Viver em Sociedade
Queria te agradecer novamente, mas fico assim, meio sem jeito. Não quero ser chata. Não quero ser inconveniente. Mas hoje é "cafona" demonstrar afeto e gratidão, né?
Você está longe, nunca me viu, mas despertou em mim uma paz, uma emoção que eu nem sabia que ainda existia, uma vontade de fazer coisas que eu nem lembrava mais que eu fazia. Você veio na hora certa pra me ajudar a me manter viva, a ter planos, ter esperança, ter sonhos e acreditar nos meus desejos.
Obrigada, moço. É o que eu queria dizer, mas não vou falar porque nem sei se você ia entender. Sou exagerada mesmo. É o que dizem. Vai ver, é só isso mesmo.
'-' Quando a humildade de uma pessoa ultrapassar o orgulho, aí sim ela estará pronta a enfrentar uma sociedade comum.
EDUCAÇÃO PARA HUMANIZAR
O homem se diferencia dos outros animais pela sua capacidade cognitiva de racionalizar, realizar e planejar seus atos. Entretanto, ninguém nasce sabendo de alguma coisa, tudo se forma através de um andamento construtivo decorrente do meio ao qual se vive. Então, como se tornar um ser humanizado? O processo de aprendizagem e as relações sociais estão intimamente ligados a propagação dessa humanização. Sendo assim, a educação se torna a grande oportunidade para que haja a evolução humana.
Primeiramente é preciso entender o significado da palavra humanizar, que se trata de conceder ou adquirir condição humana, isso tem a ver com o ato de promover o desenvolvimento das potencialidades do indivíduo de maneira integral, considerando sua individualidade, aceitando-o como ele é, e compreendendo seus limites e suas condições para superá-los. Diante disso, como sendo parte da educação a responsabilidade de desempenhar esse papel, até que ponto pode-se considerar que a mesma seja a “solução” para a humanização? A realidade da nossa sociedade denuncia graves deficiências no paradigma de ensino, principalmente no que compete às instituições de ensino público. O maior problema de um sistema que visa “humanizar” é estabelecer um ideal fixo humano que propõe uma meta equitativa para todos, provocando um efeito reverso, onde em lugar de conservar a identidade do sujeito, o despersonaliza ao mesmo tempo que o desumaniza.
Vivemos numa sociedade que a liberdade para se pensar ainda se faz reprimida na educação, e o incentivo para a construção de visões críticas transformadoras é deixado de lado. A criança ainda muito nova quando entra na escola já traz consigo um emaranhado de “porquês”, até que a instituição a condiciona a rotina diária de apenas sentar na cadeira e prestar atenção ao que é dito, até que ela sai da fase dos porquês para ir à fase das respostas, isso reduz-lhe a capacidade de ir além e produzir novas ideias. Os professores parecem estar mais preocupados com que seus alunos “enfeitem palavras” do que conheçam de fato a realidade que ensinam, se conformam com um sistema de avaliação baseado em notas de provas e ignoram a veras do que os alunos pensam e o seu saber. Não existe uma educação holística, promovem a inteligência intelectual e se esquecem de orientar para a inteligência emocional, o que pode aumentar a probabilidade de estar se formando um cidadão e\ou profissional de risco para a humanidade.
A educação é capaz de humanizar verdadeiramente desde que haja um modelo alternativo de ensinar, visando compreender a realidade subjetiva e do ambiente ao qual cada aluno está inserido, desenvolvendo uma educação que não apenas esteja vinculada às técnicas, mas atrelada às coisas da vida, abrindo espaço para que se possa expressar sentimentos, criar novas formas de pensar e transmitir ideias que ofereçam ações para o bem da humanidade.
(18/08/16)
O homem que não consegue andar sem segurança no meio social, não merece ser político deste mesmo povo!
Não basta sensibilidade no coração apenas no Natal. Aliás, existem dúvidas sobre do que mais padece a sociedade: hipocrisia ou ignorância?
REALIDADE CRUEL
A calma covarde aniquila a minha mente, vivemos num país de indigentes.
Todos os dias vítimas são jogadas na nossa frente, fazemos parte de uma sociedade indecente.
O covarde há muito virou herói, o Super Homem virou a mulher maravilha, manchetes de hoje... de ontem... de amanhã... são todas iguais... A mesma rotina, mesmas mentiras... quanta ironia...
O dólar caiu , a bolsa subiu, os aumentos do dia olhai por nós.
Atenção Senhor Presidente ! Atenção Senhor Governador ! Mas, onde está o Presidente, Senhor Governador ? Diga-nos a verdade, olhem-se nos espelhos da vida, saiam desta falida realidade virtual e assumam de vez a nossa realidade real.
Quando uma árvore esta podre, se cortam as folhas, ou a raiz?
Esse é o maior e principal problema da sociedade.
Libertação dos Escravos
No começo de nossa história.
Os senhores de engenho precisavam
De mãos fortes para trabalhar.
E por não poder os Índios capturar...
Os negros começaram a traficar.
Subjugando-os a condições
Miseráveis ou subumanas.
Eram forçados a trabalhar nos canaviais.
Os escravos por não
Mais suportar esta submissão.
Fizeram uma revolução.
Resolveram enfrentar os riscos
De virarem petiscos
De bravios cães...
Eles fugiam dos capitães.
Não tinham nenhum direito...
Até suas vidas tiravam, com efeito.
Eles não tinham nenhum respeito.
Os negros por não mais suportar os maus tratos.
Passaram a viver nos matos,
Viver ou morrer?
Já não tinha mais importância.
Não tinham nada a perder.
Buscavam a liberdade
A qualquer preço...
Uns aglomerados no interior!
Eram os quilombos...
Destes, o mais importante.
Foi o Quilombo dos Palmares.
Chefiado por Zumbi
Sobreviveu mais de 50 anos
Aos ataques portugueses e holandeses em 1630.
Mas, depois de Zumbi ter sido capturado e degolado.
Foi instinto pelos bandeirantes Paulistas
Liderado por Domingues Jorge Velho.
Zumbi foi colocado em praça pública
Para servir de lição.
Para que nenhum outro negro
Fosse capaz de se rebelar...
E sua liberdade buscar.
Porém, o desejo de ser liberto.
Era maior do que o temor.
Os negros continuaram a escapulir.
Sem que o capitão do mato deixasse de perseguir.
E quando os capturavam
A mando do governador da Bahia.
Eles tinham o F gravado a ferro.
F de fujão.
Isto quando não lhes impunha maior punição.
No entanto, obtiveram várias conquistas...
Que apesar de pequenas como:
Extinção do trafego negreiro
Lei do ventre livre
Lei do sexagenário.
Contribuíram para que mesmo tardia,
Fosse promulgada a “total” libertação.
Era 13 de maio de 1888
Quando a Regente do Império
Princesa Isabel assinou a Lei Áurea
Abolindo a servidão.
Esta promulgação
Foi vista como um ato digno e cristão.
Que rendeu a princesa o Título de Redentora,
Passando a ser chamada pela classe dos martirizados
De Protetora.
Eis a história...
De nossa triste memória...
A Escravidão.
Será que já acabou essa fase dolorosa?
Cento e vinte e quatro anos depois...
Existe ainda discriminação.
Entre brancos e negros há marginalização.
O homem precisa mudar sua conduta.
Ver o negro, o índio, o mulato e o branco como cidadão.
Acabando com a discriminação social.
Quem pode resistir ao olhar do pobre? Com o olhar, ele desmascara a estrutura injusta de uma sociedade, da qual podemos estar sendo cúmplices e, com sua palavra, ele pronuncia a sentença que nos absolve ou condena diante do próprio Deus.
(Nota de rodapé)
Com o tempo, o filósofo vai eliminando algumas questões por julgá-las irrelevantes e/ou sem solução. Principalmente as questões da sociedade, onde envolve um grande número de pessoas, cada uma com um pensamento diferente, ou com um raciocínio limitado o suficiente para satisfazer seus próprios interesses.
A filosofia deve ter como principal finalidade, elevar o raciocínio a idéias que possam nos levar a uma vida melhor, e para mim, esta claro que, a vida é bem melhor vivida longe da sociedade.
O céu continua lindo!
As estrelas tem o mesmo brilho!
A chuva continua a lavar a terra!
O sol se mantém aquecendo e iluminando tudo!
Os animais da natureza não mudaram seus instintos!
Os rios continuam seus cursos rumo ao oceano, e o oceano continua firme a segurar toda a imensidão de águas!
As árvores e plantas crescem como sempre, e mesmo em meio a croncretos e construções sempre temos plantas!
As flores destilam seus perfumes em meio ao ar poluído!
O vento que sopra hoje ainda é o mesmo de séculos atrás!
As montanhas continuam sendo pontos de referência sobre a terra!
Os pássaros continuam a embelezar o céu!
Ou seja... O mundo é o mesmo de sempre, o mundo que Deus criou continua perfeito, O MUNDO QUE DEUS CRIOU CONTINUA PERFEITO!
Mas por cobiça, egoísmo, loucura e insensatez o homem criou um novo mundo, onde os valores foram totalmente invertidos.
Somos as únicas criaturas que quebraram as regras da natureza e pagaremos um preço por isso. É lamentável, mas a verdade é que somos estúpidos demais pra mudar essa realidade!
Enquanto sociedades e governos lançarem à margem parte de seus membros e governados, não haverá poder político, exército ou serviços secretos que possam garantir a segurança e a paz para todos.
Independente de quanto tempo você ficou de um lado, de quanto tempo se convence dos argumentos desse e independente de qual está no poder... É absolutamente essencial sempre estar atento e ouvir todos eles, reciclando prioridades, de acordo com a sua realidade e de seu país.
Isso é estar unido, isso é ser ético!
Mas não deixe (por um princípio de humanidade), que sua ascensão de classe na sociedade o faça esquecer dos que ainda se encontram na situação de que você saiu ou possa se encontrar algum dia.
O Brasil vive um momento crítico de sua história. Sinais da corrupção arraigada em vários setores da sociedade estão vindo à tona com uma intensidade tal que envergonha a muitos.
Quem paga pela corrupção? "Certamente não quem paga o suborno. Na realidade, os pobres pagam pela corrupção, são os mártires da corrupção" (Papa Francisco).
Nunca escreva nada no Whatsapp, Facebook, ou qualquer lugar na Internet, que não possa ser mostrado no telão da igreja.
O Mundo já é cheio de crueldades não acham?, mas se não houvesse nenhuma pessoa para comandar os países deste mundo inteiro não serio um coas como cada dia é um problema atrás do outro.
Não Haveria roubos.
Muitos menos pessoas vendendo drogas entre coisas ruins que nos fazem mal,haveria paz e um bom lar para essas pessoas elas também tem coração mas por que que cometem crimes?.
Por que a população não ajudo um ao outro como deveria ser feito,as pessoas jamais saberão o que respeito e união.
Por eles continuará nesse mundo da escuridão matando pessoas inocentes se fazendo de ladrão sem ajuda de ninguém,sem amor,sem nada.
Ainda diz que quer melhorar o países?,fazer questão de prender essas pessoas se não sabem o motivo o que levarem a serem nosso inimigo?.
Pensem comigo, ninguém jamais saberá o que é justiça de verdade e muito menos união e amor pois todos eles saberão os monstros que seremos e para confirmar se soubessemos sobre o amor nós não estamos parados aqui estávamos sabendo o que faremos para ajuda-los.
Afinal todos somos Humanos errar faz parte e elas com certeza estão querendo a liberdade!
"A ópera é um elemento transformador, constituindo uma ferramenta fundamental para o engrandecimento cultural de uma sociedade".
O Sistema Nervoso Autônomo tenta "dialogar" primeiro com o indivíduo e apenas depois com o grupo social. O ser humano nasce e, um dia, talvez aprenda a diferença entre som, ruído e barulho.
Seja logo quem se é, até porque o tempo voa e quando ver, puff… viveu-se a vida na pele de um alguém desconhecido simplesmente para sentir-se notado e bem visto por uma sociedade que faz igual, ou seja, onde nenhuma pessoa é ela mesma.
