Textos sobre Jovens Carlos Drummond
Sou feito de pequenos pedaços de lembranças, lembranças que me fazem rir, outrora me fazer chorar, e ainda me fazem refletir, sou feito de pequenos cacos de vida, pequenos cacos de sentimentos, que sem rumo, vagam pela imensidão desse mundo, sou feito de pequenos pedacinhos de amargura, e enormes pedaços de infelicidade, mas cada pedacinho contribui, sim, contribui para o equilíbrio, para o que me faz ser o que sou, contribui para que eu me torne humano
Não é pra qualquer um, sofrer o que eu sofro, não é pra qualquer um sentir o que eu sinto, não é pra qualquer um arriscar tudo por um sentimento, não é pra qualquer um pertencer à um lugar imaginário onde todos me apontam, não é pra qualquer um se sentir cercado de pessoas, sentindo se em meio ao céu nublado e chuvoso em um dia de inverno, não é pra qualquer um ter tantas perspectivas e mesmo assim ter medo de arriscar, não é pra qualquer um ser livre, mas ser prisioneiro de suas inseguranças, não é pra qualquer um viver escondido na mediocridade alheia, não é pra qualquer um viver atolado num poço de decepções procurando sentido pra existência, não é pra qualquer um se ver envolto por uma camada de mentiras, não é pra qualquer um querer viver com todas as forças quando não se há a menor possibilidade.
Você não sabe como é, ter que conviver com algo que ninguém aceita, não sabe como é viver oculto na miserabilidade de um ser patético e sem iluminação, você não sabe como é lidar com uma coisa que você é, uma coisa que não tem como mudar, você não faz ideia do quanto é doloroso, ser fruto da imaginação de um ser existente em uma dimensão paralela, você não faz ideia do quando é triste ter que ser algo que você não é pra não ver correr nos olhos, as lágrimas, vítimas de um pensamento que seu próprio fruto causou, você não sabe o quanto me sinto preso, preso na sua teia tecida com a pateticidade e ingenuidade que juntas constituem algo medíocre e asqueroso, que juntos formam uma criatura abominável, constituída apenas por egoísmo e inabilidade e alternação de pensamentos, preso naquilo que você chama de conceito correto.
Eu posso ser a paz que você procura, mas também sua amargura, Posso ser doce como mel, mas também amargo como fel, Posso ser discreto mas também posso ser indiscreto, Posso ser constituído de Mentiras e verdades, sinceridade e falsidade, Posso ser constituído de Sabedoria, mas também de Mediocridade, Posso ser Feliz ao mesmo tem que infeliz, Posso ser alegre ao mesmo tempo que bobo, mas posso ser aquilo que você procura, a paz pro seu mundo.
As pessoas muitas vezes, falam sem pensar, falam sem pensar na forma que o que foi ou será dito possa atingir a pessoa que irá ouvir, falam sem escrúpulos, falam sem pudor, e as palavras assim como espadas, nos retalham e nos fazem sofrer, mas não há coisa melhor após a convalescença nos sentimos fortes e protegidos, pois não há coisa melhor do que ter o gostinho de ver o outro indivíduo tornar-se vítima de suas próprias palavras não pensadas.
Todos nascemos inocentes, mas são as influências que nos fazem divergir entre os caminhos do bem e do mal, então o que será que devemos fazer? Devemos buscar a bifurcação onde o bom toma um rumo e o mal outro e tentar mudar? ou devemos apenas deixar que cada um siga suas decisões onde no fim cada qual terá o destino que merece?
A fé é mãe do futuro, sem ela não seríamos absolutamente nada, a fé é o sentimento mais importante, porque assim como o fato de acreditar, te faz ver que nem tudo na vida é estática, mas sim a junção da espiritualidade com o seu interior, a fé que te leva a novos rumos, novos sentimentos, e novas emoções.
Sou feito de palavras não ditas, amores perdidos, e oportunidades perdidas, sou feito de risos, choros, fé, esperança e desespero, sou feito de pequenas atitudes e de pequenas lembranças que cativam meu sorriso e o brilho nos meus olhos, sou feito apenas de incertezas e dúvidas, ser humano imperfeito incapacitado de ter razão, por simples medo de crescer.
Já tentei disfarçar o choro, já tentei controlar a dor, mas saudade quando dá, não escolhe hora, não escolhe lugar, nem quer saber com quem você está. Saudade quando bate dói. Dor faz chorar. As lágrimas pelo meu rosto me faz lembrar que um dia, por este, já passaste tuas mãos, macias, e me fez sonhar. Sonhar contigo e te querer. Cada vez mais. E agora, mais do que nunca, te querer ter. Te querer aqui. Só pra te ver sorrir, só por tu existir.
Olha só, prometo tudo o que quiseres que eu prometa, faço todas as juras de amor possíveis e ainda faço mais, fico de joelhos caso queira, choro e esperneio se não quiseres. Fica comigo, imagina tudo o que ainda estar por vir, imagina nós dois velhinhos, um acompanhando o outro, no sentido mais literal da palavra, um apoiando o outro. Prometo que, se você voltar, nunca mais olho para outra pessoa nesse mundo, nunca mais te faço ciumes e nunca mais vou te fazer ficar chateado comigo. Te juro que vou amar-te e respeitar-te, assim como num casamento - e se quiseres, casaremos. Juro que, no fim do dia, de todos os dias, você olhar pro céu e agradecer a Deus por ter me colocado em sua vida, vai agradecer por ter uma pessoa que te ama incondicional e unicamente, e esse alguém será eu. Juro que te levarei na praia a noite pra te mostrar as estrelas e depois te darei um beijo, daqueles que provam qualquer sentimento. Juro que te levarei a lua, se possível for. Mas, antes que eu faça mais uma jura, eu preciso que esteja aqui, porque eu quero dizê-la olhando em seus olhos, segurando a sua mão, de joelhos e, de preferência colocando um anel no teu dedo e te pedindo pra ser a minha eterna namorada. Serás minha eterna namorada. Contudo, preciso que venhas até mim e, por favor, não demora, porque a presença da tua falta começa a corroer meu ser, começa a arder, a doer. Os olhos tão cansados de implorar tua volta, o coração ta miudinho de tanto se apertar quando penso em ti. Então, volta meu amor. Vem ser minha denovo, vem !
“Lá vem eu com meus clichês … Mas meus clichês são verídicos, assim como os que viviam próximo de ti, hoje, sinto a falta de ouvir tua voz ou ver teu sorriso, este, contagiante, diga-se de passagem. Tento, mas não consigo e acabo, mais uma vez, remoendo toda aquela aflição novamente - e por muito e muito tempo ainda será assim. Talvez me doa menos, saber que olhas por nós, por mim, mas ainda assim, dói. E sabes, só tu sabes o quanto dói.
Mas e se tivéssemos outra chanche ? E se tivéssemos mais um dia ? Uma noite talvez … ? Como seria se tivéssemos mais uma oportunidade ? Mesmo sabendo que ela seria a última ? Como seria ? Como seria se, ao menos uma única vez, eu pudesse te tocar ? Se, pela última vez eu pudesse te beijar ? Como seria ? Sei que, na vida, nada é para sempre, mas creio que, como dizem, os momentos são duradouros o suficiente para serem lembrados e, saiba, lembro com muito carinho e, consequente a tudo o que aconteceu; com muita saudade. E que saudade …
Veio sentir saudades quando eu não sentia mais nada. Um dia ela disse que nunca seria tarde demais, ela esqueceu que o tempo passa, a música fica chata, o sabor deixa de ser bom, que o calor deixa de ser aconchegante, que o amor uma hora esfriaria e que saudade não seria suficiente pra amolecer um coração que se petrificou na solidão.
Nossa vida pode ser comparada a uma peça teatral. Representação do que é ou como poderia ser a realidade, críticas sobre como nos comportamos. A grande diferença divisora de águas é que, no final os aplausos só vem com uma constante no teatro. Na vida, pode ser um golpe duro da mão da realidade ardendo em nossa face. E assim se fecham as cortinas e se apagam as luzes para alguns expectadores.
Dentro de um pedaço de mármore existem diversas formas esperando que um artista as transforme em realidade. Dentro de uma criança ou adolescente encontra-se adormecido um grande homem em que essa criança pode se transformar. Cabe ao Professor acordar esse homem dentro da criança e fazê-lo crescer. Professor, um artista em falta no mercado.
Não devemos pautar nossas atitudes e moldar a nossa personalidade baseados nas atitudes dos outros, muito menos justificar nossos erros pendurados na falha dos demais. Somos retrato das nossas ações e achar que os atos de terceiros justificam nossas falhas é um mero engodo. Estaremos traindo a nós mesmos e é aí que reside a ignorância do ser humano.
Nunca fui de me comparar com outras pessoas por acha-las melhores ou piores que a mim, mas bonitas ou menos bonitas, mais inteligentes ou menos inteligentes, mas eu sempre gostei de quem eu sou, sempre me curti e admirei, mesmo sabendo que não sou perfeito, mas muitas pessoas consideram até hoje minha autoestima uma afronta, gostar de mim não significa que eu me acho melhor que os outros, só significa que eu decido olhar para as minhas qualidades ao invés de defeitos, que eu prefiro valorizar quem eu sou e melhorar os problemas. Hoje o maior problema dos seres humanos é sempre julgar o próximo sem saber sua história ou sua atual situação, precisamos baixar um pouco mais a cabeça e procurar evoluir no caminho da humildade, então cuidado com o que você esta plantando, pois no final a colheita vem seja qual for o resultado. Nessa vida não vamos levar nada, só vamos deixar. Quando entendemos que não é um dia a mais, mas sim um dia a menos, começamos a valorizar oque realmente importa.
Nossa mente revela em sonhos as vontades retraídas por um destino que sempre nos surpreende, e que não se compreende os caminhos mostrados e que trilhamos. Mas há um lugar no coração que, nenhum cirurgião jamais encontrará, que pertence tão somente às nossas lembranças, e que poderiam ser retratadas numa simples foto emoldurada por dois sorrisos.
Os brasileiros vivem no dia a dia o mito da Caverna de Platão. A exemplo daqueles escravos presos e assistindo o desfile de imagens na parede da caverna, os brasileiros assistem diariamente o desfile de autoridades dos três poderes da república, que,- agora em telas digitais e até mesmo ao vivo -, falam, prometem, encantam, decepcionam, mentem, assaltam e deixam os escravos ainda mais escravos. Mas como os antigos escravos da caverna, também os brasileiros continuam iludidos que tudo que vêem é a verdade. De tempo em tempo, alguns destes escravos se libertam e se tornam um daqueles e tentam mostrar para os que não entraram na política que as coisas são bem diferentes do que eles imaginam. Mas como mito original, continuam acreditando nos políticos safados como se honestos fossem e que lhe falam a verdade.
Muitos falam do milagre da manhã. Acredito mais no milagre do amanhã ou da nobre arte de apertar o pause (ou se preferir chamar de outro botão). No que consiste? Deixe para amanhã, o que pode fazer amanhã. Aproveite para ver um filme, ler um livro, brincar com seus filhos ou, simplesmente dormir, ou não fazer nada. Não se cobre com a pseudo perfeição em que tudo pronto o quanto antes é melhor.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp