Textos sobre Jovens Carlos Drummond
Muitas vezes, sem perceber, agimos como atores, aos quais precisamos a todo instaste dar o nosso máximo na arte da conquista e da sedução. A articulação do domínio faz parte do teatro diante da ausência da sinceridade.
É estranho pensar que às vezes precisamos ser o que as pessoas gostariam que nós fôssemos.
Por outro lado, a sinceridade do outro pode fazer com que percebamos a transferência das nossas limitações e, quando somos intolerantes a essa situação corremos o risco de não permitir à visualização de novos horizontes. Por isso, a sinceridade quando oferecida pode assustar, como se suasse sentimentalismo da pessoa que nos aproxima. Também, a manifestação da imediata admiração gera a sensação do romantismo. São contextos capazes de bloquearem as nossas habilidades para não olharmos o próximo com calma.
Às vezes afastamos de algumas oportunidades maravilhosas por termos medo de nos deparar com novas estruturas de pensamentos. Isso porque todas as transformações e reflexões em nossas vidas podem nos tirar a estabilidade por um determinado tempo, porém, ao mesmo tempo pode nos colocar sobre a calmaria de um novo olhar e na direção de brilhantes caminhos.
Precisamos nos permitir... estarmos aptos para receber e oferecer a sinceridade; sem rodeos, sem fingimentos e sem articulações.
Viver sem fantasias, é isso que desejo para nós, para honestamente racionalizarmos os nossos contextos de modo inteligente e sem romantizar o imaginário das nossas mentes. Assim, livraremos das árduas tentativas de nos privar da sinceridade e das verdades diante de nós mesmos.
Na busca das nossas realizações pessoais nos deparamos com dificuldades e obstáculos a todo instante e nem sempre conseguimos sermos honestos para assumirmos as nossas responsabilidades. No nosso mais profundo íntimo começamos a nos driblar, colocando em nosso imaginário desculpas a fim de procrastinarmos os nossos sonhos. Sem perceber vitimizamos as nossas vidas de modo que massacramos a nossa força de pensamento.
Somos movidos pela força de nossos pensamentos e a realidade é que nada e nem ninguém é responsável pela junção da força de nossos pensamentos. É claro que algumas circunstâncias podem nos ser motivadoras, porém, jamais devemos colocar isso como regra, uma vez que tudo depende exclusivamente de nós.
Devemos ser honestos em nosso processo de formação e crescimento porque todas as vezes que nós nos sabotamos é como se criássemos alguns territórios emocionais que bloqueará muitas áreas das nossas vidas. Se não firmamos a nossa mente para determina-la ao cumprimento de nossas metas pode ser que com o tempo começaremos a nos cobrar, sabendo que se houver algum eventual fracasso seremos nós os principais responsáveis.
Desejo, portanto, que possamos sermos mais fortes e sinceros na busca das nossas realizações, sem tentar culpar aquilo que não somos capazes de evitar ou modificar. Fé em Deus e fé em você.
Imutável idílio
Ei você, você mesma linda menina, não adianta desviar o olhar, pois nosso amor é eterno, assim como nossa ligação, afinidade, cumplicidade, infinitas são.
Fingir que não me vê e não me sente é deveras inútil, como também não importa com quem divides o leito no atual período,
Pois quando voltares para casa na nossa pátria, lá estarei a lhe esperar e então linda, feliz e me fitando nos olhos, lembrarás-se de nosso imutável idílio, ai minha princesa num amplexo arrochado, uniremos os lábios no doce ósculo tão sonhado.
By 2017
Por Carlos Roberto (Rocha) Rodrigues.
Poesia oposta
Nos encontramos em um caso do acaso,
no inesperado do esperado,
unidos por uma por uma semelhança distinta.
Mas na espera da pressa o romance passou depressa,
e o amor maior se fez menor, transformando o plural em singular.
A antiga verdade, que agora é a nova ilusão,
fez acabar com a calma da alma,
que tornou-se companheira da solidão.
Mas no final, o sol renasce da escuridão,
iluminando a descrição de uma nova história,
transcrevendo as alegrias do presente
sobre as tristezas da memória.
Vale a pena lembrar
Que o sofrimento faz parte do crescimento
Que as nossas ações nos levam a quedas e conquistas
Que emoções tomam conta de nosso dia e nos transformam
Podemos virar guerreiros, podemos ter medos, crescemos, viramos crianças, descobrimos dentro de nós um ser que ha muito estava esquecido.
Descobrimos que somos mais que aparentamos ser.
Existe dentro de nós um novo ser a ser descoberto todos os dias.
Quando conhecemos alguém que nos mostra que podemos ser muito mais do que tínhamos sido ate aquele momento.
É um mistério, um grande mistério a arte de amar.
Não escolhemos a cor dos olhos, nem a cor da pele, grau de cultura, ricos e pobres. A riqueza dos sentimentos verdadeiros.
A pobreza de espirito que perdeu o desejo de tentar e buscar o melhor pra si.
Prefiro continuar vivendo a emoção de ter você em meus braços. Sempre acho pouco e quero mais. Nunca sacia minha sede de você. Você não vem me sinto só, verdadeiramente só.
Ando meio que dependente de você. Cuidado com o que vai fazer comigo, minha idade já não me permite emoções fortes.
Quero muito pouco. Quero você.
Existem pessoas raras, difíceis de se encontrar; Elas são lindas por fora...Mas principalmente, são lindas por dentro São feitas de carinho...
E recheio de verdade!Costumam chegar de mansinho...
E te conquistam dia a dia...Conquistam com verdades e muito amor!
Elas não têm medo de competição; Valorizam qualidades...
Não defeitos!querem te ver crescer, querem te ver feliz, querem, te ver sorrir
Estão sempre perto...Não te deixam só, mesmo quando você não percebe...
Estão cuidando de você!!!Se você teve a sorte, como eu tive...
De encontrar uma dessas pessoas...
Não se esqueça de dizer...Obrigada por você existir!!!
A frase acima não é minha, mais achei muito própria e por isto resolvi repartir com você
Conhecer você, poder compartilhar momentos, aprender e ensinar, conhecer e descobrir o novo a cada dia, estando ao seu lado e vivendo a oportunidade de sonhar acordado, dormir e amanhecer ao seu lado, tomar café, namorar em uma barzinho tomando uma cerveja gelada, ouvir sua voz, seu gemido, sentir seu cheiro, seu calor, me faz um homem muito mais feliz.
Obrigado pela sua companhia.
Minha doce Brunna
Não se escravize às opiniões da leviandade ou da ignorância.
Não importa o que os outros pensam ou dizem de nós.
O que verdadeiramente importa é aquilo que realmente somos.
Tenha sua consciência tranquila, mesmo que seja condenado.
Não se esqueça de que Jesus foi o condenado, e Herodes foi o vencedor momentâneo.
Mas responda: qual dos dois foi verdadeiramente o vencedor?
Quero você pra mim
Quero você pra mim
Seja lá onde estiver
Se estiver aqui ou viajando
Se estiver em prantos ou sonhando.
Quero você pra mim, sem medo de aparecer
Não importa o que dirão
Nem quão alto gritarão.
Quero você pra mim
E se a vida lhe der coisas que te farão sorrir
E se você mudasse a ponto de não querer vir
O que faria eu? Mas mesmo quando não quero
meu ego é sincero, e não mudo assim
Mesmo que ainda não entenda
saiba que...
Quero você pra mim.
"Que seja eterno enquanto dure" disse um poeta
Assim são os amores. Podemos viver uma vida sem sentir o verdadeiro sabor de um beijo, de um carinho e do amor, ou podemos viver intensamente todos esses sentimentos em um periodo curto de nossas vidas. Redescobrimos em nós virtudes e defeitos, mais acima de tudo retornamos a vida. Aprendemos que podemos ter muito com tão pouco, aprendemos quanto vale os minutos, horas ao lado de quem se ama. A falta que nos faz a pessoa amada. Aprendemos que somos frageis, que podemos chorar, sorrir, sonhar. Aprendemos a dividir, somar, diminuir,multiplicar. Um passeio pelo parque, um banco de uma praça, uma oração, o barzinho preferido, não da pra saber qual foi a melhor opção. Sempre é bom quando se esta com a pessoa certa. Incerto é apenas o futuro que nos prega peças e nos remete a separações. Quantos casais tiveram seus caminhos e sonhos destruidos por situações que lhes foram impostas. Deve ser muito triste chegar ao fim de uma vida sabendo que a decisão tomada la atrás nos separou de um final feliz.
Mais somos seres humanos, gostamos de nos relacionar com pessoas, de nos mostrar presentes, auxiliar, ser generosos. Fazemos para estranhos, quem dirá então para os próximos. Só temos uma vida para ser vivida, que saibamos então dar a ela o verdadeiro sentido que ela mereçe. Feliz daquele que não se arrepende dos seus atos, que tem consciência que foi valido suas opções, independentemente do que as pessoas ao seu redor irão pensar. Feliz do homem que pode dizer eu amei, eu amo, eu sou amado. Feliz é o homem que pode contar sempre com uma grande mulher ao seu lado. Mulher que sempre sera um porto seguro aos filhos a familia. Muitas vezes nos decepcionamos com pessoas, mais tenho que afirmar que em nenhum momento errei a respeito de seu caráter, sua índole, seus conceitos, você realmente é tudo o que diz e muito mais. Fico feliz de ter encontrado você um dia, este dia não vai ter mais fim. Ficara gravado para sempre em minha memória, até porque não estou me despedindo de você, não é Adeus é apenas até breve. Tenho que me preparar melhor para os imprevistos, ainda não consegui viver com isto, imprevistos me assustam. Deixarei recados de vez em quando para você saber que estou sobrevivendo as avalanches da vida, espero que faça o mesmo pois me tornei muito próximo a tudo que te diz respeito. Agradeço cada passo que aprendi segurando em suas mãos, hoje já quase consigo andar sozinho.
Preciso projetar melhor meu futuro, o tempo anda curto para tantas coisas a se fazer, prometo vou tentar fazer melhor e se errar vou recomeçar ate chegar onde preciso chegar.
Você tenha força, equilíbrio, determinação, chegou a hora da independência. Com certeza Deus estará ao seu lado.
Colocarei você em minhas orações e todos os seus.
Quanto tempo pode durar um amor! Um minuto, uma hora, um dia, um mês, ou uma VIDA.
repito a voz do poeta, Que seja eterno enquanto dure.
22/04 de um ano qualquer
MOMENTOS FAVORÁVEIS
Os momentos favoráveis sempre surgirão em nossas vidas; Ocorrem, aparentemente, como fossem processados por acaso; Inesperadamente, sem percebermos, são criados em nossos subconscientes. Sim, somos nós quem os criamos e os trazemos à existencia por estarmos com as mentes voltadas aos pensamentos e ações positivas. Se nossas mentes estiverem inundadas apenas com pensamentos voltados à prática das virtudes; Se estivermos com os pensamentos cheios de amor ao próximo e trabalhando para alegrar as pessoas, naturalmente, independente de suas posições sociais, as possibilidades de termos momentos alegres e a probabilidade de realizarmos nossos sonhos será, imensamente, maior, porque pensamos e agimos positivamente. Estejamos, portanto, sempre assim, com nossas mentes voltadas às coisas boas e sempre conectados com Deus, pois Ele é a fonte de toda bondade e positividade.
Eclipse
Olho no espelho
E não me vejo
Não sou eu
Quem lá está
Senhores
Onde estão os meus tambores
Onde estão meus orixás
Onde Olorum
Onde o meu modo de viver
Onde as minhas asas negras e belas
Com que costumava voar
Olho no espelho
E não me vejo
Não sou eu
Quem lá está
Senhores
Quero de volta
Os meus tambores
Quero de volta
Os meus orixás
Quero de volta
Meu Pai Olorum
Em seu esplendor sem par
Quero de volta
O meu modo de viver
Quero de volta
As minhas asas negras e belas
Com que costumava voar
Olho no espelho
E não me vejo
Não sou eu
Quem lá está
Séculos de destruição
Sobre os ombros cansados
Estou eu a carregar
Confuso sem norte sem rumo
Perdido de mim mesmo
Aqui neste lado do mar
Um dia no entanto senhores
Eu hei de me reencontrar.
Mãe
Noite,
Os anos já pintaram de luar os teus cabelos,
No entanto, tudo parece estar acontecendo agora,
Neste instante.
Noite,
Após tantos anos,
Neste momento,
Vejo tudo diante de mim,
Como se estivesse assistindo a um filme
Da infância:
Nós, teus filhos, todos pequenos,
O relógio parado na hora de privações,
Tantos sonhos de asas quebradas pelos cantos
De nossa casa pobre, sem conforto;
Tu, mulher ainda jovem, tão boa, tão calma,
Constelação de esperança e ternura,
Inspirando segurança,
Inspirando fé, amor,
Em meio a tantos vendavais.
Noite,
Tua luta foi para nós teu maior ensinamento
Sofrias (hoje o sei), entretanto,
Em nossa presença, nunca uma lágrima
Rolou pelo teu rosto.
Noite,
Desde criança aprendi a amar-te,
Mas só hoje, adulto, é que vejo, comovido,
As incontáveis estrelas que brilham em teu ser
E que tantos vendavais não conseguiram apagar.
Raízes
Estou de volta pra casa
Estou de volta a meu lar
A vida aqui tem sentido
Aqui é que é meu lugar
Oxum passeia na praça
Xangô conversa no bar
Hoje de volta pra casa
Convivo com os Orixás
Estou de volta pra casa
Aqui tudo é natural
Té felicidade é fruto
Que se consegue alcançar
Enfim reencontro a fonte
Donde axé jorrando está
Estou de volta pra casa
Estou de volta a meu lar
A vida aqui tem sentido
Aqui é que é meu lugar
Aqui tem congada samba
Batuque pra se dançar
Tem mulheres lindas lindas
Lindas feito Iemanjá
Mulheres de largas ancas
E doce encanto no olhar
Estou de volta pra casa
Estou de volta a meu lar
A vida aqui tem sentido
Aqui é que é meu lugar
Agora livre de abismo
Livre pássaro a voar
Aqui tenho vida plena
Com a benção dos Orixás
Estou de volta pra casa
Estou de volta a meu lar
Hoje vivo como vive
Caracol no meu quintal
VIDA VERTIGINOSA
Desta vida vertiginosa, sei que nada levarei, posto que tudo pertence ao plano material e, por assim ser, aqui ficará. Conforme tenho certeza, sou um ser espiritual; Não sou deste plano e sim, do domínio espiritual e este percebo com nitidez. Do mundo material, nada levarei, pois é substância física e deverá ficar no plano físico. Aspiro apenas que se cumpram os preceitos das Escrituras Sagradas, pois aqui plantei coisas boas e espero colhê-las no esboço anímico, mas, por ser imperfeito, sei que, inconscientemente, algumas vezes, semeei mal e, por esse motivo, peço perdão a D'us e o aguardo sob forma da graça procedente d'Ele, pois assim está escrito: "Todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens"... Desde que eu não afronte o Espírito Santo de D'us, poderei, se assim Ele quiser, ser perdoado e assim espero que aconteça.
FÉ
Deus criou a fé para que fosse usada em quaisquer situações, tanto possíveis quanto impossíveis. Ela é uma arma poderosa e usando-a, além de agradar a Deus, poderá conquistar o que almeja. Não tenha vergonha de usar a sua fé, ela existe para isso. Ande sempre confiante e tenha em mente a certeza de que a fé é um artifício poderoso contra os empecilhos; Derruba qualquer obstáculo.
A política está absorta no oportunismo, os discursos não seguem crenças, valores e muito menos o bem comum.
Seguem um comportamento de massa que muitas vezes ignoram a razão e a lógica.
É necessário alguém que tenha coragem de se posicionar, de falar a verdade e de assumir as consequências de seus atos.
Mas é primordial termos bom eleitores que não acreditem em discursos lindos, ignorando a história, os parceiros e os atos de seus representantes que não fidelizam o compromissos com a coletividade.
Mas fundamentalmente necessitamos de eleitores que não se vendam, ou aceitem favores pessoais ou comerciais, e que ignorem que o bem comum é solução definitiva para a grande parte dos problemas particulares, da paz e tranquilidade necessária para o merecido descanso quando a idade chegar, e esses “favores” forem apenas passado.
APERFEIÇOAMENTO, CONHECIMENTO E SABEDORIA
Neste plano, temos como meta o aperfeiçoamento. A missão não é fácil, porque mesmo adquirindo conhecimentos diversos, temos que saber transmiti-los ao gênero humano, finalidade precípua desta aquisição. O conhecimento deve ser, com sabedoria, repassado à frente para que a humanidade usufrua e faça bom uso dele. Mas para que isto ocorra, demos ter em mente que a sabedoria não é algo que aprendemos de um dia para o outro e sim, com as experiências de vida, nas quais ela é absorvida e cultivada com os erros e acertos. Tenhamos em nente: "Ninguem é tão sábio que não tenha algo para aprender e nem tão tolo que não tenha algo para ensinar". Por mais sábios que queiramos nos considerar, interminavelmente, extirá algo novo para aprendermos, afinal somos eternos aprendizes.
Noites de junho, noites de outrora
Junho acabou e eu nem sofri com isso. Sei que alguns lugares as festas ainda teimam em sobreviver, mais por vício de calendário e pesquisa mercadológica do que por necessidade.
Considero obscena a decoração que as lojas comerciais promovem em nome de uma tradição que não mais existem, as bandeirinhas de papel fino, os balões armados com arame e plástico, as fogueiras de mentirinha, movidas a ventilador. No adro de algumas igrejas, também há movimento, mas sem empolgação, lucro das barraquinhas mudará as telhas quebradas dos templos, alguns deles aos pedaços.
Não sei como as coisas se passam em outros sítios. Aqui, no Rio, é uma calamidade, os jardins de infância faturam por fora em nome dos santos juninos, e os pais são obrigados a gastar os tubos com fantasias caipiras que as crianças sem entender e sem amar. Até o presidente da republica bota na cabeça um chapéu de palha em frangalhos e convida os ministros para um quentão oficial geralmente substituído por uísque 12 anos.
Da antiga e bonita tradição das festas de Santo Antônio e São João não sobrou nada, apenas a referencia no calendário e a advertência anual das autoridades a respeito de os balões e fogos.
Pois foi por aí que a festa acabou. Reconheço os motivos que obrigaram o governo, em seus diferentes níveis, a proibir os balões. Mas que diabos na minha infância, o céu ficava pintado de balão-como lembra a marchinha de Assis Valente. As casas eram mais frágeis, mais espaçadas, havia matagais em abundancia na paisagem e mesmo assim os incêndios eram poucos.
Que me lembre nunca vi incêndio provocado por balão, embora meu pai, nos anos de infância, fosse famoso baloeiro entre os baloeiros mais famosos. Foi talvez a única arte em que se distinguiu,nas demais foi um desastre.
Os preparativos começavam no mês de maio, as resmas de papel fino sueco, era o melhor e o mais resistente, de cores mais cintilantes e duradouras. Os balões se amontoavam pelas salas e quartos, pendurados em varas, ganchos, em cima dos armários, deles saia um cheiro de cola de farinha de trigo e do papel importado. Ali eles aguardavam a noite mágica em que subiriam ao céu.
Murchos, coloridos e disformes, pareciam monstruosas fantasias de palhaços, sem alma, sem chama, à espera do momento em que entrariam em cena , no imenso espaço da noite de junho.
Mas dia 13 (Santo Antônio) ou dia 24 (São João), eles se erguiam, iluminados, varando espaço majestosamente, enquanto aqui embaixo ficávamos, ao redor da fogueira, olhando atônitos aquela beleza que subia, frágil e poderosa. Eram enormes os balões e belos.
Lá distante, da sala onde funcionava a primeira radio vitrola que meu pai comprara na casa Edison, provavelmente a prazo, vinha a marchinha de Assis Valente na voz de Carlos Galhardo. “Cai, cai balão/ não deixa o vento te levar/ quem sobe muito/ cai depressa sem voar/ e a ventania/ de tua queda vai zombar/ cai, cai balão/não deixa o vento te levar ”
Mas os ventos levavam os balões e eles sumiam na imensa enseada da noite. Mais um pouco e as fogueiras ficavam reduzidas a cinza, onde se assavam batatas-doce e roletes de cana. Enquanto isso os balões voavam pela madrugada, silenciosos, buchas apagadas. Manoel Bandeira tem versos pungentes sobre os balões apagados das madrugadas, no poema que foi o primeiro que entendi e amei. (“Profundamente”).
Vivi a mesma experiência: acordava no meio da noite e pensava em todos os que estavam dormindo, profundamente, e de repente um balão apagado passava em silêncio pela minha janela, vindo de longe, cansado sem gloria, cumprindo seu destino de balão. Todos estavam dormindo, menos eu, vigiando o céu, esperando que um deles viesse cair em nosso quintal. Alvoroçado acordava meu pai e íamos juntos e orgulhosos apanhar a dádiva que os céus nos mandara.
Pois é! As fogueiras acabaram mesmo. As noites de junho eram as mais frias do ano. E as festas também estão acabando. Mas não posso deixar de lembrar os balões que nunca me libertaram do seu legado de tristeza, mansidão e fragilidade.
Não há milagre por maior que seja que possa comparar-se com o despertar da mente superior em conhecimentos da mais alta transcedência intelectual, moral e espiritual.
Enquanto os interesses materiais ocupem o primeiro posto nas mentes humanas, sempre haverá discussões, disputas, desacordos e guerras.
O esforço é uma manifestação da vontade e é, ao mesmo tempo, um recurso da mente; é pois o esforço uma força em ação.
A defesa é o mais legítimo direito dos homens.
A justiça de Deus é inexorável e exige, por meio de suas leis, o cumprimento do divino plano de evolução que todos os seres e as coisas devem seguir.
