Textos Escritos por Paulo Mendes Campos
Hoje em dia os homens não são mais galantes, eles galanteiam somente por trás de seus aparelhos de comunicação.
o olhar nos olhos se perdeu.
o medo do não, protegido por uma via que não deixa transparecer a vergonha e a falta de jeito.
os versos copiados e colados de uma pagina nesse imenso mar navegante por fibras óticas ou surfantes de ondas...
ondas que não tem água e nem sal, nem mesmo é influenciada pela lua.
ondas de internet móvel que nos aproximam dos distantes de nos distanciam dos próximos
Se você realmente quer aproveitar a vida com equilíbrio, crescimento contínuo e sucesso, deve acrescentar o Amor, que se manifesta pela boa vontade, nobreza, discrição e altruísmo;
A Fé que se manifesta pelo senso de propósito que transcende o interesse próprio e a gratificação imediata;
O Prazer, que se manifesta pela simples alegria do milagre do viver na certeza que você está construindo um mundo melhor para o coletivo;
A Gratidão porque ela faz com que você trabalhe com a certeza da autorrealização, sem a imediata gratificação;
E a plena CONTRIBUIÇÃO, onde você compartilha seu talento e conhecimento... Dê conselhos gratuitos, seja um mentor para alguém que pode se beneficiar da sua experiência e exemplo sem esperar sequer um "muito obrigado" e tenho certeza que você viverá uma vida plena.
A você que me apoia, me fortalece na sua amizade, que me impulsiona, que compra os meus livros, que frequenta nossos eventos, que me patrocina e que torce por mim eu digo: MUITO OBRIGADO POR TUDO!!!
Que a sua vida seja abençoada, divertida, próspera e muito produtiva, pois você tem o meu respeito, lealdade e admiração.
@realpaulosilveira
Tô Voltando
Pode ir armando o coreto e preparando aquele feijão
preto
Eu to voltando
Põe meia dúzia de Brahma pra gelar, muda a roupa de
cama
Eu to voltando
Leva o chinelo pra sala de jantar...Que é lá mesmo
que
a mala eu vou largar
Quero te abraçar, pode se perfumar porque eu to
voltando
Dá uma geral, faz um bom defumador, enche a casa de
flor
Que eu to voltando
Pega uma praia, aproveita, ta calor, vai pegando uma
cor
Que eu to voltando
Faz um cabelo bonito pra eu notar que eu só quero
mesmo é
Despentear
Quero te agarrar... pode se preparar porque eu to
voltando
Põe pra tocar na vitrola aquele som, estréia uma
camisola
Eu to voltando
Dá folga pra empregada, manda a criançada pra casa da
avó
Que eu to voltando
Diz que eu só volto amanhã se alguém chamar
Telefone não deixa nem tocar... Quero lá.. lá.. lá..
ia.....porque eu to voltando
Queria agradecer a você.
Que me deu esperança quando tudo parecia estar perdido.
Que me deu forças quando pensei que não era capaz.
Que tinha as palavras exatas no momento exato.
Que mesmo longe, ainda me faz sorrir mesmo quando o momento carece dos devidos motivos para que tal gesto ocorra.
Amor.
O que é o Amor para você?
É um sentimento,
Excitação,
Vontade de ficar junto...
O que é?
Hoje em dia,
As pessoas amam muito fácil;
Estão com alguém hoje,
Amanhã estão com outro,
Sempre dizendo que estão amando.
Amor é muito mais que isto,
É um sentimento maior;
É muito mais que ir a um Motel,
Que um Status no Facebook,
Mais que dormir junto,
Passar um final de semana acompanhado;
Vai muito além disto.
Eu, nesta vida,
Já tive vários relacionamentos,
Mas só amei, três vezes,
Não me envergonho de dizer;
Prefiro ser sincero,
Que dizer que amo,
Só para agradar,
Ou talvez,
Ganhar alguma coisa a mais.
- Que conselho o senhor daria aos nossos estudantes?
- O mais importante eles já estão fazendo que é estudar, pesquisar e expandir seus conhecimentos. Eu os aconselharia também a cultivar valores pessoais, como, por exemplo, perseverança, fé, temperança e coragem. Uma sólida estrutura de valores aliada ao conhecimento, é a base do sucesso.
Diga para mim qual prazer existe em destruir
aquilo que o mantém ainda podendo viver?
O prazer suicida humano,
a nostalgia se torna real.
O rio que fluía da chuva
agora é seca total.
A árvore nos dava seus frutos
agora é só folha de jornal.
estamos acabando com tudo o que precisávamos;
Deveríamos usar para sobreviver e não pra enriquecer
seres humanos não sabem agir
se não podem dominar, lutam para destruir.
