Textos sobre o Homem

Cerca de 6440 textos sobre o Homem

mas eu sou apenas esse pequeno homem, que aparece sempre no mesmo lugar, para os mesmos compromissos, o que poderia eu fazer para melhorar essa sociedade alienada?
não seria mais conveniente zelar pelos poucos cabelos que restam-me? a quebrar cabeça com essas criancinhas tolas, endiabadas, cheias de ódio em seus corações.
... não me pressionem, eu sou apenas um garoto

Inserida por fernandopensador

Frases do Dia
Um grande homem é aquele
que sabe valorizar as pequenas
coisas importantes da vida.
Algumas pessoas eu preferia
não ter conhecido.
É aquele velho truque, fechar os
olhos e fingir que não viu nada,
e tentar se convencer de que
não doeu tanto assim. (Caio F.
Abreu)
Poder conviver com pessoas
fantásticas como você é a
melhor motivação para sair da
cama de manhã.
Nunca mude a sua essência só
para agradar outras pessoas. É
mais importante ser você
mesmo do que ser alguém
estranho moldado pelos outros.
Boa semana!
O mundo é perigoso não por
causa daqueles que fazem o
mal, mas pelos que vêem e
deixam o mal ser feito. (Albert
Einstein)
Seja forte, a vida exige isso de
você. (Miley Cyrus)
Um grande amor não precisa
ser maior do que todos os
outros. Ele tem que ser do
tamanho do seu coração.
Não se espante. Você deveria
saber que tudo que é bom um
dia acaba. (Harry Potter)
Mesmo sabendo que aqueles
dias não voltam mais, a
saudade insiste em permanecer
nos meus pensamentos.

Inserida por TiagoHE

Pranto para o homem que não sabia chorar

Havia quitandas naquele tempo. Vendiam verduras, legumes, ovos, algumas chegavam a vender galinhas em pé, quer dizer, vivas, mas eram poucas, pois todas as casas tinham quintal e todos os quintais tinham galinhas. Ia esquecendo: as quitandas mais sortidas tinham à porta, bem visíveis aos passantes, um feixe de varas de marmelo.
Para que serviam? Fica difícil explicar, mas serviam para os pais comprarem uma delas e a guardarem em casa, num lugar à mão e bem visível aos filhos. Quem nunca tomou uma surra de vara de marmelo não pode saber o que é a vida, de que ela é feita, de suas ciladas e enigmas. Há aquela frase: "Quem nunca passou pela rua tal às cinco da tarde não sabe o que é a vida". A frase não é bem essa, mas o sentido é esse.

Uma surra de vara de marmelo era o recurso mais eficaz para colocar a prole em bom estado de moralidade e bom comportamento. Acima dela, só havia o recurso capital de ameaçar o filho com um colégio interno da época: Caraça! Ir para o Caraça, a possibilidade de ir para o Caraça era uma pena de morte, uma condenação ao inferno, um atestado de que o guri não tinha jeito nem futuro.
Houve a tarde em que o irmão mais velho fez uma lambança com umas tintas que o pai comprara para pintar a casa de Segredo, o cachorro, que era solto à noite para evitar que os amigos do alheio pulassem para o quintal e roubassem as galinhas -repito, todas as casas tinham galinhas.

E "amigos do alheio" era uma expressão, uma metáfora civilizada que os jornais usavam para se referirem aos ladrões de qualquer coisa, inclusive de galinhas.

Pois o irmão foi surrado com vara de marmelo e chorou. O pai então proferiu a sentença que ele jamais esqueceria:
Homem não chora!

Em surras seguintes e sucessivas, com a mesma vara de marmelo (ela nunca se quebrava, por mais violenta que tivesse sido a surra anterior), o irmão tinha o direito de gritar, de urrar, de grunhir como um leitão na hora em que entra na faca, mas não de chorar.
Por isso, mesmo sem nunca ter tomado uma surra daquelas, ele sabia que um homem não pode chorar, nem mesmo quando açoitado por vara de marmelo. O vizinho do Lins, que tinha um filho considerado perdido, percebendo que a vara de marmelo era ineficaz como um remédio com data de validade vencida, adotou uma tira de borracha que servira de pneu a um velocípede desativado. Tal como a vara de marmelo, era maleável mas inquebrável, deixava lanhos nas pernas do filho -que mais tarde chegaria a ser capitão-do-mar-e-guerra, medalhado não em guerra nem em mar, mas por tempo de serviço.
Homem não chora e, por isso, ele decidiu que seria um homem e jamais choraria. O irmão, sim, era um bezerro desmamado, chorava à toa, nem precisava de vara de marmelo. Chorou no dia em que Segredo morreu envenenado -um amigo do alheio, antes de pular no quintal, jogou-lhe um pedaço de carne com arsênico.

Chorou mais tarde, quase homem feito. Esquecido de que homem não chora, ele chorou quando o Brasil perdeu para o Uruguai no final da Copa do Mundo de 1950. Não era homem. Atrás do gol, viu quando Gighia chutou e o estádio emudeceu e logo depois chorava, seguramente o maior pranto coletivo da história da humanidade, 200 mil pessoas que não eram homens, chorando sem vergonha de não serem homens.

Ele não podia ou não sabia chorar? Essa era a questão. Volta e meia forçava a barra, lembrava as coisas tristes que lhe aconteceram, o dia em que o pai o colocou de castigo, atribuindo-lhe a quebra de uma moringa. A perda da medalhinha de Nossa Senhora de Lourdes que a madrinha lhe dera, uma medalhinha de ouro que, segundo a madrinha, o livraria de todo o mal, amém. Não chorou nem mesmo quando, naquela primeira noite após a morte de sua mãe, ele se sentiu sozinho na vida e perdido no mundo.
Daí lhe veio a certeza. Poder chorar até que podia. O diabo é que ele não sabia mesmo chorar. Chorar é como o samba que não se aprende na escola: ou se nasce sabendo, ou nunca se sabe. Bem verdade que ele desconfiou de que os outros chorassem errado, misturando motivos. Por exemplo: o irmão, que era um Phd na matéria, quando chorava, fazia um embrulho de coisas e desditas, um mix de quebrações de cara e obtinha um pranto copioso, sincero, lágrima puxando lágrima, soluço puxando soluço.
Quando perdeu uma bolada num cassino de Montevidéu, foi para o quarto do hotel, bebeu meia garrafa de uísque e, tarde da noite, telefonou dizendo que, passados 40 e tantos anos, ainda estava chorando pela morte de Segredo.

Tivera ele essa virtude, aquilo que os ascetas chamam de "dom das lágrimas"! José, vendido por seus irmãos ao faraó do Egito, tornou-se poderoso e um dia recebeu os irmãos que o procuraram para matar a fome. Os irmãos não o reconheceram. José perguntou-lhes sobre o pai e retirou-se a um canto para chorar. Depois, sim, deu-se a conhecer e matou a fome dos irmãos que o venderam.

Jesus chorou quando soube da morte de Lázaro e o ressuscitou. A lágrima é um dom, e ele não mereceu esse dom nem mesmo quando Débora foi embora de seus sonhos e, como nos tangos, nunca mais voltou.

Inserida por mathiasportugues

Como posso eu, um simples homem, revelar a febre que estou sentindo, sem mostrar me escravo da mesma? Se as doces e singelas palavras, expõem me por completo, mostrando o quanto estou dependente?
Talvez seja mais sensato revelar me em silencio, quem sabe as palavras suavizam esta dependência! Por que me engano? É obvio que não há como revelar sem exposição total! Jamais imaginei entregar me deste forma, mas não vejo outra forma de revelar, sem dizer-te que meu coração vive imerso neste sentimento puro e verdadeiro que é amar-te!

Inserida por helber2442

Emanoel..
Quem és tu homem, quem és
Me diz pois quero saber
Como é que consegues viver
Com estes teus pensamentos
Que tu não sabes descrever
Quem és tu homem, quem és
A angústia te persegue
Enquanto a dúvida te cerca
Mais sei que tu és forte
É vai superar mais essa
Quem és tu homem, quem és..

Inserida por FelipeSmolke

O homem de conhecimento sabe que o gênio solitário está fadado ao esquecimento e que, para perpetuá-lo, deve difundir o seu saber aos mais jovens, mantendo ao mesmo tempo acesa a chama da curiosidade permanente. Os jovens, ao buscar experiência, trazem consigo, na inquietude de sua mocidade, toda a beleza de um destino a cumprir. E é necessário disponibilidade para o companheirismo e para o trabalho em conjunto, como fatores estimulantes do verdadeiro espírito de um acadêmico, que se recicla nas indagações, dando aos mestres o privilégio da renovação nesse confronto diário.

Nilo Deyson Monteiro Pessanha

“O passado serve para nos ensinar como seguir em frente, deixando para traz o velho homem e vivendo para Deus, servindo a vontade divina e não a nossa”⁣

Tendo o motivo para alegrar minha alma viver dias felizes e celebrar um novo nascimento em Cristo Jesus, o Autor da Salvação eterna.⁣

Inserida por Diosemberg

Íntimos são os meus versos
Como são os de Augusto
Ele fala do universo , do lobo do homem
Mundo ....

Eu falo do desvendar ,
Teus desejos mais profundos
Desejos que são tão meus , quanto teus
Isso eu juro !

Íntimos como o perfume de tua peça mais intima
Como o desejo de beijar , asa tua boca tão linda
Não quero lhe assustar , com esses meus versos íntimos
Só quero lhe revelar o que na verdade eu sinto

Inserida por Bia-Domingues

O HOMEM DO RIO

Eu não quero ser Caetano,
não sou o gênio imitador
sou como sou
homem que entra no rio
e se transforma
em tantas formas de existir.

eu não quero ser Heráclito
pré-socrático ou Platão
eu sou a soma de todos eles.
Poetas são como são
puros e controversos
sem contradição.

Eu não quero ser Caetano
contudo sou Gil-berto sou João
sou Tom Zé, sou Tom Jobim
você nunca ouviu falar de mim?

Inserida por EvandoCarmo

O casamento é consagrado

O homem deve viver para a sua mulher.
A mulher deve viver para o seu marido.
Defeitos da sexualidade devem ser corrigido no lar.
Quando se entendem e se completam, se corrigem.
Essa união, quando tem base no amor, está abençoada.
Nada consegue destruir.
Tudo é bom. É leve. É agradável.

Inserida por reginamichelon

Para um homem bonito:

Você, que gosta de andar descalço
E vê a beleza nas pedras, nas flores e nos bichos
O teu sorriso é largo, seus olhos são brilhantes, você é o mais bonito!
Você que cantarola baixinho, me tira para dançar, faz graça, brinca e ri comigo
Obrigada por ser meu amigo!
Você é simples como todas as coisas verdadeiras e boas, como as coisas que tem importância na vida,
Você é fácil de entender, é gostoso de ver e esplêndido de amar!
Você é um homem bonito, todos os olhos entendem, mas além do que alcança a vista, minha alma te sente.
Te amarei para todo sempre...

Ao belo e sempre nobre, Thiago.
Com toda paixão, amor e carinho que um corpo é capaz de suportar.

Inserida por nanavedo

⁠SER UM VIGILANTE NÃO É PARA QUEM QUER E SIM PARA QUEM GOSTA.


Certa vez um homem caminhava com o seu filho e quando,aquele homem passava diante de uma grande empresa ele disse para o seu filho:- Filho você está vendo aquela grande empresa,o menino disse sim papai ela é enorme,o pai disse para seu filho:- Aquela grande empresa é a empresa que o papai toma conta dela como vigilante! O menino respondeu é papai,o pai respondeu sim meu filho e o papai é tão importante naquela empresa que até para o dono entrar nela,ele só entra se o papai liberar e abrir o portão,o filho fez um gesto emocionado abraçou o pai e ambos prosseguiram ao seu destino .

Inserida por valter-marinho

⁠⁠FELICIDADE SUPREMA

O homem deve enxergar a felicidade como um processo simples; Entender que todo o procedimento relacionado a ela é infinito, independente de quando a sua ordem processual irá refletir profundamente na existência dele em um plano mais elevado; Compreender que todo o seguimento só poderá ser absorvido quando ele acreditar que é possível ser feliz. Para tanto, primeiro, é necessário assimilar que a felicidade suprema está em Deus, o Ser que pode torná-lo completamente feliz; Que pode lhe permitir, a partir da sua submissão ao Princípio Formador, de modo refletido e exemplar, experientar e participar da felicidade esplêndida em toda a Sua Excelência.

Inserida por SIMOESPENSADOR

⁠O mundo moderno trouxe o que há de pior no homem e na informação, regurgito de regras seletivas, morais ainda mais flexíveis, aumento brutal no repasse de informação não confiável e o pior de tudo, tornou as convicções humanas ainda mais fortes e quanto a este último hora isto é bom e hora isto é um declínio evolutivo. Se alguém tinha alguma dúvida sobre algo, agora se encontra com uma sólida certeza, certeza incorruptível, intangível. Num mundo onde não existem certezas aparentes o homem afirma saber de tudo e afirma tudo. A terra é plana diz o homem convicto, vacinas matam, os Illuminati eles dizem. O diálogo está morto e o conhecimento se tornou seletivo. E como sempre dá pra piorar, aqueles que detém o real conhecimento sobre o mundo, aqueles que respeitam os limites de suas afirmações, perderam a paciência para a dialética e para a didática. Vos digo então, um dia todos os sábios abandonarão a espécie humana, todos os técnicos, estudiosos, filósofos pularão do barco, nem mesmo o homem mais resiliente ficará firme em seu lugar. Cansados de tantas falácias e hipocrisia, cansados de sentirem náusea toda vez que os "sábios modernos" começam a argumentar. Será a extinção do conhecimento e o nascimento da idiocracia.
Neste dia o homem deixará de ser e o nada o abraçará, justificando o que ele sempre foi, um breve delírio do universo.

Inserida por tiago_anderson

⁠DONO DE SI

Para o homem chegar a dizer que é verdadeiramente dono da sua mente intrínseca, primeiro, deve saber administrar os seus pensamentos. A partir daí poderá dizer que controla a própria vida.
Eis aí o porquê de muitos titubearem ao prosseguirem com os projetos que apresentam sem, verificar a perspicácia mental dos propósitos que exibem.
É isso que acontece nos casos em que as pessoas querem agir de maneira inflexível e impensável, prejudicando, assim, o plano apresentado, subitamente, sem prestar atenção no prosseguimento dos preceitos ligados à proposta e nas prescrições essenciais para a concretização das ideias que podem não pertencer a si próprios e sim ao universo mental no qual tramitam os pensamentos de toda criação.

Inserida por SIMOESPENSADOR

Eu não vou com saudades
da vida,
Logo, logo eu volto pai, mãe, filho,
homem e mulher
Para experimentar sob outro
Perspectiva o saber amar.
Eu vou como vento em direção
Ao despertar,
Mas voltarei logo, tenha certeza disso,
Com outra roupagem, é certo, mas com
O mesmo perfume de que mim fará reconhecer,
Para contínua a trilhar os caminhos da vida
Por onde um dia eu passei.

Inserida por AdmilsonNascSantana

⁠Homem tem que ser homem quando for necessário, mulher também senti desejos, mas é o homem de verdade que ascende o pavio!
Homem de verdade, gosta de mulher com personalidades, mulher que na mesa é uma dama, mas entre quatro paredes na cama é a mais selvagens de todas as mulheres;
Homem, gosta de criatividade, gosta de atitudes, gosta de realizações;
Porém, em contra resposta, a mulher gosta de carinhos, atenção, disposição e verdades sinceras...
Isso tudo em uma grande recíproca que cria um grande relacionamento, chamado compromisso;

Inserida por JULIOAUKAY

⁠⁠PERCURSO

A Mãe-Terra gera e pare o homem, deixando-o livre para a Vida. A Vida o edifica, habitando cada um dos seus andares, para que o homem cresça sempre em boa companhia. Até que a construção, completamente habitada, fique com a sua torre rodeada de brancas nuvens. Então, para que a cansada e agradecida construção não caia e o homem morra, a Vida o acolhe outra vez no ventre da Mãe-Terra.

Inserida por RemissonAniceto

⁠Seria um erro?
Um homem querer amar e ser amado?
Sentir um amor que arrebate os pensamentos?
dar-se por inteiro,
dividir a existência,
construir do zero uma vida,
ter amor além do sexo,
acordar e ver os cabelos desajeitados,
o rosto amassado de dormir abraçado.
Corrigir todos os erros do passado
e lutar por este amor eternamente
até que calmamente a vida cesse,
e ter a gratidão de ter vivido.

Inserida por hbimorethi

⁠A Lenda do Contador de Estrelas

“Há muito tempo atrás na Pérsia,
Existia um Homem que contava estrelas,
E contava e contava e contava, sem parar,
E a todas queria nomear,
E contemplava o Céu a procurar,
A mais bela das Estrelas,
E dizia: A Estrela é uma Semente,
A Semente é uma Estrela,
E procurou, procurou e procurou,
Diziam que estava louco,
Até que um dia encontrou,
A sua Estrela,
E começou a segui-la,
E no caminho encontrou,
Outros contadores de Estrelas,
E seguiram a Estrela,
Até Belém”.

Siga a sua Estrela, persista nos seus sonhos!!
E viverá a maior aventura de sua vida!!

Carlos Augusto Pereira Terra