Um lugar Melhor no Céu
A simplicidade me encanta, mas por que fui me encantar pela língua portuguesa? De simples, ela não tem nada.
A que ponto chegamos. É verdade.... A que ponto chegamos. Ainda bem que existem recursos para tornar essa nossa realidade, por vezes tão insana e cruel, um pouco mais fácil. Não vamos julgar quem encontra algum momento de descontração para ficar um pouco mais distante desse tempo acelerado em que vivemos. Alguns leem, outros colorem, outros fazem atividade física, outros meditam, outros viajam, outros assistem a filmes, outros ouvem música, outros escrevem... Enfim, há uma infinidade de recursos para nos trazer um mínimo de alívio emocional. Felizes os que conseguem se conectar com algum desses recursos. Sejamos sábios e respeitemos a escolha de cada um, por mais ridícula que ela possa parecer para você. Cada um sabe a dor que carrega e cada um deve encontrar a melhor maneira de lidar com ela. Sem julgamentos, a vida se torna um pouco mais leve e todos nós estamos precisando de leveza na alma.
"Sejamos sábios para aprendermos com as oportunidades que a vida nos apresentar. Sejamos eternos aprendizes."
Chegamos a um ponto em que escrever e falar bem é preconceito. Seguir a a norma culta da língua é considerado elitista.
Meu Pai
Foi difícil chamá-lo de pai
Foi difícil me expressar
Muito não foi dito!
Só sentido... Faltou o toque!
Silêncio das palavras faladas
Movimento das palavras escritas
Ele era um poeta
Poetas não falam. Sentem!
Será essa explicação da ausência?
Quanta sensibilidade! Quanta sabedoria!
Fraqueza? Irresponsabilidade?
Claro! Quem não as tem?
Foi humano e errou sim
Errou e sofreu
Sofreu e sentiu
Sentiu e escreveu
Palavras lindas!
Que ficarão para sempre
Na lembrança de cada pessoa
Que soube enxergar o Manuel
De maneira única
Cada um com o seu olhar
Soube criar a imagem
De “Manuéis” diferentes
E era assim mesmo que ele gostava
De ser diferente para cada um.
A escolha do curso de Letras
Escolher o curso de Letras é ser criticado pela maioria das pessoas em um primeiro momento. É preciso ser firme e seguir a sua escolha. Qual é a certeza de que você vai dar certo profissional e financeiramente? Nenhuma.
Somos meros aprendizes e devemos estar dispostos a vencer e perder. Se der certo, ótimo! Se não, tente um novo caminho. Quantos engenheiros, médicos, advogados, administradores e contadores terminaram suas faculdades e optaram por outra área de trabalho? Muitos.
Acredito que, se fizermos com dedicação aquilo a que nos propusermos, é muito mais difícil dar errado. É aquele velho dilema: escolher fazer um curso universitário de que você goste ou que dê dinheiro? Cabe a cada um a escolha, como caberão as consequências dela. É uma questão realmente muito difícil e complexa.
Com relação às áreas de trabalho, você tem duas opções: Letras (licenciatura) ou Letras (bacharelado). Optando pela primeira, você poderá dar aulas no ensino fundamental e médio. Se fizer uma pós-graduação, poderá também dar aulas em faculdades. Escolhendo a segunda opção (bacharelado), você poderá trabalhar como revisor de textos em editoras, assessor em agências publicitárias e tradutor (se for capacitado em outra língua).
Sinto-me até insegura de influenciar de alguma maneira, mas, como sou apaixonada pela língua portuguesa, tenho a obrigação de dizer que o curso de Letras é maravilhoso. Não me arrependo de tê-lo feito. Nunca ganhei muito dinheiro, mas faço o que realmente gosto e faço com carinho.
Já parou para pensar na importância da língua portuguesa na sua vida?
Parece uma pergunta simples, mas tem a sua complexidade. Seu uso é tão habitual que, às vezes, não nos damos conta da dependência que estabelecemos com a nossa língua materna. As palavras nos movem o tempo inteiro e estamos sempre nos revelando, seja por meio da linguagem verbal ou não verbal.
