Textos sobre Tempo
"Não existe travesseiro mais macio que uma consciência limpa", assim reza um provérbio francês. Ainda que qualquer ser humano esteja sujeito a palavras mal ditas a seu respeito, quando você se vê capaz de seguir seu caminho de acordo com princípios claros, cumprindo com seus deveres passo a passo e deixando sempre uma porta aberta para um novo aprendizado, a vida flui com tranquilidade, porque os cães ladram enquanto a carruagem passa. Que beleza é ser humano, é errar tentando acertar, é aprender com isso, que beleza é crescer enquanto pessoa, aprender a se colocar no seu lugar, amadurecer e serenar a postura. Sempre haverá alguém observando tudo e ninguém é justo o suficiente para julgar tudo com toda sabedoria. O tempo é mesmo um grande professor, a experiência uma grande escola.
A dor que sinto é a prova de que meu corpo, assim como o seu, possuí a mesma fragilidade. Mesmo que as lágrimas não se desprendam das minhas pálpebras e o sorriso permaneça estampado sobre minha face, o abstrato doloroso que se esconde dos teus olhos, infelizmente permanece amargamente em meu coração.
Quem se alimenta de expectativa nunca sairá da ultima posição na fila. O tempo nos ensina duas grandes lições... A primeira é saber lidar com as feridas já cicatrizadas para que elas não voltem a sangrar pela segunda vez. E a segunda é entendermos que o impossível é o argumento criado para justificar nosso fracasso mesmo antes dele existir.
Quem dera se o agora fosse para sempre, e que todas as lembranças boas que nos mantem conectados nesse momento jamais fossem sucumbidas pelo tempo. Hoje percebo a importância do abraço demorado. Da conversa prolongada. Da gargalhada sem fundamento. Da presença indispensável... De você por um dia inteiro, por mais que o dia acabasse a seis horas da tarde a cada pôr do sol.
Fechei os olhos e somente agora, depois de alguns segundos encarando o meu reflexo no espelho, foi que notei que o tempo passou como um raio que surge entre as nuvens escuras que domina o céu em época de tempestade. Parece estranho narrar algo tão perceptível, mas o que me leva por essa narrativa tão profunda é a sensação de que nada mais importa, pois sinto que nessa linha do tempo, meus sonhos não podem ser considerados apenas fantasias, pelo simples fato do desacreditar de algumas pessoas que acham que estou vivendo apenas uma ilusão passageira, por mais nítido que seja essa minha ânsia pela conquista.
Quando nasci não enxergava. Ao crescer continuei cego. Ao envelhecer sinto que nada me faltou. O tempo me ensinou que quando você tem alguém que nasceu para te amar, o único medo que não pode ser superado, é o silencio daquela que te manteve na estrada tempo suficiente para te fazer compreender que a única luz que precisava estava conectada a sua voz doce ao me guiar.
Não preciso de muito, apenas de você. O que com palavras não conseguimos expressar, O que com sorriso não é possível transparecer, O que com lagrimas não se pode expelir. Talvez o único sentido para demostrar afeto, esteja no abraço inigualável que deixou de ser costumeiro ao ser envolvido pela rotina de sempre. Não podemos ser prisioneiros do tempo, por mais que o tempo passe de maneira tão insignificante aos olhos de quem acostumado com o nascer do sol, logo perceberá que o ponteiro do relógio continuará girando por mais que não esteja entrelaçado em seu pulso. Quanto custa teu tempo? Não o negocie.
Imperdoavelmente, perceberemos a importância da vida quando notarmos que o único sentindo da nossa existência nunca foi o que de fato buscamos. Ao longo do percurso traçado pelo nosso destino, escrito em uma cartilha da qual nunca saiu do nosso campo de visão, visto por uma oportunidade que jamais acontecerá, sentiremos o amor antes notável de alguém que nos protegia em silencio, desaparecer. Nesse momento perceberemos que o abraço antes dispensável, foi trocado pela ilusão da oportunidade de outrora que o tempo tratou de levar por suas diversas circunstâncias que só no final entenderemos.
O amor, sublime fusão do imperfeito com o perfeito, revela em sua existência a promessa de novas experiências vividas na abstração do sentir. Este sentimento alimenta a perspectiva de um futuro para além do acaso, promovendo o renascimento daquele que, um dia, se perdeu entre o véu da solidão e o vasto azul que se estende sobre nossas cabeças. Por meio do amor, desbravamos uma nova rota no inexplicável labirinto da inexistência, desencadeando uma jornada de redescoberta e renovação, onde cada batida do coração ressoa a melodia da ressurreição, mesmo que esse amanhecer seja, inevitavelmente, uma dádiva que jamais se repetirá para alguns.
