Vale tudo Filosofia de Vida
A filosofia é a mãe de todas as ciências, precursora do conhecimento humano,
que nasceu na alma do primeiro curioso que atreveu-se a questionar.
Filosofar o que a filosofia não explica, entender o que a razão diz, mas o subconsciente rejeita.
Focar sem focar, acreditar sem acreditar.
Será a mente sensata o bastante para entender as controvérsias que ela mesma prega?
Felizes são os loucos, nesse mundo de pessoas que se dizem ' lúcidas '.
Que lucidez é essa?
Sinceramente gostaria de saber.
O que mais se vê são mentes doentes, vazias das verdades que pregam.
Um emocional dilacerado pela aceleração diária.
O toque tornou-se evasivo, é conveniente um amor de fachada, jogar com o sentimento alheio é saudável; pois a espontaneidade assombra a memória passada
A fraqueza de espírito é tão gritante que os valores antes idealizados, hoje são obsoletos, já estão ultrapassados.
Cabe a nós loucos de pedra manter em nossa caixinha segura, os tesouros valiosos que ainda são importantes em nossas vidas.
Mensagem de Islene Souza
Minha filosofia é: Não é da minha conta o que as pessoas dizem de mim e pensam de mim. Eu sou o que sou e faço o que eu faço. Eu não espero nada e aceito tudo. E isso torna a vida muito mais fácil.
Para que fazer citações as mães?
Se elas já são toda uma filosofia, toda Poesia.
Toda uma história de vida
Minha, sua e dela.
Após a ascensão da filosofia niilista, cada indivíduo tomou para si a centralidade da verdade. As interpretações subjetivas tornaram-se um abismo, impedindo que os conceitos básicos da lucidez fossem alcançados. E isso converteu-se em arma nas mãos daqueles que plantam sementes da discórdia, pois forja-se uma mentalidade de rebanho: escravos de uma ideia que não compreendem, polarizados, angustiados e cheios de ódio disfarçado. A máxima 'Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará' não diz respeito a qualquer verdade,pois nem toda verdade liberta, mas refere-se àquela que o retira do centro e o reconduz à origem. Não é subjetiva, é fundamental; pois, quanto mais nos afastamos de Quem tudo criou, mais próximos estamos de tudo destruir.
Você acredita na Filosofia(ensinamento) de Jesus o Cristo Nazareno e a coloca em prática ou prefere se Autojustificar para Deus e para as pessoas ao redor com a sua Fé na religião ou na igreja ou pelas Obras da Lei(Torá) ou com a sua espiritualidade?!
Filosofia, meu fí, é coisa de bacana, dúvida que nunca se engana
Pergunta que o universo emana
Não importa se é leite ou cana
Tomar as dores do tempo
E pendurar lá em torno
Do meio do céu
A Infâmia do destino mal consturado
No momento em que fomos provocados a pensar, passamos a existir e a amar a filosofia como nosso meio de sobrevivência ao caos que é ser humano.
5. Síntese e integração multidimensional
A ética, portanto, não é apenas filosofia, mas uma ciência aplicável:
É o campo gravitacional que organiza matéria, energia, história, leis, economia, consciência e tecnologia, permitindo que sistemas humanos e artificiais tomem decisões responsáveis, proporcionais e sustentáveis.
Essa visão permite:
Aplicar ética em políticas públicas e sistemas legais;
Integrar tecnologia de IAs na tomada de decisão ética;
Antecipar efeitos de ações humanas e artificiais em múltiplos níveis sociais, econômicos e naturais.
"A Filosofia, o santuário augusto da inquirição teleológica, decai amiúde em fúteis espetáculos de vaidade, sob a opulência hermética da erudição."
"Ao adentrar esse âmbito com o desiderato recíproco e auscultação atenta, o indivíduo depara-se com egos intumescidos, mimetizados em pensadores que, na contenda, subvertem a dialética em vitória retórica, priorizando a autoafirmação egocêntrica à compreensão intersubjetiva.
“A filosofia não floresce apesar do caos, mas na sua fissura; é o pensamento que, ao transcender o dado e abraçar a tensão da ruptura, ousa não apenas refletir o real, mas incessantemente gerar mundos a partir do abismo.”
Eu, aliás, quando sobre filosofia digo eu mesmo algumas palavras ou as ouço de outro, afora o proveito que creio tirar, alegro-me ao extremo; quando, porém, se trata de outros assuntos, sobretudo dos vossos, de homens ricos e negociantes, a mim mesmo me irrito e de vós me apiedo, os meus companheiros, que pensais fazer algo quando nada fazeis. Talvez também vós me considereis infeliz, e creio que é verdade o que presumis; eu, todavia, quanto a vós, não presumo, mas bem sei.
(Em "O Banquete")
DEBAIXO dos meus 82 anos Vividos e Sofridos, tendo estudado Filosofia em Paris = Prof. Althusser, durante 5 anos, ME PERGUNTO: O BEM ao longo da História Humana, Sempre surgiu, como um FATOR REPARADOR... O MAL, A VIOLÊNCIA O Precede, como UM ELEMENTO INTRÍNSECO do nosso DNA...!!! Como dizia FREUD: A Fôrça de TANATOS é Imensa e Destruidora... A Fôrça de EROS, é SUBLIME, mas PASSAGEIRA...!!! CERTO OU ERRADO??? É MUITO TRISTE!!! Rolemberg.
- Relacionados
- Frases da vida para transformar os seus dias ✨
- 67 frases para pessoas especiais que iluminam a vida
- Charles Chaplin sobre a Vida
- Frases de efeito que vão te fazer olhar para a vida de um novo jeito
- Charles Chaplin Poemas sobre a Vida
- Mensagens de reflexão para encarar a vida de outra forma
- Frases sobre a morte que ajudam a valorizar a vida ✨
