Textos sobre Tristeza
Nesse abismo de solidão e tristeza me pego a pensar que não à por que viver, não há razão para acordar todas as manhãs e passar por todos os piores sentimentos já me incumbido. Não há motivos para causar tanta tristeza para outros, tenho o poder de livrar todos do mal que as causo, mas não tenho a coragem suficiente de acabar com o meu sofrimento e com os delas. Talvez eu seja um tolo egoísta, ou apena só um garoto solitário.
Eu choro de tristeza profunda, pois hoje me dei conta que realizei meu pior medo. Mas a tristeza é pelo fato de não ter medo mais daquilo que temia, pois em certo sentido era oque me ajudava a manter uma certa sanidade. Sem tal medo, não pertenço mais a mim, e talvez me lanço no abismo e não mais volto.
"Assim como outros sentimentos genuínos humanos, a tristeza nos serve como um farol que se acende, indicando o caminho certo, a melhor escolha que podemos adotar para seguirmos em direção à elevação do pensamento e do melhor destino a que viemos experimentar neste mundo. Não podemos confundir aqui instinto com discernimento e, para reforçar essa tese, basta lembrarmos que existem motivos da vida ligados à lei da compensação, que sempre equilibra forças opostas."
Tem dias que o peso do mundo parece insuportável. A sensação não é apenas de tristeza, mas de um vazio absoluto e um cansaço que não passa por mais que eu durma. É uma batalha diária levantar da cama, colocar um sorriso falso no rosto e tentar fingir que está tudo bem só para não preocupar quem está ao meu redor.O mais difícil é a incompreensão. As pessoas dizem para 'ter mais força de vontade' ou 'sair dessa', como se fosse uma escolha. Não é. É como estar preso em um labirinto escuro onde você não enxerga a saída. Às vezes, a vontade é apenas de sumir, de fazer a dor parar. É exaustivo lutar contra a própria mente todos os dias. Mas, apesar de toda a escuridão e do medo, há uma voz bem pequena lá no fundo que ainda quer viver e encontrar a paz."
Pode haver certa beleza na tristeza, na sinceridade de belos poemas sobre as dores e decepções da vida. Mas não é lá que seu coração e sua mente devem ficar. A melancolia faz parte da vida, mas não deve se tornar um vício. A nostalgia nos traz certo conforto, mas irá roubar a alegria da alma e do futuro. Deixe a tristeza passar pelos pensamentos e sentimentos, mas de forma alguma, permita que ela more no seu coração.
E hoje faz uma década que você se foi! 10 anos de muita saudade e em alguns momentos, de tristeza e dor. O tempo passou, nós fomos nos acostumando com a sua ausência, mas parece que sempre vai faltar algo. É que você se foi muito cedo desse mundo. Tinha tanta coisa para viver. Por outro lado, fico aliviada em saber que você aproveitou muito bem a sua juventude. Nunca deixou para depois. Não guardou as suas melhores roupas e perfumes para uma ocasião especial. Conheceu o lugar dos seus sonhos. Que bom que você teve a chance de realmente viver. Talvez, de alguma forma, você soubesse que não teria muito tempo. Nunca mais vou ver você nesse plano, mas fico feliz que nossos caminhos tenham se cruzado enquanto éramos muito jovens e pudemos compartilhar muitos momentos especiais. E você será jovem para sempre!
Às vezes, sorrateiramente, a tristeza chega; quem não quer nada vai envolvendo, adentrando no seu coração e, pior, escondendo a esperança. Porém, chega a luz salvadora, travestida em palavras em uma mensagem, resgatando a esperança através do afeto, atenção e carinho de um inestimável presente que nos damos: uma sincera amizade!
Sobre a dor e o prazer. Tendemos a fugir ou enfrentar dor[sofrimento], tristeza, mal-estar, descontentamento e/ou insatisfação (a curto/a médio/a longo prazo) x Buscar ou evitar prazer[deleite], alegria, bem-estar, contentamento e/ou satisfação (a curto/a médio/a longo prazo) de acordo com o pensar, o sentir, o agir e a omissão de ação de cada um(a).
A sua ausência deixou os meus dias vazios. Existe uma tristeza profunda em viver sem o brilho do seu olhar, que iluminava os pequenos detalhes que só nós dois entendíamos. Dizem que o tempo cura tudo, mas, para mim, ele parece parado em um eterno inverno desde que nos separamos.Sinto muita saudade da simplicidade de quando éramos um só. Daquela época em que a nossa maior promessa era o próximo encontro e o meu maior tesouro era o som da sua risada. Eu me perdi em palavras que não disse e em gestos que adiei por orgulho ou medo. Hoje, com a clareza que a saudade traz, percebo que a minha vida só faz sentido se eu estiver ao seu lado.Não estou pedindo para você esquecer as mágoas ou o passado, pois eles também fazem parte da nossa história. Peço apenas que você deixe o carinho falar mais alto. Lembre-se do nosso toque, que acalmava qualquer tempestade, e da conexão única que sempre existiu entre nós.Se ainda restar um espaço pequeno no seu coração para o que fomos, me deixa provar que podemos ser ainda melhores. Não quero voltar para o mesmo lugar de antes. Quero construir um novo futuro com você, porque hoje eu entendo o valor real do nosso amor e estou pronto para cuidar dele como o meu bem mais precioso.O meu coração continua fiel e bate pensando em você. Estarei aqui, esperando o momento em que o destino decida trazer você de volta para mim.
A vida se baseia no calor. Se partes da tristeza à alegria sentirás o calor da felicidade, se fores desta alegria para a tristeza enxergarás a eterna amargura do abismo gelado. O que queima dentro de você te mantém vivo nas tempestades frias da vida. O sentindo, nada mais então seria, do que o tipo de combustível e comburente que permites consumir.
A política é inimiga do POVO, enquanto eles colhem bom frutos o POVO semeia tristeza, não existe política a favor do POVO, coitado de quem achar que os políticos estão preocupados com sua geladeira vazia, a cegueira é um jogo político extraordinário no qual o POVO acredita mais em sinismo de tristeza do político do que nas migalhas que carrega no bolso.
As pessoas me perguntam por que minhas frases nascem sempre cobertas de tristeza, por que falam tanto de dor. A resposta é simples e cruel. Eu sou fruto do abismo. Fui moldado nas pedras frias da cachoeira. Senti a água gelada arrastar a infância de mim, como se o tempo me afogasse antes de eu aprender a respirar. Ali, o antigo eu morreu, silencioso, afogado em medo e inocência. E o que subiu de volta pela encostar pedregosa, já não era uma criança… era um sobrevivente, meio homem, meio sombra, aprendendo a existir entre o que restou e o que se perdeu.
A tristeza e a carência que te definiam eram mais do que falta de afeto, era um buraco negro existencial que sugava toda a tua luz própria, te deixando dependente da migalha emocional que o mundo te oferecia, a verdadeira dependência, porém, veio com a força que bateu à porta, um Amor que não mendiga espaço, mas que instala o reino onde antes havia apenas ruína e desespero, reconfigurando a arquitetura da tua necessidade, você era um poço seco ansiando por uma gota, e Ele chegou como uma enchente de sentido, lavando toda a poeira da autocomiseração.
A ingratidão e desprezo são a maior tristeza de uma mãe que se anulou para viver para e pelos filhos, tudo ficou para o amanhã que nunca aconteceu,o futuro chegou e junto a frustração e tristeza em ver que nada valeu a pena, que viveram e cresceram em cima de mim, tiraram meus natais,nunca me deram um aniversário ou um bolo sequer,e apenas espero chegar o fim sem dor,sem medo e apenas Deus junto de mim. Que Deus me abençoe! 25/09/2026
Não é necessário "lutar" contra a "tristeza". Lutar cansa, e o cansaço nos leva à exaustão. Quando tentamos forçar a ideia de que existe uma "tristeza" a ser enfrentada, estamos, na verdade, apenas criando um ciclo de resistência que nos desgasta. É como se estivéssemos tentando provar para nós mesmos que há algo a ser combatido, quando na verdade, o que precisamos fazer é permitir que o sentimento surja, sem resistência. Ao fazer isso, logo perceberemos que a "tristeza" que pensamos sentir não é nada além de uma ilusão criada pela nossa própria mente. Não demorará muito para entender que, muitas vezes, o que chamamos de tristeza é apenas um reflexo de nossos pensamentos, e que ao aceitá-la sem pressa de "enfrentá-la", ela se desfaz naturalmente.
"Não sentir vontade de fazer nada" não é tristeza, desânimo ou frustração. É, na verdade, um alívio — um tempo indefinido de descanso, relaxamento e paz. É como se fosse um descarrego de pesos desnecessários, uma eliminação de vontades que, no fundo, nunca foram realmente nossas. Esse momento é de reflexão profunda, um encontro consigo mesmo, uma oportunidade para o autoconhecimento e o autodescobrimento. O "nada" se transforma em uma passagem, nos trazendo de volta à nossa essência, à realidade de quem somos, às vontades simples, reais e verdadeiras, aquelas que se encontram na tranquilidade do ser e não na pressão do fazer.
Hoje a tristeza me inspira, a ansiedade me devasta e o medo toma conta de mim, hoje eu queria apagar minhas ruins memórias e tirar de dentro do meu coração tudo que me faz te lembrar, eu queria bloquear teu número e esquecer que nesse mundo você é alguém, hoje eu imploro ao meu subconsciente que te esqueça e que quando eu esqueça da dor que tu me causas-te ele me afogue em memórias para eu nunca mais te querer, eu te amei em um nível explosivo e deixei de me enxergar, adoeci minha criança e frustei a mulher que eu sonhei me tornar, hoje eu sonho em me resgatar do fundo do poço que me deixas-te eu sei que aqui não é o meu lugar.
Ó grande aprendizado dá vida, é que nada dura para sempre, nada. Tristeza, felicidade, chuva, amor, vida, inverno, verão, outono e inverno, então tente ficar calmo. Se houver uma tempestade, amanhã será um dia ensolarado. Portanto, procure entender cada momento e o ciclo da vida por si mesmo, torne-se um ser humano melhor, e esteja preparado para cada momento, sendo que aproveitamos os momentos bons, e aprendemos a suportar os momentos ruins. Porque a arca de ouro está dentro de si mesmo e nao fora.”
Sentir felicidade e tristeza simultaneamente, conhecido como ambivalência emocional, é uma experiência humana natural e complexa, onde o cérebro processa diferentes aspectos de uma situação ao mesmo tempo. Isso ocorre, por exemplo, em grandes mudanças (alegria com saudade) ou conquistas (alívio com nostalgia), indicando um funcionamento cerebral normal, e não desordem, ajudando a dar sentido às experiências. A tristeza e a felicidade não são opostas, mas sim interdependentes, permitindo que o valor de cada uma seja reconhecido.
“A gente vira saudade pra não virar fim. A gente vira tristeza pra não virar fim. A gente vira choro pra não virar fim. A gente vira qualquer coisa, mas fim não. Porque fim é uma palavra dolorosa demais, ainda mais pra nós dois, que um dia já fomos tão bonitos. E não existe fim, se ainda tem amor. E se tem amor, meu bem, a gente tem o mundo inteiro."
