Textos grandes
Cada sim que que te anula,
Cada abstinência ao que te faz feliz,
Cada sacrifício que lhe tira a personalidade,
Cada silêncio frente a difamação que fazem de ti,
Cada abnegação para não desagradar,
Cada submissão a arrogância, prepotência, orgulho .... que te humilha, para não se indispor,
Cada conformismo ao que te impõem para manter a "paz",
Cada resignação as críticas de um ultracrepidário,
Cada minuto ouvindo um hipócrita,
Cada omissão aos atos de um detrator,
Cada permissividade a invalidação de suas dores, muitas vezes por vitimistas,
Cada lágrimas contida para manter-se o sorriso que te combram,
Cada personagem que matam a sua autenticidade, para ser o que esperam de ti,
Cada palavra não dita para ser o educado dissimulado,
Cada nó na garganta e sapos engolidos, para ser o "normal", ...
Tantas situações que lhe são cobradas, impostas, como o alimento amargo e forçado. Isso te fere sentimentalmente, e quando somatizadas retornam em alergias, imunodepressão, câncer e ....
Existe uma linha tênue entre empatia e "assassinato assistido e permissivo". Será que fazem o mesmo por você? Vale a pena se anular por migalhas?
Seja o sincero, surtado, fora do padrão, ... mas feliz e VIVO! Não existe coisa melhor que fazer o que se quer; escolher quem deseja conviver e principalmente, estar bem com você mesmo!
Mesmo que em desavença ao esperado para este tipo de manifesto, meu conselho é que pratique o F, para tudo e todos que te trazem desconforto.
Por trás do Amor
Quem Ama é tolo ou feliz?
Digo com toda certeza és tolo.
Amar é não se suporta, é querer que outro o ame.
Isso por si só é deixar de nos amar.
Amar é pedir pra chorar, pedir pra nós esvaziar.
Amar é querer sofre por pouca razão
Sinal de grande solidão.
Quem pode amar sem sofrer?
Quem pode amar sem se despedaçar?
Se amas, sorrir com gratidão ou por empolgação?
Se choras, choras por amor?
Das virtudes do amor os sorrisos não se sobressaem
Se amas e nunca chorou por amor,
Como Pode amar?
Se ama e chora por amor como pode ser amor?
Nas noites escuras
As luzes da rua guiam meu caminho
Mudam meu humor, sem terror
não existe medo, não existe angústia
Apenas eu e as luzes da rua.
Decepção maior é não ter ninguém por quem chorar.
Feliz aniversário
A vida tem de todo tipo, o mais comum é nascer em que todos vêem igual, mas o que têm de especial é o choro e a alegria da mãe ao ver a bebê no colo.
Hoje celebramos o teu aniversário em que dedicamos o dia em que vieste ao mundo, minha irmã querida desejamos o máximo de saúde que Deus te dê nesta caminhada e os nossos corações explode de alegria e o resto é só seguir, bebidas, comida e aquela cervejinha cucada, a mais doce como 🍬 que é importante e a 🍾 especial para brindarmos...🍾🍺🏦, dedico para você .
Feliz aniversário Zeferina Chilombo Cassoma
O Vale da Decisão
Diz a lenda que entre duas grandes montanhas existe uma passagem estreita.
Do outro lado, fica o vale da sua felicidade, onde o amor e a plenitude esperam por você.
Mas há um segredo que muitos ignoram: a passagem está se fechando.
Cada vez que você diz "amanhã eu faço", "semana que vem eu decido" ou "ainda não é a hora certa", uma grande pedra silenciosa se move. Centímetro por centímetro, o caminho vai ficando mais apertado. O tempo não espera pelas nossas dúvidas, e o destino não tolera a hesitação.
Se você demorar muito para atravessar o vale da incerteza, a rocha do tempo fechará a passagem para sempre. E a pior dor não é a de tentar e falhar, mas a de olhar para trás e ver que o caminho para o que você mais queria foi bloqueado pela sua própria demora.
Não adie a sua força. Não empurre a sua coragem para o dia seguinte. O amor da sua vida, o seu grande sonho e a sua paz dependem de um único passo firme hoje.
