Textos sobre como Curtir a Vida
Como eles vão ouvir?
De você a palavra do Senhor soou. . . em todo lugar. - 1 Tessalonicenses 1: 8
Quando eu estava andando de ônibus por Londres, fiquei impressionado com a visão de pessoas de tantas raças e culturas que vivem naquela grande cidade. Comecei a focar em todas as nacionalidades representadas e me perguntei como o mundo inteiro ouviria o evangelho de Jesus Cristo.
Enquanto eu estava pensando profundamente, uma mulher parou no corredor ao lado do meu assento. Com um sorriso lindo, ela estendeu uma folha de papel e perguntou: “Gostaria de ler sobre nascer de novo?” Agradeci e disse que conhecia o Senhor Jesus Cristo. "Louvado seja Deus", disse ela calmamente, e passou para a próxima pessoa.
Eu pensei, é assim que eles vão ouvir! Um de cada vez, eles ouvirão o evangelho de crentes fiéis que alcançam os outros onde quer que estejam. A mulher no ônibus me fez pensar no elogio de Paulo aos cristãos em Tessalônica: “De vós a palavra do Senhor soou, não apenas na Macedônia e na Acaia, mas também em todo lugar” (1 Ts 1: 8) . Em vez de ficar paralisada pelo pensamento que milhões não ouviram, ela estava compartilhando Cristo com alguns, exatamente onde ela morava. E se todos nós fizemos isso - a partir de hoje?
Como eles vão ouvir? Somente quando procuramos uma pessoa de cada vez e compartilhamos o evangelho salvador de Jesus Cristo.
Sabemos que milhões não ouviram falar
sobre o único filho de Deus;
portanto, devemos testemunhar onde estamos
e contar um a um. —Sper
Chegue a um mundo carente com a palavra de que precisa. David C. McCasland
Por que o amor fica difícil
Não seja como o cavalo ou a mula, que não têm entendimento, que devem ser aproveitados com broca e freio. - Salmo 32: 9
James McConkey era um conhecido professor de Bíblia no início do século XX. Enquanto viajava pela Europa, ele fez uma caminhada com um grupo de turistas nos imponentes Alpes suíços.
Seu experiente guia os conduziu com cautela por desfiladeiros perigosos e por campos de gelo traiçoeiros. A certa altura, ele liderava os caminhantes em um amplo desvio para garantir sua segurança. Um turista cansado, porém, decidiu que aceitaria um atalho. Ele deixou o caminho e começou por conta própria. O guia correu atrás dele, o atacou e o arrastou de volta ao caminho. Então ele explicou que a neve sobre a qual aquele turista pretendia caminhar era uma fina camada de gelo cobrindo uma fenda gigante. Esse atalho significaria um longo e mortal mergulho profundo na geleira.
Nosso Guia, o Senhor Jesus, sabe que, se quisermos evitar perigos em nossa peregrinação, às vezes Ele deve nos levar a desvios que parecem desnecessários. Se decidirmos deixar o caminho da obediência, Ele pode ser forçado a usar meios dolorosos para nos arrastar de volta à segurança espiritual (Hb 12: 3-11). Eventualmente, porém, entenderemos que a disciplina de nosso Guia foi motivada por Seu cuidado protetor. Quão agradecidos podemos ser por Seu amor duro!
O Senhor prevê o perigo quando
Dele nos desviamos,
e estende a mão salvadora
para nos manter no seu caminho. —DJD
O amor de Deus pode ter que ser duro para nos manter fora do rude. Vernon Grounds
O Peregrino Supremo
Peço-lhe como peregrinos e peregrinos, abster-se de luxúrias carnais. - 1 Pedro 2:11
Durante a Guerra Fria, dirigi várias visitas de estudo à Europa. Nosso itinerário nos levou de Amsterdã a Berlim, o que significava que tínhamos que passar pela Alemanha Oriental comunista. Na fronteira, tivemos que mostrar nossos passaportes, examinar nossa bagagem e deixar os guardas verificarem o ônibus. Esperamos cerca de 3 horas pela liberação. "Lembre-se", disse um funcionário, "não há consulado americano na Alemanha Oriental, portanto não perca seus passaportes ou documentos de entrada".
Fale sobre se sentir indesejado! A mensagem era clara: teremos o prazer de receber seu dinheiro, mas não queremos você. Sentimos a animosidade até sairmos.
Como cristão, às vezes me sinto assim em relação a este mundo - simplesmente não pertenço. As Escrituras deixam claro que, como crentes em Cristo, somos “estrangeiros e peregrinos na terra” (Hebreus 11:13). Somos cidadãos de uma terra muito melhor (v.16). Por mais que possamos amar nosso país natal, nunca nos sentiremos totalmente em casa aqui - e não devemos.
Como lidamos com ser peregrinos que estão de passagem? Ao olhar para Cristo e seguir Seu exemplo. Ele também era indesejável neste mundo. Quando Ele deixou Seu lar no céu para entrar em nossa humanidade, Ele se tornou o peregrino supremo. Um dia Ele nos receberá em casa.
Guia-me, ó Grande Jeová,
Peregrino por esta terra árida;
Eu sou fraco, mas Tu és poderoso,
Segure-me com Tua mão poderosa. - Williams
A vida cristã é uma jornada de peregrinação, não um passeio turístico. David C. Egner
Caminhada pela sua saúde
Se andarmos na luz como Ele está na luz, teremos comunhão uns com os outros. - 1 João 1: 7
O exercício físico pode nos ajudar a combater resfriados e infecções. A teoria é que um bom treino coloca nosso corpo em uma condição semelhante ao que acontece no início de uma febre. Isso não é de todo ruim. A febre é a maneira do corpo de reagir quando os micro-intrusos entram no nosso sistema. O aumento da temperatura corporal ajuda o sistema de defesa dos glóbulos brancos, enquanto diminui a ação de bactérias e vírus. Exercício faz a mesma coisa. Ele libera substâncias químicas no sangue que estimulam o cérebro a fazer nossa temperatura subir.
Os dois primeiros capítulos de 1 João indicam que uma prática regular de bom exercício espiritual é benéfica para a saúde de nossa alma. Para afastar o pecado, devemos “andar na luz como Ele está na luz” (1: 7) e obedecer a Jesus todos os dias.
A desobediência, no entanto, esfria nossa temperatura espiritual. A comunhão com Deus e outros crentes é negligenciada. O pecado não é confessado nem abandonado. Se temos uma fé morna (Ap 3:16), não estamos tirando proveito dos mecanismos de defesa necessários para combater a infecção espiritual.
O programa de exercícios certo é de fé e obediência. É essencial para a saúde espiritual. Ande com Jesus todos os dias e você estará realmente caminhando para sua saúde.
Programa de Exercícios de Deus
* Confesse seus pecados a Deus (1 João 1: 9).
* Siga Suas instruções (2: 3).
* Ande como Cristo andou (2: 6).
Para um coração saudável, exercite sua fé. Mart DeHaan
Cuidado com os avisos
Como meus amados filhos, eu os aviso. - 1 Coríntios 4:14
Os americanos estão sendo avisados até a morte. Os fabricantes estão cada vez mais cautelosos em serem processados quando seus produtos são mal utilizados, e estão anexando etiquetas de aviso a centenas de itens.
Por exemplo, uma roupa de Batman tem essa ressalva: “Pais, por favor, tenham cuidado - apenas para brincar. A máscara e a capa não são protetoras; cape não permite que o usuário voe. "
Existem tantos avisos nos itens vendidos em nossas lojas, dizem os especialistas, que eles perderam sua eficácia.
Embora esses tipos de advertências possam parecer surdos, a Bíblia destaca a importância de atender às advertências de Deus. As palavras de Ezequiel no capítulo 3 deixam claro que um aviso é vital não apenas para a pessoa que o recebe, mas também para a pessoa que o envia (vv.16-21).
As palavras de Deus devem ser levadas a sério. "Não entristeces o Espírito Santo", nos dizem (Ef. 4:30). "Abstenha-se de toda forma de maldade", somos lembrados (1 Ts. 5:22). Jesus alertou contra o adultério e a luxúria (Mt. 5: 27-28) e contra julgar os outros com retidão (Mt 7: 1-5).
O Senhor que nos criou sabe como devemos viver. Ele deseja nos proteger do perigo. Vamos garantir que levemos a sério todas as suas advertências.
O diabo é sutil, enganoso e astuto;
Ele habilmente nos engana a engolir sua mentira,
mas certamente sabemos discernir seus métodos astutos,
fazendo das advertências de Deus nossa preocupação diária. —DJD
As advertências de Deus são para nos proteger, não para nos punir.
Dave Branon
Quando Satanás peneira. . .
Satanás pediu por você, para peneirar você como trigo. Mas eu orei por você. - Lucas 22: 31-32
Nos dias de Jesus, as mulheres peneiravam o trigo segurando uma peneira com as duas mãos e sacudindo-a com força de um lado para o outro. Então eles moviam a peneira em um movimento de gangorra enquanto sopravam sobre o trigo para remover o joio. Foi um processo vigoroso.
Esta é a figura que o Senhor usou para advertir Seus discípulos sobre as grandes provações que enfrentariam quando Ele fosse à cruz. Seriam como o trigo, e a peneira seria seu poderoso inimigo, Satanás.
Então Jesus escolheu Pedro. Ele lhe disse: "Orei por você, para que sua fé não falhe" (Lc. 22:32). Mas a negação de Pedro (vv.54-62) não foi um fracasso de sua fé? O notável teólogo G. Campbell Morgan escreveu: “Sua fé não falhou. . . quando ele estava negando seu mestre. Nem seu amor falhou. O que falhou? A sua esperança. . . e quando a esperança se esvai, a coragem falha e o homem se torna um covarde. ”
Talvez o sofrimento tenha nos levado a "negar" o Senhor. Como Pedro, ainda amamos Jesus, mas oh, que vergonha são nossas ações!
Nem tudo está perdido. O Senhor disse a Pedro: “Quando voltar para Mim, fortaleça seus irmãos” (v.32). Essas palavras significavam perdão, restauração e uma nova oportunidade de serviço. A peneiração de Satanás não poderia impedir a oração de Jesus. E isso é verdade para nós, assim como para Peter.
Embora Satanás assuma o poder de
cumprir seu objetivo,
é verdade que em nossa hora mais sombria
o Senhor está no controle. —DJD
As manobras de Satanás não são páreo para o poder do Salvador. Dennis J. DeHaan
Pausa no túmulo
Eles observaram a tumba e como Seu corpo foi posto. - Lucas 23:55
Minha filha mais nova e eu estávamos andando por uma loja algumas semanas antes da Páscoa. "Veja todas essas coisas", disse ela. “Nada além de doces e coelhinhos. Aposto que não há uma tumba à venda em nenhum lugar desta loja.
Achei interessante que ela mencionasse uma tumba em vez de uma cruz ou um lírio como símbolo da Páscoa. Ela pode ter batido em algo que frequentemente corro na pressa de celebrar a ressurreição. Jesus foi colocado em uma tumba, e na mente daqueles mais próximos dEle, onde era onde ele iria ficar.
Em Lucas 23 e 24, observe quantas vezes o corpo de Jesus e a tumba são mencionados. Naquela primeira manhã de Páscoa, as mulheres foram a uma sepultura para ungir um cadáver com especiarias para o enterro adequado. Na profunda tristeza dessa terrível finalidade, ficaram impressionados com as notícias que pareciam surpreendentes demais para ser verdade: “Ele não está aqui, mas ressuscitou!” (Lc. 24: 6).
Nossas próprias tristezas e sonhos despedaçados que parecem tão finais foram mudados para sempre pela sepultura vazia de Jesus. Ele grita a vitória que Ele conquistou sobre o pecado e a morte, e a esperança viva que temos Nele.
O grande evento da Páscoa é apenas parte da história. Seu significado completo ocorre quando paramos pela primeira vez na tumba.
Entre Sua morte e ressurreição,
Cristo jazia em um túmulo -
Agora todos os crentes têm certeza de
que a morte não significa condenação. —Hess
A tumba vazia de Cristo garante nossa vitória sobre a morte. David C. McCasland
Espantalhos no jardim
Lá vimos os gigantes. . . e éramos como gafanhotos à nossa vista. - Números 13:33
No meu jardim, tenho quatro fileiras de morangos eternos - um fato que evidentemente foi proclamado dos telhados para todos os robins, estorninhos e thrashers marrons da vizinhança. Eles estão fazendo um piquenique! Por isso, passei algum tempo construindo um espantalho com vassouras, um casaco velho, uma calça e um chapéu branco.
Fiquei surpresa, pois uma manhã, logo depois, um robin sábio estava empoleirado em cima do chapéu e parecia estar cantando com o máximo de voz: "Morangos grátis aqui!"
Vi dois tipos de pássaros: sábios e tolos. Os pássaros tolos estavam sentados nas árvores, com medo do espantalho. Os pássaros sábios sabiam que o espantalho era simplesmente um anúncio disfarçado.
A Bíblia nos fala sobre algumas pessoas sábias e tolas. Moisés enviou 12 espiões para visitar a Terra Prometida, uma terra de fabulosos frutos e bênçãos. Dez deles temiam os "espantalhos" - os gigantes e as cidades muradas. Dois sábios “pássaros”, Calebe e Josué, acreditavam que Deus havia lhes dado a terra. Eles não foram enganados. Eles disseram: "Vamos subir de uma vez e tomar posse" (Nm 13:30).
Deus abençoa ricamente aqueles que vivem pela fé e não são parados pelos espantalhos da dúvida e do medo.
Os tolos vêem gigantes quando surgem problemas;
tremem de fraqueza, com o coração cheio de medo;
Os sábios não se assustam quando os problemas que examinam,
saem para a batalha, por Deus em seu plano. —DJD
Nosso Deus é maior que qualquer problema. MR DeHaan
June Freeze
Não abandonar a reunião de nós mesmos, como é o modo de alguns. - Hebreus 10:25
Uma criança requer pelo menos quatro coisas: comida, ar fresco, exercício e a ajuda de outras pessoas. Isso também é verdade no reino espiritual. Precisamos de comida (estudo da Bíblia), ar fresco (oração), exercício (serviço e testemunho) e ajuda de outras pessoas (comunhão em uma boa igreja). Um seguidor de Cristo que negligencia qualquer uma dessas quatro práticas não pode esperar ser completo e crescer em sua vida espiritual.
Isso me lembra uma história sobre um homem chamado Bill. Ele nunca foi à igreja em sua vida. Não importava o quanto ele era persuadido, ele não podia ser persuadido a comparecer, mesmo em um dia especial como o Natal ou a Páscoa. "Quando congelar em junho", ele dizia, "então irei à igreja".
Um ano houve uma primavera estranhamente fria, e assim permaneceu até junho. Na primeira parte do mês, a temperatura caiu para congelar por várias noites. Todo mundo pensou em Bill e no que ele havia dito. Talvez esse período de frio o levasse finalmente à igreja.
Sim! Num domingo, Bill fez sua primeira aparição no prédio da igreja - enquanto o órgão tocava baixinho. Seis homens o carregaram! Bill finalmente conseguiu, mas ele estava deitado em um caixão em vez de sentado em um banco.
Não seja como o velho Bill!
Eu amo estar com o povo de Deus,
ler a Bíblia e orar,
cantar as canções da salvação,
então eu vou à igreja hoje. —Hess
Quem pensa que não precisa da igreja não pensa muito em quem a fundou. Henry G. Bosch
Chamada de despertar
Seja sóbrio, vigilante; porque o teu adversário, o diabo, anda como um leão que ruge, procurando a quem possa devorar. - 1 Pedro 5: 8
Alguns meses depois que nossa família se mudou para uma área rural do centro do Texas, pensei que todas as cobras deviam ter empacotado e ido embora. As pessoas que moravam nas proximidades disseram que não viam uma cobra há muito tempo, e isso estava bem comigo.
Uma tarde, porém, abri a porta do depósito de ferramentas e vi uma cabeça de cobre venenosa enrolada no canto. Liguei para minha esposa e filha para salientar nossa necessidade de atenção, depois matei a cobra com uma enxada.
Esse encontro de ferramentas com um chefe de cobre serviu como um valioso alerta. Eu me tornei descuidado, acreditando erroneamente que uma ameaça milenar havia desaparecido.
A Bíblia nos diz para estarmos alertas à presença de nosso inimigo espiritual, o diabo. “Seja sóbrio, vigilante”, 1 Pedro 5: 8 nos lembra: “porque o seu adversário, o diabo, anda como um leão que ruge, procurando a quem ele pode devorar.” À medida que avançamos a cada dia, não devemos fingir que Satanás não o faz. não existe, nem devemos ficar paralisados pelo medo de sua presença. Conhecendo seu potencial destrutivo, precisamos depender do poder de Deus para "resistir a ele, firmes na fé" (v.9).
Cuidado e alerta! É um alerta que precisamos todas as manhãs.
O diabo é sutil, enganoso e astuto;
Ele é esperto e nos engana para engolir sua mentira.
Mas certamente descobriremos seus métodos astutos, se
fizermos das advertências de Deus nossa preocupação diária. —DJD
A verdade de Deus é a melhor proteção contra as mentiras de Satanás.
David C. McCasland
Os pecadores maus são bons
Todas as nossas retidão são como trapos imundos. - Isaías 64: 6
O pastor Harry Ironside perguntou a um homem se ele tinha certeza de que estava indo para o céu. "Não, não posso dizer que sou", respondeu o homem, "mas eu gostaria de ser."
"E por que você quer ser salvo?" Ironside respondeu. "Você percebe que você é um pecador?"
“Sim”, respondeu o homem, “mas eu não sou o que você chamaria de um pecador ruim. Na verdade, eu tenho que dizer que sou uma pessoa bastante boa.
Pense nisso - um bom pecador! Isso é uma contradição em termos! O pecado é pecado, e qualquer transgressão é ruim o suficiente para nos separar de um Deus santo e justo por toda a eternidade (Romanos 3:23).
Isaías 64: 6 declara: “Todas as nossas retidão são como trapos imundos.” Todos nós precisamos da graça salvadora de Deus. Não faz diferença quantos pecados tenhamos cometido ou quão respeitáveis podemos ser aos olhos dos outros. Até que estejamos dispostos a admitir nossa culpa, estamos tão perdidos quanto qualquer outra pessoa, por melhor que pareça ser.
Amigo, se você não tem certeza de que está indo para o céu, admita sua "perdição". Confie em Cristo, que morreu na cruz por seus pecados. Você pode conhecer o completo perdão e libertação pela fé Nele (Rm 3: 21-28).
Na verdade, todos somos maus pecadores. Mas através da fé em Cristo, podemos ser verdadeiramente bons!
Lágrimas imprevisíveis, nenhum mérito eu tinha,
Mercy me salvou ou então eu devo morrer;
O pecado me assustou, temendo o rosto de Deus -
mas agora sou um pecador salvo pela graça! -Cinzento
Ninguém é bom ou ruim demais para se qualificar para a salvação. Richard DeHaan
Uma receita sem falhas
Se você fizer essas coisas, nunca tropeçará. - 2 Pedro 1:10
Como a maioria das pessoas que cozinha, tenho uma receita favorita. O meu é para um delicioso bolo de banana. De minha mãe, é uma receita sem falhas - ou seja, se você seguir exatamente as instruções. Compartilhei com amigos e a maioria deles teve bons resultados. Um ou dois, no entanto, disseram que a receita não era boa. Mais tarde, descobri que eles haviam omitido alguns ingredientes e substituído outros.
O apóstolo Pedro nos deu a receita para uma vida cristã eficaz. Os dois principais ingredientes que Deus fornece são Seu poder divino (2 Pedro 1: 3) e Suas preciosas promessas (v.4). À medida que misturamos completamente Seu poder e promessas em nossa crença e vida, seremos mais como Cristo.
Então Pedro listou os ingredientes que devemos acrescentar à nossa fé: virtude, conhecimento, autocontrole, perseverança, piedade, bondade fraternal e amor (vv.5-7). Se incluirmos cada uma delas, não seremos infrutíferos, nem tropeçaremos em nossa caminhada com o Senhor (v.8). Qualquer um que omita esses ingredientes vitais é míope, até cego, e "esqueceu que foi purificado de seus antigos pecados" (v.9).
Não mude os ingredientes de Deus e depois culpe Sua receita quando as coisas derem errado. Em vez disso, siga Suas instruções diligentemente. Sua receita traz sucesso espiritual.
Oh, ajuda-me, Senhor, a tomar pela graça divina.
Ainda mais e mais desse grande amor teu,
Que dia após dia meu coração poderá dar a Ti
um amor mais profundo, e crescer mais constantemente. -Montanha
A obediência à Palavra de Deus é a receita para o sucesso espiritual. Joanie Yoder
Seja como uma abelha
Deus colocou os membros, cada um deles, no corpo, como quisesse. - 1 Coríntios 12:18
A abelha possui uma das estruturas sociais mais desenvolvidas no reino animal. No coração da colméia, que pode abrigar até 80.000 abelhas, está a rainha. Sem ela, a colônia não tem futuro. Mas os 80.000 não ficam apenas assistindo a rainha. Cada abelha tem um dever especializado a cumprir.
As abelhas forrageiras enfrentam os perigos do mundo exterior para coletar alimentos. As abelhas da guarda protegem a entrada da colméia de intrusos. Os agentes funerários são responsáveis por remover os cadáveres da colméia. Os coletores de água trazem umidade para regular a umidade. Os estucadores fazem uma espécie de cimento para reparar a colméia. E os fãs se posicionam na entrada e exalam o perfume para sinalizar a localização da colônia para abelhas perdidas ou desorientadas. As abelhas escoteiras mantêm a colméia alerta para oportunidades e perigos do mundo exterior. A variedade e especialização das abelhas operárias parecem infinitas.
