Vestido de Noiva de Nelson Rodrigues
Essa liberdade é a mesma que dá igualdade de direitos ao milionário e ao mendigo de dormir debaixo das pontes. Mas o milionário prefere dormir em outro lugar e dispensa essa liberdade, que lhe é concedida tão graciosamente.
A FÚRIA DE CALIBÃ - pág. 192"
Eu não era, não sou, jamais serei neutro, nem permaneci, ou permanecerei, acima das lutas, nem aceito a concepção abstrata de liberdade, mas a concepção historicamente condicionada, aquela que a define como a consciência da necessidade.
A FÚRIA DE CALIBÃ - pág. 192
...quando se estabelece condições de igualdade para coisas desiguais, sempre se está privilegiando o mais forte"
A FÚRIA DE CALIBÃ, pág. 173
Nós começamos, na verdade, a morrer quando perdemos aqueles a quem amamos"
A FÚRIA DE CALIBÃ, pág. 193
Nas revistas universitárias, as deficiências eram tão lamentáveis que faziam "pensar serem os trabalhos apresentados redigidos por estudantes que mal terminaram o curso médio"
A FÚRIA DE CALIBÃ - Pág. 206
Isso repousa na crença no poder normativo da inteligência, e esse poder é uma ilusão. Decorre, aliás, da tradição aristocrática da cultura, que supõe deverem os não-cultos submeter-se, naturalmente, ao governo tutelar dos cultos, para que a sociedade seja harmônica - A OFENSIVA REACIONÁRIA
José Pedro Costa cometera o crime gravíssimo de ser meu amigo; alguns amigos, e até alguns parentes meus, pagaram por isso. E o fato representa amostra mínima e isolada de imundice política que dominava agora.
Você tem um amigo(a) que passapor um momento difícil. Você pensa numa forma de ajudá-lo(a). Encontra uma e, ao comunicar-lhe,você diz ou faz algo errado não intencionalmente. Ele(a) se decepciona com você e o(a) despreza.
Pergunto: Qual é nota alegre dessa situação? Tem? Sim! Está na Bíblia, em Sl 139:1-4:
"1. O Senhor me examina e conhece todas as coisas a meu respeito.
2. Sabe quando me sento ouquando me levanto. Conhece delonge cada um dos meus pensamentos. 3. Examina cuidadosamente todos os meus passos eobserva com atenção o meu sono;sim, conhece muito bem tudo o que eu faço. 4. O Senhor sabe tudo o que euvou dizer antes de a palavra ser formada em minhaboca" (NBV-P).
O Império representava a escravidão, o direito de voto somente para alguns, o alijamento de forças ponderáveis da nação do poder político...Não por mera coincidência a Abolição ocorreu em 1888 e a República em 1889...Não por acaso a candidatura de Deodoro ao Senado, em 1887, pela província do Rio de Janeiro, apoiada e sustentada por abolicionistas e republicanos é omitida.
HISTÓRIA NOVA DO BRASIL, Vol. 4, pág. 52 (Brasiliense)
De Varsóvia, Maurício Martins de Melo me pedia um dossier sobre cultura popular, que minha filha Olga havia organizado, em anos distantes, e lhe prometera. Poderia remeter-lhe esse dossier ou, que seria melhor, levá-lo, para conversarmos? Não era possível, evidentemente"
A FÚRIA DE CALIBÃ, pág. 233
Pedro Celso, de Varsóvia, em julho ... anotava, de passagem, que "o comportamento da esquerda francesa foi lamentável e que ela era "bastante responsável por sua fragorosa derrota eleitoral". Como esquerda passou a definir áreas muito vagas e heterogêneas, eu não sabia se estava de acordo ou não com a observação de Pedro Celso"
A FÚRIA DE CALIBÃ, pág. 233
Foi em julho, ainda, que ministrei, a convite do Diretório Acadêmico da Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro, um curso rápido sobre a realidade brasileira. Entre o fechamento do ISEB e os dias em que escrevo estas linhas, foi a única vez que ministrei um curso a estudantes, ou a quaisquer pessoas. Era confortador fazê-lo, mas logo isso se tornou também impossível. O presidente do Diretório Acadêmico que me convidou está hoje exilado no Chile"
A FÚRIA DE CALIBÃ, pág. 234
Qualquer organização cultural não controlada pela ditadura era qualificada como subversiva
A FÚRIA DE CALIBÃ, pág. 235
Não espanta, por isso, que tenha a ação do padre Helder despertado ódios e provocado revides desesperados; não faltaram a tal ação os paradoxais aplausos definidos nas injúrias de pessoas e forças que detestam a mudança e entram em pânico quando ela se anuncia. Há adversários que definem e valorizam o que fazemos; seu aplauso é que seria injurioso ou comprometor. Assim acontece com os que visam as posições assumidas pelo padre Hélder
A FÚRIA DE CALIBÃ, pág. 236
Penso que devemos continuar discutindo, na medida do possível e aproveitando todas as oportunidades, esses e outros problemas ou contradições ou antagonismos. Pouco a pouco, e na medida em que se reconquiste a liberdade, as discussões se ampliarão e ganharão conteúdo e nível mais alto...temos compromisso com o futuro. O lixo será removido, sem a menor dúvida
HISTÓRIA E MATERIALISMO HISTÓRICO NO BRASIL, pág. 99
...Neles , entretanto, é fácil distinguir a divergência da maledicência, da malevolência...Quando essa animosidade..., por trás da pretensa crítica, se escora em divergência ideológica e com ela se disfarça, o caso entrra para a sombria faixa das pequenas infâmias que - destacadamente, em épocas de tirania e de obscurantismo - marcam as criaturas frustradas, covardes e sujas...essas mazelas, que definem ações dos marginais da atividade intelectual...Ninguém pode caminhar pelos tortuosos caminhos de uma atividade feita para o público sem arriscar a receber uma mordida de um cão raivoso, ou uma pedrada insólita de um esquizofrênico, ou o bote traiçoeiro de serpente se pisou inadvertidamente"
A FÚRIA DE CALIBÃ, pág. 247
Ninguém pode caminhar pelos tortuosos caminhos de uma atividade feita para o público sem arriscar a receber uma mordida de um cão raivoso, ou uma pedrada insólita de um esquizofrênico, ou o bote traiçoeiro de serpente se pisou inadvertidamente
A FÚRIA DE CALIBÃ, pág. 247
O mergulho nas trevas forja o caráter da gente. Não é das coisas mais agradáveis, mas intensifica nossa humanidade.
Em muitos casos o dia da mentira não é 01 de abril. É 01 de janeiro, quando as pessoas desenham seus sonhos e fazem promessas mas não executam e consequentemente não geram resultados.
Geralmente falta: foco, prioridades, plano de ação e compromisso.
Nossas mentalidades moldam nossas decisões.
Nossas decisões moldam nossas ações.
Nossas ações moldam nossos resultados.