A fresta ainda está aberta. Esqueça o medo do caminho estreito e atravesse já!
Paz e amor
Autor desconhecido
Pedágio
(Moacyr Franco)
Minha mãe me fez rezar
Para ser feliz um dia
A felicidade se passou
Foi durante a noite e eu dormia
Fui ao culto, rezei missa
Bebi pinga no terreiro
Vi que a graça nunca vem de graça
E os pecados eu paguei primeiro
Me bati contra o destino
Virei saco de pancada
Quero o braço levantado hoje
Pra depois não acredito em nada
Me ensinaram semear
Plantei rosa. fiz canteiro
Mas enquanto eu reguei semente
Desmataram esse mundo inteiro
Descobri que tanto faz
Sobriedade ou mais um porre
Só se vive mesmo nove meses
Pois o resto, amiga a gente morre
Já morri em nova york
Outro tanto em paris
Mas agora que te conheci
Vou morrendo um pouco mais feliz
E por isso não me fale
No futuro, no amanhã
Paraíso é esse instante aqui
Que comemos da mesma maçã
Faz de mim o que quiser
Faz de conta que é feliz
Deixa o mundo se matar lá fora
E me mate só de amor aqui
Já parti em tantos barcos
Já chorei em tanto cais
Quando digo que te amo assim
É porque te amo muito mais
Quando digo que te amo assim
É porque te amo muito mais
SOM ANGELICAL
Isaías teve uma grande visão:
viu os anjos que cantavam em Sião,
diante do trono, em grande esplendor,
com voz retumbante: “Santo é o Senhor!”
Santo é o Senhor, Rei celestial,
Santo é o Senhor sobre Israel.
Santo é o Senhor, Rei celestial,
este é o louvor, o som angelical.
Os céus proclamam Sua majestade,
a Terra se rende à Sua santidade.
Anjos e homens erguem sua voz:
“Santo, Santo, Santo é Deus sobre nós!”
Santo é o Senhor, Rei celestial,
Santo é o Senhor sobre Israel.
Santo é o Senhor, Rei celestial,
este é o louvor, o som angelical.
Cícero Marcos
A família é como uma grande árvore.
As raízes são os princípios, o respeito, a união e aquilo que sustenta todos nos momentos difíceis. O tronco representa a força que mantém a família em pé. Os galhos são os caminhos que cada pessoa segue. As folhas são os gestos do dia a dia, o cuidado, o carinho e a presença. As flores simbolizam esperança, amor e novos começos. E os frutos são as conquistas, os ensinamentos e o legado deixado para as próximas gerações.
Quando as folhas secam e caem, algo precisa de atenção.
Quando as flores deixam de florescer, talvez a alegria esteja faltando.
Quando os frutos não aparecem, pode ser sinal de que a árvore está sofrendo em silêncio.
Uma árvore não morre de repente. Primeiro suas raízes enfraquecem. Depois perde o brilho, as folhas secam, os galhos ficam frágeis… até que tudo começa a desaparecer.
Com a família também é assim.
Quando falta paz, diálogo, respeito e união, a estrutura enfraquece. Sem harmonia, a família deixa de prosperar. E aquilo que deveria gerar frutos — amor, apoio, crescimento — começa a se perder.
Mas até uma árvore quase seca pode voltar a viver quando suas raízes recebem cuidado.
Assim também acontece com a família: enquanto houver amor, perdão, compreensão e vontade de permanecer unidos, sempre existe a chance de florescer outra vez.
Porque família em paz cria raízes fortes.
Raízes fortes sustentam árvores saudáveis.
E árvores saudáveis dão sombra, florescem e produzem frutos que permanecem por gerações. 🌳🙏🏼
O GRANDE VAZIO DIGITAL
O mundo digital virou uma Matrix que esvaziou a realidade. As ruas estão cheias de pessoas, mas sinto que falta alma, falta calor humano. Tudo ficou frio, distante e superficial — tanto fora quanto dentro das telas. É impressão minha ou o "mundo real" está desaparecendo?
