Versos para uma Pessoa Especial

Cerca de 43264 versos para uma Pessoa Especial

Pensar incomoda como andar à chuva.

Fernando Pessoa
Poemas de Alberto Caeiro. Lisboa: Ática, 1946.

Nota: Trecho do poema O guardador de rebanhos, de Fernando Pessoa.

...Mais

Quem não engana a si mesmo, não se conhece verdadeiramente⁠

⁠"A impossibilidade de finalmente entendê-la, e saber o que falar pra ela na hora exata, o que não falar, é tudo muito improvável, muito acidental, ela é meio desastrada, cá entre nós, ela tem um queda por desastres, meu plano com ela é simples, se der errado, dane-se, tento outra vez. É estranho, ela deveria ter vindo com um manual, sei lá, umas dicas, mas, ta tudo bem, pra uma pessoa apaixonada por idiotas, com uma habilidade peculiar de confundir as pessoas, e por ter um aptidão por desastres, ela ganhou pontos comigo. Foi desenhada assim, toda sei lá, só pra me fazer feliz. Se você passar um dia com ela, não vai entender 1% do que eu to falando, se passar uma vida com ela, vai continuar no 0x0. É que, ela é um livro inacabado, a parte “tcham” da história, ela acaba comigo, me sinto completamente desprotegido. Mas, ela foi feita pra mim, eu só não sei como dizer isso pra ela."

Apenas as pessoas sem princípios se dispõem a negociar princípios. Elas não tem nada a perder.

Compreendido que todo bandido reclama da polícia e os corruptos sempre rejeitam a honestidade, ser criticado pelos ilegais é um baita elogio.

Um espírito determinado conduz o ser para o sucesso, superando as limitações do corpo físico.

A matemática é essencial para quem busca soluções num mundo cheio de problemas. Se uma pessoa não domina matemática, os problemas só aumentam.

⁠Pouca coisa, sendo bem feita, vale mais que a imensidão de coisas inacabadas, feitas sem capricho ou de qualidade duvidosa.

⁠Invista seu tempo em fazer o que é necessário e vai sobrar tempo para todo resto. Invista o seu tempo em todo resto e faltará tempo para o necessário.

O mar é a religião da natureza.

Pensar dá trabalho.

Geralmente quem menos sabe é quem dá mais opinião

O homem é um cadáver adiado!

Fernando Pessoa
Mensagem. Lisboa: Ática, 1972.

Nota: Trecho adaptado do poema Quinta: D. Sebastião, Rei de Portugal.

...Mais

O teu silêncio que me embala é a idéia de naufragar.

Sou exigente com a beleza: ela tem que vir de dentro.

Achei que iria chorar,sofrer,que iria querer sumir ou quem sabe até morrer...mas não,não fiz nada disso,eu apenas segui como se não houvesse acontecido nada...acho que já me acostumei com a dor,pois esta já virou rotina.

Ninguém compreende o outro. Somos, como disse o poeta, ilhas no mar da vida; corre entre nós o mar que nos define e separa. Por mais que uma alma se esforce por saber o que é outra alma, não saberá senão o que lhe diga uma palavra – sombra disforme no chão do seu entendimento.

Fernando Pessoa
Livro do desassossego

Os meus sonhos são um refúgio estúpido, como um guarda chuva contra um raio. Sou tão inerte, tão pobrezinho, tão falho de gestos e atos. Por mais que por mim me embrenhe, todos os atalhos do meu sonho vão dar a clareiras de angústia.

Os acertos nos leva para a alegria tal como ⁠os erros nos leva para a aprendizagem. Aproveite cada momento.

Tudo, depois que passa, vira ex-tudo.