Textos Viver
Dizer que aprendi a viver...
Eu não posso
Mas eu posso dizer
Que habituei-me à vida
Adaptei-me ao mundo
Percebi a existência do inverso
A força da leveza
Na ausência da vaidade há beleza
Escuridão na luz
Quando o mundo
Busca a luz na escuridão
O bem no mal
Qual se isso fosse igual
A alcançar sua velocidade
Abraçar a verdade do universo
Sem nenhum apego
Dizer que se sabe viver
Não cabe a ninguém
A vida não é uma luta
Muito menos um jogo
Aprendi somente a não tratá-la assim
Pois o vento traz canções
Mas a voz do silêncio é a que fala no fim
Feliz de todo aquele
Que se cala para ouvi-la
Porque tudo é um mero sonho
Pendurá-lo numa nuvem não basta
É preciso depois
Dela afastar-se
Simulando a cautela tranquila
No momento mais exato
Que pro jogo e pra luta
Enveredem
Eu jamais aprendi a viver
Sei somente
Quando não fazer igual
Porque sei
No final
Todos perdem.
Edson Ricardo Paiva.
Vamos bem viver nosso presente,
que é um presente que recebemos de
nosso querido Amigão...
Faça de seu "hoje" um LINDO DIA
Osculos e amplexos,
Marcial
FAÇA DE SEU "HOJE" UM LINDO DIA
Marcial Salaverry
A grande verdade nos mostra que nosso mui querido Amigão nos oferece de presente nosso presente, e para bem podermos desfrutar o que a vida nos oferece de bom, é importante bem aproveitar esse grande presente que ela nos dá, nosso momento presente, que deverá ser o melhor de nossa vida até agora. Por melhores momentos que tenhamos vivido no passado, há que se considerar que já passaram, então, deveremos fazer o "hoje" melhor ainda.
Claro que deveremos extrair do passado, tudo que de bom pudermos aproveitar. Mas, se tivemos maus pedaços, façamos que nosso "hoje" seja melhor, sempre aproveitando algumas lições e esquecendo o que não nos foi bom.
Devemos viver intensamente o “Hoje”. Não apenas no dia de hoje, mas que seja hoje e sempre, e que tenhamos condições de absorver o espírito do que seja o "hoje", fazendo com que seja melhor, que seja o dogma de todos nossos dias.
Todos os dias devemos fazer nosso recolhimento espiritual, esquecendo as mágoas, as dores vividas e sofridas no dia anterior, e até mesmo as alegrias vividas, pois o "hoje" de hoje, será diferente do que foi o "hoje" de ontem, e mais ainda do que o será o "hoje" de amanhã.
Deveremos mentalizar em cada novo dia que nasce, que é preciso ter sempre a disposição do "hoje", que será um dia que deverá ser vivido plenamente, pois é nosso presente, que ganhamos de presente do Amigão, para que seja vivido em sua plenitude, já que vivos estamos, e, mais ainda, que muito nos amamos.
E se temos a capacidade de nos amar, e de amar a nossos semelhantes, poderemos sempre espalhar para todos essa nossa capacidade de amar, pois é um excelente exercício, espalhar amor ou amizade. Muito lucramos com isso, atraindo assim sempre bons pensamentos.
Olvidemos ressentimentos (para que lembrá-los, se estão ligados ao passado...), preparando-nos para uma nova e linda jornada. Relembrar mágoas, tristezas, nunca é uma boa maneira de começar, passar ou mesmo terminar um dia, pois pensando cada vez menos nelas, sempre será uma excelente forma de diminuir eventuais dores internas.
Assim, segundo citação recentemente ouvida, que me foi soprada por meu amigo L’Inconnu,
"Cada dia deve ser vivido intensamente, responsavelmente, procuremos fazer o bem, esquecendo quaisquer sentimentos menores."
Assim devemos fazer, vivendo nosso dia, procurando fazê-lo sempre melhor, praticando o bem que estiver a nosso alcance, nunca desejando e nem praticando o mal. Para que prejudicar outras pessoas? Para que delas falar mal, mesmo que nos tenham magoado ou prejudicado?
O dia "hoje" , sempre deverá ser considerado como o melhor de nossos dias, sempre sendo renovado e melhorado a cada "hoje" que tivermos.
Para que curtir mágoas ou dores? Vamos procurar transformá-las em lembranças amenas, ou mesmo em alegrias, para que nosso "hoje", seja sempre melhor do que o "hoje" anterior.
Apesar de talvez não ser muito fácil assim agir, nestes dias em que vivemos, vamos ao menos tentar pensar positivamente, esquecendo idéias negativistas.
E é com essa idéia na cuca, que quero desejar que nossos "hoje" sejam sempre UM LINDO DIA, e que cada "hoje" que vivermos, seja melhor do que o "hoje" passado...
Eu não queria ser o fim
Mas eu ja era
Eu não queria viver
Mas ja estava vivo
A dor me deixou paralisada
Mesmo assim eu tive que andar
Não quis me despedir
Mas eu tive que dizer adeus
Tentei seguir a dor que me guiava
Mas cai quando encontrei ela
Cai no centro de onde tudo começou
Seu sorriso
A droga do meu ponto fraco..
Queria
Queria viver seu amor,
por inteiro, em todas as
suas facetas.
Queria ao seu lado estar,
manhã, tarde, noite.
Sentir o seu carinho, viver
as suas dúvidas, rir das suas
alegrias, chorar junto os seus
momentos amargos.
Gostaria de ser a sua companhia,
aquele que ao lado esta,sem
dramatizar nada, apenas ama e quer,
aquele que sabe o que tem consigo.
o doce encanto , esta sua figura de mulher.
Roldão Aires
Membro Honorário da Academia Cabista de Letras Artes e Ciências
Membro Honorário da Academia de Letras do Brasil
Membro da U.B.E
Você está me matando gata
Mas você não parece ter noção
Da minha atual situação
Viver contigo e uma tortura
A idéia de não te ter me machuca
E saber que outro alguém te deixa feliz
E que tudo o que temos está por um triz
Não sou de mandar indireta
Mas acho que está meio na cara
Não queria agir tão descarada
Mas eu não controlo minha máscara
Não gosto dos meus sentimentos
Eles me corroem por dentro
Não ter te conhecido ajudaria
Pelo menos pra mim
Um pouco de paz traria
Vivemos do querer!
Vivemos do sentir!
Vivemos do viver!
Mas qual o sentido da vida? Apenas viver?
Planos, metas, sonhos...
Dizem que somos uma verdadeira montanha russa de sentimentos...Pode ser!
Na verdade, somos apenas alguém numa “corda bamba”. Tudo que queremos, lá no fundo, é apenas EQUILÍBRIO.
Todos os dias, o novo bate a porta.
Mas, sempre haverá os que preferem viver as mesmas coisas.
Escolhem o velho em vez do novo.
É de se compreender, pois, o novo assusta, abala as velhas crenças.
O novo nos obriga a abandonar as coisas velhas.
Ele nos convida a afrontar o saudosismo e quebrar tábua.
O novo surpreende, nos deixam encantados.
Quem não aceita o novo, é porque tem o coração velho demais para suportar as mudanças que o novo traz.
VIVENDO BEM NO CASAMENTO?
Você deseja viver bem no casamento?
Faça seu dever de casa:
Nunca seja exagerada (o) no ciúme
Nunca esteja pra Ela (e) cansado,
Mesmo que esteja, dê uma boa gargalhada.
Nunca sufocá-la (o), mas sempre amá-la (o)
Faça o possível e o impossível
Pra sempre carinhá-la (o)
Sensível, amável, bondoso e prestativo (a).
Cuidado com inferências
Pra que elas não interfiram;
Elas atrapalham a boa convivência!
Viver bem no casamento,
É necessário sabedoria
Prudência no falar,
Trazendo no rosto, muita alegria!
Trocando olhares de aceitação,
Porque isso fará bem ao coração!
