Textos Reflexivos sobre a Vida

Cerca de 58628 textos Reflexivos sobre a Vida

VIDA A DOIS

Para se viver com alguém é necessário amizade, companheirismo, reciprocidade, paixão, amor, mas acima de tudo respeito.

Não podemos viver reclamando que nossos relacionamentos deram errado, sendo que não fizemos nossa parte para que eles dessem certo, quando não respeitamos a outra pessoa ao ponto de acharmos que só nós temos o direito de viver e manter manias de quando éramos solteiros.

Quando escolhemos viver nossa vida ao lado de outra pessoa, devemos estar ciente, que assim como nós podemos nos magoar, a outra pessoa também... e por esse motivo devemos fazer o que estiver ao nosso alcance para não magoarmos quem está conosco e torcer que exista reciprocidade da outra parte.

É fácil cobrarmos atenção sem ao menos deixarmos o celular de lado para conversar com o outro;

É fácil cobramos sinceridade e franqueza, quando vivemos omitindo tudo que acontece ao nosso redor e inventando mentirar para enganar o próximo;

É fácil cobrarmos exclusividade, enquanto nos não damos exclusividade a quem está conosco;

É fácil cobrarmos respeito, sendo que não respeitamos a pessoa que está ao nosso lado, nem os sentimentos dela, e não evitamos situações que podem magoa-la;

Esquecemos que amor não é só estar ao lado nos momentos felizes, tirando selfie...amar é, gostar, querer bem, cuidar, apaixonar-se todos os dias, sentir saudades mesmo estando longe a pouco tempo, amor é tudo que já lemos ou ouvimos falar e ao mesmo tempo nada disso, amor é algo único e pessoal, quando amamos, sabemos que amamos, mesmo que não saibamos explicar, apenas amamos.

Não devemos perder tempo com quem não seja capaz de nos dar amor e nem fazer alguém perder seu tempo conosco, se não formos capazes de ama-la ou acender dentro dela o amor, pois viver com alguém sem sermos amado é muito pior que não termos ninguém.

Ame, mas ame a pessoa certa!

Cada um tem a sua essência da vida.
Uns usam para fazer o bem e outros para o mal.
Temos que procurar tratar as pessoas bem, e a cada dia evoluir mais como seres humanos. Neste mundo nós não levaremos nada apenas deixamos nossos bens materiais, que com o passar do tempo vão se desintegrar e virarão pó . Mas a sua essência essa sim ficará guardada na memória e no coração daqueles que conviveram com você.

Vida obscura

Ninguém sentiu o teu espasmo obscuro,
Ó ser humilde entre os humildes seres.
Embriagado, tonto dos prazeres,
O mundo para ti foi negro e duro.

Atravessaste num silêncio escuro
A vida presa a trágicos deveres
E chegaste ao saber de altos saberes
Tornando-te mais simples e mais puro.

Ninguém Te viu o sentimento inquieto,
Magoado, oculto e aterrador, secreto,
Que o coração te apunhalou no mundo.

Mas eu que sempre te segui os passos
Sei que cruz infernal prendeu-te os braços
E o teu suspiro como foi profundo!

Rodrigo
Ana, minha querida,
Dizem que o amor acaba, que o amor termina. Mas não é verdade. Nada acaba, tudo dura, continua e se transforma.
Enquanto eu aguardava aquela cirurgia, mil anos se passaram. As duas estavam lá dentro e eu pensava: “se acontecer alguma coisa com elas, eu morro!” Dizem que passa um filme da nossa vida na nossa cabeça. E por isso eu vi: vi vocês duas, meninas, chegando na nossa casa. Vi nós três juntos, ainda pequenos e tantos e tantos momentos. Vi você erguendo taças, troféus. Tua imagem na revista, inacessível, distante da criança que eu era. E que você era também.
Depois a nossa fuga de casa, veio o nosso medo, veio a nossa coragem, veio o salto sem rede que tantas vezes se chama amor. Vi você indo embora, sendo levada de diferentes formas, tantas e tantas vezes. E depois vi você voltando e no fundo de seus olhos, como num rio, tudo que a gente não tinha vivido. A partir daí eu me vi dividido entre dois amores, entre duas vidas: uma que eu estava vivendo e outra que eu jamais tinha podido viver.
Durante os meus piores momentos enquanto eu aguardava naquela sala, foi como se a doença da nossa filha tivesse me curado. Eu entendi que não tinha mais divisão nenhuma. O que tinha sido vivido, o que tinha ficado pra trás, tudo, era parte de uma mesma história, de uma mesma vida e de um mesmo sentimento: amor. E foi então que eu vi nós dois juntos cruzando a fronteira.
Ana
Como se eu tivesse alcançado a outra margem de um rio. O rio onde a gente se amou pela primeira vez, o rio do meu acidente, mas sempre um rio. E porque naquele momento eu precisava ser forte, finalmente, sem escapes, eu consegui atravessar aquele rio eterno. Como se num instante, eu tivesse vivido todos os anos que ainda estavam parados em mim, me esperando.
Do outro lado da fronteira, que sem perceber nós já tínhamos cruzado, uma infância compartilhada, uma adolescência truncada, uma juventude não vivida. Do lado de cá, dois adultos maduros finalmente libertos daquele fardo pesado feito de lembranças, de sonhos antigos. Porque há novos sonhos do lado de cá da fronteira. E agora podemos viver!
Lícia Manzo

A minha verdade sobre Uberlândia, um Adeus!

Minha jornada nessa cidade durará apenas 7 meses e daqui levo comigo apenas a lembrança da péssima experiência que tive nos mais diversos lugares que relato nesta crônica. De mim, porém, deixo nessa cidade apenas um processo que movi contra o mercado Bretas.
Antes de vir morar em Uberlândia pesquisei muito a respeito da

qualidade de vida, clima, segurança, ensino e mercado de trabalho. Pesquisei ainda referente a cultura dos Uberlandenses e dos chamados ‘uberlandinos’ (como são chamados os que vieram de outros estados mas se auto naturalizaram uberlandenses).

Já nos primeiros 15 dias residindo no bairro Santa Mônica, por volta das 13h de um sábado fui abordada por um meliante montado em uma motocicleta que supostamente necessitava de informações, sim! Era um assalto!

Como numa tentativa otimista pensei dias depois do susto: “ - Tudo bem, poderia ter acontecido em qualquer outra cidade! (embora nunca antes tenha sofrido essa experiência).

Então começou minha sina em busca de emprego, tendo sido chamada para o emprego por 8 vezes, passado em todas as entrevistas e provas, chegava no dia e recebia uma ligação dizendo que: ou a vaga havia sido cancelada ou que havia sido adiada para outra oportunidade que não chegara até hoje. Até hoje não vi um nativo da cidade cumprir sua palavra.

E o “ali” de mineiro? Não está menos de 10 quadras.

“Já estou chegando”, espere sentado.

Quero ressaltar aqui que sou proveniente do Rio Grande do Sul, e por mais estranho que pareça, quando digo isso por aqui sempre ouço a mesma pergunta: “ O que vieste fazer aqui?!
Vim buscar qualidade de vida!
Sempre foi minha resposta.

Possuo autismo, e minha busca por tratamentos qualificados aqui também fora uma tarefa frustrante, uma vez que a cidade não disponha de entidades apropriadas para tal deficiência.

Outra grande curiosidade sobre Uberlândia é a quantidade de deficientes físicos que circulam na cidade, posso afirmar sem medo de errar que nunca havia visto nada igual, há cadeirantes por todos os lados, especialmente no terminal central da cidade. E eles possuem uma força de vontade inimaginável, como também não há em deficientes físicos de outros locais dos quais já visitei ou residi.

Antes de mudar para Uberlândia eu alertava minha mãe que possui um sotaque gaúcho carregado:
Tente ser mais gentil, não vai colocar os mineiros que falam daquele jeito doce e meigo para correr!

