Textos sobre Tempo

Cerca de 24793 textos sobre Tempo

Cartas Para Lua

⁠De vez em quando
Só de vez em quando
Saiba da um tempo a si
Beba uma cerveja, escute um Caetano.

De vez em quando
Leia um Drummond de Andrade
Derrame o seu pranto
Você sabe que a melancólica faz parte.

Cante algumas musicas
Não sucumba ao mau que te rodeia
(ou ja tinha sucumbido?).
Ontem teve eclipse. Passou despercebido.

Cante sua favorita do Guns N' Roses.
November Rain, eu ainda lembro.
Contemple essa chuva que cai hoje
Mesmo não sendo em Novembro.

Viage, faça as malas
Ouvi dizer que as passagens para Marte estão baratas.

Olhe para atrás.
Faça melhor la na frente.
Seja grata, agradeça.
É falta de educação reclamar do presente.


@eu_jaum01
@Devaneios_Meu5

⁠TEORIA MINIMALISTA

Com o tempo, você tem notado que aparecem na mídia, ou redes sociais, algumas palavras que confundem nossa mente.

Não se trata de uma "modinha", qualquer, e sim de um assunto que faz parte do nosso processo de evolução. Haja visto que a população brasileira é gigantesca e sua cultura é extremamente diversificada.

Imaginemos informar para a sociedade de uma maneira geral, o qual recentemente aumentou seu consumo, que segundos o minimalistas, não é preciso de muito para ser feliz. Seria totalmente incompreensível tal raciocínio perante aos modos convencionais de seus gastos e aquisições.

Como explicar, para alguns, sendo jovens ou não, aquilo que está sentindo o prazer de comprar um carro, uma TV de LED ou até mesmo um smartphone, não é legal. Entretanto é preciso abrir mão das coisas materiais?
Para isso advém o minimalismo, que em tese é se livrar de todo o tipo do supérfluo.

Minimalismo é para aqueles nos quais já se cansaram do consumismo desenfreado e agora estão prestando um pouco mais de atenção em coisas que o dinheiro não pode comprar, como a satisfação com a vida, felicidade, liberdade e o convívio harmonioso com a natureza.

Isso não quer dizer, viver em um apartamento pequeno com poucos móveis modernos e brancos e não ter televisão. Também não significa vender todas as roupas, o carro, pedir demissão do emprego e seguir o exemplo de São Francisco de Assis.

Minimalismo é muito mais do que um estilo de vida. É uma ferramenta que pode ajudar a todos aqueles que estiverem dispostos a se livrar dos excessos em favor de se concentrar no que é importante para encontrar a sua realização pessoal.

Um estilo de vida com o princípio de reduzir ao mínimo o emprego de elementos ou recursos.

Quando identificamos o que não é necessário, começamos a tomar decisões mais conscientes e isso acaba nos libertando de medos, preocupações, angústias, culpa e das armadilhas do consumo que acabamos construindo em nossas vidas e que nos fazem sentir que estamos presos aos nossos empregos ou a determinados círculos sociais.

Nada mais é o que diz o ditado; “Não precisamos de muito para viver bem, porém não quer dizer que vivemos com pouco”. Simplesmente curtindo a vida de forma simples e eficaz.

⁠Lamentável é o tempo no qual vivemos atualmente, onde vale mais ter um motivo de se gabar por ter a posse de um recurso de última geração do que sustentar uma boa relação.
Triste século, onde os produtos são mais valorizados do que as pessoas; as ambições tem mais valor do que as relações.
Decepcionante é saber que se tratando disso, o consumo é mais alto do que o consolo, que o ter é melhor do que o ser, que a compulsão é mais extasiante do que a emoção e o possuir é melhor do que o sentir, e assim, cada vez mais nos distanciamos de nossas verdades para satisfazer nossas falsas vontades, escondendo tudo aquilo que nos tornam humanos somente para sermos usados, já que o que consumimos também nos consomem.
E você? O que te consome?

⁠Te amava
.
Eu te amava...
Como agora amo
E te amarei.
.
O tempo é só um bocado
Do muito que te amo
No amanhã que te amarei...
.
Se te amei só um pouquinho
Hoje amo mais um pouco
E amanhã um pouco mais te amarei.
.
Vivo o hoje que te amo
Como outrora eu te amei,
Do “pouco a pouco” que amarei...
.
Edney Valentim Araújo
1994...

⁠Eu evitava falar ou sentir, evitei muitos anos, achava muito forte. A pouco tempo aprendi que sentir saudade é bom. A saudade sempre vai estar ligada a algo BOM, seja um lugar, um momento, uma pessoa... e entendi que tudo bem chorar de saudade, pois significa algo inesquecível. Tem saudades que ainda da tempo de procurar, reviver, reconectar, recomeçar. E tem aquelas saudades de quem ja faleceu, e o que nos resta são lembranças.
Hoje não coloco limites, apenas avalio se compensa ligar, mandar mensagem, procurar. Se sim, eu vou, se não... saudades viu!

⁠Relacionamento não é verão o tempo inteiro, mas duas pessoas podem compartilhar um guarda-chuva de amor verdadeiro, respeito, cumplicidade e sobreviver à tempestades juntas.
Qualquer volume de água que cair, estão os dois se cobrindo de ternura, enquanto Deus protege ambos de qualquer tormenta.

⁠*Olhos que brilham*

Conheci uma mulher há pouco tempo, ela tinha olhos lindos, eu nunca a vi pessoalmente, entretanto, através de uma foto que observei por alguns minutos, consegui notar a beleza por trás daqueles olhos lindos...
Aqueles olhos diziam o quão forte ela era, eles traziam consigo uma certa melancolia, era tão sutil, estavam cobertos por uma vontade imensa de ser feliz.
A profundidade desse olhar falava sobre a liberdade, aquele brilho que todos desejam ela tem...
Conheci uma mulher de um olhar único.

⁠Um homem cego tendo visões o tempo todo
Preso no futuro de sua própria mente
Ele vê a verdade através das mentiras
Ele vê os sinais
Saiba quem você é
Pois ninguém irá
Saiba as intenções em seu coração
Ou viverá em ilusão
O tempo passa
Não pisque
Não fui capaz de achar um lugar para descansar.

⁠Eu descobri,
que nós somos como o preto e o branco,
diferentes e iguais ao mesmo tempo,
estranho, mas nos completamos,
e isso me deixa louco,
mas nunca vai mudar,
esse laço entre nós está perpetuado nas rés do destino e assim continuará até a eternidade,
por mais que pareçamos errados aos olhos de terceiros, aos nossos olhos parecemos exatamente o contrário,
eu vejo-te como a peça que faltava no meu ser,
e o que sinto por ti chegou e absorveu tudo o que encontrou como um buraco negro supermassivo;
desconheço o que sentes ao olhar para mim,
sinto que seja o mesmo, mas, tu não exteriorizas,
bem, nem eu,
e isso que faz com que pareçamos iguais,
como o preto e branco,
um anula o outro, mas nós decidimos nos abraçar.

⁠A chuva no sertão

Faz tempo que não via,
a chuva cair sem parar,
vendo a terra encharcada
sem o sol avistar.

E no sertão se faz festa,
quando esverdeia a plantação,
e quando saía a dor cinza,
nós dava pulos de emoção.

Porquê não há nada mais lindo,
do que ver todos os meninos,
se molhando no terreirão,
até os véios virava menino,
naquela grande diversão.

Hoje é assim que me sinto,
então pra chuva partindo,
pulando, correndo e sorrindo,
Agradecendo e me divertindo.

Porquê fazia tempo que aqui
não chovia tanto para molhar o chão.

Passou-se um tempo...passou-se um tempo em que o momento de "agora" não me causa mais sentimentos, nem calafrios de emoção e adrenalina.
A única coisa na qual consigo fazer, é me lembrar; me lembrar dos momentos que podiam ter me significado alguma coisa, mas eu estava desligada demais para isso.
Me privei de sentir, para não sofrer mais, para não sentir mais a rejeição que tanto me assombrava no passado. Cheguei a esquecer que um dia fui cheia de vida...e disso me culpo, me culpo por me maltratar tanto, por maltratar aquela garotinha que de tantos sonhos se fantasiava.
Hoje, a única coisa que quero, é a minha vida, e os meus sentidos de volta.

⁠A vida não é e nunca foi um conto de fadas. Passamos por dificuldades o tempo inteiro, lutas infindáveis e pelo cansaço físico e psicológico.
Somos postos a prova todos os dias, decepções, partidas, mágoas, tristezas... Não podemos esperar que tudo seja fantasia ou que sempre vamos estar de pé.

⁠Vida de transformações

O tempo nos transforma.
Nada é estático.
Tudo está em movimento,
mudando, evoluindo, transformando...
Essa é a vida como a conhecemos.
Seja de dentro para fora
ou de fora para dentro.
Ela não para;
ela sempre passa;
ela se transforma a todo momento.
Sua única constante,
a mudança.
A cada dia, a cada hora.
Os olhos podem ser os mesmos,
mas a criança de ontem
hoje, ver-se adulta.
A mente vazia,
curiosa com o mundo.
Alimentou-se de conhecimento,
transcendeu, transformou-se.
O corpo que envelhece,
a alma que permanece.
A lagarta no casulo se transformou.
Virou borboleta,
saiu voando.

⁠Deus conhece o seu coração, a sua vida e a sua história...
Deus sabe de todas as coisas e o tempo de tudo...
O tempo de começar e o tempo de terminar.
O tempo de abrir e o tempo de fechar portas.
O tempo de permitir suas lágrimas e o tempo de enxuga las.
Deus pode até permitir o seu sofrimento mas é pq ele sabe que vc tem forças suficientes para enfrenta los e ele tbm sabe que a benção e a vitória que virá depois na sua vida será maior que todo o sofrimento.
Não desista, não desanime, não perca sua fé, não perca sua esperança.
Deus é contigo e jamais te deixará sozinho nem em meio as aflições e nem em meio as alegrias.
Ele nunca nos abandona!
Obrigada meu Deus por sempre estar comigo em todos os momentos 🙏🏻

⁠MAIO DE 2018.
⁠Eu errei algumas vezes, me culpei durante muito tempo, erros, talvez por excessos, por amar, mas aprendi na marra que é preciso se perdoar. Cada erro é um aprendizado em minha vida, cada vez que eu falhei aprendi a valorizar alguma coisa em mim, ou nos outros. Cada situação é importante para que eu amadureça e não falhe mais, com as pessoas que eu amo. E se eu falhar, por me exceder, tudo bem, vou acabar lidando com isso da melhor forma possível. Tenho meu coração batendo fora do corpo em 2 lugares precisamente, mas com a mesma importância e se eles estão batendo descompassados a queda do meu nível de consciência é nítida. Ando assim com uma dor latente , desorganizada, frustada, decepcionada, etc, mas com a convicção de que a CULPA NÃO É MINHA

⁠Olhos cor de mel
Você chegou de vagar e aos poucos o espaço vazio a ocupar;
O tempo foi passando o carinho aumentando.
Quando vc não estava o coração reclamava a ausência que já sufocava.
Cada canto que eu olhava seus olhos cor de mel eu procurava e quando você chegava…meu coração louco de saudades se alegrava.

⁠Meu amor!

Eu jamais imaginei que a vida seria desse modo, mesmo com o tempo eu aprendi a superar as tais dificuldades impostas pela sociedade, entretanto pelo amor eu nasci e pelo mesmo fiz meu caminho e tive que ceder toda mágoa e a solidão, me apeguei no amor e por inúmeras vezes tentei te esquecer, mas seu nome não sai da minha cabeça e meu coração pulsa descompassadamente e só você não percebe que sou assim apaixonada por você. Uma vez me disseram que quando se ama verdadeiramente alguém não se deve desistir, mesmo que o objeto desse amor implore para que você desista. De fato, é verdade. Mas outra coisa que também aprendi sobre o amor, é que devemos esperar, temos que dar um tempo para nós mesmos. Existem coisas que foram feitas para um dia dar certo, não importa o quão impossível pareça ser ou quanto tempo demore, acontecerá. O amor é tipo de sentimento que atravessa fronteiras, que resisti ao tempo, que destrói barreiras e que é capaz de mudar a vida de alguém completamente. Uma vez eu ouvi uma frase que dizia: “Antes mesmo de nascer, Deus já sabe quem vai te fazer feliz para sempre.” - brilhante Jéssica Letícia Matos - e sim, Deus já sabe quem nos fará feliz quem passará todas as tardes de domingo de sua vida assistindo filmes e comendo pizza ou quem nos levará a lugares lindos, a todos os cantos do mundo, quem irá nos esperar no altar para dizer sim, mesmo que isso leve 10, 20 ou 50 anos enfim, não importa como… Se duas pessoas foram feitas para ficarem juntas, elas ficarão. […] O amor verdadeiro não morre, não se apaga, se transforma e o tempo é encarregado de torná-lo chama, ou prosa.Eu te amo e sempre vou fazer de tudo para que você seja feliz, não importa como, não importa o que eu tenho que fazer, pois por você sinto que posso fazer qualquer coisa, com você conversando comigo, sinto que não tenho limite, sinto um sentimento tão bom, que eu não havia ainda sentido, que é aquele que quando você deita começa a pensar na pessoa milhares de vezes, imaginando um jeito de está com ela, chegando a até mesmo sonhar com aquilo, e é sempre isso que quero sonhar com você, pois qualquer sonho com você, será perfeito, porque você é tudo aquilo que eu preciso, é o que me completa, é o que pode me fazer larga de tudo, os meus medos, limites, fraqueza, pois com você eu me sinto livre para fazer qualquer coisa, é como se você fosse minhas asas para voar para qualquer sonho meu, para ir ao caminho da felicidade. Na verdade, não importa onde eu esteja, se eu tiver o privilégio de ter você comigo, conversando, dizendo que me ama, vai ser perfeito, porque você tem tudo do que preciso você me completa e sempre vai consegui me deixar assim, livre, com um sorriso no rosto, sem nenhuma preocupação, isso deve ser porque você é a pessoa que amo, eu realmente não estava a fim de tentar me entregar a isso, mas não teve como resistir, não teve chances, com o seu jeito fofa e incrível de ser, não tive como reagir, eu somente consegui me entregar a você, e eu não sei o que me faz ficar com raiva quando lhe vejo ficar preocupada quando você sai triste, quando vejo você com raiva, acredito que isso seja aquilo que falam que o amor faz você ficar bobo, pois é isso que sinto por você, amor.

Hoje, 20 de novembro,
um sopro antigo atravessa o tempo
e repousa suave sobre nossos ombros.
É a voz dos que vieram antes,
dos que caminharam descalços na terra quente,
dos que levantaram o rosto mesmo sob o açoite,
dos que sonharam liberdade
quando o mundo lhes negava o sol.

Hoje, estou em harmonia
e nada pode perturbar minha paz.
Porque carrego comigo a força
de cada ancestral que resistiu,
de cada mão que plantou futuro,
de cada corpo que, mesmo ferido,
dançou para não esquecer quem era.

No silêncio desta manhã,
sinto a pulsação dos que transformaram dor em trilha,
dos povos pretos e originários
que semearam coragem para que hoje
possamos respirar livres,
sem grilhões, sem sombras de chicote,
com a dignidade alinhada ao peito.

E nessa paz que me envolve,
eu celebro a memória e a vitória,
honro o passado que me sustenta
e caminho firme, sabendo que sou fruto
de uma história indestrutível.

Hoje, estou em harmonia,
e nada, nada mesmo,
pode perturbar minha paz.

O Invejoso nunca dorme !
Fica lhe observando ,
lhe copiando e
lhe admirando todo o tempo.
Se aproveita até mesmo quando estás ausente.
Cata aqui e ali o que não lhe pertence .
São pobres Infelizes e sem identidade
porque no fundo,eles mesmo sabem,
que jamais serão como você ...
Pleno !
Estejamos bem Atentos e
que Deus nos livre desse tipinho de gente !
Amém !

TÃO QUANTO.


Naquele tempo o amor era inocente,
As chuvas pareciam que choravam,
O e inverno era tão quente.
Eu vejo que de dia, a única estrela continua linda,
Diga-me, quantos passados você já passou?
E o que escrever sem rima?
Fica uma dica do meu coração,
Pois continuo escrevendo no papel rascunho,
E a minha mente, mente para minha solidão.
Não sou a dor, mas o amor,
Quanto mais perto estou, mas longe me sinto,
Tipo um beija-flor,
Voando, parado no ar, procurando seu ninho.
As minhas palavras não soam em minha voz,
Os meus pensamentos geram ilusões,
Sou como um rio, grande, mas sem foz.
Percorro, percorro pelas águas profundas,
Tipo um peixe, mas na direção do anzol,
E arremesso, arremesso o meu coração de uma funda.
Só para dizer o que nunca disse,
Que meu amor não durma,
Sou o rascunho, mas te digo,
Tão quanto o meu sangue será sangrado,
Tão quanto meu amor por ti será sagrado.


Autor: Cássio Charles Borges