Lu Lena / 2026
SER MÃE
(O florescer do amor) 💝
Ser mãe é quando a felicidade vem de dentro para fora, quando a mesma gera e também adota. É o instante em que o corpo ou o destino se abrem para dar lugar a uma existência que, até então, não nos pertencia, mas que passa a ser a bússola de todos os nossos caminhos. 🧭
Ser mãe é, acima de tudo, compreender que o vínculo mais forte não é feito de sangue, mas da presença de ser o porto seguro do filho, independentemente de como esse filho chegou aos seus braços. É o transbordar de uma alma que entendeu que sua maior missão é ensinar seu filho a voar. 🕊️
E há também as mães atípicas, em cujo ventre nasce um anjo sem asas, e para as quais Deus vem acoplar as asas de um de Seus anjos do céu.🧩
É um processo de alquimia emocional: o milagre que ocorre no segredo das células ao gerar, e no encontro de almas que se reconhecem no momento de adotar. ✨
Lu Lena /2026
Da união profunda entre Simão do Rosário Miango e Feliciana José Domingos nasceu Sifell — a palavra que o amor criou para traduzir o que o dicionário não conseguia explicar. Desde 2008, o casal caminha sob o mesmo compasso, transformando dias em anos de cumplicidade. O nome surgiu como uma promessa silenciosa, um selo para blindar o sentimento que os une.
Longe de ser apenas uma combinação linguística, Sifell tornou-se o lema da vida deles: a personificação da ternura, do desejo ardente e de uma paixão que não se desgasta com o tempo. É o eco diário de um juramento inabalável: o de que eles são, e sempre serão, um só para sempre.
Não demore pra dizer pra alguém, hoje:
"Eu não sabia como a nossa amizade era tão importante. Ela começou com uma conversa simples, criou raízes e está crescendo. Cada dia com você, percebo que um pedaço de mim fica em você e um pedaço de você fica em mim."
Sabe aquele carinho gostoso de amizade verdadeira, que traz paz e aquece o coração da gente...
Então é esse carinho que eu vim aqui rapidinho deixar pra você!
"Feliz Dia das Mães, pelos nossos filhos que a gente não teve, mas que, de alguma forma, já nos ensinaram o que é cuidar.
Pelas noites em que imaginamos seus nomes, pelos sonhos que construímos sem saber se viriam, e por todo o amor que ficou guardado — esse amor inteiro que não tinha outro destino senão ser seu.
Você é mãe também. Pela sua capacidade de gerar afeto, cuidado e acolhimento. E eu te amo mais ainda por ver como esse amor não vivido nos fez mais gentis, mais próximos, mais nossos.
Te amo. E hoje, celebro você — mulher, parceira, e dona de um coração que já amou até o que não pôde ter."
AMIZADE, O VERDADEIRO AMOR.
Não há outra forma de relação capaz de ser eterna, de perdurar por toda uma vida. Poucos amores conseguiram isso. Nas relação humanas, só a amizade tem provado que é forte o suficiente para suportar as adversidades que são comuns entre pessoas de diferente classes sociais e origem étnica.
Até na literatura, é a amizade que supera os romances, geralmente os romances mais famosos são trágicos ou tratam de um amor impossível.
Mas veja o caso de amizade mais grandioso da literatura universal, e sem dúvida concordará comigo.
Se ainda não leu, com cuidado merecido que devemos ao esta obra, faça-o agora e constate o que digo.
Dom Quixote, a relação de amizade que se eterniza ali tem ressonâncias inimagináveis, quem não deseja um amigo como Sancho Pança?
Ó minha grande estrelinha, amor sem igual,
Desvendo meu coração nesse poema, apenas um sublime sinal.
A saudade me assola, profunda e visceral,
Crescendo sem fim, como tortura, punição infernal.
Ah, estrela minha, fulgor divino e resplandecente,
Em minha existência, perenes e envolventes.
No coração, suspiros ardentes, paixão incessante,
Em ti encontro paz, fazemos da noite incandescente.
Nossa história é uma narrativa perdida no tecer do tempo,
Laço profundo, raridade em cada momento.
Nada é mais relevante que este sentimento,
Que nos guíava e envolvía, linha em arrebento.
Corroído pela distância, meu coração sofre a dor,
Saudade que anseia ser preenchida com fervor.
Porém, na alma, a esperança do destino compartilhado,
Trilhamos juntas o caminho, sem medo, jamais separado.
Estrela minha, abrigo seguro e refúgio de paz,
Em teu amor encontro plenitude, solaz. Caminhos entrelaçados, enredo audaz, Romance sem fim escrito com fulgor voraz.
Que nossa jornada seja permeada de encanto e magia,
Laço indissolúvel, estrofe e melodia em sintonia.
Inspiração, alegria, minha estrela, em harmonia,
Na sinfonia do amor, dançaremos em sincronia.
Imerso em pensamentos, mergulho no oceano das lembranças,
Alimento minha alma, sinto tua presença em exaltação e danças.
Tu, estrela minha, nutres meu ser em profusão, Inspiras meu crescimento, florescimento, paixão que se encanta.
Que o tempo nos una novamente, sem hesitar, em abraço eterno,
Dançando em sincronia, num ritmo divino e superno.
Nosso destino traçado com amor e encanto, A cada respirar, te amarei intensamente, eternamente, em pranto.
Estrela minha, perfeito ser, sabor inebriante,
Cada verso deste poema manifesta meu amor constante, instigante.
(Te amo pra sempre, minha Estrela.)
A Dependência em Excesso faz pesar o Apreço
O apreço, por mais que seja grande e verdadeiro, certamente não deve ser o mesmo que uma triste dependência em excesso — um peso sufocante, já que pode custar um alto preço, sendo em nada compensante.
Os passos do avanço ainda podem ficar presos nesse vínculo desagradável e tão limitante; portanto, valorize bastante aqueles que se mantêm por perto, seja alguém grato, ajude quando possível e peça se for necessário.
Mas, no aspecto humano, não permaneça sendo um eterno dependente, limitado, sempre dependendo dos outros, sujeito a danos e decepções que poderiam ter sido evitados se tivesse tomado certas decisões.
Feliz é aquele que encontra pessoas especiais ao longo da vida, que são capazes de enxergar além da superfície e mergulhar na essência do que somos. Essas pessoas são como seres iluminados, portadores de uma lente mágica que nos revela nosso potencial mais profundo e genuíno. Seus olhos, verdadeiros espelhos da alma, transmitem amor, compaixão e gratidão, envolvendo todos ao seu redor em um abraço de luz. Cada passo dado por elas deixa um rastro inconfundível de positividade, inspiração e transformação...
- Edna Andrade
A felicidade verdadeira só pode ser alcançada quando colocamos o bem acima de tudo. A felicidade não é egoísta, ela se multiplica quando compartilhada. Ao nos dedicarmos a fazer o bem em todas as áreas de nossas vidas e para todas as pessoas ao nosso redor, estamos abrindo espaço para que a felicidade floresça em nosso caminho.
- Edna Andrade
Bom dia!
Que a paz e o amor de Deus possam abençoar cada coração! Que a Sua graça traga felicidade aos que estão passando por momentos difíceis, saúde para os enfermos e tranquilidade para aqueles enfrentando desafios. Que possamos receber a misericórdia do Pai celestial através da Sua infinita bondade.
- Edna Andrade
A amizade verdadeira é como um tesouro raro que deve ser valorizado e cultivado a todo custo. Ela é uma jóia preciosa que se revela nas horas mais difíceis e permanece firme quando tudo mais ao redor se acaba.
Somos abençoados quando encontramos uma amizade verdadeira em nossas vidas. Não deixemos que a rotina, as obrigações e as circunstâncias nos distraiam desse tesouro incomparável. Cultivar e valorizar essa amizade é um investimento para toda a vida, pois ela estará ao nosso lado, fiel e constante, mesmo quando tudo mais se desfaz.
- Edna Andrade
Um excelente domingo a todos!
Que seja um dia de descanso, paz e felicidade. Aproveitem cada momento para recarregar as energias e renovar os ânimos para a semana que se inicia. Que o sol brilhe intensamente, iluminando o caminho de cada um, e que o dia seja repleto de sorrisos, boas conversas e momentos especiais. Aproveitem ao máximo esse domingo e lembrem-se de fazer aquilo que traz alegria ao coração.
Tenham um maravilhoso dia! 💕
- Edna Andrade
