Textos sobre o Soldado e o Amigo
Eu falei:
Eu não sai hoje porque estou cansado e também estou com sono, poderia ir dormir, mas vi você online, então fico aqui, até você sair.
Ela falou:
Fiquei com dó, faz isso nao: quando esta com sono tem que ir dormir, quando esta cansado tem que ir descansar.
Eu respondi:
Mas quando você esta comigo tudo isso passa!.
Ai ela disse:
Olha porque eu te chamo de exagerado!. ta vendo?
olá, reserve um pouquinho do seu precioso tempo para ler o que eu tenho pra dizer.
me desculpe se eu não sou bom de palavra, mais vou falar do fundo do meu coração.
Eu olhei pro céu no meu lado esquerdo e vi um avião sumindo entre as nuvens e disse lá se vai 2013, logo olhei no meu lado direito e vi outro avião se descobrindo das nuvens e disse lá vem 2014,
fiz esta comparação por que o ano que vai e vem é como o avião, um se vai logo outro vem, 2014 não é apenas mais um ano, é muito mais do que isso, significa que a esperança aumenta e a vontade de vencer é enorme, muita gente pede a Deus que no novo ano seja melhor, só que você tem que trabalhar junto com ele, para que seu sonho se realize você luta e ele faz acontecer.
Eu desejo a todos que neste ano que se inicia todos os seus sonhos se realize, muito cuidado para não cair, mais se houver a queda que Deus segure na sua mão para que se levante e continue seu trajeto, não pense como foi o passado e sim pense como será o futuro.
Desejo a vocês meus amigos, um Feliz Ano Novo.
Esses são os votos de Junior CDS e Arco de Mídia Produções
Redação: Junior CD´S
Ah, tá!
A expressão “Ah, tá!” pode ser usada para indicar concordância, transmitindo que se entendeu alguma coisa. Pode também ser usada com sentido irônico, para fingir que se concorda com alguma coisa que é uma bobagem ou um absurdo, bem como para encerrar rapidamente um assunto aborrecido ou desagradável.
Essa expressão eu escuto com frequência quando sou abordada sobre minha escolha profissional. Sou PROFESSORA! AH TÁ! Se afirmo, fiz Pedagogia: a resposta é : - ah, tá. E seu Mestrado? Em educação! – ah tá. E o Doutorado? Em educação! – ah tá!
Fique com seu Ah, tá e Escute-me neste dia do Professor!
Não existe qualquer profissional que não tenha passado pelo professor. Mas o professor parece ser aquela escolha de profissão que sobrou. Quando não se tem nota suficiente no ENEM para outra vaga, a opção é a licenciatura. Aquela chance de trabalho fácil, em qualquer lugar, vai para o professor. Engana-se quem assim pensa, porque só se torna professor com horas e horas de estudos, acumulando saberes e ainda entramos numa formação continuada em serviço. Pois mudam-se os meios, os métodos e os agentes do processo de ensino-aprendizagem.
A nobre tarefa da educação sempre foi e ainda é uma das ações mais importantes para a política, para garantia da prevenção as doenças e promoção plena da cidadania e desenvolvimento do país. Em vários momentos da história do Brasil a educação foi proclamada como salvadora do atraso social e econômico. Foi a educação a porta da modernidade, do nacionalismo, dos bons costumes, da fé e da permanência da cultura entre gerações.
Mas, o que se resumi hoje o trabalho de um professor? Não há um sistema homogêneo. Existem práticas diversas, valorização em algumas redes de ensino, desvalorização e precariedade do trabalho docente. A escola é sucateada e banalizada. Viramos reféns de alunos viciados, agressivos e intolerantes.
Qual a satisfação de um professor atualmente? O piso salarial docente saiu em forma de lei para ser implantado no Brasil, mas isso ainda é algo valido apenas no papel em muitos Estados. Você conhece algum ex-médico? ex-advogado? ex-engenheiro? Certamente, só quando são jubilados, aposentado. Mas certamente você conhece alguém que desistiu de ser professor.
Hoje, o ambiente de trabalho é diverso para o professor. Há escolas prisões, professores reféns, autonomia vigiada, tratam a escola como empresa, mas o que deveria ser era uma parceria. Quando um pai ou uma mãe vai à escola, deve oferecer sua ajuda e colaboração para educação do filho e não cobranças, como uma empresa que descumpriu seu serviço. Que serviço presta um professor? Um dos mais importantes. O indivíduo cresce como ser humano, educando-se e aprendendo sobre respeito e cooperação. Porém, ainda se prepara para o mercado de trabalho.
A escola aglomera o maior número de professores. Mas não estamos apenas nela. Há professores em vários setores. Na fábrica, na igreja, nas repartições públicas, nos hospitais, basta expandir o conceito de professor para aquele que transmite o saber, que a educação vai além dos muros da escola formal.
Quem ainda nas futuras gerações será Professor? Se fossemos um profissional em extinção, será que haveria campanhas de valorização aos professores? O que vão esperar para iniciar esta campanha de respeito e valorização para o professor? Já não basta os baixos salários, as ameaças, as agressões, a desvalorização social? Teremos que nos extinguir, esperaremos que não haja mais os professores ? Quantos mais serão esbofeteados, mortos e humilhados? Haverá alguma geração que faça opção pela docência? Que motivos estamos deixando para influenciar nesta escolha?
Por outro lado, ainda são os professores que para muitos alunos são a representação de um pai, uma mãe, uma pessoa de autoridade e que aposta nas suas habilidades para ser um cidadão do bem, acima de tudo, e um excelente profissional. Quando talentos são revelados por nossas mãos? Quantos sorrisos com a primeira palavra lida, a formatura do ABC, o vestibular bem sucedido, o primeiro emprego conquistado. Enfim, entre rosas e espinhos estamos EDUCANDO!
Orgulho desta profissão que foi inspirada nos meus pais, EDUCADORES.
Orgulho de ser uma PROFESSORA.
Porque na vida vejo ex- alunos em condições de vida com qualidade e dignidade. Engenheiros, Jornalistas, Advogados, Empresários, Administradores, Vendedores, Cantores, Artistas, Dançarinos, profissionais que passaram pela escola e conquistaram seus sonhos, igual eu sonhei o meu!
By: Andréa Andrea Agnes
Se eu amo você?
Digamos que eu não paro de pensar em um futuro ao seu lado. Poder acordar pela manhã e ser o primeiro a lhe dar “Bom dia” e ver o seu sorriso. Ir à praia para ver o pôr do sol com você deitado em meu peito. Pegar meu violão e cantar aquela nossa música. E ao cair da noite, deitar do seu lado, segurar sua mão, entrelaçar nossos dedos, olhar nos seus olhos e dizer que “Eu te amo” seguido de um beijo, antes de pegar no sono.
Se isso não é amor, então eu não sei o que é.
FEIJÃO COM ARROZ!
Feijão com arroz,
Agora só no pensamento,
Pois, é tempo de carestia,
Esse é meu lamento
Com arroz faço poesia
O arroz leva a melhor.
Vou comer feijão e mocotó
Feijão faça com arroz
Não se misture ao baião de dois
O feijão agora está só.
Feijão faça greve à mesa
Tente se valorizar
O preço do arroz subiu
No mercadinho tá pra matar
Em casa o arroz sumiu
Ele só que faturar
No campo não tem solução
Subiu também o pão
Na mesa vou ter que inventar.
Amor é status quo
Amor é uma invenção humana
Se encaixa na poesia mas na vida real é um status quo
Tente ser amado sem ter nada
Terá encotrado algo real
Só que em momentos inoportunos
Se o amor prevalecer AGARRE
Não jogue fora seu amor próprio
Alimente seu ego com o que for bom
Volte atrás sem regressão
Ame e seja amado
Nada mais importa agora
Você foi embora e eu fiquei tão só
Sigo, sem saber meu rumo
Eu não me acostumo sem você aqui
De que vale ter tudo na vida
De que vale a beleza da flor
Se eu não tenho mais teu carinho
Se eu não sinto mais teu calor
Hoje, eu estou tão livre
Posso amar a quem quiser
Mas nada me interessa
Mesmo que ofereça
O mundo aos meus pés
De que vale ter tudo na vida
De que vale a beleza da flor
Se eu não tenho mais teu carinho
Se eu não sinto mais teu calor
Sei, outro alguém te ama
Pensa que você já me esqueceu
Mas ao senti-lo perto
Tudo é tão deserto
Você pensa em mim
Bom dia!
Mais uma semana se inicia. Ao acordar leve sua mãos para o céu e agradeça ao "Pai" o Dom de está presente e compartilhar com alguém que você AMA.
Siga em frente - Pois, A VIDA é uma batalha que teremos de afrontar sempre e diariamente. Lembre-se que Até os irracionais, criaturas de Deus ao raiar do Sol, vai à luta.
"Intitulado de muita honraria, Cônego Francisco Sadoc de Araújo é uma memória viva de nossa história. Através de seu legado, de suas escritas e exuberantes pesquisas, encontraremos a origem de nossa gente e de nosso povo. Sem ele, não tenho dúvida que nossa história estaria incompleta e absoleta”.
Wilamy Carneiro - poeta Sobralense
Um abraço carinhoso
O sorriso mais gostoso
Um momento bom, sem hora pra acabar
Um pequeno gesto
Como um carinho honesto
E uma linda história pra contar
(Pré refrão)
Eu só sei que gosto assim
Isso é tudo que desejo
Pra você e pra mim
(Refrão)
Ouvindo coisas lindas
Sem trocar palavras
Fazendo muitos planos
Pra estar em casa
E quando a gente chega
Olha pra janela e
Sabe que tá tudo bem
Porque eu estou aqui
E aqui está você também
Porque eu estou aqui
E aqui está você também
Sempre que eu me lembro
Do seu beijo no meu rosto
Seu tempero com um gosto especial
Quero mais um pouco
Desse seu sorriso solto
Das conversas noite afora no quintal
(Repete Pré Refrão e Refrão)
DELINEANDO
(Renata Guimarães e Edson Nelson Soares Botelho)
Escaneando os meus sonhos
E suas raízes com pura energia
Formentando competências adquiridas
Para olhar com firmeza o seu propósito
Não fingir alegrias que não sente
Decidindo tornar-se capacitado
Desenvolvendo uma coragem absoluta
Para navegar nessa tremenda magia da vida
Atraindo coincidências inimagináveis
Para definir com clareza tudo o que quero
Sendo honesto comigo mesmo
Para lutar com coerência e abundância
Em um caminho repleto de riquezas
O destino ajuda se eu insistir
UM GRANDE AMOR
Selma Cardoso e Edson Nelson Soares Botelho
De repente a saudade do primeiro amor
Nunca é tarde demais para reconquistar
Um grande amor perdido no tempo
Mesmo correndo o risco
De não ser mais lembrado
Mas a vontade de reconquistar é grande
Tem de correr atrás do prejuízo
Recuperar o tempo que ficou afastado
Arquitetando o plano de conquista
Mesmo sabendo que o grande amor
Perdeu a beleza física da primavera
Só restou o inverno frio
E a lembrança dos dezoito anos de idade
Mas a certeza de reascender a velha paixão
A FACE DO MAL
(Renata Guimarães e Edson Nelson Soares Botelho)
O que poderíamos usar como pretexto
Para justificar todas as tragédias
De nossas infames vidas
Por mais espantoso que fosse
Forçar a humanidade a procurar um falso profeta
Sob quaisquer de suas denominações
Percorrendo as estradas mais perigosas
Submetendo a vida aos castigos do destino
Pondo em prática as mais estranhas ideias
Com pessoas vulgares rumo a falsidade
Sem lamentar nada do passado
Apenas por absoluto egoísmo
A procura de nova etiqueta
Que desse sentido a sua estranha vivência
FELIZ SÃO JOÃO
(Renata Guimarães e Edson Nelson Soares Botelho)
Sinônimo de alegria e amor
Queima a fogueira no chão
E arde a chama do amor
Assam-se milhos junto a fogueira
Bebem a vontade na maior alegria
Esquenta os corações dos apaixonados
Dançar quadrilha a noite inteira
É noite de festa de São João
Noite de fazer adivinhações
A noite dos casais apaixonados
Todos acompanhados dançando
Pode brincar a vontade
Só não pode fazer uma coisa
Querer soltar balões, é perigoso!
SÃO JOÃO
(Renata Guimarães e Edson Nelson Soares Botelho)
Que você tenha um Céu bem colorido
Nesta noite maravilhosa de São João
A noite dos casais apaixonados
E dos que procuram companhia
Acendeu a belíssima fogueira
Para a contemplação e alegria de todos
Vamos todos aquecer o coração.
Dançar forró a noite inteira
Pode até fazer suas orações
Para São João Batista
Para ele interceder junto a Santo Antônio
Para você conseguir uma companhia
Não vale a pena ficar sozinho
Nessa noite de festa e de amor
FALSIDADE
(Renata Guimarães e Edson Nelson Soares Botelho)
Palavras falsas
Lançadas ao vento
Que se alongam
Como um canto de cigarra
Para morrer em uma única tarde
Assim fazemos o nosso destino
Não existe perfeição
Na vida de um casal
Sem marcas involuntárias
Que envenenam no decorrer do tempo
Não importa o palco ou a plateia
Se não estiverem dispostos a ver
Minuciosamente os detalhes da peça
O mérito de imaginar
Que existe esperança no ar
Obediente ao destino incerto
É o nosso maior erro
O poeta burgo da esperança.
(Paulo Sales)
Perante a degradação dos sentimentos,
Onde o caminhar é áspero, semeado de percalços,
Corações jazem inativos,
Agasalhada resta a solidão.
O poeta tem na vida,
Suntuosa beleza,
A expressão da arte,
Entre lágrimas e lamentos,
Do pensamento ao sonho.
O burgo da esperança.
Fulgor de inspiração,
Luz do olhar,
A visão do amor,
Que direciona a alma,
Ao mundo das flores,
Que ao tempo colherá.
Grande alvoroço,
Traz a poema
Pois mora no interior do sentimento,
Sabe conviver com a dor,
No mais profundo silêncio,
Onde só a poesia é capaz de anunciar.
Nostálgico tempo lírico e poético dos românticos.
(Paulo Sales)
Olhando para o infinito,
Introverso aos sons das mais belas expressões,
Afetuosas promessas de amor,
Entusiasta o coração,
Por projetos e aspirações.
Nenhuma ilusão é possível reter,
O triunfo da imortalidade,
Laurel do sentimento puro,
Sedutora afabilidade.
Raios mútuos,
De juras eternas,
Lunar que romantiza a paisagem,
Beijos tantos,
Calorosos,
E quantos,
Carinhosos abrigos.
Acorrentados a sonhos de felicidades,
Onde a razão precisa de auxilio,
Amantes que inspira e não comparte.
Corpos nunca vistos,
Desejos insofismáveis,
Sútil obra de arte,
Mas maleável e filtrado.
Ontem assim foi,
Românticos restaram,
Obsoletos ou ultrapassados,
Inafastável lembrança,
Atroz saudade.
PARA QUE SERVE A SAUDADE?
(Paulo Sales)
Em bela tarde de nostalgia,
Lembro um passado pouco distante,
Em que o pôr do sol, servia de inspiração para compor um futuro próximo.
Esperança, planos e sonhos, faziam parte de um pensamento jovem.
O tempo passou e como professor da vida, trouxe a recordação momentos daquele jovem pensador.
O sonho não tinha limite e o amanhecer era apenas um novo começo.
O pôr do sol passou a ter um ar, uma conotação de melancolia, pois os sonhos e a esperança daquele jovem tinha ido por fim, com o amadurecimento. Ledo engano.
Restou a saudade, mas para que serve a saudade, senão para que o passado se faça presente e venha inspirar o futuro.
A conquista não depende de um pensamento jovem, sequer de um jovem pensador, também não deixa de acontecer por ocasião dos percalços da vida.
A saudade alimenta o hoje, e faz brotar o amanhã.
O sonho se finda com a realidade; mas do que serve a realidade sem um sonho?
Então me alimentarei com a saudade, fortalecerei o presente e seguirei sempre em frente, pois a esperança e o sonho não tem idade é tão somente o deleite para a humanidade.
Vaidade
(Paulo Sales)
A Vaidade mundana,
É Cálice de fel,
Afetação de virtude,
Pálida, mas reciclável.
Excelsa Confissão de amarguras,
Frias, silentes e necessárias,
Vencer é inescusável,
Na peleja da adversidade.
Há um abismo entre o presente,
E o passado nefasto,
Com força e vontade hercúlea,
Um raio de amor,
Infunde a esperança.
Na solidão do seu próprio cárcere,
Despontam manifestos de infelicidade,
Por inexperiência e seduções maléficas.
A rota por onde peregrinamos,
É rodeada de espinhos e decepções,
Uma centelha de fé,
Suaviza o caminhar.
Ao sol poente,
Como nasce uma flor,
O homem é capaz de renascer,
Ablegar a futilidade,
Descobrir com paciência,
E tanta coisa saber,
Da real felicidade.
