Textos sobre como Curtir a Vida
Eu amo tudo que me renova, que me transforma... Vivo a vida em uma eterna transformação, plantando e colhendo todo momento. Sem rumo, sem lugar para chegar, sabendo de onde parti e carregando nos ombros a imensa vontade de sempre querer mais... Mais emoção, mais sentimento, mais história... Mais vida!... "Viver é melhor que sonhar...".
A vida é bela e grandiosamente magistral. Há amor, tantas texturas, tantos sabores, tantos lugares, e tantas pessoas, tanto bem. E juro que todos os dias que entro numa via dessa reflexão, inocentemente não entendo a razão pra tanto ódio, tanta destruição, tanto desgosto, tanta imobilidade, e tanta rivalidade.
Na minha caminhada eu posso dar os passos lentamente, mas eu sempre seguirei em frente, nunca retrocederei, porque a vida não está no passado e eu vivo o agora com esperança de um futuro incerto. As lições estão no passado, como daqui a um segundo eu já posso ter aprendido algo, por essas e outras que eu posso olhar para trás com intenção de aprender ou me recordar do que um dia eu tive aprendido, mas nunca devo tentar voltar, pois o homem que sou hoje só se fez porque segui em frente, o hoje não é ontem, o hoje é presente e não passado, se eu voltar os ensinamentos serão perdidos e de nada valeu toda a parte que vivi para frente.
Ir, ganhar, vir, constituir, correr, rir, dançar, descansar, voltar, fugir, ter, deixar, acordar, negar, mentir, chorar, trabalhar, caminhar, lutar, construir, lavar, interpretar, ler, procurar, perder, refazer, cozinhar, envaidecer, tentar, desconstruir, repensar, passar, sair, brigar, dormir, mudar, chegar, ser feliz e não ser... Nossa vida tem muito verbo e poucos provérbios.
O que pensar? O que fazer? O que falar? Simplesmente não sei. Estou com um conglomerado de pensamentos e dúvidas, mas certeza, nenhuma... E isso é realmente frustrante. A cada segundo que se passa, um tumulto de pensamentos e idéias, até as mais inimaginaveis possiveis, passam pelo pequenino, e ao mesmo tempo gigantesco, mundo da minha mente. Uma mente saturada de certas coisas e situações. Uma mente frustrada por causa de decepções passadas. Às vezes sinto até vontade de chorar, só pra desabafar um pouco as dores, pois resolver sei que não vai mesmo, mas parece que as lagrimas secaram, se diciparam, acabaram... So resta então conviver com essa angústia. Esse negócio que ta la dentro e aperta, aperta... Sem dó, sem compaixão, simplesmente apertando.
Um dia, partirei sem olhar para trás, caminharei até a exaustão, esquecerei de toda a dor que senti, buscarei no desespero uma esperança, encontrarei na tristeza uma alegria,abraçarei meus erros como aprendizado,para que talvez um dia, eu volte ao meu ponto de partida,compreendendo que a vida é uma dádiva e que todos os dias tem que ser renovada.
As nossas vidas estão em constantes mudanças, e no começo dói, ou assusta mesmo, mas aqueles que rapidamente se adaptam, ganham de brinde experiência e um novo ponto de partida... o importante é manter a integridade e estar de bem consigo mesmo, desta forma a liberdade se torna um estado de paz interior e não um fardo.
Há uns Deus deu 10, a outros Deus deu 100, e a outros Deus deu 1000, ainda a outros Deus deu um HORIZONTE ILIMITADO. Cada um que seja feliz com o que produziu e alcançou com aquilo que Deus lhe deu. Entre o Talento, o conhecimento, as experiências, as oportunidades, a trajetória e o seu alcance na vida - Deus seja louvado. E faça um favor a si mesmo, seja Feliz com o que Deus lhe deu e viva.
Acho que vivemos em dois mundos completamente diferentes. Então deixa, deixa que eu sei caminhar sozinha. Eu sempre me virei sozinha, porque agora seria diferente? Sabe, ultimamente meus pensamentos são quase todos negativos. Nem pareço ser a mesma, de maneira nenhuma. É como se fossem duas pessoas diferentes, quem eu sou agora e quem eu já fui. Talvez sejam diferentes. Talvez eu sempre caminhe sozinha, talvez, talvez, talvez... Como posso achar que sou dona de minha vida, se o destino sempre mostra o contrário? Não, eu não sou. Eu sou, simplesmente, uma marionete insignificante nesse espetáculo da vida. Onde estou presa a cordões que estão ligados ao meu destino e por mais que eu acredite que sou dona de minha vida, sempre terá alguém que irá mexer os pauzinhos.
Existe algum momento em sua vida que você chegou a pensar que tudo era para sempre? que você chegou a acreditar que nunca teria fim ? e neste exato momento você acaba vendo o que você jamais imaginou que aconteceria, o fim do que você mais ama . Você vê a sua vida como fumaça escapando entre seus dedos. E por mais que não seja verdade , parece que é impossivel um novo recomeço.
A vida é sempre complicada, muitas vezes chatas e poucas vezes legal . Muitas vezes parei e pensei porque tudo tem que ser tão ruim ? Mas hoje eu entendo que se fosse tudo fácil e nunca chato e sempre tudo legal todas as pessoas seriam retardadas e a vida não teria a minima graça e nem valor, porque tudo estaria na mão quando precisasse .E também entendi que é impossível nunca ter nada ruim ou chato na vida. Porque mesmo tendo tudo de bom , o ser humano nunca está satisfeito com o que tem e por mais que tenha tudo o que desejava antes , quando conquista o que desejava ele deseja outras coisas e e outras coisas e assim vai indo. Então o jeito é aproveitar a cada momento da vida como se o mundo fosse acabar amanhã.
Sou assim mesmo ,fico arrepiado quando vejo violencia na tv ,quando vejo fotos de animais sendo maltratados fico com os olhos molhados de desespero , se eu sou o certinho? estou lonje disso, pelo contrario ,tenho milhares de defeitos, e o que me faz mal é sentir a dor do mundo ,seria facil ser como milhares de pessõas que simplismente ignoram ,ou não enchergam mesmo tanta maldade ,não consigo fazer isso ,como conseguem? me mostrem o segredo de "não se importar"
"Aprenda a escrever no livro da vida... Tudo que nele colocamos não podemos apagar nem voltar pra arrumar, não há borrachas que funcionem e nem escritas à lápis, tão pouco podemos usá-lo como rascunho... Tudo que definimos e trilhamos foi decidido por nós, cada renúncia e cada escolha... Aprenda a escrever com carinho, delicadeza e cuidado, antes que suas páginas acabem sem sua obra estar finalizada, tal qual roteiro que planejastes..."
Às vezes fico assustada.A idade inteira chegando, a meia vida indo. Não posso e não devo errar mais, errar muito,errar...O alvo é o acerto e a meta. Queria cometer os acertos dos 20, dos 30...Mas isso aos 40 e tantos.Já errei muito e acertei um pouco.Agora tenho que acertar muito, errar quase nada.Não sei quando o tempo pra mim cessará.Numa época em que a vida não se escreve mais com lápis, e nada pode ser apagado, renovado ou passado a limpo.
Pela convicção do que deixa-se no ar, simplesmente mandas-te embora tudo aquilo que sentia da vida deixando claro que foi a melhor definição até então, sentindo-se leve, sente-se sadia, feliz e cheio de vida aquela agonia passou, deixando claro que ser livre é ser tudo, livre e leve, eis como senti na própria pele tudo que não deveria ter sentido o tempo todo
somos simplesmente pequenas fagulhas de uma fogueira em plena combustão,estas fagulhas que se desgrudam de uma brasa e aos poucos desaparece dando lugar para outras brasas que vão gerar outras fagulhas e que também vão desaparecer.... os anos passam tão rapidamente , as coisas mudam tão rapidamente que até mesmo esta minha linguagem já é nostálgica, mas no final o que fica realmente são os singelos , imperceptíveis e sorrateiros atos que contribui para uma existência curta mas feliz.Se pudéssemos refletirmos e podemos,sobre qual relação e reação que um simples sorriso terá nos entes ao nosso redor ....levaremos isso por toda a posteridade.....A historia não pode terminar em tão pouco tempo, acredito numa existência sem fim.... acredito.
