Textos para Reflexão
Vida fácil é aquela que já não é
É aquela que já se foi um viver
Pois vida mesmo é luta constante
Viver é possuir um divino dom
É estar, é ser, é tudo poder fazer
Quando não se luta intensamente
Assim quando não há pelo quê
Mesmo existindo, mas sem fazer
Como se nada mais ser possível
A morte é um fato consumado
Quem dera pudesse acordar estes
Que tiveram a sentença resolvida
E tirar-lhes da vida fácil em curso
Para ver viverem a luta do fazer
Dançando ao eterno som da vida
Sem tempo para fazer
Não têm como educar
Permite acontecer
Espera o tempo passar
Ao tempo dá a semente
Pensa a vida cuidará
Não sabe o que vai colher
Esquece como plantar
Não percebe, nem vê
Como deve madurar
Precisa realmente
Aprender, saber cuidar
Não se deixe esquecer
Seu motivo de estar
Oportunidades têm
De direito ensinar
Seja polivalente
Os deveres, sim cobrar
Com Clancy Gilroy, Midnight Gospel
O corpo é o limitador do verdadeiro entendimento que apenas a meditação pode oferecer, a morte para o renascimento completo junto ao sistema de coisas, um metaverso maior que o seu, o universo. Fugir da realidade para evitar a dor em existir, de amar, apenas tardará o entendimento de que viver o agora é estar conectado com tudo o que existe, passado e futuro no mesmo espaço tempo, transcendendo os limites da imaginação, da mente, ao se aproveitar aqui e agora.
Vivo em eterna reflexão do julgamento à si próprio, para tentar melhor julgar aos outros. Já fui injustiçado, já causei injustiça e sinto-me injustiçado constantemente, mas nem por isso eu busco a justiça com a injustiça que recebo. Agora é um dia propício à esta reflexão, onde se diz "está escrito" que "o bem venceu o mal" sem mal causar, sem revidar, sem ao menos desejar aos outros o mesmo mal assim recebido.
Eu, condicionado a me defender, a sobreviver à todo o mal à eu direcionado, preso à este "jarro" frágil e cheio de limites, buscando essa eternidade "prometida" e pensado o fim deste "jarro" como o fim de todas as grandes possibilidades para bem lutar, bem fazer e assim justificar a eu mesmo, sempre foi quase que impossível nada fazer.
Já corri de muitos males, corri para não apanhar, corri para não morrer, me escondi do mal a me perseguir. Banhado de verdade já calei-me para a mentira, mas nunca, nunca consegui fazer como Ele fez, entregar-me sem realmente nada fazer, ainda que para muito, para muitos e muitas situações eu já fiz e ainda faço assim, exatamente nada, apenas confiando, mantendo as esperanças e a fé de um dia ser recompensado.
Ser perfeito nas condições em que me encontro é impossível. O mal sabe disso e apesar de também saber que não vou desistir, insiste em tentar me ganhar, ainda que saiba não me vencerá e isso tudo apenas para tornar essa de muitas outras de minhas jornadas exatamente assim, um sacrifício a ser vencido, a ser superado.
Não me perguntes por que sorrio sem parar.
Não é por falta de dor, mas por excesso de amor.
Não temo mais a calmaria que me abraça,
A alegria que me contagia,
A euforia que me liberta.
Não me perguntes por que voo sem destino.
Não é por falta de cuidado, mas por excesso de ousadia.
Não me prendo mais ao chão que me limita,
Ao vento que me empurra,
À pressa que me atropela.
Não me perguntes por que vivo com cor.
Não é por falta de desafio, mas por excesso de sonho.
Não perco mais a luz que me ilumina,
A fé que me fortalece,
A esperança que me move.
Sou um ser pensante.
Busco a profundidade, e quero ir cada vez mais para baixo, acha estranho? Me sinto uma masoquista da vida.
Sempre odeia a escola, por um simples motivo, me tão vários conteúdos, com uma superficialidade absurda.
Não quero viver uma vida superficial.
Para entender um conteúdo inteiro é necessário uma vida inteira nele.
Cada assunto deveria ser tratado com um profissional.
Experiências? Mas como... Algo humano atacaria a verdade.
Experiência individuais seriam criadas, compreende?
Um erro, um sentimento e a ética seria retirada.
O quão maléfico é um sentimento, o quão fútil é seu motivo.
Basta um erro em um cálculo para fazer toda sua conta errada, basta um simples! Em programação, basta um simples ÷0 ...
Basta uma simples moral para que a autenticidade seja destruída.
Basta um simples sentimento humano.
Ética é importante mesmo, mas sua aplicação não é feita em um realidade dominada por sentimentos.
Como basta... Basta apenas um coisa enraizada para que a árvore cresça, com as mesmas raízes antigas.
Quero tanto uma conversa profunda, mas como sem um ouvinte? Comunicação ? Ah, entendo bem.
Estou fazendo isto agora, estou tento um texto emotivo, para mim mesma.
É mesmo meu querido cérebro querendo alguém para ser seu ouvinte, ele mesmo deseja algo, seu ego.
Desejo apenas algo profundo, que seja algo realmente profundo.
Sem esta enrolação que foi escrita este texto, desejo algo tão profundo quanto um corte em um coração pulsante.
Jorre seu sangue, cuspa as verdades em minha cara, eu apenas quero questionar; mesmo sem estar preparada para as respostas, não desejo uma vida sem questionamento, não aceito esta vida miserável sem o poder de fala, deixe-me ser ouvida, me deixe escutar, me permita me comunicar!
Me permita ser uma criança, me permita errar, me permita chorar, me deixe ser alguém miserável, alguém digna de meu título.
Até queria, ignorar tudo e todos, mas isto seria negar minha essência, até queria apenas existir, ou até mesmo viver como todos.
Mas desejo tanto saber.
Quero algo mais profundo, quero algo que jamais alguém teve. Quero viver uma vida na qual nada seja necessário, quero viver sem existir, quero sonhar sem dormir, quero quer um tudo de um nada.
Não desejo o céu, nem mesmo o inferno.
Quero compreender o incompreensível, quero entender mesmo a origem de cada coisa, quero algo que meu coração pulsa ao desejar a cada noite.
Compreender o porquê?
Quando, onde, quem? Nunca me esqueceria o momento que deixei de apenas existir sem pensar, o momento que li isto em uma sala de aula. O mesmo lugar que havia me ensinado tantas coisas erradas... Olho para o lado e me deparo com isto nas paredes, ao olhar para cima do quadro o abc... Qual sua origem?
Muitas crianças questionam demais.
Mas sinto que isto apenas aumenta, quero saber, estou sedenta mesmo... Quero tanto saber sua origem .
Não quero aceitar. Quero questionar.
Aceitar seria negar a verdade... A minha verdadeira essência.
Entende?
Uma criança olhar para o lado, e ler : Quem? Quando? Onde? Porquê?
O engraçado? sempre sei as respostas, me ensinam apenas a descrever o que sinto.
Agradeço profundamente pela educação básica, é algo realmente útil.
Quero entender, se existe deuses ou Deus, o porquê criar isto tudo?
Você é tão humano, divino... Buscando pela aprovação, e seguidores fiéis. Egoísta.... Divida seu poder de criação e destruição...
Qual foi o momento exato que questionei tudo isto? Não aceito isto.. Mas maturidade é entender exatamente isto...
Nada que faço, ou farei terá um impacto significado...
Morra como um humano, viva como um. Exista e sobreviva como um animal... Negue seus sentimentos. Encare a mentira, pois ela é tão linda... Mas não se esqueça jamais disto, eu tentei.
Tentei abrir meus olhos, e encarar a verdade, no final sou apenas uma covarde, sem um pingo de coragem para questionar, ou ver novos questionamentos... Vida... Permita-me me livrar disto, este fardo tão pesado do pensamento.
A vida exige prioridade
Reflexão
Nunca se justifique para ninguém.
Porque a pessoa que gosta de você não precisa que você faça isso e quem não gosta não acreditará.
Não deixe que alguém se torne uma prioridade em sua vida quando você é somente uma possível opção na vida dessa pessoa.
Relacionamentos funcionam melhor quando são equilibrados.
Pense nisso darling, e feliz ano novo!
Socorro Oliveira Vieira
03.01.2012-Facebook
(Haredita Angel)
Gratidão a Vida!
Chegando à velhice,
desastrada como sempre,
mas feliz com o meu último pacote de rebuçados, recordando os dias alegres,
as loucuras cometidas,
e não me arrependendo de N A D A...!
Gratidão Vida, minha parceira fiel,
minha cúmplice, a qual,me fez ir além
do que eu sempre fui!
Valeu pela viagem!
Haredita Angel
29.04.2023
Quando a gente vive, o que vive na gente?
-O ego?
Quando a gente morre, o que morre na gente?
-O ego?
- Sei lá... Sei não... E sei...
Sei que vivos ou mortos , não passamos de manifestações.
-Então, vamos chupar esse picolé de limão que é viver, sem pensar no palito.
Haredita Angel
05.09.2018
Tempo avaro x Vida ávida
O tempo e a vida não conseguem se entender.
O tempo só quer passar...
A vida só quer viver...
E vivem os dois nessa peleja.
E o tempo avaro vai passando...
A vida ávida vai vivendo...
E eu vou me perdendo no tempo,
e me achando na vida...
´☆Haredita Angel - 30.05.16
Capítulos de vida
Feito brincadeira de gato e rato,
os anos vão passando por mim
e eu passando por eles...
Cheia de saudades...
Cheia de lembranças...
Coisas, casos, ocasiões...
Amores, amigos, paixões...
Quantos personagens incríveis!
Quanta beleza em cada capítulo de vida.
E o sonho ainda não acabou...
☆Haredita Angel
A vida e Eu!
Em tudo na vida eu escolhi e acolhi.
A luz na escuridão... enxerguei-a;
As sementes trazidas pelo vento...plantei- as;
As pegadas dos caminhos...aperfeiçoei-as;
As pessoas cinzentas...deixei-as passar e as coloridas espremi o sumo e bebi em sonhos;
onde alguns eu realizei e outros não consegui.
Mas, não inverti nenhum!
E assim me fiz em Paz comigo!
☆Haredita Angel
Os parabéns da vida!
Eita vida, fazem mais de sessenta anos que a gente se conhece...
E hoje você me acordou cedinho, tomou café comigo, comeu uma fatia de bolo e me parabenizou por Mais Um Ano!
- Amigas que somos ironizei:
- Nesse caso velha amiga; Mais é Menos!
Sorrimos...
Mas, enquanto você me tiver ou eu lhe tiver; não sei bem Quem tem Quem...
Sigamos de mãos dadas e em paz até o fim!
☆Haredita Angel 29.04.20
"A vida é um desenho e
os sonhos caixas de tintas.
Às vezes acertamos no desenho
e erramos nas cores,o contrário
também acontece.
Daí esperamos que venha a chuva;
espalhe as tintas;
e consagre a natureza aquilo
que nós não conseguimos.
- A isso chamamos milagre!
Haredita Angel
12.10.23
E se ontem foi o ultimo dia que o céu foi azul?
Eu lembro desse dia, porque eu sempre gostei das coisas simples.
Andar, respirar, comer olhar pra cima e ver como esta o céu naquele dia. Faz tempo que cansei de olhar pra baixo. Gosto de olhar pra cima.
Ontem estava calor mas o céu ainda era azul. Eu o vi o sol subindo no horizonte e presenciei sua descida no fim da tarde.
Pensei como as pessoas que moram em frente aos parques são abençoadas.
Tantas visitas. De pessoas que querem um pouco de ar livre, as criaturas como eu e os pássaros que vivemos ao ar livre.
Quando eu deslisava pelo asfalto um pássaro vermelho que eu nunca tinha visto entrou em contraste com o ipê amarelo junto ao azul do céu.
Eu parei em fiz uma foto que misteriosamente não foi salva no memória do Smartphone mas esta registrada em minha memória dia 24 de agosto de 2024
Se ontem foi o ultimo dia que o céu foi azul?
Eu o apreciei como faço todos dias.
Ate mesmo hoje com o dia cinza.
Faz um bom tempo que sonho com a residência de psiquiatria, mas, estranhamente tenho me interessado em cuidados paliativos. Digo "estranhamente" porque tratar um paciente que quer o fim da sua vida é totalmente diferente de tratar um paciente que quer poder ter mais dias vivo mas não pode porque uma doença já traçou o seu destino.
Refletindo bem, no fundo, todos queremos viver, mas enquanto uns só querem acabar com o seu sofrimento em vida, outros querem mais vida, mesmo que com ela venha o sofrimento junto. Acredito que não existe certo e errado nessa história, e sim que, no fim, os dois extremos precisam de cuidados dos 4 pilares: familiares e cuidadores facilitando o processo, controle adequado dos sintomas de sofrimento, trabalho em equipe entre os profissionais de saúde, comunicação eficaz. Eu os chamaria de "4 pilares do amor". Não são capazes de salvar somente um paciente em doença terminal física, como salvar almas também. É a chave para reestruturar nossa saúde da alma pra fora, onde a vida física passa a não ser tão importante mediante as coisas que carregamos dentro de nós e sabemos que vão além de poder ter fôlego por mais um dia ou não. Quem chega a esse nível de pensamento certamente sabe que estar vivo vai muito além de estar aqui em carne e osso. Muita gente já não possui mais carne alguma e ainda assim continuam vivos entre nós.
Ter sempre Gratidão por tudo o que acontecer, seja bom ou ruim;
Dizer não, quando não puder dizer sim, doa a quem doer;
Me afastar de quem e do que não for leve e saudável;
Ser sincero e doce ou sincero e grosso não vai impedir que as pessoas se ofendam com você caso elas queiram se ofender;
Recomeçar sempre assim que retomar o folego;
A maioria das pessoas vai se incomodar com quem segue o próprio destino e cumpre sua missão, pois pessoas assim fazem tudo com brilho;
Tem mais:
Eu sempre posso aprender;
Eu sempre posso fazer melhor;
Eu sempre posso tentar mais uma vez;
Eu sempre posso mudar de caminho
Eu sempre posso desistir se eu assim quiser;
Minha intuição nunca falha;
E eu sempre devo confiar em mim;
Trabalhos pequenos com pessoas grandes valem mais a pena que o contrário disso!
E por aí vai...
Todos vamos morrer
Todos vamos desaparecer
E este é o único e justo motivo
para sermos tão incrivelmente vaidosos
A vaidade e o ego
são âncoras que nos atam a vida
Danados que somos
sem nunca ter visto Deus ou o Diabo
Encerrados neste corpo
que nem é o que queremos ser
e onde queremos estar...
Só temos a vaidade
para nos explicar
E soterrar
o medo da morte,
a raiva da vida
e a danação de ser gente
e não poder voar!
A prerrogativa de estar só não encontra morada em mim, pois mesmo só, não estou sozinho!
Se sozinho em meu quarto meu Pai me vê em segredo!
Se sozinho no deserto estou coberto e alimentado bradando em meus lábios a visão messiânica, posso Vencer o inimigo!
Estar sozinho é não estar só, mesmo atribulado é não estar angustiado; mesmo perplexo, é não estar desanimado, mesmo perseguido, é não estar desamparado; mesmo abatido, é não estar destruído; sabendo que a morte traz a Vida, estar sozinho em uma sepultura, mesmo sem vida, a ressurreição é o que me resta!
EM CHAMAS
"Dentro de nós a uma força que nos move como propulsão ao dia seguinte.
Quebrado em pedaços, meus ossos foram esmagados pela escuridão e minha alma aprisionada pela dor. Mas de fato ainda sim continuaremos até o fim e ressurgiremos das cinzas.
Cortaram nossas asas e nosso sangue correm sobre a velha misericórdia. Consumiremos a nós mesmos, queimando nossos sonhos e a nossa alma para que tenhamos um futuro, mesmo que somente em brasas. Quando o fogo se apagar ainda queimaremos pois, será mais honroso o fracasso do que a covardia, mais vitoriosa o silêncio do que a histeria!"
- Relacionados
- Frases de otimismo para manter a fé no que vem pela frente
- Frases da vida para transformar os seus dias ✨
- Frases espíritas: sabedoria e reflexão para iluminar seu caminho
- 67 frases para pessoas especiais que iluminam a vida
- Charles Chaplin sobre a Vida
- Frases de efeito que vão te fazer olhar para a vida de um novo jeito
- Charles Chaplin Poemas sobre a Vida