De maneira semelhante, o Senhor deu presentes e tarefas especiais a todas as pessoas em Sua igreja. Ninguém foi chamado apenas para ficar sentado. Todo mundo pode fazer alguma coisa. O trabalho da igreja não será realizado, a menos que todos façamos o que Deus nos chamou para fazer.
Cristo constrói Sua igreja e a fortalece
Ao usar você e eu,
E se todos fizermos nossa parte
O mundo Seu amor verá. —Sper
A igreja funciona melhor quando nos vemos como participantes, não como espectadores. Mart DeHaan
Raízes profundas
Ele será como uma árvore plantada pelos rios de água. - Salmo 1: 3
Alguns amigos meus plantaram duas árvores do mesmo tipo e idade. A primeira foi colocada no nível do solo no meio do quintal, onde suas raízes foram profundas para absorver a água. O segundo foi plantado no fundo de um barranco. Quando choveu, a água passou correndo para a rua.
Ambas as árvores pareciam prosperar. Então veio uma forte tempestade de vento. A árvore no meio do gramado permaneceu firme, enquanto a outra caiu. Por quê? Os sistemas radiculares eram diferentes. A árvore no gramado tinha raízes profundas, enquanto a outra tinha raízes rasas. Na base da margem, a água sempre passava rapidamente sobre o topo do solo, de modo que essas raízes permaneciam rasas. Aquela árvore, portanto, não suportava a força do vento.
Precisamos deixar nossas raízes crescerem profundamente, ancorando-nos firmemente na Palavra de Deus. Não devemos nos contentar com as águas superficiais da emoção e da experiência. Eles têm seu lugar na vida cristã, mas precisamos reservar um tempo para aprender as verdades mais profundas e fortalecedoras da Bíblia e as realidades mais profundas do Espírito (1 Cor. 2: 9-13). Então, quando as pressões da vida aumentarem ou os fortes ventos da tentação soprarem, não seremos derrubados. Nossas raízes profundas nos permitirão suportar as adversidades.
Permanecendo nas promessas que não podem falhar,
Quando as tempestades uivantes da dúvida e do medo assolam,
Pela viva Palavra de Deus prevalecerei,
Permanecendo nas promessas de Deus. - Carter
Quando você está enraizado na verdade, pode suportar os ventos da provação.
David C. Egner
O que é a encarnação?
Ele tinha que ser feito como Seus irmãos, para que pudesse ser um Sumo Sacerdote misericordioso e fiel. - Hebreus 2:17
A encarnação. É um daqueles grandes termos doutrinários que podem nos confundir. O que isso significa? Vamos levar alguns momentos para pensar sobre isso.
Olhe para si mesmo no espelho. Como você acha que seria uma pessoa diferente? Você nunca saberá. Você pode modificar seu corpo através de exercícios e dieta. Você pode mudar de idéia e de comportamento. Você pode até recorrer à cirurgia. Mas você e eu seremos para sempre os indivíduos únicos que Deus nos criou. Independentemente do quanto possamos tentar, não podemos realmente experimentar o que é ser outra pessoa.
Como foi, então, Deus assumir nossa natureza humana e viver como um homem que era desprezado e incompreendido neste planeta caído? (Isa. 53). Ele já sabia exatamente o que as pessoas pecadoras passam. Afinal, Ele é onisciente. No entanto, ele veio voluntariamente a Belém, entrou em nosso sofrimento e tristeza e experimentou pessoalmente nossas provações e tentações (Hb 4:15). Ele se tornou amorosamente um de nós para pagar a penalidade por nossos pecados e vencer a morte (Hebreus 2:14). Porque Ele sofreu, Ele é capaz de nos ajudar agora (v.18).
É disso que se trata a encarnação. E se agradecermos a Jesus por toda a eternidade, ainda não será suficiente.
Tocado com simpatia por dentro,
Ele conhece nossa estrutura débil;
Ele sabe o que significam as tentações doloridas,
pois sentiu o mesmo. —Watts
O Filho de Deus se tornou o Filho do homem para transformar filhos de homens em filhos de Deus. Vernon Grounds
Quando as coisas pioram
Se você correu com os lacaios e eles o cansaram, então como você pode lutar com cavalos. - Jeremias 12: 5
Uma mulher estava enfrentando várias complicações de uma doença grave. “Como enfermeira”, ela disse, “eu sei o que esperar. As coisas só pioram. ”Depois de listar os problemas que viriam à medida que sua doença progredisse, ela expressou sua confiança de que o Senhor estaria com ela por todo o caminho. Então ela brincou: "Eu só queria que Ele não demorasse tanto tempo para me levar para o céu."
Em Jeremias 12, descobrimos que o profeta estava desanimado. Então o Senhor lhe disse que o que ele estava experimentando era como correr com a infantaria. Mas o que o esperava seria como tentar acompanhar a cavalaria (v.5).
Traição por parte de seus próprios compatriotas, assim como fome, desastres naturais e invasão por inimigos cruéis estavam reservados para ele e seu povo. Mas um raio de luz penetrou na escuridão da cena. Se os israelitas (e até os cruéis invasores pagãos) se arrependessem e depositassem sua confiança em Deus, seriam restaurados e capazes de se aquecer à luz do sol a favor de Deus.
Sua saúde está se deteriorando? Suas situações familiares e de trabalho estão piorando? Você se preocupa com um desastre nacional? Se você é um crente, não desanime. O resultado final será glorioso para todos que confiam em Deus!
Ó Senhor, levamos nossos corações conturbados
a você em fervorosa oração;
Agora ajude-nos a esperar com expectativa
Enquanto descansamos sob Seus cuidados. —Sper
Os problemas parecem menores quando você se lembra da grandeza de Deus. Herbert Vander Lugt
Uma criança como Peter
Pedro ficou triste porque lhe disse pela terceira vez: "Você me ama?" - João 21:17
Você tem um filho que parece ouvi-lo apenas quando ele quer? Ele não ouve você na primeira vez que você pede que ele traga seu livro de matemática para casa, para que você possa ajudá-lo. Ele também não parece ouvi-lo na segunda vez que você mencionou. Você tem que contar a ele três vezes.
O apóstolo Pedro era assim. Lembra-se da conversa após o café da manhã com Jesus no mar da Galiléia? Enquanto conversavam, Jesus perguntou a Pedro três vezes se ele O amava. Três vezes Ele disse que, se Pedro realmente o amava, ele alimentaria Suas ovelhas (João 21: 15-17).
Em outra ocasião, Deus repetiu uma mensagem importante para Pedro três vezes (Atos 10). Foi-lhe mostrada a visão de um lençol descendo do céu. No lençol havia animais que ele considerara impuros. No entanto, uma voz lhe disse: “Levanta-te, Pedro; matar e comer ”(v.13). Nem uma vez, nem duas, mas três vezes (v.16).
Pelo que sabemos de Peter, ele era um homem difícil de convencer. A paciência de Deus com ele pode nos encorajar a sofrer tanto com os outros, especialmente com nossos filhos. Se temos um filho como Peter, precisamos ser persistentes - nunca cansando de instruí-lo nas coisas necessárias. Afinal, Peter ficou bem, você não acha?
Você tem sido tão paciente conosco, Senhor,
embora demoremos a ouvir;
Nos dê a graça de mostrar tanto amor
Àqueles que consideramos tão queridos. -K. De Haan
Seja tão paciente com seus filhos quanto Deus é com você. Dave Branon
Good Medicine
Um coração alegre faz o bem, como remédio. - Provérbios 17:22
Vivemos um dia em que mais se fala em saúde e nutrição do que nunca. De fato, ouvimos tantas opiniões conflitantes que mal sabemos no que acreditar.
Segundo a Bíblia, nossos corpos são templos do Espírito Santo, e temos uma obrigação especial de cuidar deles (1 Cor. 6:19). Devemos descansar e nutrir adequadamente e fazer todo o possível para prover nosso bem-estar físico. Uma maneira de conseguir isso é sugerida em Provérbios 17:22: "Um coração alegre faz o bem, como remédios".
Existe uma relação definida entre satisfação emocional e boa saúde física. Uma visão feliz e alegre da vida tem valor terapêutico, mas isso simplesmente não acontece. A verdadeira felicidade e alegria resultam de um relacionamento correto com Deus e com o próximo. Gálatas 5:22 nos diz que a alegria é resultado do trabalho do Espírito Santo em nossas vidas, e devemos viver sob Seu controle para experimentá-lo.
Podemos ser felizes porque nossos pecados foram perdoados e fomos aceitos por Deus através da fé pessoal em Cristo. Então, enquanto caminhamos em obediência à Sua Palavra, Ele nos dá a paz e a alegria de Sua presença.
Então seja feliz - é um bom remédio!
Mas nunca podemos provar as delícias do Seu amor
Até que todos no altar nos deitemos,
Pelo favor que Ele mostra e pela alegria que Ele concede
São para aqueles que confiarão e obedecerão. Sammis
Um coração alegre é um bom remédio sem efeitos colaterais ruins. Richard DeHaan
Vivendo como a realeza
Você é uma geração escolhida, um sacerdócio real. . . para proclamar os louvores daquele que te chamou. - 1 Pedro 2: 9
No outono de 1997, tive meu primeiro olhar sobre a realeza. Zeeland, Michigan, a pequena cidade holandesa em que nasci, estava comemorando seu 150º aniversário, e a princesa Margriet e seu marido honraram a cidade com uma visita oficial da Holanda.
Sua Alteza parecia majestosa em seu terno vermelho, enquanto caminhava atrás dos dançarinos de Klompen com sapatos de madeira, sorria e acenava para a multidão. Ela se moveu com uma graciosidade e dignidade silenciosas. Mas sem sua comitiva e uma escolta policial, ela poderia ter passado por apenas mais um Zeelander se misturando à multidão.
Os crentes em Jesus Cristo também são da realeza. Nós renascemos espiritualmente na família do rei do universo. Pedro nos chamou de “sacerdócio real” (1 Pedro 2: 9). João declarou que, através do sacrifício de Cristo na cruz, somos “reis e sacerdotes para Seu Deus e Pai” (Ap 1: 6).
Podemos parecer com todo mundo, mas, como cristãos, nosso discurso e nossas ações devem levar os outros a perguntar: "O que há de diferente nela, sobre ele?" Somos realeza, é claro! Que privilégio ser membros da família real de Deus! Que responsabilidade! Todos os dias representamos Aquele que é o “governante sobre os reis da terra” (Ap 1: 5). Vamos garantir que nossa conduta mostre isso.
Para Estudo Adicional
Se quisermos viver como o sacerdócio real de Deus,
que comportamento devemos deixar de lado? (1 Pedro 2: 1,11).
Que coisas devemos fazer? (vv.2,12).
Um filho do rei dos reis deve ter uma semelhança familiar. Dennis J. DeHaan
Fluxo e estouro
Como os sofrimentos de Cristo abundam em nós, nossa consolação também é abundante por meio de Cristo. - 2 Coríntios 1: 5
Quando um copo está cheio até transbordar, o que derramar na borda é o mesmo que está sendo derramado. Esse é um processo natural que eu posso entender.
Mas aqui está um processo sobrenatural além do meu entendimento: se o sofrimento é derramado em um cristão, o cristão transborda. Mas o que transborda é diferente do que é derramado. O sofrimento entra, mas o conforto sai.
Essa lei de fluxo e transbordamento é expressa em 2 Coríntios 1: 5: “Como os sofrimentos de Cristo abundam em nós, nossa consolação também é abundante por meio de Cristo.” A palavra abundante significa “existir em abundância, exceder uma certa medida, permanecer ”. É a mesma palavra usada nas 12 cestas de comida que sobraram depois que Jesus alimentou milagrosamente milhares de pessoas com 5 pães e 2 peixes (João 6: 12-13).
Quando experimentamos a tribulação por ser cristão, e o sofrimento é derramado em nossas vidas, Deus a transformará por Sua graça e poder sobrenaturais. Outra tradução diz: “Assim como os sofrimentos de Cristo fluem para nossas vidas, também através de Cristo nosso conforto transborda” (2 Cor. 1: 5).
Quando o problema surgir, olhe para Deus pelo seu conforto transbordante - primeiro para nós, depois através de nós para os outros.
Quando experimentamos sofrimento,
o conforto de Deus é abundante;
Pois tribulações nos ensinam onde o
verdadeiro conforto pode ser encontrado. —Sper
Deus não nos conforta para nos confortar, mas para nos consoladores. David C. McCasland
- Relacionados
- Textos de Amor
- Textos de amizade para honrar quem está sempre do seu lado
- Poemas sobre saudade para transformar ausência em palavra
- Frases da vida para transformar os seus dias ✨
- Frases de despedida para refletir sobre finais e recomeços
- Frases Bonitas sobre Saudades
- Textos de Fernando Pessoa