A vida vai seguindo dia pós dia, e nesse carrossel frenético descobrimos que para viver necessitamos mais do outro do que afiguramos. E é na companhia de alguém que o caminho se torna mais brando, mesmo que muitas vezes o desentendimento possa ser uma pedra no caminho, quando não há compreensão e reflexão sobre as necessidades de outrem, então, pensamos que é na solidão que a vida se faz mais leve. Mas é nesses momentos que invocamos alguém, mas não um simples alguém, é alguém que faz de nossa vida melhor, é a pedra angular do caminho, que se encaixa na sua vida como a peça que a falta, indissoluvelmente é o que nos torna mais vivo, entretanto, só existe clareza daquilo que se verbaliza quando há subsistência naquilo que se sente.
''Não existe a pessoa certa, nem a pessoa errada. Você não vai achar a outra parte da laranja e não existe a tampa da sua panela. Você é inteiro, e não uma metade. Apenas existe aquela pessoa que adiciona coisas positivas na tua vida. Aquela que vai te entender quando o resto do mundo não compreende...''
Então é natal.. Já diz a música... Pois bem, no meu pequeno entendimento, essa data deveria ser de enorme alegria e apreço, pois é uma data posta para ser comemorada o nascimento e o renascimento de Jesus em nosso meio e um grande motivo de felicidade, mas por causa do capitalismo demoníaco, essa data se tornou mais um dia de comércio desenfreado e canibal, pois pessoas que tem pouco poder aquisitivo parece que não podem participar da festa, pois sem presente não entra, afff..esse capitalismo... E pensar que o certo seria as pessoas renovassem o amor e os relacionamentos, mas virou somente festa, e tem aqueles que estão só,e esses sofrem calados, alguns fazem de conta que essa data nem existe para não cair em depressão, outros por notarem que estão fora de uma sociedade narcisista e capitalista tiram a própria vida... Mas ainda bem que nem todos pensam assim, que existem pessoas que tem um coração maior, que ainda sabem o valor de um abraço, de uma palavra, de uma atitude de Deus. Noto que alguns pais hoje somente ensinam a seus filhos que natal é para dar e ganhar presentes, dia marcado para o inicio das férias,e por ai vai... Depois de alguns anos essas mesmas pessoas se tornam vazias, e esquecem que o natal é todos os dias, que a vida é passageira e que nada tem volta, então que tal parar de pensar somente em presentes, festas e férias e começar a pensar mais no que Jesus ensinou, amar uns aos outros, claro que presentear é uma forma de carinho e faz bem, mas tem valores maiores em gestos fraternais... Um desafio: que tal parar com o Natal Coca Cola e começar com o Natal Amor que Cola? Gosto do natal sim, das festas, mas aprendi ao longo da caminhada que certos valores não deveriam ser trocados, e sim praticados... Bom já estamos na linha de chegada para essa festa, as propagandas cada dia mais intensas, muita gente já preparando o cartão pra ficar endividado o ano todo e por ai vai... Jesus só quer que você seja um sujeito que tenha uma vida farta de relacionamentos verdadeiros. Ah...só pra lembrar: Papai noel é só um personagem... Deus é vida... Valdir Venturi
Amadurecemos quando ficamos mais livres, e nos libertamos dos apegos materiais. Quando aceitamos as diferenças dos outros e compreendemos melhor a vida, e não exigimos muito até de nós mesmos... Quando sabemos que mudanças são necessárias, mas passamos a aceitar as situações que jamais poderão ser mudadas. E então é assim que vamos amadurecendo, nos lapidando, e sabendo conviver com as divergências. Quando amamos sem esperar nada em troca, e perdoamos até os erros imperdoáveis! Quando passamos a enxergar a vida com outros olhos, e passamos a ver Deus em todos, e em todas as coisas, apreciar a natureza, o cantar de um pássaro, e nos encantamos com um sorriso de uma criança, e achamos sinfonia no cantar dos pássaros. E quando tudo isso acontece muitas vezes já é tarde demais! E não é porque estamos ficando velhos e sim porque já aprendemos todas as lições. Então vamos orar a Deus nessa noite para pedirmos mais compreensão com a vida, e mais sabedoria para que possamos desfrutar mais da beleza da vida!
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp