25 anos
Aos 30
Ahh, os 30 anos... "a idade do sucesso!".
Como se esse simples substantivo tivesse um único significado universal e pudesse ser replicado de igual maneira a toda vida humana na terra.
A pressão imposta pela sociedade para que tenhamos estabilidade financeira, um relacionamento consolidado, com filhos de preferência, um imóvel próprio, com um carro do ano na garagem... tudo isso é muito mais forte quando se chega aos 30 anos.
E se por ventura ainda não tivermos preenchido todo esse checklist nessa altura da vida, somos tachados de fracassados aos olhos da sociedade.
Como se a vida pudesse ser resumida a conquista de bens materiais e a perenidade dos relacionamentos. Enquanto isso, observamos atônitos o crescente aumento na taxa de suicídios, principalmente entre pessoas nessa faixa etária, além de relacionamentos sem amor que são mantidos a base da conveniência.
Sucesso é algo relativo, para alguns pode sim significar tudo o que foi exposto acima, já para outros pode ter um significado completamente diferente. Principalmente em se tratando de uma sociedade desigual.
Para o pai/mãe de família, que não teve acesso aos estudos e trabalha o dia todo em troca de um salário mínimo para garantir o sustento da família, sucesso pode ser a comida posta à mesa ao final do dia, enquanto para o empresário, sucesso pode significar o aumento exponencial dos lucros.
Esse ideal de sucesso, que por muito tempo a mídia e a própria vida em sociedade nos impôs, aos poucos está sendo relativizado. O que enxergo como algo extremamente positivo.
Enquanto isso eu, aos 30, sigo em busca do meu próprio significado de sucesso, desde que este seja sinônimo de felicidade.
Com o passar dos anos deixamos de dar importância a tantas coisas, que dávamos quando éramos jovens. Aprendemos a viver o agora e apenas o essencial.
Quantos anos
luz separam
seu universo
do meu.
guardião
das minhas
noites insones.
sol que
me desperta
de um sono
longo demais.
voz que me leva
às estrelas.
longe de
onde você
está.
longe de onde
consigo ir.
Um tudo
particular
e singular.
tão íntimo
e distante
que talvez
nem exista.
um sonho
um devaneio
um desejo
um pedido
preciso que
você me traga
de volta pra mim.
Agradeço as pessoas que me rotularam de adolescente...
Foi assim que alcancei os setenta anos sem me dar conta do tempo.
As horas, os dias, os meses e os anos da vida passam como outras civilizações antigas passaram; mas, a maioria da humanidade de hoje não sabe que os céus e a terra vão passar e que a Palavra de Deus vai passar com poder e autoridade para julgar a todos aqueles que a deixaram passar sem nenhuma transformação interior.
Antes de começar, com mais de 40 anos de experiência, 20 na causa animal, vivo animais desse a minha infância, já vou responder: não existe nenhuma comparação entre gato e cachorro, são diferentes em tudo, absolutamente tudo. A única coisa parecida é que são pets, são pequenos e possuem pelos. O resto é como comparar um travesseiro com uma cadeira.
Meu amor por cães nem preciso falar. É a preferência da grande maioria das pessoas mas em 2017 eu tive a minha gatinha Kimi, adotada do abrigo. E aí tudo começou....
Que bichinho estranho. Personalidade e gostos muito claros. Exigente, elegante e curiosa. Em uma semana eu pensei : "o que eu fiz?". Por que eu fui adotar essa menina? Lembre-se disso no final.
Em um mês nós nos conhecemos melhor. Ficamos mais amigos e parceiros. Respeitava o espaço dela, entendia que o tempo do gato é diferente dos demais animais. Mas aos poucos a coisa foi mudando.
Os gatos são engenhosos. Donos de uma inteligência que não compreendemos bem. Possuem comportamentos não previsíveis. A dinâmica dos felinos é completamente diferente do que nosso instinto entende, os cães são mais fáceis de se entender, mais previsíveis, fácil se apaixonar. O gato tem um mistério natural, uma curiosidade, uma expressão pouco compreendida.
Gato é assim, ou melhor, comigo foi assim: fui me apaixonando, apaixonando, e de repente não cabia mais nada além da Kimi no coração. Nos amávamos, eu buscava o carinho dela, ela buscava o meu. Começamos a nós entender pelo olhar. Sabia as coisas que ela queria. Ela entendia e vivia me surpreendendo.
Gatos são assim. Quem não gosta são aqueles que nunca viveram um gato. Aqueles que nunca se testaram a um gato. Quando ouço que gatos não são carinhosos chego a ter pena de quem diz. Azar de quem nunca foi amado por um gato. Gatos são muito verdadeiros, tem um amor singelo, um amor sutil, um amor que dá vontade de "matar de tanto apertar e beijar ". Seus movimentos suaves precisam de interpretação e por vezes nos pegamos olhando suas graças e suas peripécias pela casa.
Ser amado por um gato é o auge. Conquistá-los e ser conquistado por eles é indescritível. No olhar, na piscada, na velocidade dos movimentos, no toque.
