Textos sobre como Curtir a Vida
Ainda que o medo me domine
A solidão me consuma
O desespero me cegue
Ainda que meu grito seja mudo
O meu tempo seja curto
E o destino incerto
Que eu nunca desista da labuta
Que nunca perca a fé em mim mesmo
Que eu sempre olhe para o alto
Crendo que tudo isso é passageiro
E quando eu pensar que já é o fim da estrada
Que o espírito de resiliência habite mim
E no meu humilde coração faça a sua morada.
NOTAS SOBRE O AMOR
- No lugar de músculos, ofereça colo e abraço.
- No lugar de estrelas, ofereça teu universo.
-Ouça mais, fale menos.
- Utilize doses "cavalares" de empatia.
- Use da sinceridade sem machucar.
- Deixe quieto o passado, viva intensamente o presente e deseje ardentemente o futuro.
- Não poupe beijos e elogios.
- Seja gentil, não brinque de julgar.
- Ame.
Estou te perfilando 2
Continuo perfilando pessoas e encontrei seu perfil, algo incomum nos seu traços pessoais. A falta de empatia mostra como as pessoas estão frias uma com às outras. E pessoas assim como você, gostam de ditar as regras. Suas exigências só são válidas quando existe uma concordância mútua numa relação interpessoal, fora disso é um ato imaturo. Você até gosta de alguém, mas sempre deve ser do seu jeito. E você não têm como mudar isto ou não quer. Chamamos esse tipo de pensamento de “mindset fixo.” Numa relação sempre quem quer dá as cartas é você, e você nem percebe que fica difícil dessa relação ter um futuro certo e promissor. E quando você esta sensível qualquer palavra ao contrário do que você pensa, leva a ter desprezo pela pessoa, tem um surto de irritabilidade, não meça as palavras e acaba trazendo consequências graves. Mas por um outro lado ser sincero é um ponto forte do seu caráter. Mas a sinceridade e um caráter nobre, quando usada sem equilíbrio se torna um desastre e desvaloriza sua identidade. As vezes você quer se sentir valorizada, mas suas atitudes agressivas tira o foco positivo das pessoas que te rodeiam, e você perde seu brilho quando alguma coisa sai do seu controle. Personalidade forte é uma de suas virtudes, e esse é um ponto positivo para você. Mas as pessoais também tem o direito de pensar diferente, e o nosso ponto de vista devem ser respeitados e não controlados, a não ser por nós mesmos. E na ânsia de você querer só pensar em você, você se perde no seu mundo imaginário. A síndrome de superioridade invade sua mente, e com um pouco de Narcisismo você se acha uma pessoa perfeita, que só existe no mundo criado por você. Mas no fundo você é uma pessoa magnífica! Só se deixa ser levada por conclusões precipitadas provocada por uma sociedade cheia de conflitos e defeitos cognitivos. E na área das emoções e dos sentimentos distorcidos, você se deixa levar. na falta de empatia que são provocados pela massa pensante e este é um fator negativo e destrutivo para com o próximo. Então eu te convido a ser uma pessoa melhor e mudar o seu mindset fixo para o de crescimento, onde você pode usar sua autocrítica, e pensar com sua mente,e ter suas próprias experiências subjetivas, não as dos outros, tentar procurar resolver todos os seus conflitos, emoções, e sentimentos.
Estou sempre te per
Estou te perfilando!
Estou me colocando na posição de "perfilador" e pude notar com isto que, que sua tendência de ajudar o próximo é de merecido respeito. Pude notar também que que sua empatia é muito nobre, e o que você faz pelos demais, mas as vezes não usa consigo mesmo.
Mais uma coisa pude notar em sua personalidade, é que você cobra muito de si mesmo. Colocando sempre sua capacidade de maturidade em risco e nunca usa sua autocrítica. E nesse ponto você detona o "gatilho da incapacidade" e se convence que está tudo desmoronando em seu redor, e que tudo que tenta conquistar não passa de ilusão, lhe trazendo insegurança, desgosto,baixa auto-estima na sua vida. E quando você se dá conta, se esquece que Deus te dotou de inteligência,capacidade de superação, e você perde a força para lutar. Nesse "gatilho" você sempre perde o seu brilho e transmite no seu semblante a tristeza é a inquietação fazendo associação com a estresse e a ansiedade que foram acionadas no seu interior.
Eu te convido a mudar esse "gatilho" e "acionar alguns gatilhos positivos:"
O da esperança, o da capacidade que existe dentro de ti, o da elevação da auto-estima, o da vontade de vencer, o de atitudes positivas, e emoções equilibradas. Basta querer e acreditar em si mesmo colocando Deus em primeiro lugar em tudo.
Sempre estou te perfilando !
AS PESSOAS E O CELULAR:
Nos dias atuais a tecnologia principalmente as que envolvem os celulares, estão influenciando muito no comportamento de várias pessoas. Podemos notar que há uns tempos atrás, não se via pessoas em estado hipnótico com celular na mão. Hoje vemos que nessas pessoas existe muita falta de diálogo e sem estrutura para dá e receber feedbacks no decorrer do seu dia. Não quero dizer com isto, que, a pessoa deva deixar de usá-lo, não é essa a intenção, e sim uma questão de autocontrole, para não ser controlado por um aparelhinho que cabe na palma da mão. Por esse motivo algumas pessoas estão perdendo o bom censo, e jogando fora um bem precioso que é a aproximação uns com os outros. E também é uma tremenda faltade de educação você querer falar com alguém que não desgruda do celular, e esse nem para,para te dá atenção. Esses estão destruindo um relacionamento saudável, e produzindo uma sociedade de pessoas com um "eu" flutuante, conectados na Internet e desconectados da realidade e de uma boa convivência verbal diária. A comunicação verbal é muito importante para que as pessoas venha mostrar sua cognição. Tem que haver um bom diálogo e mostrar uma boa postura, isto trasmite uma boa primeira impressão num relacionamento interpessoal. Não o que esta acontecendo hoje em dia, algumas pessoas andam grudadas nesse aparelhinho, na rua, no ônibus,no carro, na fila do banco, e em vários lugares, vemos algumas pessoas de cabeça baixa totalmente hipnotizadas, e nem se dão conta do que se passa ao seu redor, causando acidentes, caindo em buracos na rua, podendo ser atropeladas e etc... Elas estão vivendo ausentes da realidade. Suas mentes já se encontra com a S.P.A. "síndrome do pensamento acelerado." E vivem com a falta de atenção em coisas mais importantes, como promover uma simples conversar sadia num relacionamento interpessoal. Até a próxima!
Até uma panela de pressão tem que eliminar o vapor senão ela explode.
O ser hunano deve entender que uma pessoa tem que gerenciar sua mente tentando sempre eliminar resíduos de pensamentos traumáticos. E se ele não
o fizer, esses "excessos" serão transformados em doencas no corpo
( doenças psicossomática).
" Ninguém é responsável pelo gerenciamento da sua mente a não ser você mesmo. Muitos culpam o genética da família pelos seus problemas emocionais.
Desequilíbrios acontece porque não sabem gerenciar com um "Eu" gerente, e sim com um "Eu" frustrado e pacífico diante das mazelas psíquicas."
"Quando passamos a usar a nossa autocrítica, passamos a fazer uma análise profunda nos nossos pensamentos, e podemos chegar a essas conclusões:
Uma discussão vai nos levar a um conclusão favorável?
Pensamentos frustrados do passado vão nos levar a uma conclusão favorável?
Bater nas mesmas teclas vai ajudar a escrevermos alguma coisa?
Pensar em algo deprimente vai ajudar a sentirmos melhor?
Sofrer por antecipação vai ajudar a resolver os problemas criados na mente?
Gritar, se espernear, se estressar, gastar energias com algo
ou alguém que não está nem aí para você, vai te levar a uma conclusão favorável?
Então, usando a autocrítica jogue fora todo o lixo de pensamentos limitantes, e viva uma vida intensamente sem estresses."
Algumas pessoas estabelecem seu legado no início da vida,
Alguns para o fim ou podemos esperar no meio do caminho,
Pois morrer aos 30 e trágico, assim como aos 40 a simpatia se dissipa a partir daí,
Aos 50 é uma pena,
60 é muito cedo,
Aos 70 é uma boa pedida,
E aos 80 é uma vida bem vivida,
E aos 90,sim é uma jornada incrível.......
Márcio Duques
RESISTA
Para por favor para, se controla respira não chora não grita não mostre apenas se controle, ouça calada não fale você está sempre errada, deixe que a chuva fale por você, se submeta a erros que não foram causados por você, e nem pençe em gritar se não vai sangrar, inspire e espire mantenha a postura, caia uma vez levante foi apenas um arranhão, você é mulher aguenta as quedas, aguente os machucados e costureos se não não conseguirar olhar para frente:- mas como vou costurar se mais tento mais rasga
- talvez esteja costurando com retalhos velhos, use um novo tecido talvez resista.
Eu sou aquilo que não conheço ...
E se conhecesse não poderia entender...
Eu sou perguntas...
Já que respostas não explicam meu ser...
Eu sou invisível...
E para quem apenas pode enxergar...
Eu sou o silêncio...
Mas quem de fato pode escutar ?...
Eu sou simples...
a simplicidade de coexistir...
Eu sou um desejo...
A necessidade de ser feliz...
SE EU MORRESSE HOJE...
Por Rita Coruripe
Se eu morresse hoje, confesso que iria por falta de opção, e não antes de ter argumentado muito com a morte.
Gosto da vida, apesar das incertezas que desanimam, das reviravoltas e das reticencias.
As ausências então, doem muito, mas ainda assim, eu amo viver.
Seu eu pudesse escolher?
Não morreria nunca
Não deixaria para trás, tudo que tanto me faz feliz.
Mas como não tenho escolha, quando chegar a minha hora de partir, irei com a certeza de que minha vida não passou em branco, e que vivi extremamente, cada momento, cada situação, tenha sido ela boa ou ruim.
Irei agradecida pelos bens que aqui recebi:
Por ter tido um Pai que me amou incondicionalmente, e que junto com minha avó e com minha mãe me fizeram a pessoa que sou (ou fui), pelos filhos que gerei em meu ventre e pelo neto que gerei em meu coração, pelos amigos que tão calorosamente, me acompanharam na difícil arte de viver.
Grata pelos amores vividos até a última gota de paixão
Pelas conquistas, pelos "nãos" que me obrigaram, tantas vezes, a dar passos para trás antes de continuar a caminhada.
Pelos meus irmãos, que compartilharam comigo uma infância PERFEITA, pelas experiencias e principalmente, por ser proprietária de um coração que jamais conseguiu guardar mágoas, ou desejar o mal de alguém, ainda que tenha sido tantas vezes ferido e tripudiado.
Levarei comigo a única coisa que a morte não me tomará:
As lembranças deliciosas de tudo que vivi neste plano, e que mesmo sendo tragada pelo mortífero sono, não se apagarão, pois em algum lugar do meu espírito elas docemente adormecerão, mas nunca deixarão de existir.
Quem pode me ouvir?
Sou um muro de lamentações
Algumas pessoas me procuram apenas quando precisam
Outras chegam a dar-me pontapés
Em contrapartida, recebo alguns abraços
Sim, são menos constantes,
Porém, mais valiosos
Não lamento pelo que me acontece de ruim
Mas agradeço pelo que me acontece de bom
Já ganhei mais flores que muitas mulheres
Sim, eu, um muro
Há quem me visite frequentemente
Desses, sou amigo íntimo
Alguns deles, ao se abrirem comigo,
Me agradecem
Pergunta-se por quê?
Eu não faço nada além de estar ali
Mas faço o que nenhuma outra pessoa faz:
Eu estou ali simplesmente para ouvir
Este é o motivo para me abraçar
As pessoas me abraçam
Sim, eu, um muro
Porque não encontram isso em nenhum outro lugar
A visão de quem senta na janela
A vida passa pela janela
Eu sentado e a vida passando
Na estrada, as linhas traçadas ao chão nunca terminam
Elas mudam de cor, de tamanho e de forma
Como as outras pessoas desta rodovia
Já nem sei quantas passaram por mim
Muitas parecidas
Todas diferentes
Cada uma com o seu destino
Ao contrário das linhas dessa estrada,
Elas têm um começo e um fim.
Drive thru
- Uma poesia para a viagem, por favor.
- O prato do dia é poema modernista.
- São os meus prediletos. Me vê um à Drummond.
- Com qual recheio?
- Tristeza.
- Com métrica ou sem?
- Sem.
- Algum acompanhamento?
- Nenhum.
- Tem certeza? Nada mesmo?
- Sim. Há muito que ninguém me acompanha.
- Posso adicionar um pouco de felicidade por conta da casa, se preferir.
- Não, obrigado. Eu gosto de provar a poesia como ele realmente é. Sem “máscaras”.
Pelo visto o senhor já degustou alguns poemas hoje.
- Sim, esta é a minha dieta dos últimos anos. Quando se trata de poesia eu tenho uma enorme gula.
- Poetas... É por isso que vivem passando mal.
- Engana-se, minha senhora. Saiba que quem passa mal não são aqueles que consomem um bom prato em excesso, mas aqueles que consomem qualquer coisa.
Vida poética
E se tudo fosse poético?
E se a vida fosse poesia?
Poetizaria ao dar-lhe “Bom dia!”
Muitos diriam: “Patético”
Mas estes são só ignorantes
Seres demasiado falantes
Porém, pouco pensantes
E se tudo fosse poesia?
Haveria um grande progresso
Caso transformássemos tudo em verso
Sei que ao olhar para a vida, sorriria
E se tudo fosse poesia?
Imagino quão bela a vida seria
E os ignorantes com baldes de água fria
Para combatê-los, rimaria
Tentarão esfriar as vidas
Mas graças à poesia
Não esfriarão a minha.
A Vida é Insana...
Numa linha entre a loucura e a insanidade
As vezes é fácil se perder,
E pode ser ainda mais difícil
Se você não sabe nem quem é você.
Reflito,
Conflito,
Não paro,
Pois a solução para tudo está a um passo.
Realidade,
Só maldade,
Na verdade,
Não passa de um atrito entre a instabilidade.
Passo a passo o mundo muda,
Ou talvez nos que mudemos.
A vida é insana,
Ou talvez o insano seja eu.
No raiar do dia
O que é a vida?
Questão subjetiva
Quero entender?
Cada um tem seu modo de viver.
Silêncio ou pronuncia?
Invade o meu ser
Na busca infinita
Em ser compreendida
O que escolher?
Se cada um tem o seu saber.
Já passou a hora
De olhar lá fora
Ventos em direções opostas
O que quer dizer?
Busca infalível de explicar algo..
Que ninguém possa compreender.
✍
Se refaça sempre quando for necessário, mas nunca abandone suas convicções ou deixe de lado aquilo em que acreditas piamente ser o certo para sua Vida.
Lembre-se que aquilo que deixamos expostos sobre nós mesmos revelam quem verdadeiramente somos, então lapide-se sempre quando achar que é preciso, principalmente quando sua índole esta em risco, espelhando a forma exterior com sua essência interior, sempre deixando o "Bem" provindo do Criador tomar conta de nosso "Ser"...
"Non nobis domine, non nobis sed Nomine, Tuo da Gloriam"
" Fiat Voluntas Tua"
Não, não é sobre isso
Nascer, aprender a andar, falar, comer, viver. Crescer, estudar, estudar mais um pouco, trabalhar e trabalhar eternamente. Casar, será? Ter filhos, será? Viajar, será? Comprar bens materiais, será? Passar anos em busca da tão sonhada felicidade que 99% das vezes está relacionada com algo que sem dinheiro é impossível conseguir.
Não, não é sobre isso. Sem sombra de dúvida, a vida não é sobre isso.
A vida é muito além, a vida é muito mais. A vida é sobre amor. É sobre relacionamentos, é sobre entregas, é sobre carinho. É sobre crescimento espiritual, é sobre transformação, é sobre ser a sua melhor versão a cada dia.
Não, não é sobre isso. Não é sobre ser o ser mais perfeito do mundo, é sobre reconhecer os seus erros, julgamentos, imperfeições e entender que a vida é sobre ser. Aproveite, a vida é tão mas tão grande que permite que o seu ser mude a cada instante que você respira! A vida é sobre isso, não a deixe passar em vão!
- Relacionados
- Textos de Amor
- Textos de amizade para honrar quem está sempre do seu lado
- Poemas sobre saudade para transformar ausência em palavra
- Frases da vida para transformar os seus dias ✨
- Frases de despedida para refletir sobre finais e recomeços
- Frases Bonitas sobre Saudades
- Textos de Fernando Pessoa
