Textos sobre cuidar do outro

Cerca de 117 textos sobre cuidar do outro

Quem ama cuida. Cuidar exige uma certa distancia daquilo que faz o outro infeliz, não se pode amar alguém e estar perto do espinho que fere ao seu amor. Estar perto do envenenador é como ferir seu amor com duas doses de veneno, porque está sujeito a envenenar-se, contaminar-se e ferir o seu amor pelo outro, que grita com lágrimas da futura dor que pode causar. Dizer que ama e estar próximo a beber o veneno amargo que feriu o seu amor. Isso é amor? É mesmo amor?

Cuidar de si para poder proporcionar o melhor ao outro é, para mim, uma das mais importantes provas de amar, entregando cada vez mais e melhor. Obrigado por se cuidar, e assim cuidar do que é meu, e ao mesmo tempo cuidar de nós; e nisso vemos que cuidar do relacionamento e de quem ama, resulta, dentre tantas coisas, amor próprio!⁠

Ninguém tem depressão porque quer, ou porque acha bonito ou pra ter status em suas redes sociais. As pessoas deveriam saber que os depressivos também sorriem, também contam piadas, Também brincam, os depressivos tem uma vida normal aos olhos de quem observa a casca. Mas por dentro, só quem realmente sofre desse mal, sabe o que é, está todo ensanguentado por dentro, mesmo quando por fora nos sorrimos. Ter depressão não é brincadeira, não é falta de Deus nem é fraqueza. Ter depressão é o resultado que o seu corpo e sua mente sofre por você ser forte por muito tempo.

Se o seu subconsciente observar que você está acomodado; que você espera que os outros cuidem de você; que você não se
esforça; ele cuida de fazer com que se
manifeste algum problema, seja de saúde;
seja de violência; seja de falta de recursos; para que você se ponha em movimento outra vez.

“A vida é para ser vivida”
Cuide de você, esqueça a ideia de agradar os outros a todo momento, por melhor que possamos ser sempre terá alguém insatisfeito com nossas atitudes.
Valorize a pessoa que você se tornou, se olhe no espelho e se sinta bem, se sinta feliz, você merece, ninguém é igual a você e por isso és especial.
Viva os momentos com mais intensidade, pois nada se repete, tudo muda, então se apague aos detalhes sim, mas não deixe que isso o impeça de voar.
E lembre-se não é o tempo que esta passando mais rápido, somos nós que estamos acelerados demais, tenha calma, aproveite antes que tudo se acabe.

Vamos entrando pela semana
alinhando os passos, abraçando olhares, cuidando uns dos outros, bordando laços de amizade.
Optando pela pela graça de saber ser leal, autêntico, amigo.
Agindo com bondade, levando em nossos gestos e atitudes a leveza de um carinho, a humildade que aprendemos amando a Deus.
Afinal pela fé somos união, força e esperança em dias melhores.
----Lanna Borges.

Dois pardais mortos

Se você morder e devorar um ao outro, cuidado para não ser consumido um pelo outro. - Gálatas 5:15

Escritura de hoje : Gálatas 5: 13-26

Eu estava viajando pela estrada a cerca de 100 quilômetros por hora quando vi dois pardais em uma batalha feroz ao lado da estrada. Com penas voando, eles se atacaram com grande fúria.

Quando meu carro se aproximou, eles ficaram trancados em combate. Juntos, eles se ergueram no ar e voaram cegamente no caminho do carro. Com um baque violento, bateram contra o para-brisa, deixando uma mancha de sangue e penas. Estavam tão preocupados com a batalha que estavam cegos para perigos mais sérios. A briga deles custou a vida.

Quantas vezes agimos como esses dois pardais! Não conseguimos perceber que em uma luta ninguém nunca vence. Ambos são perdedores. Nós carregamos rancores, e nossas irritações são exageradas. Não sei pelo que aqueles pardais estavam brigando, mas não valia a pena morrer. Nem são nossas brigas.

Aprenda uma lição com os pardais. Esqueça suas queixas, esteja pronto para perdoar e admita quando estiver errado. Peça ao Espírito de Deus que produza em você “amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio” (v.22-23).

Quando você sentir vontade de lutar, lembre-se daqueles dois pardais mortos na beira da estrada!

Refletir e orar
Espírito de Deus, por favor mude meu coração
E me dê um novo desejo;
Eu quero ser um homem de paz,
Não controlado pelo fogo da raiva. -K. De Haan

Quando você briga com os outros, com certeza se machucará. MR DeHaan

Cuida bem da
Tua forma de ser
Amanhã o dia vai ser
Diferente de outro dia

Cuida bem da
Tua forma de ser
Amanhã o dia vai ser
Diferente de outro dia

A menina que da terra sempre espera
Que você fique aqui
E no fundo, bem no fundo
Você sabe como
Isso é legal
Ver alguém que entenda
Essa sua transição
Como é legal
Essa sua transição

How beautiful
Could a being be

Cuidar do outro é a melhor forma de cuidar de nós mesmos. Quando nos colocamos no lugar do outro, fica improvável qualquer atitude grosseira, arrogante ou desrespeitosa.
Colocarmos-nos no lugar do outro cria uma conexão com o nosso semelhante impressionantemente forte e inabalável.
Os sentimentos, os anseios e as ideias criam uma surpreendente comunhão. Há uma relação de irmandade com o outro. Onde o bem estar do outro vem em primeiro lugar que o nosso.
Perceberemos claramente que ao zelar pelo outro durante sua dor e seus problemas, tudo aquilo que acreditávamos ser um grande problema já não o é mais.
Enxergamos tão claramente que não somos o centro do universo, que nossos problemas não são os maiores e nem sem solução.
Todo o resto fica tão pequeno e sem sentido. Porque vemos neste momento que temos a mania de achar que não há dor, angústia e provação maiores que as nossas.
Só que existem e são muitas. E na grande maioria das vezes maiores e mais graves.
E de fato só percebemos isso ao cuidar do outro.
As nossas dores, as nossas angústias, nossas provações e principalmente nossas feridas abertas que sangram e que não cicatrizam são curadas enquanto nós tratamos com amor das feridas abertas do outro.
Por isso meu desejo e oração para nossas vidas neste dia é para que Deus abençoe profundamente nossos corações com irmandade e com nossos olhos cheios de carinho para enxergarmos no próximo uma extensão de nós mesmos.

Minha oração hoje, vai para vocacionados da área da saúde que optaram por cuidar do outro mesmo sabendo do risco.

Por idosos que nos dias comuns já se sentem solitários e terão que duplicar a solidão em meio à crise na área da saúde.

Por meus amigos e ONGs que mesmo tendo pouco, insistem em ajudar os que estão em situação de vulnerabilidade. Willian Ventura

Para famílias e vítimas do coronavírus que sofrem com a dor da perda e a dúvida sobre a recorrência na família.

Por aqueles que não possuem água disponível e ouvem incessantemente a informação sobre a importância de lavar as mãos durante a pandemia.

Canibalismo

Se você morder e devorar um ao outro, tome cuidado para não ser consumido um pelo outro! - Gálatas 5:15

Alguns anos atrás, eu tive uma noite fora com meu filho de 4 anos de idade. Na metade de nossos hambúrgueres, eu detectei rumores na cabine atrás de mim. A raiva abafada na voz de um homem logo explodiu em um grunhido, “O que você disse?” Uma mulher atirou de volta, “Eu disse que nunca iria rastejar para você. Eu não consegui chegar tão baixo. ”Eu me encolhi quando ele amaldiçoou e disse:“ Eu não sei por que eu te trouxe para este restaurante hoje à noite. ”“ Eu sei, ”ela disse. "Você tem uma consciência culpada!"

Ben estava olhando por cima do meu ombro, então eu perguntei o que ele estava pensando. “Oh, estou pensando em Jesus”, ele disse, “e como Ele morreu pelos nossos pecados”.

A resposta de Ben deixou uma boa impressão em mim. Enquanto o homem e a mulher irados terminavam a refeição mastigando um ao outro, eu tinha que admitir que eu também sabia sobre raiva e má consciência. Então meu próprio filho me lembrou que Cristo veio a este mundo para nos resgatar do nosso pecado.

Não temos desculpa para voltar ao tipo de canibalismo que ocorreu naquele restaurante. Nós fomos perdoados e recebemos um espírito de amor. E nós temos o exemplo de Jesus. Seus caminhos são tão práticos e transformadores quanto desejamos deixá-los.

Se você fosse verdadeiramente feliz
E manter sua paz de espírito,
Então guarde-se do ódio
E palavras que são indelicadas. —Anon.

É melhor engolir seu orgulho do que comer suas palavras. Mart DeHaan

Empreste uma orelha

Os membros devem ter o mesmo cuidado um pelo outro. - 1 Coríntios 12:25

Escritura de hoje : 1 Coríntios 12: 12-27

Alguém precisa falar com você hoje. Você está disposto a ouvir? Pode ser uma profunda confissão de fracasso, uma expressão de fé, uma piada antiga ou um comentário sobre o clima, mas precisa ser dito. A pessoa pode ser uma criança ou um idoso. Você está pronto para prestar atenção?

Por 10 anos, Mary Ridgway, uma ocupada administradora e educadora de faculdade, visita regularmente Mary Jacobs em um centro de vida assistida. Ridgway começou recebendo 50 horas de treinamento para ser cuidador. Ela se perguntou se poderia aprender a se afastar de suas tendências para resolver problemas e preencher momentos silenciosos com palavras. Hoje, Mary Ridgway considera ouvir uma expressão de seu serviço a Cristo. Mary Jacobs agradece a Deus todas as noites por sua fiel amiga que se importa o suficiente para ouvir o que ela tem a dizer.

A Bíblia nos chama como cristãos a "cuidar uns dos outros" ( 1 Coríntios 12:25 ), usando os dons que Deus deu a cada um de nós por Sua graça. Uma das maneiras pelas quais podemos cuidar e servir um ao outro é ouvir.

Ouvir não é o trabalho de poucos talentos, mas o privilégio e a responsabilidade de todos nós. Alguém precisa lhe contar uma coisa hoje. Você está pronto e disposto, pelo amor de Jesus, a dar ouvidos?

Refletir e orar
Um coração atencioso, um ouvido atento,
uma palavra pensativa, uma lágrima suave
Ajudará a levantar a carga pesada
De almas cansadas ao longo da estrada da vida. -D. De Haan

Uma grande parte do amor é ouvir. David C. McCasland

⁠Relacionamento bom é aquele
em que os dois regam juntos.

Onde um cuida do outro
como quem cuida do jardim:
com tempo, com afeto, com constância.

Não é sobre perfeição,
é sobre presença,
paciência
e vontade de fazer dar certo todos os dias.

— Edna de Andrade
@coisasqueeusei.edna

⁠Vivemos em um mundo estranho: tantas pessoas querendo cuidar da vida do outro, e esquecendo de olhar o próprio umbigo; tantos julgando os atos alheios sem conhecer a realidade daquele a quem ela condena; muitos falando em empatia e resiliência, simplesmente porque são palavras que estão na moda, sem saber, e muitos menos viver, seu verdadeiro significado; as redes sociais cumpriram o importante o papel de dar voz a todos, mesmo àquelas pessoas que não sabem o que dizem e àquelas que não fazem o que pregam.
Espalhemos sempre o amor e se não for possível, que pelo menos não sejamos instrumentos de ódio.
#CompartilheEsperança

SOBRE ADIAR O SEU REENCONTRO

O cuidado demasiado com o outro
Pode ser na mesma medida
Fuga de si

Por vezes... o peso nos ombros da demanda alheia
É mais suportável
Que a carga pesada do cuidar-se!

E sobre o autocuidado
Adiar pode parecer viável paliativamente
E é ilusão que se cria
Pois o que não dá pra se evitar
É vivenciar esse encontro um dia!








⁠Cuidar dos outros é um gesto de nobreza e essência, mas lembre-se: sua luz também clama por brilho. Ao se entregar ao bem-estar alheio, é vital que não se esqueça de regar seu próprio ser. Sua saúde mental e emocional são as raízes que sustentam sua capacidade de fazer a diferença na vida daqueles que ama. Cultive o seu jardim interno, regue seus sonhos com carinho e respeite os limites que desenham seu caminho. Assim, você se tornará uma fonte de amor e apoio, cada vez mais forte e radiante, iluminando o mundo ao seu redor...

- Edna de Andrade

Cuidar do outro nem sempre é fácil
Sentimo-nos desgastados e sem ânimo
Há propósito e transformação nesse processo
Como um vaso danificado que precisa ser quebrado para ser refeito
Deus habilmente nos molda
Por vezes, de maneira nada sutil
Mas, convicto de que nos tornaremos mais fortes para suportar as tempestades que surgirem em nosso caminho

Nunca subestime o poder de transformar vidas. Ensinar, incluir e cuidar do outro é um ato silencioso que muda destinos. Onde houver comunicação, haverá dignidade; onde houver empatia, haverá humanidade. Faça o bem com propósito, porque o que realmente fica não é o que acumulamos, mas as vidas que tocamos.

Iza lira 24/12/2025

Quem somos nós? A imagem que sustentamos diante dos outros, construída com cuidado, coerência e esforço, ou aquilo que irrompe quando o controle falha, com um gesto, um pensamento, uma reação que rapidamente tentamos esconder? Talvez essa divisão já revele o conflito central: viver entre o que mostramos e o que tememos revelar. Onde há essa cisão, há tensão contínua, e essa tensão consome energia que poderia ser usada para simplesmente perceber.



Em público, ajustamos a voz, o discurso, o comportamento. Em silêncio, observamos outra coisa se mover. Às vezes contraditória, às vezes desconfortável. Não brigamos contra isso porque seja errado, mas porque ameaça a imagem que aprendemos a proteger. O problema não é a imperfeição do que surge, mas o medo de ser visto sem a armadura. Assim, passamos a vida defendendo uma ideia de nós mesmos.



Então surge a pergunta moral: é melhor ser justo e parecer injusto, ou ser injusto e parecer justo? Enquanto essa escolha existir, já estamos presos à aparência. A justiça verdadeira não precisa de plateia, assim como a injustiça não deixa de existir porque foi bem disfarçada. Quando a preocupação principal é como algo será percebido, o ato deixa de ser claro. Ele passa a ser estratégico.



Buscar equilíbrio entre essas posições talvez seja outra armadilha. O equilíbrio pensado, calculado, escolhido, ainda pertence ao campo do esforço. E esforço implica conflito. O que acontece quando não tentamos parecer nada? Quando não há intenção de sustentar uma imagem nem de combatê-la? Talvez reste apenas o fato nu do que somos naquele instante.



E se a pergunta “quem sou eu?” não exigir resposta, mas observação? Não a observação do personagem público, nem a condenação do impulso oculto, mas a percepção direta do movimento inteiro… sem escolha. Nesse ver sem defesa, sem justificativa, pode não surgir uma definição. Mas talvez surja algo mais simples: o fim da necessidade de parecer.

Quer me conquistar?
Não fique de gracinha com outros meninos, pense em mim, cuide de mim, me ligue, me mande sms, diga que me ama, corra atrás, eu não quero uma garota que não se importe comigo, quero que você cuide de mim, que me respeite, que diga que sou o garoto dos seus sonhos, quero sair com você, quero ouvir a sua voz, quero que você vista a minha blusa, minha camisa, quero que você me mande um sms de "Boa Noite" e 'Bom Dia", eu quero que você diga que sentiu a minha falta, quero que você olhe em todas as minhas redes sociais, e saiba o que eu realmente sinto, quando eu tiver mal, pergunte o porque, e se eu não quiser dizer, insista. Se eu for embora, segure minha mão, e diga que não vai me deixar, me faça sorrir, me faça feliz, e prometo te dar o meu coração, e te fazer a garota mais feliz do mundo!

Inserida por Darkyn1