Versinho de Criança

Cerca de 7886 versinho de Criança

⁠SONHOS DE CRIANÇA:

Nas campinas bem verdinha
De esperança
Que meus pais como tais
Me fez crescer
Hoje vejo
Fragmentos de lembranças
Dos jardins
Que o “progresso” fez verter
Só restando na memória da criança
A infinita saudade de uma doce
Banabuyê
Dos negrinhos de fradinhos nos arbustos
A se esconder
Pras mocinhas nas pracinhas assustando
Entorpecer
Eu daria todo o progresso emergente
O funk, rap, internet ou avião
Pra voltar às campinas que um dia
Fui criança,
E meus sonhos pueris
Finquei ao chão.

Inserida por NICOLAVITAL

⁠DE PARA FILHO:

Quando criança eu for...
Dileto filho.
Deveras já serás homem!
Em suplica de pedirei
Perdoa minhas travessuras!
Mima-me com lenitivo
As agruras do impiedoso
Tempo!
Quão intempestivo vento
Arrebata nossos sonhos
Dilacerando os pensamentos
Das coisas que nos alentam.
Filhos, netos amores incontestes.
A tudo serás preferido.

Inserida por NICOLAVITAL

⁠A CRIANÇA QUE DORME EM MIM:

A criança que dorme em meus braços
Num ímpeto de razão fixa seu olhar ao meu
E num gesto de profunda sabedoria
Numa interrogativa surpreende-me

Eu não vou crescer?!

Ora, meu bem! Claro que sim!
E em uma rogativa - Disse-me
Em soluços...
Não deixe! Eu não quero crescer!

Tá! Mas por que meu amor?
Com feições enrijecidas, exclamou
Não quero ver você a mim morrer!

Voltou a dormir...
E sonhou eternamente criança.

Inserida por NICOLAVITAL

⁠Série: minicontos

PAGLIA
- Veste-se de criança e alegria seu sonho de fantasia, ao cair da ribalta. Sinestesia...

Inserida por NICOLAVITAL

⁠QUANTAS ALMAS TEMOS:
Quando criança está sozinho me era aprazível.
Meus poucos amigos, pouco me eram!
Assim me fez viciar ao perigo da solidão.
Recluso ao meu tumulo, em silêncio,
Escutei a voz do coração distanciando-me
Do convívio com pessoas.
Saímos de cena para deixar fluir!
Na plateia mascaras sem olhos.
Metade de mim era alma, outra metade nem calma.
A vida nada mais que comédia suburbana
O único ato de um único monólogo.
O idiota canta, sozinho encena horas a fio
Logo sua voz se faz silêncio sob a égide de um até breve.
Quando, vê, o show acabou.
A comédia bufou.
Nada é eterno!
Não sabemos quantas almas temos.
Cada momento não somos ou cabemos.

Inserida por NICOLAVITAL

⁠⁠Minha criança
Eu fui criado menino buchudo.
Não tinha medo de nada
Do escuro, da chuva ou papangu
Cresci assim
Como Deus criou batata
Em meio aos jogos de bola de gude
Futebol, gata maga, enfinca, barra-bandeira
Amarelinha...
Sim, amarelinha!
Qual o problema?
Ouvia Gonzagão de mamãe na vitrola do vinil
Contos que noite a noite conta da saudosa rádio cariri.
Tomando banho nos barreiros de água barrenta e enlameada
Nu, no frescor da inocência.
À noite batia um prato de tambica antes da reza que era irrefutável na cosmo visão de Paim.
No dia seguinte, os pés amanhecia limpos e mamãe dizia que era o capiroto que lambia
Só assim lavamos os pés antes de dormir pelo menos por alguns dias.
Talvez não fosse recomendado para a saúde física.
Mas, de certo, era lenitivo à alma.
Saudade do meu tempo de criança
Passado que não se encontra mais.Nicola Vital

Inserida por NICOLAVITAL

Melancolia descrita por uma criança confusa e talvez melancólica.


Melancolia é o nada que sobra depois de comer uma banana, Só os restos dela talvez algo que já foi bom ou ruim mas que agora é só um vazio. Melancolia é o nada mais profundo que tem é olhar pro céu nublado não ver as estrelas. É a sensação de todos os dias serem iguais e de morrer antes de morrer.


É belo e triste.

⁠É salutar que a criança receba educação sem doutrinação política e forme suas próprias opiniões sem se tornar fanática.

Benê Morais

Inserida por BeneditoMorais

⁠Inclua uma criança carente em suas comemorações natalinas; até um brinquedo usado pode fazer a diferença. O Menino Jesus agradece.
Benê

Inserida por BeneditoMorais

⁠Ter seu adulto interior ativado é enxergar o problema e buscar a solução.
A criança insatisfeita reclama e o adulto consciente resolve.

Inserida por Zaika_Capita

Amadurecer...


⁠Num dia você é uma criança
Inocente

No outro uma adolescente
Cheia de problemas

Esperando que tirem de você
A responsabilidade de estar crescendo

Inserida por Kliemann

Vale mais a oração de uma criança com pureza na alma,
do que a oração de mil homens com malícias no coração!

Inserida por DanielChrystianno

⁠Boa noite Baby,
que a noite é uma criança
e que você adormeça sonhando,
com esse homem que te ama.

Inserida por DanielChrystianno

Quando eu era criança eu ouvia falar que se eu me arrependesse dos meus pecados eu seria perdoado por um semideus amoroso, não importando o mal que eu viesse a cometer. Hoje, a essa altura da vida, eu entendo que não ter acreditado nisso foi a minha salvação e a sorte de muitas pessoas.
(LilloDahlan)

Inserida por LilloDahlan

Carrapichos
Quando criança me arreliavam.
Inteiros, pareciam íris a me observar.
Soltos e grudentos, agarravam nas meias brancas, na conga azul.
Hoje, sinto saudade deles.
O vento também levou os carrapichos…

Adulto -aquela fase entre ser criança e ser idoso.
E que todos perdemos tempo, não fazendo o que realmente importa...
O inferno tropical tem dias azuis, noites na Netflix, cheiro de suor, gosto de sorvete...

⁠Viver
é pesar
sem balança
a realidade
do crescer
e os sonhos
da criança...

⁠O menino que cantava que nem um passarinho. Que aprendeu desde criança que a vida não vai dar nada facilmente. Que saiu cedo de casa, alçou voos, encontrou seu próprio mundo mas mantém sua raízes. Que me deu mais uma filha, e uma neta que me encanta. O menino que hoje é referência nacional no trabalho dedicado que exerce. O menino que faz meu coração de mãe se orgulhar com todos os prêmios, títulos e conquistas. O menino que é referência de dedicação, amor e cuidado quando, há seis anos, me coloca diante do Skype aos sábados.
O menino...o meu menino hoje faz 40.
Deus continue lhe abençoando, meu filho!

⁠Desenho de criança
poesia em traços
ternura em linhas
sorri
encanta
expressa
representa
exprime
vive...

⁠Carrapichos
Quando criança me arreliavam, pareciam olhos a me observar.
Grudentos agarravam nas meias brancas, na “conga” azul.
Hoje sinto saudade de tudo que não gruda mais.
O vento também leva os carrapichos...