Textos reflexivos para professores que motivam a paixão pelo ensino
Que nossa vida seja firmada nesses punhados extras de coragem que aprendemos conquistar.
Há um porquê em tudo, o que dói hoje dói menos amanhã, os planos mudam, as pessoas mudam, a gente também muda em virtude das situações.
Crescemos assim com as asperezas,
Nos tornamos fortes a medida que encaramos e não fugimos do que veio até nós.
Que assim seja, dias de luta,
de muita fé, aprendizado e muitas,
....
Inúmeras Vitórias!
-Lanna Borges.
09 de Junho de 2019
Tem gente que luta muito
para acertar na vida,
aprendendo com seus erros
e até com os erros alheios,e
muitos não voltam a cometer
os mesmos erros,mas também
não saem do lugar por
continuarem no erro,e por falta
da indulgência no coração, não
conseguem deixar de seguir
seus impulsos vingativos,e se
revoltam com a vida e as pessoas
procurando culpados e não
percebem que são seus próprios
inimigos,pois a felicidade jamais
entra em corações fechados.
Ivânia D.Farias
Às vezes cometo erros
Não sou um ser perfeito
Mas o bom da vida
É que podemos aprender com eles
E não errar mais da mesma maneira
Mas nem sempre estamos errados
Nem sempre estamos sem razão
Peço apenas que acredite em mim
Peço apenas que sempre me escute
Antes de tomar qualquer decisão
Deixe que falem
Deixe que pensem
Deixe tudo
Mas fique comigo
]ღ Com a vida aprendemos que tudo, mas tudo mesmo passa até mesmo os amores que achávamos q seria pro resto da vida ღ Não tenho poder pra mudar o mundo, mas tenho o suficiente pra mudar a minha vida e ela já é um bom começo ღ Muitos querem mudar o mundo sem ao menos mudar a si mesmo ღ Sou uma menina conciente ღ Que deseja desbravar o mundo ღ viver grandes aventuras ღ loucas paixões ღ verdadeiros amores ღ conhecer a lua ღ passear entre as estrelas ღ entrar em um Iglu ღ jantar a luz de vela em Veneza ღ uma menina que mesmo não querendo está aprendendo a crescer ღ uma menina que sabe que a vida não é fácil ღ e que depois que se escolhe um caminho é preciso ter coragem pra seguir em frente ღ que sabe que desistir das coisas não leva a lugar algum ღ que está aprendendo que tudo na vida tem seu tempo certo ღ Não sou o tipo de menina perfeitinha ღ não sou aclamada por todos ღ nem odiada por muitos ღSou simplesmente tudo aquilo que sou e vou ser tudo aquilo que desejo ser ღ
ღ Não existe nada de completamente errado no mundo até mesmo um relógio parado está certo duas vezes no dia ღ
Nós apredemos muitas coisas com a vida, e cada dia aprendemos mais e mais... Pensamos que sabemos tudo, mas não sabemos nada...
Hoje o que vemos no mundo, insegurança, doenças, mortes e desmatamentos, isso é fruto do que o homem plantou no passado, pois não importa o que você tem ou deixa de ter, não importa a dificuldade que você passa hoje na vida, dê graças a Deus o que você tem, mesmo que seja pouco, não seja dominado pela tristeza, seja feliz, mesmo que sua a vida não esteja bem, tenta esquecer o que á de ruin e lembrar o que é bom, estou te dando este conselho, por que nessa vida tudo passa, para nascer são nove meses para morremos é uma questão de minutos.
A vida tem uma maneira irônica de nos ensinar lições,
quando a ordem dos fatores altera o rumo.
Tentei o quanto pude, tentei ao máximo,
amar um alguém, odiar um alguém,
estava certa em insistir, em encontrar o limite,
só errei na ordem das pessoas.
Amei quem mais me odeia,
odiei quem mais me ama...
Pessoas são humanas,
não exatas...
CRIE SONHOS E NÃO EXPECTATIVAS ❤
E na vida a gente aprende que não se pode esperar, que viver o hoje é a única alternativa para encontrar o caminho... Um passo de cada vez, sem expectativas do que será o amanhã.
Quando não criamos expectativas o dia se torna mais precioso. Valeu a pena? Valeu! Tudo vale à pena. Isso não significa que não devemos sonhar. Os sonhos fazem parte da vida e impulsionam o ser humano a alçar novos vôos. Todavia, sonhe, mas não permita que lhe tirem as asas.
Tome cuidado com as expectativas que você deposita nas pessoas, tenha cautela ao esperar que alguém realmente está disposto a sonhar contigo, mesmo porque, é mais do que necessário respeitar a individualidade de cada um e suas respectivas escolhas...
A ânsia do amanhã não te levará há lugar algum. Todavia, o hoje, este sim, é o seu maior presente. Crie sonhos e não expectativas...
Quando a vida é um Jogo somos insubstituíveis.
Aprender, Aprender e Aprender, é isso que nos torna quem devemos ser.
Alguns ''amigos e circunstâncias'' não passam de objetos de uma determinada sala de aula, em que a vida nos aplica como lição para sermos pessoas esplendorosamente insubstituíveis.
Para quem não acredita...?
Depois do que aprendi,
um desafio:
traga-me um protótipo meu,
eu duvido!
a menos que seja algo inanimado (Uma Prótese)
jamais serei encontrado novamente como no primeiro estágio.
De tanto aprender eu evolui.
Agradeço a vida por me levar ao próximo nível,
me fazer mudar de fase,
porque agora eu sei;
a vida não passa de um jogo.
Nada é por acaso: é isso que faz de mim quem eu sou!
INSUBSTITUÍVEL.
É preciso aprender deixar as pessoas irem, se
você tem maturidade para fazer parte da
vida de alguém, tenha essa mesma
maturidade quando for preciso ir
embora...não prolongue as coisas..tem coisas
que temos que aceitar e o fim é uma delas
quando ele chega...
Ninguém é capaz de segurar quem não quer
ficar..deixe ir..
Estraçalhe seu mundo em choro, mas deixe
ir..
Morra por dentro..mas deixe ir...
Se perca na tua tristeza... mas deixe ir ..
Não somos donos de ninguém, e se no meio
do caminho for mesmo pra ser quem foi
volta... e se não voltar é vida que segue..siga
a tua! É assim que as coisas são..
Passamos a vida por seleções.
Aprendemos a selecionar amizades,emprego,o filme favorito,estilo,paixões....Quisera eu poder afirmar isso de maneira verídica e incontestável.
Seleção não seria a palavra correta,na verdade fazemos escolhas e só depois da decepção é que pensamos numa possivel seleção...
Ora essa,escolhas são afinal individuais ou facilmente impostas pelo destino?
Ninguém escolhe ser mendigo,nem alcoólatra nem tampouco pobre,mas as vias os levam para tal caminho.
Há quem diga que é falta de desempenho e objetividade mas a questão é:Podemos selecionar seres humanos destinguindo assim os bem sucedidos dos fracassados?Podemos selecionar sentimentos ocultando a maldade da boa vontade?
Existem sim escolhas e seleções e predileções,mas no ato final da novela da vida,nem mesmo nossas vestes são de nossa escolha,nem mesmo as últimas palavras de condolências são as que realmente gostaríamos de ouvir.
Então eis ai a incógnita......................Enquanto houver vida que se façam as escolhas pra que na hora da morte não haja arrependimento ou pra que o ente seja lembrado por sua seleta e feliz vida.
A palavra que cabe a todos os adjetivos citados acima sería"coragem"!.........Coragem pra ser quem somos sem a pretençaõ de chegar ao posto alheio,sentir desejo por vitória,ganância por trabalho e sede de crescer sem ingerir o elixir da inveja pois esse é um venono fatal e sem volta.Selecione apenas seus passos pois por onde quer que vá deixará marcas boas ou más,fazendo isso as outras coisas serão automaticamente acrescentadas....
A vida, em si, não ensina!
É você quem decide, a cada momento, se há uma lição a ser aprendida...
Em cada alegria, em cada tristeza, em cada aborrecimento...
Ou desperdiça todos os momentos e vai vivendo aos trancos e barrancos.
Coisas boas e ruins acontecem a todos indistintamente...
Se não existe o paraíso, podemos construir um oásis de paz, em nós mesmos, no meio das guerras que as pessoas vivem...
Tudo depende da escolha.
Podemos fugir à tristeza? Não.
Podemos impedir as perdas? Não.
Podemos obrigar que nos amem? Não.
Mas podemos usar os momentos de dor, frustração e ressentimento para aprender a amar melhor...
Podemos tornar nosso trabalho mais realizador...
Podemos transformar o ódio em perdão...
O ressentimento em compreensão...
Basta tomar essa decisão!
Escolhendo a melhor forma de resolver os conflitos e aprender com eles...
Desafie a você mesmo, criando um artifício para lidar, com o negativo.
Invente um jogo em que ganhe pontos, diante de situações que você resolva com harmonia, ou perca pontos se não resistir a se fazer de vítima...
Feche as portas ao automatismo burro...
Ele faz sofrer e nos torna refém.
Podemos ser, hoje, melhores do que ontem.
Cabe a você, somente a você, escolher se os acontecimentos de ontem, hoje e amanhã, serão usados para torná-lo uma pessoa melhor...
Qual será sua escolha hoje?
AMIGOS
Aprendemos muito nesta vida
Uma delas que ninguém é melhor que ninguém
Amizades sempre têm
Amigos são poucos
Que te apóiam quase ninguém
Amigos que entram e saíram de minha vida
Amigos que ficam.
Amigos que por uma razão não vai
Amigos que fazem você calar com uma palavra
Amigos são almas boas
Não coleciono amigos
Coleciono pessoas que vale a pena ter,
Nesta estrada mesmo que seja por um trecho
Mas sei que vai valer a pena à companhia
Muitos se foram...
Onde estão? Não sei!
Mas sei que esta em um bom lugar
Á os que ficam e permanecem
Caminhamos lado a lado enfim
Agradeço pela carona e o muito ou pouco que me dão
Desejo que existam outros amigos em seu caminho
Como és para mim...
Juraci Silva
A vida tem me ensinado que somos resultados de várias operações:
somas, subtrações, multiplicações, divisões, equações...
E que esses resultados estão em constante mudança:
à medida que amamos,
à medida que sofremos,
à medida que sorrimos,
à medida que choramos,
à medida que falamos,
à medida que calamos,
à medida que interagimos,
à medida que nos isolamos, [...]
à medida que vivemos.
Cada situação vivida, cada pessoa conhecida, cada gesto oferecido ou recebido,
por menor importância que lhes tenhamos atribuído,
certamente foi determinante a algum resultado passado, e, portanto, também futuro.
Se a vida me ensinou a ser dura, preciso de alguém que me ensine a maciez de um caminho. Se a vida me me fez silenciosa, preciso de alguém que me mostre o quanto e bom ouvir. Se a vida me fez bruta, preciso de alguém que me abrace. Se a vida me me fez invisível, preciso de alguém que me enxergue. Se a vida me disse alguns "nãos", preciso de alguém que me diga "sim". Se a vida me fez orgulhosa, preciso de alguém com humildade. Se a vida me deu dúvidas, preciso de alguém que me dê razões. Se a vida me impôs decisões, preciso de alguém que me ajude a relaxar.
Ninguém é perfeito, ninguém sabe tudo. Mas todo mundo precisa de alguém, para que esse alguém seja sempre o alguém de outro!
O surf nos ensina muita coisa, as amizades por exemplo é uma coisa louca
O surf ensina sobre a vida, tem aqueles que acha que é o Medina
Maré baixa maré alta o que importa é entra lá
Não tem preconceito com cor e nem com "feiura", tem o que surfa pouco e que surfa muito é sempre uma mistura
Seja pobre ou seja rico o melhor é surfar sorrindo
Surfar cedinho, pior coisa é surfar sozinho
Agradeça sempre a Deus, passa dia passa noite o mar Ele nos deu
Tenha fé e respeite o mar
sendo assim vá surfar.
Enteder que aprendemos muitas coisas na vida, direta ou indietamente!
Todos nós somos dotados de um poder chamado "cognição".
O poder cognitivo nos permite aprendermos todos os dias.
Não é preciso ninguém te explicar algo para que tu aprenda!
Isso é apenas uma forma de acelerar um aprendizado.
Entender que muitas vezes o tempo e uma serie de fatos, nos faz aprender, diretamente ou indiretamente, que não se diz "bom dia", na "hora" de ir "dormir", ou "jantar" na "hora" de "tomar café"!
Entender que nem todos os valores da vida são obtidos a troco de "moeda", e sim que um " tapinha nas costas", significa que você "não está fazendo merda"!
Entender que as vezes um fato como a morte, doença ou algo de tamanhas proporções, salva indiretamente milhares de pessoas todos os dias. Seja mudando algum comportamento, algum sentimento ou o que seja!
A melhor arma que possuímos na vida é intangível e imensurável, e todos nós possuímos! Essa arma se chama: conhecimento!
Algo que você desenvolveu através da sua cognição!
Quantas vezes seu conhecimento salvou sua vida, ou te poupou de algum sofrimento?
O conhecimento é o maior valor que nós temos em nossas vidas!
E, mesmo quando morremos, deixamos nossas biografias na mente e nos corações daqueles que nos conheceram!
Conhecimento não morre, evolui!
Já não temos tanta pressa, já percebemos que a vida se prontifica a ensinar.
Que os dias são feitos na medida exata para nos moldar.
As dificuldades nos fortalecem, a empatia nos une, a gentileza nos adoça, os sonhos nos dão asas, nos reanimam.
As palavras amigas nos florescem, os risos, as boas companhias nos acalmam.
Pela fé nos orientamos, nos brindamos com a coragem.
Deus nos segura e acima de tudo nos ama.
....
Abra os braços para o Novo Ano sem arrependimentos, sem culpas, sem olhar para trás...
O tempo já escapou pelos dedos, muito do que era já não é mais, a Vida Continua...
Só nos resta fazer o nosso melhor mais uma vez...
Guarde o que foi bom e siga!
A nossa intenção é acertar.
Isso é bom, 2020 bora lá !
-----Lanna Borges.
Valores
Hoje eu quero te mostrar
o que a vida vai te ensinar
que a pobreza enobrece
o que a riqueza se esquece
aquele menino que quebrou
o brinquedo novo que ganhou
nao sabe que o seu vizinho
é um menino pobrezinho
que brinca com uma madeira
fingindo ser o seu carrinho
um pai que é muito ausente
dá um carro em forma de presente
mas será que isso tem valor
ou seria melhor o amor
de um filho que caminha a pé
e tem orgulho de ser o que é
Hoje eu quero te mostrar
o que a vida vai te ensinar
que a pobreza enobrece
o que a riqueza se esquece
quantas vezes você se deparou
com uma comida que não te agradou
e nem pensou na mãe que com carinho
preparou aquele mingauzinho
que pouco lhe matou a fome
mas fez de você um grande homem
a riqueza compra um bem material
e deixa de lado aquele ideal
de se tornar uma pessoa nobre
apesar de ter sido tão pobre
e tudo aquilo que se tem
não é nada pra quem é alguém
Hoje eu quero te mostrar
o que a vida vai te ensinar
que a pobreza enobrece
o que a riqueza se esquece
VIDA,
A vida me ensinou a escorregar muitas vezes,
Nossa quantas vezes me machuquei,
Me feri muito, tenho muitas cicatrizes...
A vida, me mostrou coisas que eu tinha que conhecer.
Precisava ver, observar que as pessoas são pessoas....
diferentes, pensam como tal...
como são...
Mas uma coisa eu aprendi,
que mesmo, deslizando, escorregando...
tropeçando,
Eu aprendi a recomeçar,
a me levantar.
Porque eu não sou de desistir!!
...
A CONJUGAÇÃO DO RESPEITO por Arthur Baratella
Aprender a respeitar eu, tu, ele. A lição de vida quem nos dá é a nossa experiencia. Não é triste fracassar, triste é não tentar. Se voce nao conseguir, tudo bem, qual o problema que existe em fracassar? Porque isso tem que ser levado tão a sério? Porque é obrigatóriamente obrigado a ficar sem dormir a se remoer perante tua imagem? Porque? Para vencer é obrigatóriamente necessario perder. Só não vamos perder o respeito, o respeito a sua companheira, seu cachorro, filho, vizinho, estranho, conhecido, novo ou velho, a natureza, a deus, a força ou a falta dela, e muito menos á você mesmo. Não deixe de viver o que ainda não foi vivido. Facilite sua vida e viva, viva muito, todos os dias. Só assim poderemos saber que a nossa vida valeu a pena e que tenhamos a certeza de que não seremos um cantor de sucesso, um ator da globo, um presidente de empresa, aceite isso, quer dizer, quem sabe seremos, mas se não for, deixem as novas gerações, algo que não se compra, não se vende. Apenas se doa. Deixe o respeito ... a nós... vós... e a eles.
- Relacionados
- Textos de motivação para comunidade educacional
- Textos para professores que destacam o valor da educação
- Poemas para professores com palavras de homenagem e agradecimento
- 27 mensagens de boas-vindas para professores no início do ano letivo
- 77 frases de futebol que ensinam valores e inspiram a vencer
- Frases sobre educação escolar que despertam o prazer de aprender
- Pensamentos sobre a vida: reflexões para aprender com cada momento
