Vida Intelectual
Tudo na vida vale como experiência por isso nunca se arrependa do que fez. Se valeu a pena ou não... valeu a experiência.
É que eu amo demais...
Era uma vez a minha vida, sem graça e meio batidinha. Uma menina coadjuvante em sua própria história, os contos eram sempre os mesmos. Faltava ação, faltava paz, faltava; sobretudo amor. O que a falta de amor, não faz a uma mulher? (me denomino assim, porque a palavra ‘mulher’ exprime uma feminilidade incrível; entretanto sei bem que não passo de uma menina, e sinceramente não acho isso dispensável).
Uma mulher carente fica frágil, suscetível as maiores crises, com mania de implicância – tudo fora do lugar... Vaidade passa de um critério supérfluo á obsessão, com a rapidez com que a falta de amor destroça um coração saudável. Beleza sempre parece essencial para galgar um amor, principalmente nas horas que é de um amor que se sente falta. Tudo que está ausente é exatamente o necessário para o bendito amor aparecer.
Embora eu tivesse um amor, não era o amor- amor, entende? Eu ia levando uma relação morna SOZINHA há alguns anos. Assumo envergonhada: eu sofria de acomodação, eu me contentava em amar pela metade. (Isso é lamentável em todo seu feitio). Amar pela metade me fazia desprezível e era bem assim que eu enxergava a maioria das coisas lindas dessa vida, com desprezo.
Hesitei muitas vezes em ser feliz, em abandonar a estabilidade de uma vida amorosa medíocre, que me fazia medíocre. Imaginem só, a menina intensa em tudo que faz, amando pela metade, fracassando e achando isso natural. Fracassar é natural, mas achar que vai fracassar para sempre é um erro. Achar que o amor chegou ao topo, é outro erro, um erro de grandeza maior, inclusive. O amor nunca chega ao topo, o amor sempre pode crescer, pode crescer porque eu ainda acredito na melhora das pessoas. Mas eu era uma pessoa que não melhorava, por isso o amor não crescia. Eu queria mesmo era que o relacionamento acabasse sem minha intervenção. Calma aí, como eu seria protagonista de uma história que o destino tomava todas as decisões? Hein?
Por sorte, o destino se encarregou de me deixar BEM abusada, porque não é só o excesso que causa abuso, a falta também tem esse poder, até mesmo porque eu tinha excesso de falta. Justamente isso! Não importa, só sei que a felicidade fez ‘ding-dong’ na minha campainha e eu abri. Abri de alma lavada, de coração livre, querendo urgentemente amar, abri a porta e lá estava alguém muito especial. Ele me encontrou e eu o encontrei, sem meios e fins [esse encontro, nós dois, esse amor – essa era a música da época], e de repente tudo fazia mais sentido. Como a vida era linda naqueles tempos...! Eu tinha minha própria história de amor, tudo se encaixava perfeitamente.
MAS “todo grande amor só é bem grande, se for triste...” Nesse sentido, eu sofri, mas fui muito feliz, feliz como nunca havia sido até então (com alguém). Nesse encontro eu descobri o real sentido da palavra “perda”, soube como acontece o temido “ir atrás” e ainda reconheci o significado maior da expressão “CRESÇA!”. Enfrentei “olhares invejosos”, “intrigas”... “receios”. Eu abusei da coragem, fui covarde quando necessário e até me deixei ficar vulnerável – Não é exatamente isso que o amor exige? Eu fui com tudo e sem nenhum arrependimento.
E quando “crescer” tornou-se requisito essencial para o prolongamento daquele amor: Eu cresci! Cresci porque era necessário, mas tomei apreço e cheguei a um estágio superior, desproporcionalmente maior do que aquele romance exigia. Ficar junto é complicado, ou se está junto, ou não está (e felizmente, eu sou leal demais para estar junto sem estar). A essa altura de amadurecimento, eu não suportaria levar outro namoro sozinha, não depois de saber como o amor acontece, não com tantas lembranças boas na cabeça na iminência de virarem aversão. Sai sofrida, mas ocupando o papel de protagonista da minha própria história, a sensação de arrependimento podia acontecer, mas em razão do atrevimento, não mais por acomodação, isso por si só já me fazia alguém tão melhor.
“amor é coisa de ir, mas também é coisa de voltar...” Eu fui! Dessa vez não vieram carências, nem crises, nem manias de implicância, veio reconhecimento, uma coisa que eu buscava há muito. É difícil olhar no espelho e não saber quem é você, porque “ser você” se confunde com “estar com alguém” – Eu era Nina, mais do que nunca, sem traumas e concussões, totalmente em paz com a pessoa que eu havia me tornado. Não falo de “bola cheia”, nem de “auto-estima dando piruetas no céu”, falo de autoconhecimento. Eu que conheci o amor querendo “urgentemente amar”, porque temia que meu coração secasse (que tola!). Percebi que amor nunca vai me faltar... Se faltar, antes que meu coração seque, eu já morri sufocada. Amar, para mim, é algo embutido, indissolúvel.
Eu amo naturalmente, tal qual respirar... Amo a minha nova forma de encarar o amor. O amor me modifica e eu modifico a forma como ele opera na minha vida. Dessa vez, imagino tudo muito livre, tudo com muita calma. Nada mais de desesperadamente tomar posse, não sou mais a mesma de alguns seis meses atrás, essa nova Nina aprendeu que amar é coisa séria, que sentimento prende mais que qualquer outra coisa e que transparência conquista.
Se antes, deixar o destino agir por conta própria me fez perder tempo e me afastou do tão sonhado cargo de protagonista. Hoje, novamente, deixo que ele tome conta de mim, não que eu não saiba para aonde ir e não interfira incisivamente, mas é que ele tem sido tão meu amigo, tão parceiro – digo: agimos em conjunto. Na MINHA história tem Nina, tem destino, floresta, seres encantados, fada madrinha, bruxa má (ECA!), esquilinhos do castelo, cisnes e príncipe. Ta, falta o felizes para sempre, eu sei... Mas quer saber? Eu tenho amor, 19 anos e uma vida inteira pela frente. “Felizes para Sempre” é um Adeus, é a última página do livro sendo lida, é a última cena da novela. Vou amar interminavelmente, estou amando e logo logo não serei a mesma.
[ESPERAAA] Fiz uma ligação: Se amar me transforma e eu amo sempre, é justamente por isso que eu não costumo ser constante. E a galera falando em bipolaridade... “É que eu amo demais, gente”... “É que eu amo demais...”
O livre arbítrio é a coisa mais maravilhosa que temos na vida. Cada um é responsável pelos seus atos e colhe seus frutos.. Alguns pro mal outros para o bem, mas isso é uma questão de escolha..
Uma vida só tem sentido quando nós colocamos sentido nela, ou entao ela vai virar uma coisa tão ruim que você vai desejar uma outra vida, ou pior ainda, vai desefar nunca ter nascido
Raros são aqueles que conseguem romper as máscaras sobrepostas à face ao longo da vida e - dos umbrais da própria consciência - contemplar desapegadamente as dores e os amores acondicionados em essência, transmutando-os num benefício maior.
Eu não posso florescer se não tiver uma raiz plantada. Se não puder me alimentar da força da vida. Não sei onde nasce, para onde vai esse rio que a todos carrega. Às vezes fecho os olhos e vários quadros pintam-se à minha vista. Aquarelas que representam o que fui e o que quis ser: o sol iluminando caminhos, sorriso revelando intenções.
Não vou me enganar. As palavras, trancadas, prendem-me a idéias, riscos.Vou querer descobrir o outro lado: entregar-me ao frio e ao escuro para, então, renascer luz.
Saiba sorrir para a vida a fin d q seja a sua própria alegria d viver
A partir daí a felicidad stará prmanentmnt ao seu lado...
Existn momntos na vida, en q as palavras prdn o sentido
ou parecn inúteis.. e, por mais q a gnt pnse numa forma d empregá-las
elas parecem não servir.. ntão a gnt não diz..
apnas sente..
!!SE SENTIR SAUDADES
ME CHAMA PARA VOLTAR
EU VOU EMBORA DE SUA VIDA
MAS, SEI QUE UM DIA
JUNTOS IREMOS ESTAR...
LEVO COMIGO,
BELAS LEMBRANÇAS
DAS NOITES LINDAS
AS ESTRELAS NO CÉU BRILHANDO
E NA BRISA SUAVE DA AURORA
TÚ FOSTE EM MINHA VIDA
Á FLOR DA ESSÊNCIA RARA
AS LAGRIMAS MEU ROSTO MOLHAVA
A TRISTEZA ME ATORMENTAVA
E NESTE CORAÇÃO FRÁGL E SONHADOR
TÚ DEIXASTE UM VAZIO IMENSO
AGONIZANTE DE DOR
NA HORA DE MINHA PARTIDA
NÃO QUERO VER VOCE CHORAR
VOCE É AINDA A MINHA FANTASIA
QUE ILUMINA MEU OLHAR...
A vida me ensinou que nem tudo é o que parece, que nem tudo é do jeito que queremos, que às vezes amamos e não somos correspondidos, que não adianta correr atrás de certas coisas, que nem sempre devemos ouvir nosso coração, que nem tudo é pra sempre que quando se perde a confiança, se perde tudo, que uma amizade verdadeira nunca acaba, que ao perder um amigo parte de nós se perde também. Aprendi que devemos estar sempre tentando, por mais difícil que seja, pois só assim chegaremos a algum lugar.
