Vício
Quando o ENTRENIMENTO se transforma em DEPENDÊNCIA
Psicólogos alertam que o vício em redes sociais e entretenimento digital pode levar a um isolamento social, afetando negativamente as relações interpessoais. O uso excessivo dessas plataformas muitas vezes substitui experiências reais por virtuais, o que pode resultar em sentimentos de solidão e ansiedade . Além disso, a constante necessidade de estar conectado pode causar estresse e diminuir a sensação de felicidade, impactando na qualidade de vida de maneira geral.
Esse mal não é exclusividade dos jovens e acomete muitos casais adultos, gerando conflitos e separações. Assim como na dependência por psicotrópicos, o dependente não reconhece seu vício e continua frequentando os meios sociais e religiosos sem se dar conta do afastamento que está gerando nas pessoas à sua volta.
O vício não é uma escolha nem fundamentalmente uma doença. Ele se origina de uma tentativa desesperada do ser humano de resolver um problema: o problema do sofrimento emocional, do estresse avassalador, da perda de conexões, da perda de controle, de um desconforto profundo consigo mesmo. Em resumo, é uma tentativa malfadada de solucionar o problema da dor humana.
A leitura
é o único vício cujas sequelas são
o conhecimento e a liberdade.
Um indivíduo que lê jamais se deixa escravizar,
pois, ainda que por alguma razão a vida lhe imponha o cárcere físico,
seu espírito será livre para ir aonde quiser.
É interesse dos tiranos reduzir as pessoas à ignorância e ao vício. A tirania não pode sobreviver onde a virtude e o conhecimento prevalecem.
A luta pela boa forma é uma compulsão que logo se transforma em vício.
Caimos no vício de chamar as coisas que temos que resolver de problemas, quando na verdade expressam o que apenas não sabemos lidar ainda.
Perdoe esse meu vício de linguagem,
Minha língua,
Sempre interrompendo a sua.
Sem meias palavras,
Te ganhando no beijo.
"O prazer fugaz do vício destrói a vontade de viver. Torna a pessoa vulnerável às doenças psicossomáticas e aos transtornos emocionais. Para vencer o vício, é preciso ter muita força de vontade, determinação, fé em Deus e esperança de resgatar o amor pela vida ".
"Não é sorte, é vício e disciplina. Sou inquebrável porque sou viciado em vencer a dor e o desconforto, um gole de café puro todas as manhã é o primeiro desconforto vencido."
Jung diz"Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta", segundo ele o vício seja lá qual for é o momento a sós que tem com ''Deus'', seu divino te fazendo mergulhar dentro de si.
Entranhando na sua carne, sua consciência de quem és e até onde vais chegar.
Conhecer-te até nas mais profundas águas do fundo do seu poço... se depara com seu poço, limpe- o e volte a superficie mais sábio de si e curado das dores.
Sabendo agora até onde pôde ir, também escolhendo ficar ou ir embora, agora tens o controle do seu destino.
Já aprendeu a ser o suporte mais certo das pessoas que ainda caminham nessa jornada dura e só.
Sê luz no caminho do outro!
