Textos Reflexivos sobre a Vida

Cerca de 58334 textos Reflexivos sobre a Vida

Dilema da vida

Todos tem um preceito de vida, uns tem como objetivo estudar para ser alguém, outros simplesmente preferem trabalhar a vida toda, outros ainda preferem viver a vida como se não houvesse amanhã, mas qual deles será que modifica mais o mundo?
Você prefere mandar ou ser mandado? Prefere agir por sí próprio ou simplesmente acompanhar a onda e ser igual a todo mundo desde o modo de se vestir ao modo de falar, afinal, todos somos iguais, ninguém sabe de onde veio, ninguém sabe o que veio fazer e muito menos ainda sabe para onde vai depois da morte, então, o que você faz para ser feliz? Mudar o mundo é uma boa idéia, mas você se mudou primeiro?
Se parar pra pensar, todos os dias são iguais, todos tem a mesma quantidade de horas, minutos, segundos, o que muda são os momentos, a vida é composta por momentos, sejam bons ou ruins, não existem dias melhores, ou dias piores, isso cabe a cada um decidir o que é bom ou ruim, se você for bom o suficiente para agradar a todos, parabéns, você não passa de um palhaço cínico, se você não agradar a ninguém, parabéns também, você é o cara que age por sí próprio, mas um dia irá chegar o momento que todos precisarão de todos, aí a pergunta: quem irá te ajudar? seria eu? ou aquele um que você esqueceu que existe? ou aquele que você deixou de falar só porque não era descolado? é irmão, a vida é um circulo: lança hoje para amanhã receber em dobro....
Pegue um papel, escreva seu nome nele, depois o amasse, seu nome ainda estará lá, agora, com esse mesmo papel, rasgue - o e o queime, depois procure seu nome em meio as cinzas, assim são as pessoas: você pode brincar o quanto quiser, até que chega um dia em que tudo o que resta é apenas o pó em uma caixa embaixo de sete palmos de terra...

Não são os dias que estão muito tristes.
Somos nós que começamos a nos acomodar com as exigências e monotonias do sistema e da nossa própria ignorância.
Não se deixe levar pelo sentimento de amor que se baseia em um rosto bonitinho ou em um bom status.
Tente encontrar quem vai te fazer feliz e sendo feliz também traga-lhe felicidade.
Reciprocidade é tudo, se receber carinho, respeito, consideração, confiança e tantas outras coisas boas, lembre-se de retribuir.
Não mendigue e não queira que ditem o que é o amor, pois ele é muito importante e um tanto raro pra ser vulgarizado.
Também não deixe que definam pra você algo que você mesmo pode sentir.
Você não vai achar quem você quer, mas sim quem você precisa;
Então, quando achar esse alguém, lembre-se de que: "o que precisamos hoje um dia deixaremos de precisar" (desapego também faz parte do amor, procure o seu amor-próprio)
Nada é pra sempre, nenhuma verdade é absoluta, viva a vida seja como for, mas lembre-se de ser feliz!

A vida me mostrou desde muito cedo, que eu deveria ser forte. Inúmeros foram os contra-tempos e as fatalidades que a vida me trouxe, mas graças a uma força, que por vezes nem eu sei de onde vem, pude ir superando uma a uma e apesar de ter endurecido um pouco, sempre mantive um sorriso aberto e a alegria no viver. Hoje, mais experiente, já não preciso mais gritar a deus em meio as lágrimas, inquirindo o motivo do porque ser "Eu" O escolhido? Acabei entendendo com o tempo, que tinha que ser eu. Cabe a mim somente, agradecer por não esmorecer, por lutar e por vencer, pois até mesmo quando a vida quis colocar um ponto final em minha trajetória, deus teve compaixão e fez com que ela me desse uma nova oportunidade, que agarro todos os dias, lembrando de como é bom e saudável, apenas estar vivo. Quero agora, apenas dar valor, ao que realmente tem valor, ter o que me é necessário, saber o máximo que me for permitido e respeitar aos que, diferente de mim, viverem ou exprimirem suas opiniões. Não cabe a mim julgar ninguém, apenas esperar, que também possa ser entendido e respeitado pelos outros.
um mundo melhor, começa por nós mesmos, tenho procurado fazer a minha parte, não desejando mal a ninguém e tão pouco contribuindo para que isso ocorra. Sinto que dessa forma, a vida flui melhor, e mesmo quando tudo não corre como espero, tento agradecer pelo que já deu certo e me concentro na convicção de que ainda vai dar certo. Por isso, me sinto na obrigação de dizer: "Muito obrigado meu deus", por ter me feito forte o suficiente para encarar a vida. Mas, ao mesmo tempo, peço que olhe pelos meus e pelos que não conseguem suportar a dor. Dai-lhes força e saúde e abençoe a cada pessoa, cada amigo, cada um que passou pela minha vida e trouxe muitas vezes sem nem perceber, um motivo a mais para que eu fosse feliz...

A vida, tal como a encontramos, é árdua demais para nós; proporciona-nos muitos sofrimentos, decepções e tarefas impossíveis. A fim de suportá-la, não podemos dispensar as medidas paliativas. ‘Não podemos passar sem construções auxiliares’, diz-nos Theodor Fontane. Existem talvez três medidas desse tipo: derivativos poderosos, que nos fazem extrair luz de nossa desgraça; satisfações substitutivas, que a diminuem; e substâncias tóxicas, que nos tornam insensíveis a ela. Algo desse tipo é indispensável. Voltaire tinha os derivativos em mente quando terminou Candide com o conselho para cultivarmos nosso próprio jardim, e a atividade científica constitui também um derivativo dessa espécie. As satisfações substitutivas, tal como as oferecidas pela arte, são ilusões, em contraste com a realidade; nem por isso, contudo, se revelam menos eficazes psiquicamente,
graças ao papel que a fantasia assumiu na vida mental. As substâncias tóxicas influenciam nosso corpo e alteram a sua química.

Num segundo temos a vida, projetos e sonhos
Noutro poderemos nada ter, somente a desilusão
De uma sofrida alma amargurada
De novo em busca de seus sonhos e projetos
É como um ir e vir de pensamentos e tangidos
Como um pêndulo que vai e vem sem parar
Passando por altos e baixos
Mas sempre vigoroso

Na vida aprendi que estamos sempre em constante mudança, vivenciando dias bons e dias ruins, resta-nós suportar e extrair os ensinamentos trazidos pelos dias ruins, usufruir as alegrias dos dias bons e por fim entender que aquilo que colhemos e consequência do que plantamos.

Que tal plantarmos boas sementes!

O ESQUECIDO
Muitas vezes você se sente perdido no mundo, rodeado de pessoas e coisas que no fundo não consegue compreender.
Você se sente sozinho, deslocado, como se não fizesse parte disso. Como se sua vida apenas existisse enquanto olha o mundo e vê tudo acontecendo e se perguntando por que a sua não está completa.
Observa os acontecimentos e indivíduos não entendendo porque não consegue participar de tudo isso se você está bem ali com eles.
Sente a falta de algo que nunca teve ou que talvez tenha tido mas não sabe ao certo o que é.
Olha para o céu e se sente parte de algo, mas dentro do seu quarto chora por uma existência que não encontra o porquê de existir.
E o tempo vai passando, a vida dos outros se acertando, você até os ajuda, mas a sua fica na mesma sempre e mais uma vez se pergunta o porquê disso.
Deposita seu propósito de realização pessoal na vida dos outros, sente que não pode resolver seus conflitos mas pode resolver os dos outros e quer ajudar seu próximo a se encontrar de qualquer jeito porque no fundo você não se encontra e entende bem o que ele esta passando.
Se apega a uma causa e a defende, elegendo-a o objetivo da sua vida, enquanto seus próprios vão se perdendo. Sendo esquecidos.
E quanto mais o tempo passa, mais sem saída você vai se vendo, até o momento que mais uma vez se pergunta, e agora? O que fazer daqui pra frente? E novamente você vai encontrar outra brecha na vida de alguém ou sua causa e vai começar o trabalho tudo de novo. E a sua própria vida sendo deixada de lado por si mesmo.
Abandonar-se, esta é minha definição. Você se abandonou e já faz tampo tempo que se perdeu de vista e não consegue achar um caminho de volta e prefere poupar crises do que enfrenta-las.

Eu poderia ditar um desfecho, dizer tenha fé em algo superior e esperanças na vida, mas você já sabe de tudo isso, de tanto que diz estas coisas as pessoas, de tanto que as encoraja a prosseguir e não deixar de tentar. Então só cabe lhe dizer: Pegue suas teorias, todas elas, que alias não duvido que sejam eficazes, pois você nasceu com a sabedoria em si, se coloque como parte do mundo, se integre a ele, e veja que você é uma dessas pessoas que tanto quer ajudar a achar um caminho. Você é como elas porém com um diferencial, tem a sabedoria para se ajudar, tem a receita, os métodos, todas as ferramentas necessárias mas se continuar abandonando si mesmo, uma hora realmente não se encontrará.

Ser ou não ser... Pensante.

Este não é um texto politico, tão pouco apartidário. São palavras que falam sobre os problemas, não apenas sobre culpados ou inocentes, mas sobre a consciência nossa de cada dia.

A sociedade se diz evoluir todos os dias, nas mais diversificadas áreas e nos mais diferentes temas. Embora a base de tudo se mostre ainda arcaica, resumindo-se em ser contra ou a favor. Por mais que os anos passem e as manchetes de jornais insistam em mostrar algum tipo de mudança, o comportamento das pessoas diante de alguns temas se mostra primitivo.

Assuntos como fé, politica e futebol, por muitos anos são mantidos como “não discutíveis”, por mexer com a emoção e quando se envolve sentimento, se perde a razão. Fato no qual discordo totalmente e por essa justificativa ser usada ainda nos dias de hoje, talvez tenhamos chegado a níveis extremistas de imposição da própria opinião.

O país esta envolvido em um manto de justiça e desigualdades, talvez nunca sentidos antes. Muitas questões antes vistas como tabus, chegam de forma bruta estapeando nossas caras, nos indagando por um pensar diferente do feito em outras épocas, mostrando para nossa consciência que chegou a hora de debater.

Mas de forma lógica, procuramos sempre por culpados e não por soluções. E sempre a culpa não é nossa, por coincidência é do vizinho, é do politico, do branco, do negro, é do pastor ou do bispo. Não temos a coragem suficiente de assumir a parcela que cabe a cada um de nós para resolver.

Chegamos assim, jogando os problemas no colo de outros, ao momento em que falar o que se pensa, expor um pensamento, defender um ideal, chega a ser praticamente uma heresia.

Vivendo um momento de um falso politicamente correto, um modelo no qual quando se é contra a maioria, é estar contra a politica divina e incontestável do homem.

Se você defende o governo é de direita, se você defende a família, é homofóbico e vise e versa. Assim desta forma bruta e sem um debate de ideias, vem se criando uma sociedade cada vez mais intolerante, quando na verdade deveríamos sentar todos e nos perguntar o porquê deixamos tais fatos nos tornarem pessoas agressivas, ao invés de vermos uma oportunidade de nos colocarmos no centro da discussão, como oportunidade de crescimento humano.

Falta bom senso de todas as partes, falta não somente o investimento em educação, mas usarmos a que recebemos de nossos pais. O país hoje parece, um amontoado de pessoas tentando escalar uma sobre as outras, buscando sua melhor visão da cidade.

Deixamos o individual, aos poucos ser muito mais importante que o coletivo, nos permitimos vendar os olhos com a soberba do consumismo, como forma de satisfação e direito de quanto mais se tem, mais se pode sobre os outros seres que dividem nossa convivência.

Ao escolher o caminho confortável, acreditamos estar livre de momentos que consideramos desagradáveis. Mas a sociedade que não tem acesso a tais formas de vida, mais cedo ou mais tarde, haveria de cobrar sua parte no bolo. Mostrando assim, que toda forma de exclusão, mesmo sem “saber” que havia sido feita, afeta a cada um de nós.

SONHOS DE MENINA

Sorriso que anima
Aquece qualquer coração
Sonhos de menina
Buscados com determinação

Curte a vida
Como quem dança uma valsa
Apesar das feridas
Que seu medo realça

Mas num belo olhar
Traz a vontade de conquistar o mundo
E o desejo de se entregar
A um amor fiel e profundo

Oscar Wilde disse:
"O casamento é o fim do romance e o começo da história."

A vida vem com sonhos!
Nós devemos escolher
aqueles que mais se adaptam ao nosso querer.
Sonhos perfumados são sempre intensos!
E quando o tocamos,
Trazemos todos os aromas da vida.
E com eles construímos a maior sociedade do mundo.
Aquela que nos dará a nossa identidade.
Apoio e força para seguirmos adiante.
O casamento!
Esse é um sonho inesquecível.
O começo de uma história bordada de sonhos e esperanças!

PATATIVA DO ASSARÉ

Pássaro pequerrucho ao sol cantou
Nas terras rachadas, passos levou
Garimpando sabedoria antiga gritou
A voz da natureza por ele falou


Na lida pesada, no olho da enxada
Sina travou, com a cabeça enfestada:
Inspiração. Não comia, dormia nem nada
Só teve sossego quando escutou a danada


Futucava, avistava num botão verso escondido
Montava na cachola o viveiro de poemas entupido
Juntava quantos podia, para soltar no mundo florido
Gritava, chorrava, cantava as lágrimas do povo sofrido


Nome mudava, vida mudava e raízes no chão
Patativa era a patente maior do sertão
O que é bom é imitado, dessa ave tem de montão
Agora, Assaré é um junto consigo na certidão


Magia divina brilhava na mente do nosso Camões
Onde olhava, poesia jorrava de internos vulcões
Poesia nascia da mata, vida, dores e emoções
Na métrica, na rima, sem saber dando lições



Meses corridos aprendeu nos livros a grande lição
Orgulhoso falava, professor melhor que esse: tem não
Das aulas saí meio letrado, tinha o mundo na mão
Palavra arranjada, da viola pulava poesia pro coração


Mas, calou-se o gigante que ao mundo encantou
Assaré da patativa, com sua sabedoria profetizou
A vida foi longa, no fim, o destino sua vista levou
Descobrindo de novo, que era de si que a beleza brotou

Esta madrugada, eu acordei, perdi o sono, virei para um lado, depois para outro.
Foquei o teto, puxei o travesseiro, joguei nas costas.
Conversei com meu pensamentos, ouvi esta pergunta?
Qual o sentido da vida?
Eu, sem saber o que responder, fiquei em silencio.
Aquela voz calma e tranquila, me respondeu;
Preparar-se para morte.
Eu, como assim? Nasci, apenas para morrer?
Todos nascem para morrer, e depois viver, vida eterna,mas para isto acontecer, vc precisa se preparar para morte.
Como assim? Devo viver, pensando em morrer?
Deve viver, pensando em se preparar para morrer, pois quando pensa-se em partir, o que fazemos?
Amamos mais, desejamos mais, sonhamos mais, lutamos mais,aprendemos muito mais, evoluímos.
E, quando alcançamo este estágio, chegamos perto dos ensinamentos do mestre.
Que ao nascer, já sabia que iria morrer, e qual seria sua missão.
Prepare-se todos os dias.
Estamos numa passagem, numa breve passagem.
E, com certeza! Ame mais.

RECOMEÇO

Uma visão, uma mão sobre o vidro da janela.
Um pensamento alheio, longe, vago, distante
Um destino a ser traçado, uma nova vida a ser definida
Olhos distantes buscam o vazio. Vidas não vividas.

É noite. A cidade acordara. O breu lá fora apavora
Às luzes ultrapassam as cortinas que através do vidro emolduram a sala
O medo ficou do lado de fora. É tempo de repensar, de ir além
O que estava guardado a sete chaves e o que estava oculto vieram à tona.

O Jazz toca na vitrola. A nostalgia se fez presente.
O passado trouxe lembranças de um tempo que desconhecemos
E que precisava ser vivido hoje. Resquícios de uma vaga lembrança. Um filme.
Nossa música, um vinho na taça, um brinde, uma dança.

Uma caneta esquecida no móvel da sala. Um pedaço de papel sobre a mesa
História para contar. Relatos que nem lembrávamos de que um dia fez parte
Da nossa história. Vem. Chegou a hora. Precisamos revirar as páginas
Recomeçar. Reescrever. Reinventar ou talvez deixar acontecer.

A madrugada se despede neste momento e eu preciso partir.
O que precisava terminar, o tempo se encarregou de levar
Um novo período irá começar. Uma nova porta irá se abrir.
Uma nova chave no chaveiro. Um novo tempo e uma nova escolha.

Na hora do acontecimento não aproveito nada. E depois vem uma ilógica saudade. Mas é que o tempo presente, como a luz de uma estrela, só depois é que me atingirá em anos-luz. Na hora não chego a perceber do que se trata. Parece-me que só sou sensível e alerta na recordação. Quase que vivo, pois, no passado por não reconhecer a espécie de riqueza do momento atual.
O esquecimento das coisas é minha válvula de escape. Esqueço muito por necessidade. Inclusive estou tentando e conseguindo esquecer-me de mim mesmo, de mim minutos antes, de mim esqueço o meu futuro. Sou nu.

Clarice Lispector
Um sopro de vida. Rio de Janeiro: Rocco, 2015.

"Toda pessoa que passa em nossa vida, ensina e aprende algo com a gente...
Assim como existem pessoas que passaram e passarão em tua vida, te tornando uma pessoa melhor, infelizmente, existiram e existirão outras fazendo ao contrário...te tornando uma pessoa pior...
Assim como também passei na vida de alguém e fiz algo ruim...
Acredito que cada um dá aquilo que tem, naquele momento...
Alguns te fazem pior porque é só o que resta dentro de si...
Alguns te fazem pior pois vieram de uma experiência negativa...
Eu acredito que o grande segredo da vida é saber o valor das coisas...desta forma vc atrai pessoas de bom coração, e torna pessoas, pessoas de bom coração...
Hoje em dia tá tudo meio bagunçado mesmo...
Gente achando que tudo é amizade verdadeira...achando que tudo é amor verdadeiro...
Mas se a gente conseguir descobrir o verdadeiro valor das coisas, a gente passa a ter por perto pessoas do bem, que gostam da gente...
Não é uma tarefa fácil, pois já dizia na bíblia que o 'mal se disfarça de anjo de luz'....e nós, que temos a semelhança do 'bem', obviamente também, teremos a semelhança do 'mal'...
Então, escolha bem as tuas sementes...plante-as com carinho...regue-as com amor...
E provavelmente a tua árvore, lhe renderá uma ótima sombra!..."

Você sabe o valor do seu tempo?
Enquanto é tempo vai lá dar um abraço no seu filho, um beijo na esposa ou no esposo. Você que é filho, já falou com seu pai ou sua mãe? Já parou um minutinho pra ligar pra seu amigo que não vê há tanto tempo?Hehehe eu sei ,você talvez não parou pra pensar nisso... mas que tal fazer diferente? Como diz o adágio: "Tempo é dinheiro."
mas dinheiro não é tempo, vai lá sem demora, e distribua a felicidade do seu tempo com quem você cruzar pelo caminho, pois acredite, o tempo não se ganha, não se perde, mas se USA favoravelmente...

Tudo que eu penso advém de você!
Que mar inexorável é esse que só faz o caos?
Onde devo me esconder do cheiro permeado na memória?
Achei que essa história seria uma visita de fim de tarde,
Mas inerente você disse ir embora quando ficou, na verdade.
Que som é esse que me atormenta quando te vejo?
E que hora é essa que me surpreende de tanto desejo?
Achei que, agora, você fosse de vez para fora daqui,
Mas, insistente você decidi ficar sem a sua permanência.
Que tom é esse que você usa para vingar dentro mim?
E que instência é essa que você mantem mesmo sem um fim?
Tudo que eu penso advém de você!
Sua visita de fim de tarde, sem qualquer aviso,
Decidiu ficar para o jantar.

Se digo sim quando quero dizer
não e o não quando quero dizer
sim.
É por que não entendes o meu
mundo, que se renova em
cada período.
Mas consigo ser constante e
decidida naquilo que quero,
sem falsos sins ou nãos.
estamos em outros tempos
onde a igualdade nos nivela
em muitos pontos.
Conheço o seu mundo desde
o seu nascimento, pois
eu te trouxe para a vida.
Mas, seria bom se compreendesse
um pouco da menina que pela força
do destino se tornou mãe.
Sou mulher, mas de frágil tenho
somente a maquiagem, não
duvide do meu olhar, pois
pode secar até pimenteira.
Mas, com todas estas mudanças
não abri mão das gentilizas
ofertadas, da segurança e
nem dos sonhos.
Se em minha realidade não
comporta tudo isso é porque o
social não está preparado para
receber-me de coração.
Não preciso da força bruta
para me impor, basta usar
os sentidos femininos a meu favor.
Alô mundo, aí vou eu.

EXISTEM DIAS

Existem dias,
Que parecem ser puros testes;
Talvez seja devido para que,
Mais na frente,
Sirva-nos de fortalece!

Existem dias que são feitos de ocasiões,
Para tirar-nos toda a paz.
Talvez seja devido para que,
Aprendamos com a mente em desavenças,
A crescermos mais!

É verdade que temos muito a ensinar,
E mais ainda a aprender.
Nos dias que se fazem por passar,
Jamais esqueçamos,
De que tudo o que acontece conosco,
É uma encenação da arte do viver!

Nunca se lastimar do que foi e é passado.
Nem por tão pouco mostrar-nos,
Desesperançados!

Paciência,
Calmaria!
Tudo o que vem tem que passar,
Pois faz parte da não monotonia!

Acredite:
O Pai te guia,
E está com você em todos os impasses;
Por isso amigo de coração,
Tenha bastante coragem!

Você é guerreiro e suporta toda e qualquer prova.

O pleno florescer

A semente cresceu,
amadureceu e floresceu.
Surgiu-se espinhos
Na flor que era mocinha.
tornou-se tangível e sensível o seu tecido,
mexido ficou seu coração com a aflição
de uma velha dedução.
Uma atração exterior gerou o amor que deveres sente
por meio de uma solução.

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp