Transformação da Sociedade
Nunca duvide do seu poder de transformar a sociedade com suas boas atitudes; por isso, levante e comece a agir; seja coadjuvante para o protagonismo da sociedade.
A sociedade tem uma vontade enorme em transformar tudo da natureza em dinheiro, esquecemos que a vida é maravilhosa, e que as melhores coisas são as mais simples e sem valor financeiro.
Os pais conseguem transformar seus filhos em instrumentos úteis à sociedade, se valorizarem a boa consciência, o bom senso e a boa educação de sua família.
A igreja precisa entender que o seu mover não é para transformar a sociedade. O mover da igreja é anunciar o Evangelho que transforma homens, que transformarão a sociedade.
Queremos transformar o mundo e somos incapazes de nos transformar a nós próprios. Queremos ser livres, fazemos a nossa vontade, e a todo o momento arranjamos desculpas para reprimir os nossos desejos.
O altruísmo tem que ser bem empregado para não se transformar em desperdício. Não devemos desistir de ser solidários.
O capital financeiro e as classes. O capitalismo monopolista transforma a sociedade e altera as relações entre as classes. Após uma fase inicial de tensões, o latifúndio e o capital financeiro se unem pela sua hostilidade comum contra o movimento operário. Essa união aumenta a força do capital financeiro para a dominação do poder do Estado. A pequena burguesia também deixa de ser antagônica ao grande capital, ao ser dependente dela e seu maior apoio político. A classe média, incapaz de realizar uma política própria de classe, fica à mercê de toda demagogia, sendo consciente apenas de sua hostilidade à classe operária. “Torna-se politicamente reacionária (…) e torna-se o mais entusiasta promotor do Governo e do poder forte, é fã do poder militar e da marinha e se declara a favor da burocracia autoritária”. É aliada das classes imperialistas, que lhe fornecem nova ideologia na expansão imperialista. Os altos funcionários das indústrias também são grandes defensores do desenvolvimento capitalista, e são incapazes de uma política de classe (devido à intensa competição entre eles, em busca de ascensão individual); seu esforço em evitar a proletarização se combina com seu ódio à classe operária, afastando-os ideologicamente. Eles têm grande influência na opinião pública. Porém, com o desenvolvimento capitalista e a expansão dos cartéis/trustes, crescerá o antagonismo do capital financeiro com essas camadas. Em resumo, as camadas burguesas se unem cada vez mais em seu antagonismo comum contra a classe operária, mas sempre sob o comando do capital financeiro.
A sociedade evolui através da mudança cultural, da história que se transforma, o modo de se ver e perceber. O meio se modifica de acordo com os anseios da humanidade. A mulher naturalmente evoluiu, conseguiu, através de sua luta, de seu espaço na sociedade, com o seu merecido salto de labor e de firmeza sobre os seus propósitos, redefinir-se sobre o seu verdadeiro valor enquanto ser humano, ser pessoa.A emancipação feminina, em especial o próprio modelo do feminismo, pode ser calcada pela luta feminina, pela reivindicação das mulheres de uma forma geral por diretos iguais, pela bandeira da igualdade entre homens e mulheres. A França é considerada o berço do feminismo. A mulher conseguiu quebrar paradigmas, tabus, ascendeu socialmente e intelectualmente, adquirindo com isto gradativamente, e por que não dizermos, dentro de nossa cultura, uma ascensão sobre diversas áreas que antes eram consagradas somente aos homens.
O avivamento não só transforma a vida da igreja, mas a sociedade inteira, se não for assim não é avivamento.
Educação é o conceito que transforma o ser humano, apto a viver em sociedade, em condições dignas, modificando sua intelectualidade, dando a ele base a ser não um repetidor de ideias e sim um elaborador.
A educação verdadeiramente efetiva é aquela que transforma, não para a sociedade, mas para a humanidade, pois o ser social pode atender aos interesses da sociedade que o formou, mas isso não assegura que o mesmo seja socialmente humano.
A Educação transforma vidas e o país.
E uma sociedade que luta pela Educação, torna a transformação em realidade.
A certeza da impunidade, seja ela vigorosa ou não, transforma o comportamento da sociedade. Principalmente das novas gerações.
"Cedo ou tarde, o mal tolerado por uma sociedade transforma-se no modo de vida de boa parte dos seus cidadãos, e enfim chega o dia em que o bem que o contraria se torna ilegal, inconstitucional, absurdo aos olhos da maioria.
Com o tempo, todas as instituições acabam por ser dominadas pela escória humana, e então o trabalho solitário dos formadores de almas – na falta de melhor nome, chamemo-los "filósofos" – precisa voltar-se para as duas ou três gerações seguintes.
Esta é a lição dos séculos".