Viniscius de Moraes Mulher Geminiana

Cerca de 27452 frases e pensamentos: Viniscius de Moraes Mulher Geminiana

Minha sorte está lançada
Eu sou, eu sou estrada
Eu sou, eu sou levada
Eu sou, eu sou partida
Contra o grande nada - lá vou eu!
Ao romper da madrugada
O sol no pensamento
E o tempo contra o vento
E a minha voz alçada
Contra o grande nada - lá vou eu!
"Quem vem lá?" Pergunta a solidão
"Sou eu!"
Sou eu que vou porque o meu tempo nasceu

Entre os ecos do infinito
Eu grito, eu mato a solidão
Eu sou meu tempo, eu vou
A ferro e fogo, eu corro
Eu vou, eu canto e grito: amor!
Eu vou, eu vou, eu canto e grito: amor!

Vinicius de Moraes
Letra da música "Meu Tempo", composta por Vinicius de Moraes com Marília Medalha.

Da Solidão

Sequioso de escrever um poema que exprimisse a maior dor do mundo, Poe chegou, por exclusão, à idéia da morte da mulher amada. Nada lhe pareceu mais definitivamente doloroso. Assim nasceu "O corvo": o pássaro agoureiro a repetir ao homem sozinho em sua saudade a pungente litania do "nunca mais".
Será esta a maior das solidões? Realmente, o que pode existir de pior que a impossibilidade de arrancar à morte o ser amado, que fez Orfeu descer aos Infernos em busca de Eurídice e acabou por lhe calar a lira mágica? Distante, separado, prisioneiro, ainda pode aquele que ama alimentar sua paixão com o sentimento de que o objeto amado está vivo. Morto este, só lhe restam dois caminhos: o suicídio, físico ou moral, ou uma fé qualquer. E como tal fé constitui uma possibilidade - que outra coisa é a Divina comédia para Dante senão a morte de Beatriz? - cabe uma consideração também dolorosa: a solidão que a morte da mulher amada deixa não é, porquanto absoluta, a maior solidão.
Qual será maior então? Os grandes momentos de solidão, a de Jó, a de Cristo no Horto, tinham a exaltá-la uma fé. A solidão de Carlitos, naquela incrível imagem em que ele aparece na eterna esquina no final de Luzes da cidade, tinha a justificá-la o sacrifício feito pela mulher amada. Penso com mais frio n'alma na solidão dos últimos dias do pintor Toulouse-Lautrec, em seu leito de moribundo, lúcido, fechado em si mesmo, e no duro olhar de ódio que deitou ao pai, segundos antes de morrer, como a culpá-lo de o ter gerado um monstro. Penso com mais frio n'alma ainda na solidão total dos poucos minutos que terão restado ao poeta Hart Crane, quando, no auge da neurastenia, depois de se ter jogado ao mar, numa viagem de regresso do México para os Estados Unidos, viu sobre si mesmo a imensa noite do oceano imenso à sua volta, e ao longe as luzes do navio que se afastava. O que se terão dito o poeta e a eternidade nesses poucos instantes em que ele, quem sabe banhado de poesia total, boiou a esmo sobre a negra massa líquida, à espera do abandono?
Solidão inenarrável, quem sabe povoada de beleza... Mas será ela, também, a maior solidão? A solidão do poeta Rilke, quando, na alta escarpa sobre o Adriático, ouviu no vento a música do primeiro verso que desencadeou as Elegias de Duino, será ela a maior solidão?
Não, a maior solidão é a do ser que não ama. A maior solidão é a do ser que se ausenta, que se defende, que se fecha, que se recusa a participar da vida humana. A maior solidão é a do homem encerrado em si mesmo, no absoluto de si mesmo, e que não dá a quem pede o que ele pode dar de amor, de amizade, de socorro. O maior solitário é o que tem medo de amar, o que tem medo de ferir e de ferir-se, o ser casto da mulher, do amigo, do povo, do mundo. Esse queima como uma lâmpada triste, cujo reflexo entristece também tudo em torno. Ele é a angústia do mundo que o reflete. Ele é o que se recusa às verdadeiras fontes da emoção, as que são o patrimônio de todos, e, encerrado em seu duro privilégio, semeia pedras do alto da sua fria e desolada torre.

