Versos Sobre as Árvores
Se fosses uma árvore, diria: Perca folhas, até alguns galhos, mas não permita que te cortem as raízes, desta forma morrerias. Humano és, portanto digo-te: O vento removerá de ti colegas, levará para longe a conhecidos, mas não permita jamais que afaste de ti os velhos amigos, pois perderás tua identidade!
O mal deve ser cortado enquanto se pode arrancar a raiz. Depois de ser uma grande árvore fica difícil.
Triste estava aquele velho homem pensando ter estado a vida inteira regando aquela árvore esperando que desse frutos ou flores e, ela nunca floriu ou brotou. Passou a vida inteira ao lado dela, na sua refrescante sombra e não notou.
Quando minha mãe se foi para outra dimensão, fiquei como uma árvore seca e pálida, sem frutos e flores... Depois de dois anos voltei a ter alguns “ramos”, hoje sobrevivo da orquídea que ela mesma plantou! Orquídeas, falam sim!
A humanidade é uma árvore que sustenta a sociedade, sem frutos não há progresso, sem folhas não há condições de renovação, sem galhos não há individualismo compartilhado com a coletividade, sem tronco não há estrutura para viver e sem raiz não há vida.