A diferença entre um gato e o leão é apenas o tamanho. Felinos são todos iguais. Lindos, amam caçar, amam chegar de fininho, amam miar pra que possamos interagir.
Hoje tenho dois gatos e as vezes passo horas observando suas brincadeiras e suas personalidades. Como são seres apaixonantes, transmitem calma e muita serenidade.
Por fim, minha Kimi se foi em 2020 já velhinha. Chorei o que não havia chorado a vida inteira. Deitava na cama e chorava por horas de saudades. Enterraram uma parte de mim. Uma saudade barulhenta de uma pequena gatinha de 3kg que simplesmente mudou meu mundo.
Hoje meus amores são Maya e Leo. Dois adotados da rua. Quando chego em casa e os vejo, imediatamente sinto que meu lar não é o local físico onde moro, mas onde meu coração se encontra com meus "filhos" de 4 patas, meus gatos, meus amores.
Gato é assim. Chega de mansinho, você nem percebe. Quando seus corações se cruzam, seu mundo muda e o "complexo" gato te mostra o mais simples, genuíno e puro amor!
Quem acabou o texto e tem um gatinho entende perfeitamente cada palavra minha. Sorte a sua! Gato é tudo de bom.
Eu que achei que todos esses anos a tive nas mãos...pobre de mim ...
Me enganei ..ela era feito mar ... me escapou pelas mãos... deslizou ao vão dos meus dedos ...
E eu que achei que o conhecia..passou se os anos ..e percebi que ele pra mim continua um estranho .. a diferença era que vivíamos no mesmo espaço, mas não na mesma vibe ....
O tempo, os días, as noites, as semanas, os meses e os anos não existem. A vida é linear, não tem ciclos e sim etapas no caminho que é sempre no presente.
Aprendi no caminhar para meus 60 anos que definitivamente é impossível sorrir verdadeiramente com quem te fez chorar!!
No Natal Reflita o Melhor da Vida.
Nos últimos anos temos vivenciado uma forma de relacionamento social muito diferente do que habitado estávamos.
As inseguranças tomaram conta de toda classe, os medos são agora acessórios indispensáveis a nossa vida e o amor ao próximo mais parece um plástico descartável, sem utilização coerente .
As notícias ...
As notícias embebedaram-nos , trouxeram-nos novas métricas de sobrevivência , inundaram os nossos corações de insensibilidade perante tantas mortes e outros desastres.
Morrer torna-se agora aceitável e a dor desvaneceu-se , com um simples dizer...“ É um ciclo”
As paragens que vamos fazendo neste percurso abandonam passageiros em diferentes estações “ afinal é verdade”.
E os seus assentos vazios ficam de uma presença física , mas cheios de memórias que levaremos ao infinito da nossa existência .
Os nossos corações ....
Estes hoje trémulos , com dificuldades de discernir sentimentos , entristecem-se ...
Mas ainda assim , com tantos ruídos endoidecedores, a alma não se digna a aproveitar os momentos que nos restam , fomentando a paz , a concordância e a liberdade de amar inocentemente.
Por outro , massifica-se por muitos de nós o orgulho, arrogância, o autoritarismo e sensação de superioridade...
ohhhh que tristeza os dias hoje ...
A mim , a vós , um apelo...
Permitam-se, permitam-se ouvir o som do tambor que vos provoca internamente, para que possamos viver os dias de hoje com simplicidade e beleza .
Um natal feliz à todos nós ....
15/12/2021
Ivan luis roseira da costa
Aos 9 anos sofri um atropelamento grave, fiquei 3 meses, engessada(tronco e pernas). Gravemente machucada, operada, com grandes machucados, recebi até a extrema unção (sacramento para enfermos moribundos).
Lembrando parece que eu nem sentia tudo aquilo, brincava com a situação. Hoje pensei: porque não senti o tamanho da gravidade.
Pela inocência, por saber viver um dia por vez.
Por não ter ansiedade com o (nada me contenta), quero mais e sempre mais.
O que eu recebia a cada dia alegrava-me! O simples era bom.
Deus,daI-nosa inocência, olhos pelo que temos o nosso abrigo e conforto de hoje. Alegra os nossos corações pelo que nos concedes de melhor, a vida, família, amigos. Temos gratidão eterna por tudo. Amém!
A vida nos mostra que podemos ir muito mais longe do que pensamos. Quem de nós há 20 anos atrás poderia pensar que a vida nos traria o que nos trouxe?! Um amor melhor. Um sorriso mais leve. Uma alegria mais soberana!
Quem arriscaria que o futuro seria melhor?!
É viver e sem medo ir e que possamos sairmos ilesos do mal que, por vezes, nos cerca.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Aniversário de 25 anos
- Aniversário de 18 anos
- 20 anos de casados: mensagens que celebram duas décadas de união
- 43 mensagens de aniversário de 50 anos emocionantes
- 77 frases de aniversário de 15 anos para celebrar a idade tão esperada
- Mensagens de Natal para o dia 25 de dezembro
- Poemas de 60 anos para celebrar com emoção