.
Pobre Zaratustra
Ventríloquo de Deus
Na língua do diabo
Palhaço de Goethe
Verlaine e Rimbaud.
Nada me socorre
Nem poesia nem vinho
Nem fumo ou absinto
Nem Maiakovski
Neruda
Ou Baudelaire.
"Encantamento,
não é assédio moral
nem desejo de conquista,
contudo, a maior expressão
de encanto é o espanto,
é a admiração
pelo dom, pela alma do artista."
DIANTE DE TANTAS VIVÊNCIAS, DE MÚLTIPLAS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS, EM TANTAS ÁREAS DA VIDA HUMANA.
HOJE APENAS UMA COISA ME IMPRESSIONA E ME COMOVE DE VERDADE:
NÃO RARO CHEGO AO PRANTO INEVITÁVEL. É QUANDO VEJO GENTE AGINDO COMO GENTE, PRATICANDO O MAIS SUBLIME DOM DE DEUS E DA NATUREZA. DOANDO SEM INTERESSE, PRATICANDO O DAR PELA SIMPLES CONTEMPLAÇÃO DA FELICIDADE DE QUEM NECESSITA DE CONSOLO E DE ABRIGO.
"A COSA EM SI" NÃO TEM NENHUM SENTIDO, APENAS O QUE LHE ATRIBUÍMOS."
NEM KANT NEM FERNANDO PESSOA SABEM NADA A RESPEITO, NADA ALÉM DO QUE SABEMOS.
AS COISAS SÃO O QUE SÃO E COMO SÃO, E NÓS NÃO PODEMOS MUDAR O FATO...
DE RETÓRICAS E FALÁCIAS OS HOMEM CONSTROEM UM UNDO DE INUTILIDADES VERBAIS, MERAS REPETIÇÕES DO QUE JÁ FOI DITO, ENTÃO FICA O DITO VELHO PARECENDO UM DITO NOVO...
"Kant não tinha mais direito à sua distinção entre 'coisa em si' e 'fenômeno' – ele havia se privado do direito de ainda distinguir dessa forma antiga e habitual, na medida em que ele rejeitou, como inadmissível, a inferência do fenômeno a uma causa do fenômeno – de acordo com sua compreensão do conceito de causalidade e de sua validade puramente intrafenomenal: essa compreensão, por outro lado, já pressupunha essa distinção, como se 'a coisa em si' não fosse apenas inferida, mas dada."
(Nietzsche, 1988, vol. 12, p. 186. Fragmento 5
Assim deve viver todo poeta.
"Quanto a mim
já me livrei das garras da morte
tenho apenas os pés calejados
de esperança
que ainda caminham
rumo à eternidade da espera
... não sofro mais de ansiedades."
"Odiamos facilmente alguém, quando não temos a generosidade de perceber suas virtudes, apesar das inúmeras imperfeições."
"Só serás importante para alguém, quando aprenderes a dar honra aos outros. Ninguém pode receber o que não oferece."
CONCEITO EQUIVOCADO DE HUMANIDADE:
Ajudar a quem já nos ajudou no passado ou àqueles que têm os meios de nos ajudar no futuro...
Este é um pensamento farisaico, igual aos hipócritas que foram condenados por Cristo. Aqueles quando davam uma festa esqueciam de convidar os menos favorecidos!
Contudo, ainda se ouve destes senhores, a expressão máxima e vulgar: "Eu sou cristão."
Tenho um fraco incontestável por três musas, características humanas: Amor, beleza e justiça! Contudo, tendo a me perder facilmente pela beleza, mas o amor sempre me socorre, me conduz à justiça...
DA JANELA
Tive olhando hoje
pela manhã,
pela janela
do mundo
as pessoas,
as ruas
os postes
as calçadas...
Tudo me pareceu
concreto..
não havia flores
nem jardim
nem animais
nem crianças
coisa abstrata indefinida
tudo muito frágil.
Dia chuvoso
no hemisfério sul
sem névoa ou neve
também sem sol
tudo na rua
parecia morte e medo
de tanta calma
vida concreta
gente sem alma.
"Doravante só direi SIM, pois o NÃO soa arrogante e pretensioso, portanto, serei aquele que concorda, embora não participe da loucura do mundo.
Com este mantra em mente, como um prisma cristão, devo aceitar minha estaca de tortura, minha frágil e irreparável imperfeição.
Caso me exijam a roupa, darei a roupa que cobre o meu corpo, também darei minha comida e meu cobertor, e, se ainda não for suficiente darei minha vida em troca, pela vida dos que não não chegaram a conhecer o amor..."
Não devemos assinar sob aquilo que não nos pertence.
"Tudo que é perfeito vem de Deus, desce das luzes celestiais."
"Estou escrevendo nos céus, com letras psicodélicas, as palavras amor e justiça, musas que inspiram a paz."
"As lágrimas, quando são de arrependimento genuíno, se transformam em gotas de luz,
para guiar os caminhos de quem resolve praticar o bem."
"Existe um brilho no olhar e uma paz no semblante das pessoas do bem, que não se altera com o passar do tempo, nem se compara. É esta beleza irresistível que nos encanta e nos atrai ao amor e à amizade..."
SEM RESERVA E SEM MODÉSTIA - PALAVRAS DO EDITOR
Não raro me questiono de forma muito crítica e dura, sobre minha falta de madureza espiritual, por ter demorado tanto tempo para perceber qual é o meu papel neste mundo, felizmente hoje tenho clareza neste respeito.
Talvez, de forma um tanto torta ou desvirtuada, eu tenha produzido alguma semente de luz, com minhas ações impetuosas, presunçosas e egocêntricas, no campo da arte. Todavia, agora tenho bem transparente, na mente e nos olhos, a verdadeira razão de eu ter nascido com algum dom para escrita, para música e para poesia.
Contudo, fugindo do mundo comum, onde reina a vaidade humana exacerbada, entre os artistas com quem vivi e convivi, encontrei de fato o verdadeiro sentido para continuar fazendo arte, isto no melhor sentido da palavra escrita e pensada.
Editar novos poetas, com muita responsabilidade e consideração pela pessoa humana, e sempre revelando minha intenção para com o trabalho de outrem, fazer com que a obra publicada seja de importância para edificar leitores, não visando ganho desonesto nem ganância sobre eventuais lucros que a obra venha nos proporcionar.
É possível viver com apenas o necessário, e se concentrar no que há de melhor nos seres humanos. Portanto, a meu ver, todo artista, por mais genial que seja não terá paz nem felicidade em produzir sua arte, se não for com o propósito nobre de indicar um caminho através do seu trabalho. E mais importante ainda é aceitar, com sinceridade e amor ao próximo, que ele não é o único artista sobre a terra e sob o céu.
Há muito mais nas entrelinhas, mas isso só eu posso revelar.
Evan do Carmo 21/12/2017