O mais curioso é que, ao mesmo tempo que a língua portuguesa nos é tão íntima, ela também nos é desconhecida. Um paradoxo que a torna muito especial. Não tem como se desvincular dela. Somos exigidos a estudar para esclarecermos dúvidas que surgem a todo momento.
Quem estuda a língua portuguesa sabe que é uma tarefa incessante e apaixonante. Já dizia Olavo Bilac: “Amo-te assim, desconhecida e obscura. Amo-te, ó rude e doloroso idioma.”
Olá, diário! Coloquei o alarme do celular para tocar às 8h, mas acordei alguns minutos antes. Quase nunca acordo com despertador, assim era chamado na minha época, mas hoje eu tinha uma consulta médica que não podia deixar de ir. Acho uma agressão ao corpo acordar com um barulho no ouvido. Às vezes, estamos no melhor do sono e somos despertados para a vida. Será que eu quero ser despertada para a vida naquela hora? Não! Deixe-me dormir e decidir a que horas devo começar. Uma vez me perguntaram o que era luxo para mim. Respondi exatamente assim: ter saúde e acordar naturalmente todos os dias, sem imposições extras. Por mais que digam que não devamos ser escravos do tempo, a vida não nos deixa livre do tique-taque que movimenta o mundo. Ilusão acharmos que não somos reféns do tempo e da vida. Mostre-me um caminho diferente para que eu possa definitivamente me desalarmar.
Querida amiga, ando pensando em como estamos mergulhados em um mundo artificial. Sinto falta da essência humana, da verdade da vida, da transparência das nossas emoções. Encontramos causas ligadas ao meio ambiente, ao preconceito linguístico, ao racismo, à homofobia, à religião... Por que não existe uma causa em que as pessoas defendam a vida real, a vida como ela é? Parafraseando Nelson Rodrigues. Essa vida de mentira que as pessoas defendem é cruel, é mais grave do que se imagina. Isso causa transtornos psicológicos inimagináveis. Saudade de uma época em que o ser humano podia ser humano e não robotizado e idealizado por uma sociedade doentia. Salvemos a vida!
Estudar é importante, mas nada adianta se você não fizer exercícios, ou seja, nada adianta se você não colocar em prática tudo o que aprendeu.
Um dia após o outro com alegrias e tristezas, vitórias e derrotas, dores e alívios. As antíteses da vida tornam a caminhada mais leve.
Há pessoas que pensam que terapia é para os fracos. Mal sabem o quanto é preciso ser forte para dar início a um processo terapêutico.
De vez em quando (ou de vez em sempre) fico me questionando sobre a enxurrada de informações a que somos submetidos no nosso dia a dia. Tenho a sensação de que deveríamos ser programados para dar conta de tudo o que lemos. São tantas notícias inúteis e bizarras que aparecem na nossa tela.
E o pior é que querem que acreditemos em tudo o que escrevem e falam. Dá vontade de gritar: Chega! Não sou um robô à mercê dessa mídia que anda a duzentos por hora. Quero ter a minha opinião. Vocês não vão me persuadir com suas falácias. Deixe-me decidir o caminho a seguir. Sim, eu sou capaz disso!
Não se desgaste tentando entender o hoje, o amanhã e o depois. Viva-os simplesmente e o entendimento se fará presente naturalmente.
Quando viajamos, não nos deslocamos apenas fisicamente de um lugar para o outro. Há o deslocamento mental que nos faz viajar por épocas diferenciadas da nossa vida. E essa é aviagem mais difícil.
Quando escrevo, raramente volto aos meus textos, pois fico achando que vou achar minhas palavras ridículas e apagarei tudo. Já aconteceu algumas vezes. Ultimamente tem sido diferente, volto a eles e gosto do que escrevo. Acho que estou começando a me aceitar como escritora.
- Relacionados
- 31 mensagens de aniversário para a melhor amiga ter um dia incrível
- 35 textos para melhor amiga chorar e se emocionar
- Feliz aniversário para melhor amiga
- Textos de aniversário para melhor amigo cheios de emoção e carinho
- 82 frases para melhor amiga que tocam o coração
- Textos para melhor amigo (prepare o lencinho, ele vai se comover!)
- Textos para melhor amiga que vão fortalecer essa amizade