Se eu pudesse voar, estaria ao chão, pois o medo de cair me faria esquecer que o céu sempre foi meu porto seguro. Porém, hoje me vejo como um animal terrestre sem liberdade alguma para seguir, pois atolado nessa área movediça, nada mais me resta que não seja o sucumbir inevitável do meu ser, pelo simples fato de achar que estava em terra firme ao me imaginar voando sobre o céu que me cercava enquanto caminhava sem medo.
O coração é capaz de suportar tudo e ao mesmo tempo nada. Algumas pessoas se renovam quando feridas sangram e revelam cicatrizes, outras são capazes de se prenderem na dor por não resistirem o processo movido pela cura... algumas pessoas escolhem se perderem mesmo quando a saída parece tão clara, outras criam em meio aos espinhos novos caminhos que a levará em diversos lugares.
Que o tempo em 2025, com sua magia silenciosa e implacável, leve consigo o peso de tudo o que ficou para trás. Seja no tilintar do relógio que conta as horas, no movimento do sol que dissipa as sombras ou no crescimento das árvores que sussurram os anos, pouco importa como o percebemos. Apenas suplico: leve o que for desnecessário e preserve as lições deixadas pelos erros de 2024, para que possamos aprender e nos transformar. Ainda assim, tempo, faço apenas um pedido: não me arranque você de mim.
Quando você se sentir no delicado abismo da loucura, lembre se que seus momentos mais tristes serão apenas isso, "momentos tristes". No fim você se levantará e cantará com vitória por não estar mais no delicado abismo da loucura. Tenha em mente que algumas coisas não podemos controlar, basta aceitar, o tempo toma conta do resto.
Pensei em escrever sobre o amor, mas precisei abrir algumas aspas em certas frases, pois aos finais de todas as frases sobre ele parece sempre iguais.E sobre aos meus rascunhos infelizmente sempre tive que adicioná-las ao final de cada texto e frases em que eu me referia a você, terminava “em eu a amo” pensei que seria a abreviação perfeita para demonstrar o'que sinto mas você também precisa saber que sempre que falo sobre esse tal amor na maioria das vezes foi você, não apenas uma emoção de sentimento, que com passar do tempo esfria.
Apelidei meus dias ruins de “saudade sua”, pois todos os dias longos e pensativos são pensando em você, e com a extrema da saudade, eu fico por horas olhando o calendário para chegar o dia de vê-la, e vigiando o relógio quando estou perto para não correr tão depressa quando estou junto de ti. Ele é covarde, quando queremos que sua agilidade e velocidade façam seu trabalho de passar depressa e tirar essa agonia de ter sua companhia, mas ele insiste em me maltratar.
Ter idade avançada não significa ser respeitoso; ser inteligente não significa ser sábio; ser belo não significa que é bom; ter conhecimento não significa ter discernimento. Como outras coisas, não adianta ter ou ser legal se nada de bom se faz com isso. Tempo onde muitos têm e são muitas coisas, mas não passam de um enorme vazio.
Esse corpo que por mais cuidado que receba, têm sim um tempo limite de utilização. Tempo este definido por uma complexidade tão grande quanto entender a palavra 'complexo'. É mesmo um vaso que utilizamos por empréstimo, e até que vaso não possa mais ser. Que nele cultivemos só o melhor, desgastando-o só com o que faz bem!
Desde muito tempo, através de tudo e todos, histórias e fatos, vamos aprendendo que o mal na unidade é tão ou mais forte quanto o bem na coletividade. Mal este muito identificado como se vindo de um só, enquanto a força do bem só existe se vier de vários. Se o mal sozinho é tudo isto que pregam, que continuemos a mostrar o bem e a força adivinda de Nossa União.
Refletir bastante sobre os acontecimentos que me cercam, que me envolvem e tudo o que acontece e está a minha vista, ao meu alcance e em eu. Vejo que o tempo não retrocede, por nada nem por ninguém, mas sou feliz por sentir ele abraçar-me instante após instante, dia após dia, e me permitir estar a refletir.
Correndo o tempo, em apenas um segundo, esbarrei em uma lembrança que me levou até algo, até um lugar, até um tempo que já se foi... Senti aquele cheiro de flores, daquele campo multicor e de repente me vi correndo com aquela sacolinha transparente, aberta entre as mãos, junto às flores e ao final do correr a segurava ainda aberta, só para ver as borboletas multicoloridas saírem para se lançarem novamente às flores. Esbarro no tempo e me vejo aqui novamente, ciente acreditava naquele tempo eu me sentia dono daquele espaço e muito seguro, tudo por falta de conhecer os verdadeiros males deste mundo. Tudo isso em apenas um segundo.
- Relacionados
- 53 frases de cura para amenizar suas aflições
- Textos Aproveitar a Vida
- 37 frases sobre aproveitar a vida e ser feliz de verdade
- 53 frases de reflexão sobre o tempo e a vida
- 37 poemas sobre o tempo para pensar na passagem dos dias
- 63 frases sobre o tempo para aproveitar cada momento
- Frases sobre processo para compreender o tempo certo das coisas
