Um Coração Generoso
Deixai que o amor encha o vosso coração, e isso é o suficiente!
Não somos donos do coração alheio. Mas somos responsáveis pelas marcas que deixamos nele.
Responsabilidade afetiva é não brincar com fogo em terreno de sentimentos. É não acender esperanças que não pretendemos sustentar. É não alimentar ilusões que sabemos frágeis demais para sobreviver.
Não é culpa. Não é prisão. Não é obrigação de corresponder. É consciência.
O outro pode distorcer. Pode se sabotar. Pode vestir o vitimismo como armadura. Mas isso não nos torna culpados. Nos torna apenas testemunhas da escolha dele.
Responsabilidade afetiva é clareza. É dizer “não” sem crueldade. É dizer “sim” sem manipulação. É dizer “eu não posso” sem medo.
Não carregamos o peso das narrativas inventadas. Não somos responsáveis pelos abismos que o outro cava para si. Somos responsáveis apenas por não empurrá-lo lá dentro.
Amar é liberdade. Relacionar-se é pacto. E responsabilidade afetiva é o fio invisível que sustenta esse pacto.
Ela termina onde começa a escolha do outro. Ela se dissolve quando a verdade é distorcida. Ela se mantém viva apenas na honestidade.
Porque no fim, responsabilidade afetiva é isso: um compromisso silencioso de não ferir além do inevitável, de não causar tempestades desnecessárias, de não transformar o encontro em campo de batalha.
É poesia feita de respeito. É ética feita de cuidado. É amor feito de verdade.
Tatianne Ernesto S. Passaes
Você não precisa temer que ele “ficará bem demais”.
A paz que você tem no seu coração — mesmo ferida — ele não tem.
O amor verdadeiro que você deu — ele perdeu.
A dignidade que você mantém — ele não tem.
A vida dele carrega um buraco que não fecha:
o buraco de ter ferido quem só queria fazer o bem.
Essa é a verdade que te entrega tranquilidade:
a vida cobra, sim.
Cobra quando ele menos espera.
Cobra da forma que ele mais teme.
E cobra sem você tocar um dedo.
Coração,entenda uma coisa: eu não pedi para você se 'desapaixonar' por um,para se fascinar com outro.
Gosto de pensar assim: se a gente faz o que manda o coração, lá na frente, tudo se explica. Por isso, faço a minha sorte. Sou fiel ao que sinto. Aceito feliz quem eu sou.
Série
Poemas de Marcio Melo
____Quando sentires o teu coração bater como uma pulsação rápida e latente, quando as flores se revelarem em cada estação e os pássaros te alegrarem com os seus cantos,
quando o inverno se tornar primavera e no outono as folhas se verdejarem sem cair,
quando todos os dias forem ensolarados e as noites estreladas com a lua romântica a brilhar no céu apaixonado,
saberás que o amor chegou,
quando a vida parecer bela, só lembrando de quem a ama,
quando ela for a tua razão de viver e respirar e suspirar de amor, saberás que é a hora do amor,
quando as cores enfeitarem a vida e nas cores uma alegria que anuncia a felicidade,
quando nada mais importar além do amor, ela será os teus pensamentos e sonhos, o teu ar no frescor e viajar no vento,
quando os pensamentos se perderem no olhar distraído e ela for o teu único sentido,
então saberás que estás apaixonado e que a paixão é a manifestação do amor numa entrega incondicional...
Com a alma cheia de angústia e o coração em desalinho, as lágrimas escorriam incessantemente, um rio caudaloso de tristeza que parecia nunca secar, refletindo a batalha interna que travava contra os fantasmas do passado, eu buscava desesperadamente uma saída, uma fresta de esperança, qualquer meio de apagar as cenas dolorosas que se repetiam em minha mente, lembrando-me dos quantos desenganos e frustrações marcaram cada fase da minha caminhada.
Há dores que parecem eternas, mas nenhuma supera um coração que insiste, eu insisto todos os dias em viver, mesmo quando viver dói demais, e é nessa insistência que encontro milagre.
Todo coração que se fecha é um jardim em greve, rejeitando a primavera para evitar o outono. A frieza que vestimos é um casaco costurado com as linhas da traição alheia, mas o maior ferimento é a solidão autoimposta do desamor.
Passei a maior parte da vida protegendo meu coração. Protegi tão bem que me comportava como se não tivesse um. Mesmo agora, é uma coisa mequetrefe, comida de traças e escabrosa. Mas é seu.
Bom dia, com amor de Jesus em seu ❤️! Que seu coração floresça e encha de amor aquelas pessoas que esteja a volta e traga a paz e o amor de Jesus Cristo, pra elas. Que a paz esteja convosco.
Dizem que o coração é enganoso,
que ele promete mais do que pode cumprir, mas foi ele que me levou até você sem cálculo, sem roteiro, só sentir.
Se ele erra, que erre por amor.
Se ele se ilude, que seja com você.
Porque entre a razão que se protege
e o sentimento que se entrega…
eu sempre vou escolher te querer
Mesmo calada ouço sua voz. Viajo nessa mescla emoção seguindo o caminho. Meu coração dói, ele sangra. Minha alma corrói, ela inflama.
Um coração apaixonado é um coração sofrido.
Não assimilamos o que sentimos...
Ao mesmo tempo que explode de alegria, nos entristece...
Nos faz rir e chorar, nos faz cantar!
Nos encanta!
Sentimento confuso que nos afasta do que é real. Nos faz sonhar!
A qualquer hora pode chegar, não tem tempo, hora ou lugar.
Vem sem se chamar, chega e toma conta da gente, nos fazendo sofrer ... chorar...
Paixão!
Ao contrario do amor, é o pior dos sentimentos... Martiriza a alma e faz doer o coração.
Não queira er vítima desse sentimento.
Se eu te perder...
Se eu te perder...
Leva contigo meu coração
Dos momentos felizes
não deixarás nada...
Minha sombra te seguirá em tua jornada
Estarás levando apenas
as minhas dores, o encanto de nossas horas de amor
Das flores ao vento...
levarás somente o exalar do perfume
das rosas
Do meu silencio triste... as lágrimas que derramei no instante do
despertar e a minha alma a chorar!
- Relacionados
- Pessoas Boas
- 83 frases de Deus cuida de mim para tranquilizar a alma
- Frases de Natal para renovar a esperança em cada coração
- Você é especial para mim: frases que tocam o coração
- Mensagens de despedida para amigos para marcar o coração de quem parte
- Frases bíblicas sobre amor que tocam o coração
- Textos sobre momentos felizes para guardar no coração