Nunca alimentes uma discussão,
Se a mesma estiver na contra mão.
Preste atenção nos sinais,
Nunca os mesmos ultrapassando,
Por que sempre haverá um guarda apitando.
Não dê credita a qualquer conversa
Porque elas (es) só querem te ver enciumada(o)
Se ouvires dela um elogio ao seu amado (a)
Diga-lhe que você é dele (a) a dona (o)
É a você que ele (a) ama
Diga-lhe, seus olhos não tiram dele (a) pedaços,
É você que ele (a) a tem em seus braços.
Esse é um pouco do dever de casa.
Pratique-o e viva bem em seu casamento.
José Martins Capetine
Muniz Freire, 23.02.2017
RESSURREIÇÃO
Mais que morrer por nós,
o que fez Jesus foi viver
para nos conduzir
ao caminho diário da salvação;
afinal, ela não está no paraíso
ou no céu após a morte;
tal qual a felicidade, ela está, sim,
no interior de cada um de nós,
na reparação cotidiana
de todo o mal permitido ou praticado
em palavras, pensamentos ou atos
e de todo o bem omitido.
É preciso remover a pedra
que ainda fecha
nosso coração ao outro:
Ressurreição é cada dia!
A Páscoa só fará pleno sentido
enquanto formos portadores de amor,
paz, alegria, luz e vida nova,
para a nós mesmos
e aos outros transformar.
Para viver um grande amor...
Pode ou não ser fácil...
Que ele seja eterno, enquanto é terno...
E que seja vivido em sincera reciprocidade,
e claro, com muito respeito e amizade, e assim
será um verdadeiro amor...
Ósculos e amplexos,
Marcial
PARA SABER QUANDO ENCONTRAR O AMOR
Marcial Salaverry
Certamente não é uma tarefa fácil, saber quando se encontra o chamado amor da vida, e vamos entender que sempre que se for falar de amor, há que se lembrar de um de seus maiores cultores, o sempre vivo Poetinha, nosso inesquecível Vinícius de Morais que inclusive deu a receita de como viver um grande amor. Na verdade, ele conhecia e muito bem a teoria, mas nunca a pôs em prática, e na verdade, sempre foi homem de muitos amores, talvez por não ter encontrado “aquele amor”.
Esse é o grande problema. Como saber que o amor que estamos vivendo será ou não aquele que poderá vir a ser o grande amor de nossa vida. Não sabemos, e assim, temos então que vivê-lo, para sabê-lo.
Dizem que o verdadeiro amor passa apenas uma vez pela nossa vida. Temos que identificá-lo, conquistá-lo e segurá-lo. Tarefa fácil? Talvez. Complicada, certamente é, eis que muitas vezes por algumas razões, não o identificamos. Coisas da vida, e assim, muitas vezes deixamos escapar. Algumas divergências em maneira de pensar,ou então questões que surgem durante um relacionamento, e que acabam por terminá-lo. Eventualmente por coisas que às vezes sobrepomos ao amor, como orgulho, ciúme, ou até mesmo por questões profissionais. Sempre conseguimos complicar nossa vida.
Existem algumas pessoas que ficam esperando o amor acontecer, e não sabem viver a vida adequadamente, deixando-se placidamente embalar pelos sonhos daquele “alguém” que um dia surgirá, e então apenas ficam apreciando a vida passar. Algumas vezes o amor está ao lado, mas, imersa em sonhos, não o vê. E deixa a vida prosseguir seu rumo.
Também acontece de se amar alguém, e esse alguém não retribuir ao sentimento. Nesse caso, há que se parar para pensar. Amar sem ser amado é complicado. Como fazer? Queimar todos os cartuchos para tentar a conquista da pessoa amada, ou procurar se afastar para sofrer menos, e voltar à busca?
Penso que a segunda hipótese é mais viável, pois se aquele alguém a quem amamos, não nos ama, e o diz categoricamente, insistir para que? Já vai nisso uma espécie de masoquismo. Mesmo que se pense na possibilidade de não mais amar outro alguém, sempre poderá continuar vivendo e ter outros amores. Sempre existe a diferença entre ter o Amor, ou ter outros amores...
E sempre se pode manter uma terna amizade e aí... Quem sabe?
Por outro lado, existem pessoas que sempre partem em busca do amor. Estão sempre amando, sem jamais amarem de fato. Muitas vezes são muito amadas, mas não conseguem sentir a chama do amor. Vão vivendo, algumas vezes destruindo ilusões, vão tendo seus casos de amor, sem jamais provar do gosto de amar alguém, aquele amor forte, sentido. Isso sempre deixa uma certa frustração interior.
Afinal é preciso conhecer o que é amor, é preciso sentir aquele calor que o amor sempre provoca naqueles que se amam de verdade, faz falta viver aquela gostosa sensação de saber que essa coisa chamada amor existe, e é real.
Muitas vezes, quando esse amor surge, forte, palpável, consciente, não pode ser vivido em sua real plenitude. Pela experiência adquirida através dos muitos amores vividos, ou melhor, das muitas aventuras amorosas vividas em busca desse amor, pode-se sentir que finalmente foi encontrado esse amor tão intensamente procurado e jamais vivido.
Identifica-se o amor. Tem-se a certeza do sentimento. Mas existem impedimentos. Por vezes, outros compromissos, ou então por razões profissionais. Uma vida já estabilizada.
Forma-se um terrível conflito. Manda-se tudo para o espaço para viver a Grande Aventura? Tenta-se conciliar as coisas? São decisões que tem de ser muito bem ponderadas. Há que se pensar muito para se chegar a conclusões. O ideal é conciliar tudo. O amor descoberto, e a vida que se leva, e isso nem sempre é possível.
É preciso que haja muita compreensão, pois são passos que decidem uma vida.
Aliás, uma só não, algumas vidas, e assim, qualquer atitude vai exigir muita ponderação.
O amor sempre deve ser vivido. Não se pode deixá-lo escapar sem provar de seu doce sabor. Encontrado, tem que ser saboreado, ainda que com gosto de pecado.
Afinal, há que se justificar nossa passagem pelo mundo. Amando é uma das maneiras mais gratificantes que existe.
Não se pode esquecer ainda, da forma mais pura de amor que existe... A amizade, que produz vínculos ainda mais indissolúveis do que o amor.
Então crianças... Vamos amar... Vamos ser amigos... Vamos amar e ser amigos... Vamos ser amigos e amar, e para isso, vamos ter UM LINDO DIA.
Sou.
viver entre a vida e a morte
desejo sem fim,
lamentos... num movimento
alucinações...
docemente o profundo
sonho interrupto,
me faz querer arrancar olhos,
a pele ferve em cortes profundos,
sensações inexplicáveis,
virtuoso, dilema que arranca do coração...
sentimentos na nudez até discrepância,
dos dizeres de amor no profundo da alma...
as estrelas são apenas solitude...
arrebanha o desejo infindável,
seus lábios sangram...
enquanto a escuridão toma forma sutil
ninguém compreende mar tocando o céus,
quando o horizonte está purpura...
sua voz me clama entre os ventos,
a semente da saudade é implacável...
então mundo queima em tua paixão,
a mesma nostalgia floresce no qual desespero,
ouvi - se no estante que seus braços mostram...
que sou a luz que trouxe a vida.
Viver um longo relacionamento, pode ser considerado
como algo mágico, e assim, vamos tentar entender
como funciona a mágica dos relacionamentos, seja de amor ou amizade...
Por que uns frutificam, e outros apodrecem?
A palavra mágica se chama RESPEITO, com uma boa dose de sinceridade...
Osculos e amplexos,
Marcial
NA VERDADE É ALGO MÁGICO
Marcial Salaverry
É totalmente indiscutível que com a mais total e plena certeza, falar sobre relacionamentos duradouros, é um dos assuntos mais polêmicos que existe, pois envolve algo que é regido mais pelas emoções do que pelo raciocínio.
O fato de gostarmos de alguém, seja por amizade, ou por amor, as vezes contraria toda a lógica do mundo. Gostamos e pronto. Por que? Ninguém consegue explicar, e tampouco entender os porquês que envolvem esse mistério...
Todavia, analisando as questões do coração, constatamos que existe um perigo enorme, devido à possibilidade de nos envolvermos com alguém que acabe ferindo nossos sentimentos.
Por incrível que pareça, o impulso da paixão é a coisa mais perigosa que existe, pois nos leva por vezes a atitudes impensadas, com algumas possibilidades das coisas não darem certo, e assim sendo, antes de nos envolvermos com alguém, sempre é necessário algum conhecimento firme sobre a personalidade da pessoa, para saber se é realmente a famosa "outra metade da laranja".
É fácil constatar que a paixão é má conselheira, pois na realidade, sempre devemos ouvir a voz da razão antes de nos ligarmos a alguém. Nunca se esqueçam de que para que um relacionamento possa frutificar, os parceiros devem justificar o nome, serem parceiros. Devem completar-se mutuamente.
Por vezes, um dos parceiros acredita que cedendo totalmente à vontade do outro, será a melhor maneira de uma boa convivência, mas não é por aí, pois as "regras" que devem reger uma boa convivência seguem outros caminhos. O que deve haver é um acerto, uma espécie de acomodação de personalidades, devendo cada qual ceder um pouco em nome de uma boa vida a dois.
Não se esqueçam de que uma personalidade muito tempo sufocada, um dia se rebela, e reage contra a dominação, com consequencias nada boas.
A regra básica (se é que pode haver alguma regra), tem que ser regida pelo bom senso, e destarte, os direitos e os deveres devem ser divididos. Ambos devem agir como companheiros, caminhando lado a lado, como deve ser numa boa parceria.
Li outro dia algo que reforça bem esse aspecto. É uma parábola comparando o casamento, ora com o frescobol, ora com o tênis, que é muito interessante. Resumidamente, o frescobol é um esporte em que parceiros se completam, um procurando facilitar as coisas para o outro, visando manter a bola o mais tempo possível no ar, levando a parceria à vitória. O tênis, contudo, é um esporte de um contra o outro, visando dificultar ao máximo a situação do adversário, onde um procura derrotar o outro.
Assim são as coisas no casamento, nas questões do amor. Quando os parceiros formam uma dupla que pretende "manter a bola no ar" o maior tempo possível, as uniões podem ser duradouras e gostosas. Se todavia são adversários, cada qual procurando mostrar sua superioridade, aí a coisa pode se complicar, e a pobre bovídea rumará placidamente para a região pantanosa...
Volto a bater numa tecla que já está ficando gasta. O que nunca pode faltar num relacionamento maduro (não se pode deixá-lo apodrecer), é o DIÁLOGO. Através dele, uma feroz partida de tênis, pode se transformar em um gostoso jogo de frescobol.
Bem, não me considero dono da verdade, ou coisa parecida. Simplesmente com base na experiência e nas observações feitas creio-me habilitado a dar alguns palpitezinhos sobre a vida. Enfim, cada qual sabe onde lhe aperta o calo, devendo apenas bem usar o livre arbítrio, entendendo apenas que num relacionamento maduro, o outro deve ser um acréscimo, e nunca um complemento, assim, você deve completar o seu amor, e não simplesmente complementá-lo abdicando por isso de sua personalidade.
Bem amigos, para terminar, resta-me desejar que todos tenham UM LINDO DIA, e desejando uma boa e demorada partida de frescobol, que realmente é um jogo que pode e deve ser deliciosamente jogado...
Eu era feliz e não sabia
Houve um tempo em que eu era feliz
É tão difícil viver sem você
Você me fez conhecer o amor
Sintonia inexplicável
Difícil de ser relatado
Nosso amor sempre prevalecerá
Seus ensinamentos estarão em primeiro lugar
Obrigado por me fazer te amar
Sempre vou lembrar
As memórias entre nós dois
O tempo nunca apagará
A árvore plantada por um amor
Regada de beijos entre toques
Nos faz viver. Nos faz ver
O ponto certo de regar
Suspiro e vejo as flores se abrirem
Em um único olhar.