Essa competição envolve
todos os seres da terra e os astros que nos trazem paz.
a poluição não nos deixa ver estrelas.
o calor já é sobrenormal
os peixes sofrem com a seca,
não há mais um lugar natural.
Paz, entre os seres da terra
é o que nós precisamos,(vamos)
acabar com essa guerra
interseres humanos.
A natureza não tem culpa
e o ser humano à machuca.
Devemos tomar consciencia
Devemos viver nossa paz
Preservando o território
Destinado aos animais, vegetais, tudo mais.
Devemos preservar
nós devemos cuidar
Por isso somos racionais,
Pra isso podemos pensar.
Não podemos aceitar
esse avanço nos levando pra trás
o oxigênio vai acabar
e sentiremos falta
do que agora destruímos,
sentiremos falta
do ar que nós poluímos
mas não vfoi por falta
de aviso.
A desgraça humana desgraça o mundo!
O ser não sabe evoluir, desmata para criar fábricas e os animais não tem mais pra onde ir.
A espécie humana é responsável por toda a destruição, as fábricas desmatam e ainda causam a poluição, não há mais um lugar onde se possa conhecer a paz. Trocamos uma vida saudável por uma vida em frente à televisão, não há mais um lugar onde se possa ver os animais correndo livres entre as árvores de uma floresta, agora talvez um bosque seja tudo o que nos resta.
Depressão em mulheres
Por que a depressão é maior em mulheres?
O que é depressão?
A depressão é um distúrbio de alteração do humor sério e por vezes incapacitante. Causa sentimentos de tristeza, desespero, desamparo e inutilidade.
Ela pode ser leve a moderada com sintomas de apatia, falta de apetite, dificuldade para dormir, baixa auto-estima e fadiga. Ou pode ser uma depressão maior com sintomas de humor depressivo na maioria dos dias, falta de interesse nas atividades rotineiras que antes eram realizadas com satisfação, perda ou ganho de peso, insônia ou hipersonia, fadiga, sentimentos de culpa na maioria dos dias e pensamentos recorrentes de morte ou suicídio.
Quais os sintomas de depressão na mulher?
De início insidioso, a depressão evolui continuamente para quadros que variam de intensidade e duração se não for tratada. Geralmente, os sintomas duram pelo menos duas semanas provocando prejuízos na vida social, familiar e ocupacional.
Os sintomas de depressão nas mulheres incluem:
Sentimentos de tristeza persistente, ansiedade e “vazio”
Perda de interesse ou prazer em atividades comuns
Nervosismo, inquietação, irritabilidade, choro fácil
Sentimentos de culpa, inutilidade, falta de esperança, pessimismo
Excesso de sono ou ausência de sono
Perda de energia, fadiga
Baixa auto-estima
Perda da libido
Pensamentos recorrentes em morte ou suicídio ou tentativas de suicídio
Dificuldade de concentração, de memorização ou para tomar decisões
Sintomas físicos persistentes que não respondem ao tratamento, como dores de cabeça, desordens digestivas, dores crônicas
Por que a depressão é mais comum em mulheres do que nos homens?
Antes da adolescência, a prevalência de depressão é a mesma em meninas e meninos. Entretanto, com a chegada desta fase da vida, o risco das garotas desenvolverem depressão aumenta duas vezes mais que o dos garotos.
Alguns especialistas acreditam que mudanças hormonais estão relacionadas a este risco aumentado. Estas mudanças são evidentes durante a puberdade, gravidez e menopausa assim como no pós-parto, histerectomia ou aborto. Além disso, as flutuações hormonais que ocorrem a cada ciclo menstrual provavelmente contribuem para a síndrome pré-menstrual ou TPM. Há também a doença disfórica pré-menstrual ou DDPM, um tipo severo de TPM especialmente reconhecido por depressão, ansiedade, mudanças de humor cíclicas e letargia.
O que aumenta as chances de uma mulher ter depressão?
De acordo com o National Institutes of Health os fatores que aumentam o risco de uma mulher ter depressão incluem fatores genéticos, biológicos, reprodutivos, interpessoais e características psicológicas e de personalidade.
Além disso, as mulheres que intercalam o trabalho com o cuidado com seus filhos ou as mães solteiras sofrem mais de estresse que pode desencadear a depressão.
Outros fatores incluem:
História familiar de alterações do humor
História de desordens do humor na adolescência
Perda de um dos pais antes dos 10 anos de idade
Perda de apoio social ou ameaça de tal perda
Estresse psicológico ou social, como perda de emprego, relacionamento estressante, separação ou divórcio
Abuso sexual ou físico durante a infância
Uso de certos tratamentos para infertilidade
Uso de alguns contraceptivos orais
Mulheres podem apresentar depressão logo após terem um bebê, a chamada depressão pós-parto
Certas alterações afetivas sazonais, mais comuns no inverno
Transtorno bipolar, pois a depressão é uma parte da doença bipolar
A depressão pode ser familiar?
Sim. A depressão pode estar presente nas famílias. Quando isso acontece, ela geralmente começa nas idades entre 15 e 30 anos. Um traço familiar de depressão é muito mais comum em mulheres do que nos homens.
Qual a diferença da depressão em mulheres e homens?
A depressão feminina difere da masculina de várias maneiras:
Depressão em mulheres pode ocorrer cedo, durar mais tempo, apresentar mais recorrência, ser mais associada a eventos estressantes da vida e ser mais sensível a mudanças sazonais.
As mulheres experimentam mais os sentimentos de culpa e têm mais tendência ao suicídio, embora atualmente elas cometam menos suicídio que os homens.
A depressão feminina é mais associada a desordens de ansiedade, como sintomas de pânico ou fobias e desordens alimentares.
Mulheres deprimidas tem maior tendência a abusar do álcool e outras drogas.
Como a tensão pré-menstrual (TPM) e a desordem disfórica pré-menstrual (DDPM) se relacionam com a depressão?
Três em cada quatro mulheres que menstruam têm TPM. Ela é caracterizada por sintomas emocionais e físicos que variam de intensidade de um ciclo menstrual para o outro. Mulheres com 20 a 30 anos são usualmente afetadas pela TPM.
Cerca de 3 a 5% das mulheres que menstruam têm DDPM, um tipo severo de TPM, marcada por sintomas emocionais e físicos muito fortes que antecedem em cerca de 10 dias o início da menstruação.
Na última década, estas condições foram reconhecidas como importante causa de desconforto e mudanças de comportamento em mulheres. Enquanto a relação entre TPM, DDPM e depressão permanece sem ser esclarecida, acredita-se que mudanças químicas no cérebro e flutuação dos níveis hormonais sejam fatores que contribuem para tal associação.
Muitas mulheres que sofrem de depressão associada à TPM ou DDPM melhoram com exercícios físicos e meditação. Para aquelas com sintomas severos, psicoterapia individual ou de grupo, medicamentos e manejo do estresse podem ajudar.
A prevalência de depressão aumenta na meia-idade?
A perimenopausa é o estágio da vida reprodutiva da mulher que começa oito a dez anos antes da menopausa e dura até o início desta. Neste período, os ovários começam a produzir gradualmente menos estrogênio e, na menopausa, param de produzir óvulos.
A menopausa é o período que a mulher para de menstruar e aparecem os sintomas decorrentes da queda de estrogênio. Por definição, uma mulher está na menopausa quando para de menstruar por um ano. Isto é uma parte normal da vida e marca o fim da vida reprodutiva da mulher. Tipicamente ela ocorre em mulheres na 4° ou 5° década de vida. Entretanto, aquelas mulheres que tiveram os ovários removidos cirurgicamente passam por uma menopausa repentina.
Esta queda de estrogênio desencadeia mudanças físicas e emocionais – como depressão, ansiedade e alterações de memória. Como em qualquer outra fase da vida da mulher, há uma relação entre os níveis hormonais e os sintomas físicos e emocionais. Algumas mudanças físicas incluem ciclos menstruais irregulares, ciclos mais intensos ou mais leves e ondas de calor.
Como lidar melhor com os sintomas da depressão?
Evite tranquilizantes. Use-os se for extremamente necessário e somente com a prescrição de um médico.
Mantenha uma dieta saudável.
Faça exercícios regularmente.
Engaje-se em algum projeto ou hobby que promova um sentido de realização à sua vida.
Encontre uma prática de auto-controle – como ioga, meditação, técnicas de relaxamento por respiração lenta e profunda.
Tenha boas noites de sono, mantenha seu quarto arejado e confortável.
Procure apoio emocional com familiares, amigos ou profissionais.
Mantenha-se conectado com sua família.
Consolide seus laços de amizade.
Participe de algum trabalho comunitário.
Tome medicamentos, vitaminas e minerais como prescritos pelo seu médico.
Caso você não consiga fazer isto sozinha, procure a ajuda de familiares, amigos ou profissionais especializados nos cuidados de saúde mental.
Como a depressão é tratada em mulheres?
Há uma variedade de métodos usados para tratar a depressão, incluindo medicações como antidepressivos e psicoterapia. A terapia familiar pode ajudar caso o estresse vivenciado na família contribua para a depressão. O seu psicólogo, psiquiatra ou psicanalista pode determinar qual é o melhor tratamento a ser seguido.
Qual profissional pode me ajudar no manejo da minha depressão?
Os mais procurados são os especialistas em saúde mental como psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais e psicanalistas. Mas outros profissionais podem orientá-la como clínicos gerais ou médicos de família.
Existem centros comunitários que auxiliam pessoas com depressão, serviços universitários, programas de saúde mental em escolas médicas e clínicas particulares que podem ajudar pessoas deprimidas ou seus familiares.
Conheça o nosso Tratamento Espiritual para a depressão que pode servir como “auxiliar” no seu Tratamento médico.
Não deixe de consultar um médico se estiver sentindo os sintomas acima descritos ou desconfiar de depressão.
Não se preocupe com a perfeição. Substitua o ato de "perfeição" por ações de "TOTALIDADE". Não pense que você tem de ser perfeito, pense e aja com a TOTALIDADE de sua essência. A totalidade nos traz um novo panorama, paz de espírito e plena LIBERDADE de escolhas...
Paulo Silveira - Conferencista e escritor
NADA PODE SER FEITO SEM FÉ.
- A hesitação pode matar uma pessoa, ou destruir nações inteiras. Por que é tão difícil dar liberdade aos povos?
- Porque quando os povos não têm uma fé profunda eles não têm certeza de seus direitos e virtudes... Quanto mais as pessoas acreditarem que outros poderão melhorar suas vidas, mais lentamente qualquer melhoria acontecerá!
Paulo Silveira - Conferencista e escritor
O JEITO COMO OS NOSSOS PAIS FORAM EDUCADOS não é mais padrão para os dias de hoje. Cada época, cada família, cada criança exige um jeito singular, atitudes específicas, uma medida de bom senso, amor, disciplina, limites, ambição e aprendizado diário... Mas qual é medida certa?... Viva, descubra-se e aprenderá.
Paulo Silveira - Conferencista e escritor
Não tenho necessariamente que gostar de meus jogadores, sócios, clientes e membros da equipe, mas como líder devo amá-los.
O amor é lealdade, o amor é trabalho em equipe, o amor respeita a dignidade e a individualidade do próximo.
AMOR É ATITUDE, amar é verbo de ação. Paulo Silveira - Conferencista e escritor
A prosperidade é um direito adquirido pelo homem ao nascer e o melhor de tudo isso é que até na Constituição esse direito é garantido, pois não existe lei alguma no mundo que diga que temos de ser pobres, e sim o direito de ir e vir e liberdade de escolhas.
Paulo Silveira - Conferencista e escritor
Parte de ser próspero é agir como um próspero... Temos que aprender como prosperar diariamente e não fugirmos quando as adversidades vêm para nos ensinar lições eternas.
Todos temos maus momentos e sucessos verdadeiros!
Dos dois modos, você deve ter cuidado para não perder a confiança ou se tornar confiante demais e deixar de prosperar, pensar que sabe tudo.
Paulo Silveira - Conferencista e escritor
Só podemos evoluir acreditando em nosso melhor e no melhor dos outros, fazendo hoje um plantio sadio por atitudes construtivas para que gerações futuras também vivam em abundância e valorizem a vida sem culpas, sem maldade no coração, sem ―pecados‖ e prósperas na sua essência.
Paulo Silveira - Conferencista e escritor
Contrate e promova primeiro com base na integridade; segundo, na motivação; terceiro, na capacidade; quarto, na compreensão; quinto, no conhecimento; e, por último, como fator menos importante, na experiência...
Sem integridade, a motivação é perigosa; Sem motivação, a capacidade é impotente; Sem capacidade, a compreensão é limitada;
Sem compreensão, o conhecimento é insignificante;
Sem conhecimento, a experiência é cega. Uma pessoa com todas as outras qualidades adquire facilmente e coloca rapidamente em prática a experiência. Paulo Silveira - Conferencista e escritor
Todo ser humano é movido pela ambição, pois não existe homem sem desejo. E é a ambição, no sentido positivo, que impele a direção ao progresso.
- O dia em que o ser humano se der por satisfeito e não perseguir mais nada que o faça buscar a perfeição, então toda a raça estará condenada.
Paulo Silveira - Conferencista e escritor
Justiça é consciência, não uma consciência pessoal, mas a consciência de toda a humanidade na unicidade. Aqueles que reconhecem claramente a voz de suas próprias consciências normalmente reconhecem também a voz da justiça e perfeição na sua essência.
Paulo Silveira - Conferencista e escritor