A vida é como uma viagem, onde vivemos de caronas;
muitos passam e nos cumprimentam, mas depois vão embora,
outros param, conversam, mas seguem sem nós, alguns nos oferecem carona, mas aí somos nós que não a aceitamos, alguns nos querem levar, e nós deixamos, mas antes que chegue o destino, seguem por outro caminho, e estamos novamente sós, poucos nos dão carona até o fim de nossa viagem, mas aqueles que realmente importam estavam seguindo a pé conosco desde o começo!
Olhar pra traz poder ser uma boa soluçao
Para vencermos na vida, temos que olhar pra tras, olhar para onde caímos, em que falhamos,observar e analizar tudo o que fizemos e pq aquilo nao pode ser evitado...
Olhando para o passado, poderemos errar menos no presente, pq nao repitimos os nossos antigos erros...
Os erros e fracassos da vida nos fortacele, e guia-nos a muitas conquistas!!!
na vida há momentos os TRISTES e os FELIZES!!!!
Os tristes parecem durar uma eternidade!!!
Já os felizes alguns segundos....
Mas lembre-se tem coisas que não duram para sempre mais duram oi bastante pra se tornar inesqueível!!!
A vida e o tempo
Diante dos meus olhos, vejo o tempo passar cruelmente sem piedade. E quando percebo, o dia já foi e a noite chega fria e silenciosa, me mostrando que a vida é agora. Bem em frente ao espelho, ele: O tempo. Ali, me dizendo cara a cara que o relógio realmente está correndo. E como passa rápido! Tão rápido que não dá tempo de levar com ele as amarguras, as tristezas. Dores que chegam e que vão nos deixando num emaranhado de dúvidas , como se nada fôssemos, como se nada sonhássemos.
Mas ora! A vida é tão boa, porque a tristeza? Pensamos no que somos, no que poderíamos ser ou ter sido. Na verdade é que pensamos demais!
O que fazer com nossa bondade? Com nosso caráter e com tantas outras qualidades que possuímos? O que fazer com tanto amor diante da morte? Ela que vem sem avisar, que cancela nossos sonhos, que nos leva de repente para outro lugar sem nos deixar opção alguma. A idéia da morte nos assusta e não compreendemos porque não ter fim só o mal. A verdade é que tudo tem um fim e vivemos neste eterno conflito do que é, do que já foi e do que virá.
Ah, quem eu tenho para me ajudar a compreender o ciclo da vida?
Não penses que sou louca. Louca eu sou pela vida, mas ela teima em se mostrar imperfeita, porque ela realmente é.
Eu viajaria pelos mares mais distantes, se preciso fosse, e tentaria buscar um cantinho onde eu ficasse e a morte não me encontrasse. Que loucura! Que loucura! Não precisaria de mais nada se eu tivesse a ti para me dizer que serei eterna, só me bastaria uma ilusão, um abraço, um beijo encantado...
Quantas vezes eu sonharei antes da minha morte? Quantos beijos eu deixarei de dar e quantas paixões ainda sufocarei?
Não, não tente compreender a vida, apenas a viva! Sejamos fogo e água para que não percamos a lucidez.
Vamos acordar todos os dias cientes do tempo que não pára e nada faremos?
Assim é mesmo a vida, porque assim somos nós, que somos consequência de nós mesmos.
Tristeza (acróstico)
Tudo que nessa vida passo
Represento como laço
Indiferença a esse fato
Só me ata mais e mais
Tira-me essas cordas
Emaranhadas, enlouquecidas
Zelosamente atadas
As ilusões dessa vida
Um dia você aprende que a vida é feita de escolhas. Em algumas delas você ganha, em outras você perde, mas em todas você aprende. Aprende que a cada escolha existe um novo caminho, novos sorrisos, novos amigos, novos amores e até mesmo novas tristezas. Aprende que a cada escolha há uma perda, e que por menor que ela seja, dói. Aprende que, com essas escolhas, podemos deixar triste a pessoa que mais queremos feliz. Aprende que a cada caminho seguido, coisas ficam para trás, só nunca sabemos que coisas são essas. Aprende que cada lágrima que cai significa o ressurgimento de um novo sorriso. E quando você aprender tudo isso, você aprende a viver!
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Frases da vida para transformar os seus dias ✨
- 67 frases para pessoas especiais que iluminam a vida
- Charles Chaplin sobre a Vida
- Frases de efeito que vão te fazer olhar para a vida de um novo jeito
- Charles Chaplin Poemas sobre a Vida
- Frases sobre a morte que ajudam a valorizar a vida ✨
- Sobre a vida: frases que capturam a essência de viver