Vinicius de Moraes
Para viver um grande amor. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

O buraco mais fundo a ser pisado é o da disilusão

⁠Verte em Ver-te

Volta
em salto das lindas borboletas
com flores violetas para meus braços
te encontrar
volta,
nas manhãs mais cinzas
no pincel e tinta
preciso ver-te!

verte sem ventre
meu sangue em poesia
afasta o medo, mata a euforia
olhar não tocam, coracao alumia
com um despretensioso
bom dia!
verte em ver-te
um mundo de poesia
que jamais foi
escrita

Nós e as Flores

Flores,
tem tantas curvas e tanta perfeição
mesmo assim sua simplicidade é abundante!

Flores,
vocês me fazem pensar
que o seu valor está no pouco tempo
de vida que tens!

Somos assim também
nós humanos somos simples
mas as vezes nossa vida é cheia de curvas.
O que nos falta é saber
valorizar o pouco tempo que temos nessa Terra!

Cada qual tem as suas renuncias.
E devemos repeitar todas elas.

O dia de hoje jamais voltará!
Mesmo assim deixe suas marcas e boas lembranças.

Olhares trocados

Há tempos que tão te via
Fiz de tudo para te encontrar
No momento que te encontrei
Pensei em te beijar

Por ser tímida
Tenho reputação a preservar.
Dei uma freada nos pensamentos
Fomos conversar

Prestava atenção no que você dizia
Sentados frente a frente
O café quente!

Olhares trocados...
Imaginando o que o outro sentia!

Ciranda, cirandinha, vamos todos cirandar!

Nós dois, que coisa engraçada. Nos damos bem, nos divertimos, damos risadas, muitas risadas e como!. Arrastamos durante a tarde, noite, manhã, pela madrugada – dúvidas, incertezas, desejos e farpas. Quase nos engolimos, quase nos despimos. Aconteceu muito rápido uma clicada, uma conversa, uma curtida, duas curtidas, três curtidas, várias curtidas, risadas - Bozzo?🤡 Consumo desenfreado de palhacitos?🤪🤪🤪, brincadeiras, duas pessoas. Talvez uma paixão? Ou seria o amor batendo a porta sorrateiramente?
Estou aqui assistindo a comédia da vida; meu espírito se alimenta de risadas e com humor e alegria infinita. Talvez o meu?, Talvez o seu? Não é pra te convencer!
Tudo isso chacoalha meu ser, liberando adrenalina de felicidade e isso é a mais pura verdade!
A vida é uma eterna ciranda cirandinha. - Brincadeira de criança, como é bom! como é bom!🎶🎵Canta o grupo Molejo! "Em GRACIANO (Shakespeare); O de bobo farei. Que entre folguedos e risadas as velhas rugas cheguem. Celebrar a vida e o amor é falar sobre o passado, presente e futuro ao mesmo tempo. Celebrar a vida é dar muitas gargalhadas, chorar de rir, se emocionar como nunca, é resgatar e recordar com muita saudade todos os bons e maus momentos...amar principalmente em toda sua plenitude.
Morremos um pouco todos os dias nesta ciranda da vida, e todos os dias devemos procurar um final feliz antes de partir."🙏

Querer, gostar e amar. Vida dupla

Como diria o célebre personagem do pica-pau em um de seus desenhos: “ e lá vamos nós!”. Pois então! As pessoas vivem em uma luta constante em busca de algo, coisa ou alguém, e é sobre este último que irei dissertar. Alguém! Qual o verdadeiro significado de alguém, ou da palavra alguém na vida de outra pessoa? Vivemos alucinadamente em busca deste alguém a todo instante, e às vezes se quer perguntamos o que de fato nos impulsiona para esta busca. Muitas vezes, já temos este alguém ao nosso lado, mas por ironia do destino ou por “ tudo que acontece já está definitivamente traçado “ em nossas vidas, acabamos nos envolvendo simultaneamente com outra pessoa, e aí meus amigos, temos um dilema! Amantes! Não como aquele no qual o grande cantor Roberto Carlos cita em uma de suas músicas “ eu sou aquele amante a moda antiga🎶🎶🎶...
O fato é de que ao se envolver com uma segunda pessoa, as coisas parecem ganharem vida, sabor, força, o coração bate mais forte do que nunca! O brilho no olhar se intensifica, “olho de gato! “ Uma centelha da vida se acende! Não estou aqui é nem quero fazer apologia à traição não! Muito pelo contrário, ajudar a entender o que acontece...Ninguém se quer está livre deste fato! Muitos irão dizer: ele(a) não tem caráter!!!! Será? Será que não ter caráter é somente isso? Porque o querer, gostar e amar outra pessoa estando com outra é tão errado? Em sociedades mais primitivas, ter mais de duas pessoas em um relacionamento é muito normal! Então? Aonde está o erro? Vivemos em uma sociedade hipócrita, egoísta e miserável de verdadeiros sentimentos e ideais!
Muitos são os preconceitos! Tudo é “CULTURAL”
O meio influência as pessoas, mas não manda em seus corações e pensamentos. O certo e o errado não existem de fato! São pontos de vista! E cada indivíduo possuem o seu de forma individual ou compactua de uma coletividade.
Em Corinthianos II está: “O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.”
🙏

Se aspiramos a paz só temos um caminho a procurar:a ordem

Restringir o luxo e as coisas supérfluas são exigências do nosso cristianismo.

Esquecer-se um pouco de si,para melhor pensar nos outros

O poeta aprendiz

Ele era um menino
Valente e caprino
Um pequeno infante
Sadio e grimpante.
Anos tinha dez
E asinhas nos pés
Com chumbo e bodoque
Era plic e ploc.
O olhar verde-gaio
Parecia um raio
Para tangerina
Pião ou menina.
Seu corpo moreno
Vivia correndo
Pulava no escuro
Não importa que muro
E caía exato
Como cai um gato.
No diabolô
Que bom jogador
Bilboquê então
Era plim e plão.
Saltava de anjo
Melhor que marmanjo
E dava o mergulho
Sem fazer barulho.
No fundo do mar
Sabia encontrar
Estrelas, ouriços
E até deixa-dissos.
Às vezes nadava
Um mundo de água
E não era menino
Por nada mofino
Sendo que uma vez
Embolou com três.
Sua coleção
De achados do chão
Abundava em conchas
Botões, coisas tronchas
Seixos, caramujos
Marulhantes, cujos
Colocava ao ouvido
Com ar entendido
Rolhas, espoletas
E malacachetas
Cacos coloridos
E bolas de vidro
E dez pelo menos
Camisas-de-vênus.
Em gude de bilha
Era maravilha
E em bola de meia
Jogando de meia –
Direita ou de ponta
Passava da conta
De tanto driblar.
Amava era amar.
Amava sua ama
Nos jogos de cama
Amava as criadas
Varrendo as escadas
Amava as gurias
Da rua, vadias
Amava suas primas
Levadas e opimas
Amava suas tias
De peles macias
Amava as artistas
Das cine-revistas
Amava a mulher
A mais não poder.
Por isso fazia
Seu grão de poesia
E achava bonita
A palavra escrita.
Por isso sofria.
Da melancolia
De sonhar o poeta
Que quem sabe um dia
Poderia ser.


Montevidéu, 02.11.1958
in Para viver um grande amor (crônicas e poemas)
in Poesia completa e prosa: "A lua de Montevidéu"
in Poesia completa e prosa: "Cancioneiro"

Faccia di pietra

Fiori della pré-storica disdetta
ad occhi e brace, incognita feroce :
perchè‚ acceso nell mezzo del´ camin , siamo presto ,
lato della strada d´evasione, lontana; niente di loro medio.?

Perchè‚ questo abisso, roccia triste e senza voce,
ebbe il comportamento di torneo?
" sia masticato alcuno buono !
Io voglio vedere soffrire, senza essere la bestia! "

La vita umana segue tra fardello di lupi
(api sono instancabile di lavorare
quello fare non assentire in il faccia felice. );

vuoi apena comperare, carta di miglia ,
gioiello fragile, poker senza carte da giuco,
scacchi vittoria perdita attore attrice

23 de Novembro 2008

Sei que faz um bom tempo que não deixo meus pensamentos aqui, mas é que sempre quando eu vou deixar um pensamento o site da erro, mais agora eu ja sei como controlalo, haha.
Bom fui no dermatologista eli disse que era uma micose me receito umas pomadas paras as manchas e para minhas bolinhas no braço, ta resolvendo muito bem até agora.
Meus treinos tão indo bem, e eu estou e aprimorando mais ainda no violão, não ta grande coisa mais eu to indo bem até, deu bastante diferença no treino minhas bolas então encaixando agora, da pra sentir que to melhor e não sou só eu a Mara ta indo muitu bem um dia vai ta melhor que eu, haha.
O Edu ta virando um bom amigo como eu pedi na minha pulseira da Nossa Senhora Aparecida, aquela que fazemos 3 pedidos, a genti conversa bastante, minhas amigas falam que eu to gostando deli, mais não tem nada a ve, é a mais pura amizade, da minha parte pelomenus eu acho. Hoje conversamos qué dizer todos os dias conversamos, mais acho que nõ vamos nos fala tanto agora o pc eli queimo, hahahahahahahahahahahahahahaha, coitado, eli falo que vai arrumar amanha tomara que não seja nada.
Essa semana ta sendo muitu dificil, ta chovendo muitu no Pr e Sc, e alagando muitas cidades, mais é só uma fase, da qui uns dias tudu vai melhorar.

...É que os momentos felizes tinham deixados raízes do seu penar!

09 de Dezembro 2008

Hoje foi um dia MARAVILHOSO, aquele que eu falei o Du, então hoje eu fiquei com eli, hahahahahahahahahahahahaha,
foi assim. Eli tinha pedido pra ficar comigo no msn, ai eu falei pra genti ir com calma, nós tinhamos marcados de ir a praia, mais naquele dia não deu muito certo, então desmarcamos o que foi chato por que eu fiquei o dia todo em casa sem fazer nada. Nos vemos hoje no treino, foi bem engraçado mas foi legal, tinhamos marcados de sair hoje pelas 2 horas da tarde, a genti ia se encontra na praia. Eu cheguei um pouquinho mais cedo, por que tinha vindo de ônibus, ai fiquei olhando o mar ou mechendo no meu celular, ai eu avistei eli, tinha me dstraido tanto que eli ja tava bem perto, haha. Eli mi deu um "Oi" e um beijo no rosto eu achei meio estranho o beijo no rosto, não estranho da parte deli, da minha parte, acho que foi por que nunca tinha chegado tão perto deli e então deve ter sido isso mesmo.
Fomos até o Cristo, subimos e fomos para um lugar aonde dá pra ver as pedras e o mar, ficamos conversando por 1 hora, até que não teve mais assunto, haha, eli me pergunto "e ai jana e agora" ai eu só dava risada, tava até um pouquinho nervosa, ai eli fico meio sem jeito de me pergunta uma coisa ai eu fazendo cócegas deli "a ta com vergonha" ai eli "a eu so timido" "mais timido que você" ai eu "aa eu so sim hahhahahha" e sempre dando risada ai eli meio sem jeito pergunto "posso te dar um beijo?" ai eu como não sou boba disse qe simm, e ai ficamos.
Uma grande história de comédia com um pouco de amor hahahahaha, deu tudo certo eli até falou que eu beijo bem o que concerteza me decho sem jeito, foi bom o dia euacho que nunca tinha me sentido tão a vontade com uma pessoa assim.
Eu não quero uma coisa séria, mais tambem não quero magoar ninguem o que as vezes me deicha preocupada!!!

"Amor que não resiste ao tempo nem distância não é perfeito e nem tem nenhum valor! Onde existir amor terá de haver constância, pois a constância é a prova autentica do amor!"

"Saudades é ter palpebras cerradas sem olhar as belezas de presente!Sem ter asas,viver em revoadas a recordar alguém que vive ausente!