Voz
A tua voz não saiu da minha cabeça, Ao pé do ouvido conseguiste marcar presença, Não duvido de que um dia você volte outra vez, e permaneça.
A tardinha fria, A chuvinha cai, A voz do meu amor só bem me faz, Aquecidinha por meiguice açucarada, Coisa boa que ninguém desfaz...
A tua voz é sopro divino ao pé do ouvido, Te guardo no coração como ouro, Cuide desse teu amor como quem cuida de um tesouro.
Eu me declaro em versos, Você se derrama em adoração, Somos voz uníssona quando o assunto é coração.
Vivendo nesta Era
de um monstro
invisível e mortal,
Por ambição
tenho me feito
voz universal,
Mansa paragem
ensinando as vias
para a liberdade
mesmo longe
da tempestade.
Os flocos de gelo
próprios do tempo
nesta bela noite
nos cobrem como
se fossem uma
chuva de arroz
ao menos em sonho:
Para não deixar
o descaso roubar
a essência
e o quê me leva
a não desistir
rumo à felicidade.
Da felicidade que
eu hei de ter
em sua companhia
no deserto de sal
e que virá em breve
na próxima
Superlua de Neve;
Nós dois com direito
à paz sideral
e tudo aquilo
que a paixão atreve
e dois adultos
que se merecem.
No Forte de Santa Bárbara
a maré em frente saúda
e a voz da mulher leva
em plena noite profunda,
e a devolve em forma
de aroma de chá oriental.
Não existe gente que
seja complicada,
existe mesmo é gente
que foi naufragada
pela crueldade de um
mundo sem coração.
Se quer decodificar
o quê é universal
e a fez o rumo mudar,
basta olhar para si
e com ela conversar
sem se dispersar.
No tear do Universo foi
colocado o fio do luar
que une destinos
por mais que ventos
contrários e a distância
queiram separar.
Se a hora de amor é
esta nem as estações
e os anos esta trama
haverão de desfiar,
se está escrito tudo
nesta vida irá aproximar.
Não alimentar o ego do mal e nem dar voz à ele é o caminho para a diluição e extinção dele, muitas das vezes o mal cresce pela falta do silêncio inteligente.
Fale sobre tudo, evite apenas falar sobre aquilo que serve de imã para o conflito,
mas não pare de falar, apenas selecione o quê vai falar, porque ninguém precisa ter opinião sobre tudo.
Se for reclamar opte por aquilo que é funcional para a sua vida sem perder o mel nas palavras e a gentileza. Uma reclamação em forma de pedido cordial pode te oferecer ótimos resultados.
Quem quer paz real, deve substituir pensamentos conflituosos e parar de nutrir o espírito com aquilo que rouba a tranquilidade.
Devemos nos lapidar com disciplina para uma vida harmoniosa e com qualidade, pois tudo começa pelo pensamento e pelo verbo.
A comunicação em qualquer lugar tem que ser prudente, diligente, clara e afável em qualquer circunstância e deve ser redobrada em momentos difíceis.
Ao ter dito que te
dei o paraíso por ter
ouvido a minha voz,
invadiu este coração
uma sublime paz
com muita sedução
e fez perceber que
não mais pertenço.
A nossa memória
amorosa é o quê
tem me aquecido
na solidão da noite
na cidade coberta
ao som chuva fina
e envolvida pela
atmosfera gelada.
Os olhos buscam
por você ao som
de antigas e novas
canções românticas
que fazem prever
que numa travessia
que vou embarcar
para a terra onde
vou me encontrar.
O teu casto amor
me reconduziu
ao caminho certo
e através de você
me fez renascer,
e sinto que muito
em breve estarei
sob o seu poder
de Lua e Estrela
irei corresponder.
Aceitar o silêncio para um, é aceitar o silêncio para todos. Não fico feliz com a voz de ninguém silenciada.
Alguns serão lembrados pela voz que deram a certos "alguns" e pela voz de outros que poderiam contribuir para o país e que foram caladas por tanto tumulto, constrangimento e injustiça.
Liberdade em nome de Deus e da justiça,
foi o quê pediu mais outra voz ao General
que foi preso desde o dia treze de março
do ano de dois mil e dezoito no meio de uma reunião pacífica,
Muitos sabem que os direitos
do General
estão todo o dia sendo violados,
ele é inocente, tem o seu código e própria mística;
Que ando usando o nome dele poeticamente
não é segredo para ninguém,
mas para contar da injustiça conhecida
sem a intenção de ferir
a quem quer que seja
e sem ser infiel a História e aos tempos também ando
contando o quê passa no mundo e na América Latina.
Porque francamente me incomoda ver que uns
tentam falar pelo General e outros tentam se esconder no nome dele,
mas quem está padecendo as dores
da prisão é somente ele.
Dizem que a noite
da tremenda agonia
ainda não chegou,
e por ousadia sigo
sendo a voz de quem
teve a sua subtraída
até para pedir socorro,
cresceram os números
de prisões políticas
aqui neste continente,
não nasci jamais
para ser indiferente,...
Há mais de dois anos
um bom General está
injustamente preso
desde o fatídico dia
13 de março do ano
de dois mil e dezoito,
aqui eis um poemário
sem nenhum laço
para ele e tantos outros
que passam por sufoco;
Desde março deste ano
mais nenhuma pessoa
pode ter contato o General,
a última notícia é que ele
foi levado para o hospital
gravemente fragilizado,
e foi fisicamente invibializado
para ter a moral quebrada,
é assim que ele e uma tropa toda
têm passado uma vida atribulada,...
No meio desta escuridão
em pleno a este ciclone
meditando os sinais
destes tempos estranhos
e sem clara comunicação,
insisto em dizer que não há situação
que deste jeito fique de fato esclarecida,
e que na vida real ninguém fala por ninguém;
nem mesmo essa voz que vos
fala cheia de ousadia e de toda a poesia.