Mas, durante toda nossa permanência em Uberlândia, tive o desprazer de conviver com pessoas arrogantes, prepotentes, autoritárias e que não tem o mínimo de compaixão pelo próximo. Todos são assim? NÃO! Mas grande parte das caixas de supermercado, servidores públicos e atendentes de loja.

Já ouviram falar na loja da algar do terminal central? Fui fazer a contratação de um plano lá e durante todo o atendimento que durou mais de 20 minutos a vendedora se quer olhou para mim, nem para dar boa tarde, e no final, sem que ao menos eu assinasse o contrato, ouço ela dizer: - PRÓXIMO! Annnn???? Como assim?

Mas o choque cultural para mim veio mesmo quando percebi a falta de amor da população pela cidade.
Jogam lixo no chão estando ao lado da lixeira. CHOREI QUANDO ASSISTI ISSO PELA PRIMEIRA VEZ!
A cidade é linda, arborizada e possui uma arquitetura invejável as demais cidades do estado e até do país, e seus moradores não a amam! Que dor eu senti e sinto quando assisto essa cena.
Os passageiros dos ônibus jogam lixo pela janela, não se preocupando que isso possa causar um acidente com o veículo de trás.

O terminal central a tarde mais parece a sucursal do inferno!

Isso sem falar do parque do Sabiá, que é Open Bar de drogas em plena luz do dia, com a PM passando ao lado e lhe restando cumprimentar os usuários sem nem mesmo aborda-los! Não é por nada não, mas eu não sabia que já haviam legalizado as drogas por aqui.

Penso que se realmente Uberlândia é aquilo que as estatísticas dizem na Internet, só há duas possibilidades: ou as estatísticas estão desatualizadas ou a cidade realmente não foi boa para mim que vim do Sul, um estado que está em um patamar completamente diferente daqui.

Fato é que, destratar aquele que te trata bem, jogar lixo deliberadamente no chão estando ao lado da lixeira e prestar um péssimo serviço para o cliente não diz respeito a minha opinião, mas sim a uma cultura que nunca havia vivenciado em lugar algum do Brasil, nem na América latina. Precisamos rever nossos conceitos de como sermos mais humanos.

O que é ir atrás de um sonho?

Fui a uma livraria á algum tempo atrás e havia uma parte apenas para livros de auto ajuda.

Diversos livros contendo frases motivacionais para pais, filhos, amigos, empreendedores, sonhadores.

Me recordo de um livro que dizia: "Seja quem você quer ser, tenha o que quiser ter"

Imediatamente pensei: Nooooossa! O livro deve ser ótimo, nele deve conter uma porção mágica no qual você dorme em sua casa e acorda na França, ou dorme desempregado e acorda como diretor de uma multinacional. UAU!

Então, abri o livro e tinham apenas frases infindáveis de como pensar positivo.

Claro que eu acredito na força do pensamento, mas, mais que isso existe a persistência.

Minha mãe já perdeu muito, mas ela não desiste, ela definitivamente tem mais a ensinar do que um livro.

A minha ex-médica nasceu muito, muito pobre, foi usuária de drogas na infância e adolescência e após muito pensamento positivo E persistência, ela se tornou médica. Certamente ela tem muito mais a ensinar que qualquer livro.

Mães solteiras criam seus filhos e eles se tornam cientistas e professores. Sem dúvidas, elas têm mais a ensinar que livros.

Não estou criticando a leitura de um livro de auto ajuda, de forma alguma. Na minha opinião, ele são bons livros, mas são livros!

Se pegarmos o exemplo de pessoas ao nosso redor, saberemos de casos bem próximos de pessoas vencedoras e advinha:

A maioria dessas pessoas não leram livro nenhum para vencer, elas só lutaram, afinal, como se tornar vencedor sem que haja batalha?

Seria incoerente de minha parte criticar escritores, sendo eu, uma, mas seria também uma incoerência dizer que livros tem tamanho poder. Leia muito, mas não basta apenas ler, serve apenas como motivação e conhecimento, e, que não esqueçamos: Conhecimento é poder.

Eu pensei que tinha desistido de lutar e de viver.
Eu pensei que tinha entregado meus sonhos e ambições.
Acreditei falsamente que a tristeza ia permanecer eternamente, que meus lábios já não poderiam sorrir e cheguei ao ponto de sentir dor física, tamanha minha dor emocional.
Eu pensei que já não havia mais jeito de continuar.
Eu pensei que a dor tinha me destruído.
Eu achei que não tinha mais forças.
Me sentia devastada, acabada e completamente fragilizada.
Pensei que tinha ido embora meu vigor.
Mas, assombrosamente, Ele me resgatou.
Ah! Ele devolveu aos meus olhos o brilho que outrora estava apagado, ele renovou minhas forças arrancou minhas angústias.
Hoje posso entender que tudo que eu tinha pensado ter perdido foi porque eu precisava entender que eu não precisava de mais nada, além dEle.

RETICÊNCIAS
Somos todos poemas em construção, seres em reticências…
Inteiros mas nunca completos…
Reticências é évolução e aprendizado…
saltar pela janela quando uma porta se fechar…
é por vezes observar o cenário da vida mudar e ter em vez de jardins
montanhas e desertos áridos a atravessar…
Confiar que no cimo da montanha alguma paisagem magnifica nos espera
e que também podemos descobrir maravilhas enterradas na areia…
Reticências é sempre caminhar mesmo quando cansados nos apetece parar…
Reticências é semear, colher, cuidar, amar e deixar ir o que não floresceu por alguma razão…
E mesmo quando a bateria do corpo acabar e o relógio deixar de funcionar, com dor no coração pensar que é um ponto final não é não…
Porque reticências é VIDA em continuação,é movimento,é existência em renovação….

JoRut " Tranchas de vida"

BEIJOS DO TEU OLHAR
-
Teus olhos
cativantes, profundos, insinuantes,
estonteantes, que prendem o meu alento
me fascinam, me encantam, me dominam
e causam também o meu tormento.

Teus olhos
sorriem, acariciam, iluminam,
serenos, tranquilos, estrêlas a brilhar
com doce expressão sabem ser vulcão,
prelúdio de momentos de grande paixão.

Teus olhos
sedutores, desafiam e instigam,
me beijam, me arrepiam, me procuram
molhando a minha boca, desnudando a minh'alma
são doce poesia, neles me perco com alegria.

E o meu corpo desfalecido,vencido
e sem pudor, beijou o teu olhar...
Tão grande era o desejo que nele se perdeu,
sem amarras, sem reticências, sem receios.
Simplesmente amou só por amar!

EM TI

Frente ao mar
Numa rua gorgulhando de gente
Numa esplanada barulhenta
Senti o teu olhar me tocar
Leve como pluma, lindo como uma flor
Morri no teu sorriso aberto
Como porta convidando ao amor
Respirei o teu ar e o tempo pareceu parar.
Insinuando-te lentamente, com leveza
Como brilho de sol em
nevoeiro de praia
a tua timidez contente
perdura ainda na minha mente.
Tua voz é doçura, ternura, pura emoção
Torna o meu corpo louco de paixão
Um encontro certeiro
Para descrever momentos inteiros.
Em ti saboreio a vida.

O Gato

Cabeça dócil e altiva
Olhar perspicaz,profundo
Garras que dilaceram
E ferem fundo

Aéreo, elegante
Calmaria, nervos de aço
Quando feroz
Ninguém cala a tua voz

Liberdade, intuição
A tua indiferença é só ilusão
O teu ronron afetivo
Traz calma ao coração.

No teu olhar em ranhura
Há torrentes de ternura
Voltas à noite, desejas caricias

E logo depois,como que alheio
Dou contigo confortavel
Já deitado na minha cama
Ou mesmo no meu regaço.
Matreiro !

À medida que o tempo vai passando, vamos aprendendo mais e mais sobre a vida.
Aos poucos percebemos que um relógio de 1000 euros marca a mesma hora que um de 50.
Uma carteira da Louis Vuitton leva o mesmo dinheiro que uma carteira sem marca.
A solidão numa casa de 50 m2 ou num condomínio de luxo é a mesma.
Num mundo perfeito todos entenderiam que a felicidade vem de dentro, e não das coisas materiais deste mundo.
E há tantos milionários a comprovar isso...
Não importa se viajas em primeira classe ou económica, se o avião cair morres na mesma.
Valoriza as coisas pequenas da vida, porque com o tempo vais perceber que essas são as grandes...

Hoje uma das pessoas que mais amo nesse mundo me lembrou de como é difícil crescer, de como é difícil evoluir, mas que há grande valor nesse progresso.
Ela me lembrou de como um filhote de águia aprende a voar, me lembrou de como é valiosa essa experiência, vou elucidar:
Quando uma águia mãe quer percebe que seus filhotes já estão em tempo de aprender a voar, ela os leva para um lugar mais alto que encontrar, tão alto que abaixo desse lugar existe apenas o abismo. Ela faz isso com o propósito de protege-los de predadores. E então, usando de um incentivo natural, ela os empurra abismo abaixo, para que eles aprendam a bater suas asas.
Parafraseando a Lisa, ainda cito: “Eles aprendem a voar e também aprendem a cair.”
Há valor na queda, assim como há valor no voo.
Eu acredito que Deus se inspirou no comportamento dos anjos, da natureza e dos animais para a criação do homem, podemos trazer essa lição para o amor de Deus conosco, durante o tempo em que estamos pequenos, Ele nos protege e nos preserva de todo o perigo, entretanto, conforme vamos crescendo, existe a necessidade de que aprendamos a voar, e nem sempre esse aprendizado vem de maneira fácil, afinal, somos seres individuais e cada um de nós desenvolve seu próprio tempo de crescimento.
O Senhor nos leva ao mais alto monte, geralmente é isolado de todos, onde ninguém te alcança, onde só estamos nós e Ele.
Esse monte costuma ser silencioso e solitário, por alguns de nós, pode ser confundido com uma depressão, mas não. Isso acontece porque qualquer interferência que haja em meio ao nosso crescimento pode gerar dificuldades, ou até a presença de pessoas que irão atrasar ou impedir esse nosso momento, essa nossa evolução.
Até que o Senhor nos “joga” ao solo de modo que possamos aprender a bater nossas asas. Não há ninguém para atrapalhar, ninguém para influenciar.
Quando estamos caindo, as vezes esquecemos que Ele está ali para nos segurar caso não consigamos voar. Ele não nos deixa, ele não nos abandona, ele não vira as costas. Ele acredita em nosso potencial, sabe que somos capazes de levantar o voo mais lindo do mundo, acontece que em meio a essa queda ficamos assustados, atordoados e não conseguimos confiar que a presença dEle está ali.
A queda não serve apenas para que possamos confiar nEle, mas também serve para nos mostrar que Ele confia em nós.
O voo não serve apenas para nossa evolução, mas serve também para que possamos ajudar os outros a voarem, a evoluírem, como Lisa fez comigo.

#Vidaerinzurich

⁠Descobri que nada mais importa.
Sabe aquela insônia que nos acompanha nas madrugadas e que insiste em permanecer ai por vários anos? E aquela tristeza sem motivos aparentes? as vezes, aquela insatisfação que te motiva e ao mesmo tempo de enterra?
Quando tudo parece bem e lá no fundo, no fundo da alma, nada está bem.
Até dá vontade de levantar do sofá, mas o sonho parece tão distante para nós que nem compensa tentar lutar, já que aparentemente é impossível.
Diante de tudo isso que eu vivi, que tantas pessoas vivem, eu li: "Busca a Deus e o resto tudo vem sozinho".
Fiz o teste! Realmente, passei a buscar a Deus e senti que todos os meus sonhos que gerei por anos, estão agora diante de mim.
E já nem os quero mais, porque quando sonhava tudo aquilo, eu não era a mesma pessoa que sou hoje.
Nada mais importa, agora, eu só quero a fonte de águas vivas.

- Alguns de nós não podem levar o tipo de vida que algumas pessoas querem. Por mais que a gente tente não consegue.
- Imagino.
- Acredita em mim, não?
- Sim. Acredito em você.
- É dificil.. Sabe.. amar alguém... e não conseguir fazer essa pessoa feliz. É como se você amasse essa pessoa, mas não conseguisse ama-la como ela deseja. Você entende?

⁠DEUS É BOM O TEMPO TODO

No desconhecimento dos hábitos, dos valores do outro, julgamos sem dó nem piedade.
Se no impulso de palavras vãs, na família, no trabalho, com amigos, sem tempo para refletir no microcosmos em que vivemos, nos contextos familiares de discórdia que nos tomam por inteiro, porque nossa luz é pouca na intimidade;
convém lembrar que a Lei de Amor
é soberana e deve conduzir nossa opinião
para um contexto em que se privilegie a caridade.

⁠*LIMITES*

"VIDA, por mais que eu a considere como uma GUERREIRA em tudo que você já fez, faz e ainda a de fazer em todos os aspectos de sua vida peço que se atente aos limites de seu corpo, mente e alma. Por mais disposta que se sinta para realizar suas tarefas diárias você também necessita de tempo para respirar e aproveitar um momento de paz e harmonia. Mesmo que seja no final de um dia agitado"

Se cuida minha AMADA

Os fundadores de Panco e Seven Boys eram irmãos. Endividada, a Seven Boys vivia sendo socorrida pela Panco até ser comprada pela Wickbold. Depois, a Bimbo, dona da Pullman, adquiriu a Wickbold e levou junto a Seven Boys. Assim, a Seven Boys tornou-se concorrente direta da Panco.




( Este post não é sobre pães ).

Não vale apena ocupar muito a memória (sua e do celular) é difícil! muito difícil (pelo menos para mim) extraí aprendizado de algo que incomoda, com aquilo que incomoda na memória.
A mente fica remoendo, e só foca na parte negativa.


Às vezes é preciso se afastar do caminho que as pessoas estão seguindo, e olhar de longe onde aquilo vai dá. Talvez distante, com a mente aberta, livre de incimodos, seja possível enxergar outro caminho sem os incômodos do caminho anterior. Sempre há muitos caminhos e novos desafios.


O problema é quando os desafios prejudicam a maneira como caminhamos. Seguir em Paz, buscando agregar a quem julgarmos merecer, é o que importa na vida, se morrermos antes de chegar ao nosso destino.Até porque a vida é incerta, mas a morte não!

Já parou pra pensar, o quanto podemos brincar de sonhar
Se jogar num mundo ficticio sem medo de errar
Criar nossas próprias cenas, se desligar de tudo e só imaginar
Paranóias, esquisofrenia, sei lá
Quero só um mundo onde podemos voltar a sonhar

Onde tudo vira vida, e a vida te vira do avesso
Onde o avesso te vira e sem perceber o aveso é o seu lado certo
Chega a ser esquisito se for parar pra pensar
Paranóis da minha cabeça, minha mente só quer brincar

Brincar de ser oq quero ser, sem ter alguém pra me julgar
Brincar de querer ser um músico, mesmo não tendo uma composição minha pra cantar
Brincar de escrever poesias, mesmo nem mesmo ter completado a escola.

A vida tem dessas, quero continuar com a minha alma de criança
Jamais perder a essência que é sorrir e brincar
E se eu levar um tombo, cair e me machucar
Depois do choro quero continuar a brincar
Porque nada me fortalece mais do que cair, chorar e depois se lavantar
Bora pra próxima, porque a brincadeira acabou de começar!

Inserida por BrisaPoetica