Viva o Presente Tema o Futuro
Nunca devemos nos esquecer de que o futuro não é nem totalmente nosso, nem totalmente não-nosso, para não sermos obrigados a esperá-lo como se estivesse por vir com toda a certeza, nem nos desesperarmos como se não estivesse por vir jamais.
Alimente sua alma somente com aquilo o que for bom.
Deixe o passado no passado, o futuro no futuro e viva somente o presente.
O agora é exatamente tudo o que temos.
Os erros e acertos servem para nos levar ou afastar daquilo o que almejamos, merecemos e no local onde nos colocamos.
Enquanto isso, viva, experimente, explore.
Antes do café, da relação, da refeição, da vida esfriar...
Talvez, no futuro, vão dizer que a nossa época foi marcada pela preguiça e carência por atenção, além das coisas naturais nos seres humanos
O futuro é nítido; legalizar o erro, e abolir a verdade, assim pervertendo toda justiça em injustiça!
São incertezas de um futuro próximo, ações que geram reações, mas sei lá! O futuro é duvidoso, tudo o que temos é o presente, presente este abençoado e valorizado.
Uma simples atitude muda o amanhã, mas será que vale a pena esperar?
Viver o hoje e ser grato!
O amanhã a Deus pertence.
O que tiver que fazer parte de sua vida, em algum momento encontrará uma maneira de se achegar.
Pensamentos de Islene Souza
Ansiedade é o temor do amanhã, do futuro, que ainda nem está garantido, disponível, para nós. O nosso fôlego de vida se renova a cada dia, que se inicia, segundo a soberana vontade de Deus.
Eu nunca fui o projeto de sucesso de um futuro! Eu conhecia pessoas, lugares e meu ponto de equilíbrio era o mesmo... "A Calmaria"....
A esperança é um sentimento forte,
Que nos faz seguir em frente,
Acreditando em um futuro mais justo,
Que seja mais alegre e envolvente.
Ariano Suassuna, grande poeta,
Ensinou-nos sobre a esperança,
Que ela é um bálsamo para a alma,
E nos ajuda a enfrentar a bonança.
Pois a esperança é uma chama viva,
Que nos aquece em dias frios,
E nos lembra que o amanhã,
Será melhor do que os dias vazios.
Acreditar que o futuro pode ser diferente,
É ter a certeza de que não estamos sós,
E que podemos mudar o mundo,
Com nossas ações e com nossas vozes.
Então, vamos seguir em frente,
Com a esperança a nos guiar,
Pois o amanhã será mais bonito,
E juntos, iremos transformar.
O amanhã é uma incógnita, uma possibilidade, uma promessa. O futuro é algo que está sempre por vir, e por isso é natural que nos perguntemos o que esperar dele. A esperança, por sua vez, é o sentimento que nos impulsiona a seguir em frente, mesmo quando a vida nos apresenta desafios e dificuldades. E é justamente sobre esses temas que Fiódor Dostoiévski, um dos maiores escritores da literatura mundial, nos convida a refletir.
Dostoiévski, em seus romances, nos mostra a complexidade da existência humana, com suas paixões, angústias, desejos e sofrimentos. Em "Os Irmãos Karamazov", por exemplo, o autor nos apresenta a figura de Aliocha, um jovem monge que busca compreender o sentido da vida e do sofrimento humano. Aliocha, apesar de todas as adversidades que encontra em seu caminho, mantém a esperança de que um dia a humanidade possa encontrar a paz e a felicidade.
Mas como podemos ter esperança em um mundo tão caótico e incerto? Dostoiévski nos ensina que a esperança não é uma simples expectativa de que tudo vai dar certo, mas sim um estado de espírito que nos leva a buscar o melhor em nós mesmos e nos outros. É a esperança que nos faz enxergar além das aparências, que nos leva a acreditar no potencial humano e a lutar por um mundo mais justo e fraterno.
Por outro lado, Dostoiévski também nos mostra que a esperança não é um sentimento ingênuo ou passivo, mas sim ativo e corajoso. Em "Crime e Castigo", por exemplo, o autor nos apresenta a figura de Raskólnikov, um jovem estudante que comete um crime por acreditar que está acima das leis morais. Raskólnikov, no entanto, é atormentado pelo remorso e pela culpa, e somente encontra a redenção quando reconhece a importância da esperança e da bondade em sua vida.
Assim, podemos dizer que o que esperar do amanhã é um mundo melhor, mais justo e fraterno. E a esperança é o sentimento que nos leva a trabalhar para tornar essa visão uma realidade. Como disse Dostoiévski: "A esperança é a mais forte e a mais frágil das coisas: forte porque nos leva adiante, frágil porque pode nos fazer desanimar diante das dificuldades". Cabe a cada um de nós manter viva a chama da esperança em nossos corações, para que possamos construir um mundo melhor