Fica comigo Sol
Durma abaixo das noites de breu
Resista comigo sem medo do amanhã
Porque hoje a raíz está forte
Robson Gomes
De uma mente fechada aflora a ignorância, o desespero e até o medo de viver, e de uma mente aberta aflora a sabedoria, a inteligência e até a força para vencer os maiores obstáculos da vida, sabendo disso se consegue a tão almejada liberdade da angustia da morte e da solidão.
13:09 - 30 de mar de 2018
Existem pessoas que são como a primavera
Elas nos tocam e deixam saudade,
aquela vontade de viver mais.
Existem pessoas que o perfume fica na gente
E que a saudade nos atormenta.
Existem pessoas que a gente conversa e nós entende
Que a gente abraça e se diverte
E que nunca paramos de sorrir para elas
Sempre com aquele olhar
de criança boba que só quer brincar.
Talvez a primavera viva na gente
Mesmo que os dias se tornem frios
E o calor do verão queime as flores
Restara sempre aquele perfume.
Só por um instante
Só por um instante fiquei feliz,
Só por um instante imagenei viver ao teu lado um amor imaginável,
Só por um instante pensei que estava sendo amada,
Só por um instante viajei ao céu
Só por um instante naveguei no oceano Atlântico e senti o vento gostoso na proa do amor,
Só por um instante fui ao Himalaia e me vi em teus braços no Monte Everest,
Só por um instante fui ao Havaí precisamente em Sunset Beach,
Só por um instante estava nas dunas de Natal,
Só por um instante viajei com você em lugares lindos,
Pois quando se embriaga de amor é isso que fazemos,
Sonhamos e Sonhamos sempre,
E instantes vi meus sonhos se desintegra .
A vida é assim,
Sonhar sempre,
Se eu deixar de sonhar com amor é sinal que morta estarei.
Seca e cortante, é como as foices do sentir me sondam,
Não há mal no amar, não há mal no viver.
É preciso ter força para se sobressair
mas é preciso sanidade para não se perder.
Quem disse que aquelas pernas irão me enganar mais uma vez?
Meditando o sossego da existência
é a única utopia que ando alimentando.
Ora, vês! quem diria, logo esse mar de sensibilidade que fui.
Ora, vês! eu diria, sou por mim o sentimento mais inconstante, amanhã direi que de nada disso sabia.
Sobre a beleza
Somos felizes por viver numa época onde temos a oportunidade de pausar os afazeres diários e apreciar a beleza da vida. A meu ver, a beleza é a manifestação do trabalho da criação divina, seja a beleza de uma música, da natureza, o cheirinho de terra molhada após uma chuva, a beleza de uma amizade sincera, e por que não?! A beleza de um linda mulher. Impedir alguém de apreciar a beleza da vida deveria ser crime espiritual.
Venha se perder comigo,segure minha mão e vamos viver esse abismo.
É íngreme sua insegurança,mas caia neste precipício.
Vamos viver esse abismo de pura falta de reciprocidade.
Onde eu te ensinarei o que é amar de verdade.
Esse abismo de paixão,viver intensamente,perdidos e isolados em minha mente.
Viver cada segundo com intensidade.
Te mostrando como é amar com sinceridade.
Vamos criar a nossa verdade,num mundo puro e justo,longe da ansiedade.
Discutir nossa sanidade.
Não quero teu amor por caridade.
Perca-se em mim!
Quero pensar que isso não terá um fim.
E se tiver,a gente recomeça,da melhor forma possível.
Não te prometo vida eterna,mas um amor incrível.
Só não largue a minha mão quando sentir medo.
Quero ser a calmaria que acaba com qualquer desespero.
Quero ser a solução,frente à todos os seus medos.
Venha até aqui,se olhe no espelho!
Veja,tu és a dona de todos os meus beijos! Veja.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp