Viva o Presente Tema o Futuro
Indo para o dentista
Não tema. Você fez toda essa maldade; contudo, não se desvie de seguir o Senhor. - 1 Samuel 12:20
Por que tantas pessoas tem medo de ir ao dentista? Pode ser o resultado de uma experiência ruim. Uma mulher disse sobre seu dentista infantil: “Comecei a ficar chateado e chorando e ele disse: 'Se você não calar a boca, eu vou dar um tapa em você'”. Ela agora dirige 70 milhas até a The Dental Fears Clinic em Kansas Cidade.
As pessoas que têm medo de ir a Deus têm um problema semelhante. Alguns podem ter sido maltratados por líderes espirituais. Outros podem ter aprendido o medo doentio de Deus quando crianças. Outros ainda, oprimidos pelo seu pecado, vêem somente a justa demanda de Deus por justiça e perdem a provisão amorosa do sacrifício de Seu Filho pelo pecado.
As pessoas na leitura da Bíblia de hoje (1 Sam. 12) ficaram com medo porque Samuel expôs seu pecado. Mas ele também disse a eles que Deus ansiava por perdoá-los.
Precisamos substituir os medos irracionais por outros saudáveis. A Palavra de Deus repetidamente nos assegura que a dor de ir a Ele é muito menor do que a dor de evitá-lo. Também nos assegura que, por causa de Jesus, podemos “nos aproximar ousadamente do trono da graça, a fim de obtermos misericórdia” (Hb 4:16).
Quando um dentista preenche os buracos em nossos dentes, Deus quer preencher os buracos em nosso coração - com Ele mesmo. Não deixe que seus medos o detenham.
O amor de Deus é meu travesseiro,
Suave e curador e largo;
Eu descanso minha alma em seu conforto,
E em sua calma eu permaneço. -Longo
Só Deus pode preencher o vazio do coração. Mart DeHaan
Amor
O amor é o maior tema
Para os poetas de toda Terra
Sim , seu incomparável efeito sobre nós mesmos
Intriga os pensadores e todos que tentam entender
Não há algo mais falado do que o amor
Em vários versos ou estrofes
A inspiração e motivação
Tudo isso e mais um pouco
Ah! O amor é belo
Ainda mais se sincero
Ainda mais encantador sem barreiras
E confortante se recíproco
Questionamos seu início
Muitas vezes repentino ou tardio
Só queremos saber se é verdade
Aquele sentimento que sentimos
Mas o amor é inexplicável as vezes
Pelo menos quando é irracionalmente visto
Mas quando podemos entende-lo
Fica até mais fácil de senti-lo
A vida se assemelha a uma história:
Você pode escolher qual será o tema, você pode escolher a trajetória da história, mas o mais importante é:
Assim como a vida, nem toda história começa a partir do nascimento do protagonista, mas você pode escolher quando irá viver.
Não tema aos homens; tema à Deus, só Ele é capaz de te mandar para o inferno, e só Ele tem o poder de te libertar do inferno.
O Alto Custo Do Pecado
Tema o Senhor e se afaste do mal. Será saúde para sua carne e força para seus ossos. - Provérbios 3: 7-8
Escritura de hoje : Provérbios 3: 1-12
Era apenas uma vírgula, mas custou à corporação Lockheed milhões de dólares! Um erro foi cometido em um contrato com um cliente internacional - uma vírgula extraviada em um número crucial. A empresa insistiu que o fabricante honrasse o contrato conforme escrito. Infelizmente para a Lockheed, o erro foi cometido em uma equação que ajustou o preço de venda e custou US $ 70 milhões.
É assim também com o pecado. Tem um custo alto, embora possa parecer tão pequeno no momento. Transgressões aparentemente inofensivas podem acabar causando um grande dano. Carregar alguns quilos a mais pode custar ao corredor um tempo valioso em uma corrida importante. Da mesma forma, uma “raiz de amargura” ou ódio em nossas vidas pode produzir enormes danos espirituais a nós mesmos, aos outros e ao nosso relacionamento com Deus (Hb 12:15).
Provérbios 3 nos diz que podemos esperar o castigo de Deus se desobedecermos a Ele (vv.11-12). Por isso, seríamos sábios em “temer ao Senhor e nos afastar do mal” (v.7). Se levarmos a Deus e Sua Palavra a sério, odiaremos qualquer pecado em nossas vidas - grande ou pequeno.
E quanto a você? Você está deixando que algum pecado o envolva e o atrase na sua raça cristã? (Heb. 12: 2). Confesse agora, ou depois terá um custo muito maior.
Refletir e orar
O preço do pecado é muito alto,
embora agora possa parecer baixo;
E se a deixarmos sem controle,
Seu poder paralisante crescerá. - Fitzhugh
Arranque a erva do pecado enquanto ele ainda é pequeno. David C. Egner
A envergadura de um livro não se mede jamais pelo gigantismo do seu tema, mas, ao contrário, pela destreza com que seu autor chega a verdades essenciais pelo exame de detalhes concretos...
Quieto
Em leito, sinto
Oh quão frio
Lobo só, sem matilha
Não tema
Está só!
Não reclame, diziam eles
Engula o choro!
Em leito, sentia
Já não mais
Mas, nada!
Frio sou
Não!
Tornei-me
Em leito, sentiria
Na pele
Seleção natural
Quantos lobos
Não entendo
Algo errado
Em leito, sinto
Coração, não mais
Odor pérfido
Não eram lobos
Abutres
Liberdade, enfim?
Quanto mais se conhece a cerca de um assunto, mais se tem a certeza que não conheces o tema estudado.
Tema: Porque ?
Do que adianta
Mostrar o sol, a quem não pode ou não quer ve-lo.
Do que adianta
Fazer sentir a brisa do mar, a quem não a percebe
ou não a quer sentir.
Do que adianta
Levar uma flor, a quem não quer ou não pode
observar a beleza ou abrandar a alma com seu perfume.
Do que adianta
Mostrar as estrelas, a quem não quer ou não pode
mensurar, a pequenez do ser humano mediante o universo.
Do que adianta
Falar e mostrar o amor, a quem não pode ou não é capaz
de senti-lo na alma.
São Paulo escreveu:
- Ainda que eu falasse a língua dos anjos e do homem, sem amor nada eu seria.
Divago então, do que adianta amar, a quem não pode ou não é capaz de amar e ser amado ?
Do que adianta
Ter como princípio de vida a frase:
“O mais importante na vida a aprender, é amar em troca amado ser” .
Se o amor sentido só demonstra ter caminho de ida.
As religiões, filosofias, seitas e grupos que pregam o bem, ensinam:
“É amando que se é amado.”
Mas a vida te prova, que você amará mas não será amado,
Isso se for capaz de amar.
Os dias te provam, que você promoverá o cultivo do amor, porém perceberá que as sementes que você planta, apodrecerão antes de germinar, ou germinarão porém o mundo e seu cotidiano, a sufocarão e matarão, sem dó nem piedade.
Amar-se, é primordial, base de toda vitória no planeta, a vida te ensina isso, e você a duras penas aprende.
Mas tua alma te cobra “amar-se e amar alguém”, você então ama, materializa o sentimento em atitudes, palavras, atos, mas sente-se amando sozinho.
Qual a ciência, comprova e ensina onde está o correto ?
Qual teorema, tese, elementos químicos, podem te ajudar a compreender essa “lógica ilógica”.
As liturgias, literaturas e ensinamentos dos que chamamos e consideramos “com mais experiência”, nos ensina a lutar por este amor “lógico e ilógico”.
Mas os dias te ensinam que isso é correr em um circuito redondo, sem largada e sem chegada, que você estará sempre atrás, e o máximo que conseguirá é alcançar por segundos o amor que corre a sua frente, e estes segundos são tão ínfimos, que muitas vezes nem se pode senti-los ou vivencia-los, pois a vida vai impor que se seja mais veloz, e você ficará para trás novamente, impelido pelo devaneio de amar e ser amado, de dar as mãos a este amor e seguir em frente lado a lado, “sendo isso dentro de você, não um devaneio e sim uma certeza”, correrá mais rápido, utilizará todas as forças do corpo e da alma, para alcança-lo novamente, e novamente por poucos segundos tentar vivencia-lo.
E assim se vai vivendo, se pode-se chamar isso de vida, pois nem o que é vida na realidade sabemos com certeza, então chamemos de existência.
Assim se vai existindo, dia após dia, hora após hora, segundo após segundo, gritando a plenos pulmões aos quatro cantos do universo,” o que desejas de mim ?”, pois se faço o que desejas me deixas na solidão... se não faço condena-me a solidão novamente.
Um pergunta que não cala na alma é, como fazer alguém que não enxerga e não entende o que é ser amada apenas por ser amada, sem outro mais e nem porque, compreender e “apenas” enxergar isso?
Não falo nem em vivenciar, falo apenas em “compreender e enxergar”.
Mas a reposta é sempre a mesma, o silêncio total do universo, de Deus, da natureza ou seja de quem for.
Um silêncio gélido, ferino, mortal, que te joga novamente no turbilhão de sentimentos e sensações que somente ferem mais ainda a alma, ofuscando e apagando paulatinamente os resquícios de Luz que ainda possam existir dentro de você.
Uns chamariam se exposto tais argumentos sentidos e vivenciados no coração e alma de insegurança, fraqueza e até mesmo de bobeira.
Outros , bem outros não sei...
Somente sei o que sinto e penso, não posso escrever sobre o que outros sentem e pensam, pois cada um sabe de si, somente sabemos sobre o que há ou acontece dentro dos outros, quando em sincera conversa se é deixado claro.
Mas de sentimentos verdadeiros, só se fala a quem realmente confiamos, pois é arma certa a ser usada por quem não é verdadeiramente amigo e confiável.
Assim vamos seguindo “em frente”, acho eu, não compreendendo, mas, não se pode “acabar” com tudo, a obrigatoriedade de ficar no planeta vivendo ou sobrevivendo sem um solo firme, composto de verdades imutáveis é imperioso, porém inalcançável.
Passasse por um planeta, por uma existência, em busca não da Pedra Filosofal ou dos Segredos Universais, mas sim em da co-existência ou da vivência, lado a lado em equilíbrio com “aquela” pessoa, que sentimos na alma que nos completa e que a completamos.
Filosofia ? Utopia ? Divagações ? Devaneios ?
Não sei, somente sei, o que tenho dentro de mim, e o que tenho como verdade IMORTAL E IMUTÁVEL.
Creio na busca e no encontro com um outro ser que está neste planeta, e que ao ser encontrado, apenas com seu olhar, saberemos no mesmo instante que a “odisseia”, chegou ao seu fim, que a busca terminou, e assim uma nova existência se iniciará, a busca pelo equilíbrio perfeito, tão desejado, mesmo que passível de ser utópico, possa ser alcançado.
Problemas exitem, existiram e existirão sempre, pois fazem parte da vida no planeta, mas os problemas do mundo, de forma alguma em momento algum poderão afetar, nem mesmo arranhar o sentimento entre essas duas almas que se encontraram.
Pois sentimento é éter, é intocável, e problemas sejam eles quais forem, é mundano, físico, palpável.
Para vencer os problemas do mundo, tendo encontrado esse verdadeiro porém “lógico ilógico” amor, ganhamos mais força, pois não estamos mais lutando sozinhos, temos agora um parceiro ou parceira para vencermos gradativamente os problemas que o mundo nos impõe.
Seja lado a lado nas batalhas do cotidiano, seja no silêncio de um olhar, seja em um abraço forte... não à uma receita universal para o sucesso, o que há, é o “não haver” da solidão da alma.
Romantismo literário ? Divagações de um sonhador ? Bela imagem, porém inviável ?
Chamem do que quiser, para os poucos seres no orbe que tem a coragem de expor sentimentos sem véus, isso é uma certeza.
Para outros que sentem porém não se expõem, um sonho calado, obscurecido pela obrigatória física do planeta.
E para outros... um monte de bobagens, que não levam a nada e não passam de ilusões e falácias.
Como um velho ditado diz:
Somente sei, que não sei.
E assim foi, é ... porém espero que um dia não seja e nem será mais, um dia o sentir apenas por sentir, o amar apenas por amar, vencerá os porquês, poréns e senões... as lógicas, pois amar não tem lógica, não tem porque, nem porém e muito menos senão, AMAR É APENAS, AMAR, SER AMADO É APENAS, SER AMADO, e ponto final.
O resto é apenas resto, não é imutável, etéreo, imensurável, é apenas resto.
Englobando por resto, a luta pela vitória no mundo, social, econômico, financeiro, e chamando tais situações de resto, pois não são transcendentais, são do mundo e aqui ficarão quando nossa existência no planeta findar, porém os sentimentos verdadeiros e acima de todos o VERDADEIRO AMOR, transcenderá a passagem ou se preferir chamar assim... transcenderá a MORTE.
Do planeta nada de leva, como algumas pessoas falam, caixão não tem gavetas e mortalha não tem bolsos.
Termino por aqui, em meio ao turbilhão de pensamentos, sentimentos e dúvidas.
Deixando apenas uma pergunta ao universo:
Porque ?
OS HOMENS DA CAVERNA
Em história, você deve ter estudado o tema "Os Homens da Caverna", expressão que nos trás uma metáfora muito profunda. Ao analisá-la, veremos que uma caverna é desprovida de luz. A luz nos permite sabermos onde pisamos e pode ser compreendida como conhecimento. Portanto, um dos significados da expressão acima é, "Os homens Desprovidos de Conhecimento."
LUIZ CARLOS VIEIRA SIMÕES .'.
Em pleno dia de sol e com jogo de futebol, numa abordagem ao adepto para um eventual tema de conversa, o desinteresse é tal que logo suscita seu iminente afastamento, mais vale ignorar o repto e apanhar um banho de sol.
A linha inferior
Tema a Deus e cumpra Seus mandamentos, pois isso é tudo do homem. - Eclesiastes 12:13
Uma frase que ouvimos com frequência é "a linha de fundo". Ela vem do mundo dos negócios e das finanças, onde se refere ao saldo de caixa ou ativo de uma empresa ou indivíduo. Geralmente, aparece como a linha final da última página de um relatório ou demonstrativo de saldo; portanto, é chamada de "linha de fundo". Indica como você se posiciona no aspecto mais importante do relatório - quanto dinheiro você ganhou ou perdido.
Essas palavras também aparecem em outros aspectos da sociedade. Por exemplo, um treinador pode dizer a seus jogadores que a linha de fundo para seu time é a coluna da vitória mais importante, não acumulando estatísticas pessoais ou impressionando a multidão.
Então, qual é o resultado final para um seguidor de Cristo? O autor de Eclesiastes explicou claramente com estas palavras: “Temam a Deus e cumpram Seus mandamentos, pois isso é tudo do homem. Pois Deus trará toda obra ao juízo ”(12: 13-14). Uma saudável reverência a Deus e fazer o que Ele diz dia após dia é absolutamente essencial na vida cristã.
Vamos confiar em Deus o suficiente para fazer o que Ele diz, por mais difícil que seja. Então, o resultado final de nossas vidas não será a perda, mas o ganho da aprovação de Deus.
Para o cristão, a vida é simples,
tendo apenas um objetivo:
receber a aprovação do Senhor,
fazendo tudo em Seu querido nome. - Chisholm
Obediência é a medida do nosso amor a Deus. David C. Egner
Ele quis dizer o que disse
Não tema, pequeno rebanho. - Lucas 12:32
Uma e outra vez, o Senhor disse ternamente essas palavras tranquilizadoras ao Seu povo: “Não tema.” Contudo, como estamos propensos a viver nossos dias, como cordeiros assustados, com medo e ansiedade.
Por que estamos com medo? Será que vemos Deus como um doador relutante?
Jesus corrigiu ternamente essa distorção quando disse: “Não tema, pequeno rebanho, pois é um prazer de seu Pai dar-lhe o reino” (Lc 12:32). Quando Jesus disse: "Não tema", ele sugeriu que o medo é desnecessário porque podemos confiar nos cuidados de nosso Pai.
Não faz muito tempo, eu estava discutindo várias preocupações pessoais enquanto dirigia meu carro. De repente, as palavras "Não temam!" Invadiram minha mente perturbada. Enquanto meu carro percorria as milhas, a repreensão amorosa de Deus atendeu minhas dúvidas e eu orei: “Senhor, quando você disse: 'Não tema', você realmente quis dizer isso! Você quer que eu o leve a sério, e isso significa confiar na ânsia do Pai em cuidar de mim e de minhas necessidades.
Jesus disse que nosso Pai celestial sabe do que precisamos, e se buscarmos Seu reino primeiro, Suas provisões serão nossas (vs. 30-31). Nós podemos confiar nEle. Ele quis dizer o que disse.
Às vezes, nossos medos podem parecer tão grandes
. Ansiamos por provas de que Deus está próximo;
É então que nosso Pai nos diz:
"Tenha fé, meu filho, e não tenha medo". —DJD
A cura perfeita para o medo é confiar em Deus. Joanie Yoder
Ajustando sua teoria
Tema o Senhor e sirva-o em verdade com todo o seu coração. - 1 Samuel 12:24
Um economista fez esse comentário sobre sua profissão: “Na maioria dos campos, se os fatos não se encaixam na teoria, você encontra uma nova teoria. Mas um economista não faz isso - ele tenta explicar os fatos. ”
Os economistas não são os únicos que às vezes se recusam a mudar de pensamento. Por exemplo, podemos viver de acordo com a teoria de que não temos motivos para ter medo de Deus, embora a Bíblia nos lembre que devemos temê-lo (1 Sam. 12:24; Pro. 1: 7).
A solução para esse problema é ajustar nossa teoria defeituosa para se adequar aos fatos. Devemos admitir que existem razões para ter medo do Senhor e não ter medo dele. Deveríamos ter um medo saudável de Sua vara de correção quando nos recusamos a honrá-lo, obedecer, confiar e amá-Lo. Contudo, não devemos temer o que Ele fará quando admitirmos nossos pecados e aceitarmos Sua oferta de vida, amor e comunhão com Cristo. Não devemos ter medo de acreditar nele, confiar nele e nos apegar a ele. Creio que é isso que Samuel estava tentando ensinar ao povo de Deus na leitura bíblica de hoje.
Em vez de redefinir a palavra medo, devemos ajustar nossas idéias sobre Deus para encaixar Sua revelação de Si mesmo nas Escrituras. E isso inclui um medo reverente, que é "o princípio da sabedoria" (Pv 9:10).
Embora o amor a Deus sempre deva mover
Meu coração para fazer o que é bom e certo,
é prudente temer Seus julgamentos verdadeiros
e ficar admirado com Seu grande poder. —DJD
Quem teme a Deus não tem mais nada a temer. Mart DeHaan
Nós não estamos sozinhos
Não tema, pois aqueles que estão conosco são mais do que aqueles que estão com eles. - 2 Reis 6:16
No metrô de Nova York, dois jovens roubaram um homem bem vestido que parecia estar dormindo em seu assento. De repente, o carro inteiro ganhou vida! A vítima acabou sendo um engodo e os passageiros que saltaram de seus assentos eram policiais. Com a velocidade da luz, convergiram para o jovem casal e fizeram a prisão. Esses policiais eram "invisíveis" a princípio, mas forneciam ampla segurança aos passageiros naquele vagão do metrô.
Temos uma imagem semelhante de proteção em 2 Reis 6. De uma maneira mais dramática do que aconteceu no metrô, o servo de Eliseu viu por que seu mestre podia estar tão confiante diante do que parecia ser um desastre iminente. Lemos que quando “o Senhor abriu os olhos do jovem”, ele viu uma visão incrível (v.17). Deus havia organizado um exército invisível "de cavalos e carros de fogo" por toda parte em Eliseu, pronto para proteger os israelitas do exército sírio.
Como filhos de Deus, podemos confiar que Ele nos defenderá, como fazemos Sua vontade. Mesmo quando a batalha parece grande demais e parece que enfrentamos a derrota, ainda devemos confiar no Senhor. Podemos ser encorajados lembrando a mensagem de Eliseu a seu servo: “Os que estão conosco são mais do que os que estão com eles” (v.16). Nós não estamos sozinhos!
Eu te prometi Minha presença
Com você em todos os lugares que você for;
Eu nunca, nunca vou deixar você
Enquanto você viaja aqui abaixo. -Rosa
Podemos enfrentar situações além de nossas reservas, mas nunca além dos recursos de Deus. Mart DeHaan
Não vá lá!
Tema Aquele que. . . tem poder para lançar no inferno. - Lucas 12: 5
Embora seja uma palavra usada com frequência no idioma inglês, é uma das menos comentadas. É usado como uma exclamação, uma interjeição e um substantivo. Que palavra é essa? Inferno.
Os pesquisadores dizem que a maioria das pessoas que usa a palavra não acredita na existência do inferno. Enquanto 90% dos americanos disseram acreditar no céu, apenas 25% indicaram que acreditam no inferno. Isso porque o inferno não é um lugar agradável. Em seu livro Inferno, Dante descreveu o inferno como um lugar de tormento pelo pecado. Acima do portão, ele imaginou uma placa que dizia: "Abandone a esperança de todos os que entram aqui".
A verdade sobre o inferno é encontrada na Bíblia. Jesus o descreveu como um lago de fogo, que foi preparado para o diabo e seus ajudantes (Mt 25:41). Cristo também falou sobre um homem rico que estava sendo atormentado no inferno e que pediu a um mendigo que esfriasse a língua (Lc. 16: 19-31). O inferno é um lugar onde Deus demonstra sua justiça ao lidar com todos aqueles que se rebelaram contra ele.
Inferno é real. Se você confiou em Cristo, seus pecados são perdoados e você está indo para o céu. Mas se você não acredita em Jesus, está indo para o inferno. É um lugar terrível. Você não quer ir para lá!
Deus é tão santo, tão puro e tão certo
Que o inferno será justiça pelo pecado;
No entanto, o perdão é encontrado pela confiança em Cristo,
e as grandes alegrias do céu começarão. -K. De Haan
Crer no céu sem o inferno é como crer no bem sem o mal. David C. Egner
CORAGEM
Quero ter a coragem de cantar
A música da vez...
Talvez, o tema de nossa vida,
No Karaokê!
Quero ter a coragem de dizer
Juras românticas,
De eternizar declarações de amor,
De pagar mil micos...
De paixão!
Quero ter a coragem de viver
Viver intensamente,
Milhões de aventuras...
Sem fingir e esconder-me
Por um grande amor!
Quero ter a coragem de encarar
As coisas que são certas, a se fazer;
De contar com a sorte,
De esperar a morte...
Nada considerar azar.
De viver e ter que tudo faz parte da vida!