Tentando ser brisa
de esperança e voz
neste tempo adverso,
total em prosa e verso
contando de maneira
sensorial o quê passa
na América Latina,
sobre a tropa de uma
Pátria que não é a minha,
e uma prisão injusta
sofrida por um General
que ocorreu no meio
de uma reunião pacífica.
O General está preso
há mais de anos anos,
ele vem passando
um injusto sufoco
e o profundo desgosto
de continuar a ser caluniado;
não há como esquecer
do amaldiçoado
dia treze de março
do ano de dois mil e dezoito,
fizeram muito mal à ele,
e o injusto não foi reparado.
O General está preso
na sede da Polícia Militar,
desde o início da pandemia
não vem podendo
para a família telefonar,
só se sabe que
em TOTAL ISOLAMENTO
ele se encontra num
ambiente que a injustiça tomou conta.
Quem tem a voz da imprensa tem tudo. Mais espaço para a Arte e a Cultura na imprensa é o caminho para o Brasil resgatar a prosperidade perdida.
No infinito deste
instante que tão
cedo vai passar,
escrevo em voz
alta com as cores
da Quaresma
este poema
para a Venezuela,
Assumo que falo
demais sobre
um assunto que
não fui chamada,
Falo por quem
não pode
ou quem já está
cansado de falar:
Não há ninguém
que não tema
a noite pesada
que baixou
pelo mundo
e na América Latina,
Não é possível que
sobre o General
não há notícia.
Sonho todo o dia
com o quê dizem
ser impossível
a vida recuperar,
porque creio
que a Casona
virou agora
a casa do poeta,
Não é possível
que não tenha
uma só pessoa
para me escutar:
Não há ninguém
que não tema
a noite pesada
que baixou
pelo mundo
e na América Latina,
Não é possível que
para o General
não há justiça.
Por isso peço sem
nenhum segundo
parar com toda
insistência aos que
podem abrir
as portas e janelas
ao sol da Justiça,
Para que se não
quiserem libertar
de vez os presos
de consciência
enviem cada
um para aguardar
a audiência preliminar
ou cumprir a pena
no aconchego do lar.
Não há ninguém
que não tema
a noite pesada
que baixou
pelo mundo
e na América Latina,
Não é possível que
sobre a inocência
do General haja
gente que ainda silencia.
Não é possível que
não existe uma
única pessoa capaz
de me escutar
e ajudar que pela ordem
liberem os quê
têm idosos
e crianças pequenas
no seio familiar,
mesmo daqueles
opositores que
não goste até
chegar o momento
da vossa Pátria se reconciliar.
Atravessei a noite
ao ritmo forte
da voz da cantora
popular
durante o animado
Festival
de Viña del Mar,...
Pensando nos
velhos hábitos
deste continente
de fazer assumir
pelos crimes que
não cometeram:
Os defensores
vem arrastando
civis e militares
presos pelos
mesmos grilhões
da crueldade
até o abismo infinito.
É muito mais
do que um quesito
legal é questão
de índole total,
e escrevendo
sou o clamor
dos que estão presos
injustamente,
e principalmente
pelos desaparecidos.
E contando o cúmulo
do absurdo que
mantém aprisionados
uma tropa
e um General
que foi preso
no dia treze de março
no meio de uma
reunião pacífica,
e sobre a liberdade
não há mais
nenhuma notícia.
Os nordestinos
são tão povo
brasileiro quanto eu,
a voz que o Nordeste
me dá nenhum ninguém
nesta vida me deu.
Nem mesmo
nascendo de novo
o insatisfeito que atentar
contra os laços de afeto
haverá de prosperar.
O Nordeste é bastião
da Cultura, do espírito
pátrio sobrevivente,
da poesia e da nossa gente.
É Natal! Porém, algumas coisas precisam ser ditas, mesmo ciente que a minha voz não pode mudar absolutamente a marcha da Humanidade.
Não há como não falar que é preciso evoluir e deixar de buscar o vício em conflitos desnecessários no cotidiano.
Não há como não clamar pelas orações e pela influência de todas as religiões para que a paz chegue na Terra Santa.
Não há como não recordar que pelo mundo afora muitos dos presentes são oriundos dos campos de concentração chineses e até agora as autoridades mundiais não fizeram absolutamente nada.
Não há como não lamentar a guerra provocada pela Rússia na Ucrânia e todas as outras guerras que não fazemos ideias que existem porque não estão recebendo cobertura da grande imprensa.
Não há como não recordar que por toda a América Latina e especial no nosso continente há um oceano de presos políticos que estão presos como Jesus foi preso por pensar diferente, sem acesso ao devido processo legal e sem saber quando as suas penas injustas irão terminar.
Não há como não recordar que se temos pouco tem sempre que tem ainda menos aqui no nosso país, na América Latina e no mundo.
Não há como deixar de falar que devemos ser tolerantes com aqueles que não gostamos, ser crescentemente mais amáveis e mais amigos um dos outros independentemente das circunstâncias que nos encontramos e como se encontra o ambiente sócio-político ao nosso redor.
Devemos ser gratos pelos aprendizados e nossos êxitos, e por ter um país lindo que nos brinda diariamente com tantas belezas naturais.
Existe um versículo bíblico que gosto muito e para mim resume o objetivo de comemorar o Natal:
"Glória a Deus nas alturas, e paz
na terra aos homens aos quais
ele concede o seu favor". Lucas 2:14
Entre as Guajuviras
escutei a sua voz,
Não me manifestei
porque espero te
encontrar no tempo certo;
Por premonição de ter
o teu amor concreto:
celebro este amor secreto.
