Textos Escritos por Paulo Mendes Campos

Cerca de 8916 frases e pensamentos: Textos Escritos por Paulo Mendes Campos

⁠Faz quanto tempo desde o último dia em que você parou para ouvir sem pressa o canto dos pássaros?
Se houver mais de vinte e poucos dias saiba que você precisa desacelerar agora mesmo. Pois, a vida é apenas uma e viver ela com pressa seria uma loucura. Afinal, quando degustamos uma comida cara, usamos a lentidão como ferramenta principal. Comemos com calma e lentamente e isso faz com que a gente sinta o sabor que só é notado quando se tem calma. Por qual motivo não usamos a mesma ferramenta com a vida? Nós não somos capazes de descrever o valor de acordar todos os dias, mas podemos valorizar tudo isso vivendo e não apenas existindo.
Quantas vezes você perdeu momentos com pessoas que já se foram? Caro leitor, eu perdi momentos com pessoas extraordinárias por causa da falta de tempo. Porém, eu ainda continuo não tendo tempo. E se eu for esperar ter tempo para aproveitar aqueles que me amam, a vida terá se passado e a única coisa que irá permanecer serão as memórias.
Portanto, viva o agora. Não deixe para amanhã. O amanhã é incerto. Viva o hoje.

Inserida por rayssaruffo

⁠O meu mundo desabou quando soube que ele estava com minha melhor amiga. Dois anos de relacionamento e a única coisa que ele fez foi ir direto ao único porto seguro que eu tinha. E não era uma amizade de poucos anos, estávamos juntas desde que nascemos. Comemoramos juntas o aniversário de 15 anos, porque somos de agosto. Todas as festas que eu ia a realidade vinha à tona e isso já estava fazendo mais mal do que bem. Me isolei, fiquei sem entender e fechei meu coração pro mundo, não é moleza ter que ver duas pessoas que você mais confiava te enfiando uma faca nas costas. Só que como tudo passa, isso também passou. Percebi que naquele trio não existia amor e muito menos amizade, era só uma fachada porque a qualquer momento os desejos da carne seriam mais fortes do que o respeito e amizade. Sabe de uma coisa? Eu concluí que aquele fim foi um baita livramento. Deus me livre ter ao lado duas pessoas tão sem caráter.
Doeu no início, mas as feridas são assim mesmo, é preciso doer para sarar.

Inserida por rayssaruffo

⁠Quando vi que ele estava trocando mensagens íntimas com outra, senti meu mundo desabar. Me senti mal, me senti feia e comecei a procurar muitos defeitos em mim. Pensei que era porque eu não estava mais dando tanta atenção pra ele por causa do trabalho e da faculdade, pensei que fosse porque um dia eu não pude passar a noite na casa dele. Quando me toquei, percebi que a culpa não era minha. Eu era sincera, o respeitava e fazia de tudo para o nosso amor durar. Já ele, só usava o namoro para status. Não é feio pra quem é traído, feio é pra quem trai alguém que tanto te apoia e ajuda. Nós precisamos entender que não existe uma desculpa para a traição, você pode estar presente o tempo todo com a pessoa, mas se o caráter dela não for bom, já era. Quem trai um amor, trai também uma amizade. Se engana quem pensa que o amigo que mente para a namorada que está com ele há anos, não vai ser capaz de o enganar também.
Caráter é algo que não dá para esconder por muito tempo, uma hora ou outra a vida deixa bem claro que algumas pessoas são um poço de maldade.

Inserida por rayssaruffo


O amor sendo amor
O amor quando é amor flui, se encaixa…
O amor quando amor não exige, não pede…
Ele acontece e tudo caminha em sentimentos e propósitos iguais.
O amor vai muito além do corpo que esquenta, ele está na paz que apascenta. Porque o calor se finda e quando você menos espera o relógio da vida correu depressa demais e o que resta é a sala fria de uma sala, com porta retratos que te fazem lembrar de estórias…histórias…, momentos que Deus te deu e você nem percebeu.
O amor é certeza, é a vontade de realizar os sonhos em união, comunhão, e compreender que a palavra ego não existe dentro do verbo amar.
Amar é ser o colo que apazigua todas as tormentas, é a segurança, o ato genuíno de confiar, zelar e não apenas de querer o bem, mas de fazer com que o bem se concretize em atitudes.
Amar não é reciprocidade, o amor é a sincronicidade das almas.
O amor é a paz, a leveza de realizações, o cuidado de um abraço inesperado, um beijo roubado, uma toalha perfumada ali no banheiro, o amor na sua grandeza são os detalhes…
O amor é paciência, o equilibro, um grau de intimidade que só o amor conhece, uma linhagem rara que poucos conhecem.
Mas por maior que este amor seja as vezes precisamos aceitar que existem amores que serão eternos mas não estarão mais a seu lado nesta vida.
Re Pinheiro

Inserida por RegianePinheiro

⁠Os olhos de Van Gogh ainda pairam sobre a terra, pincelando as luzes do firmamento de uma maneira inédita, como se só aqueles olhos fossem capazes de enxergar a beleza soterrada pela escuridão desse mundo, lugar onde a sensibilidade e a insanidade andam de mãos dadas, onde quem é diferente nomeia-se de louco, e quem não se encaixa vive sua vida acreditando em seu fracasso.
Como disse Don McLean, "Eu poderia ter te falado, vicent. Este mundo nunca foi feito pra alguém tão bonito como você."
É admirável como cada momento de sua vida era especial, convertia sua solidão em alegres e lindos amarelos girassois, almejava provar ao mundo que era um homem de verdade, o mais sensível dos homens.
Quantos Vicents Van Goghs andam por aí, oprimidos pelo mundo sem o reconhecimento merecido, acreditando que o erro é um fardo carregado por eles quando na verdade o erro está neste mundo cruel, continuem de olhos abertos vendo "noites estreladas" mesmo em dias nublados.

Inserida por h4yllon

⁠A Salvação do desconhecido

Sem dor e sem merecermos, de fato fomos salvos por alguém que não muito conhecemos, alguém que de geração em geração se fez presente, na alegria, na tristeza, na dor, na riqueza e na pobreza.

De tão longe mas vive tão perto, não conseguimos enxergar mas ao respirar sentimos e chega até arrepiar, a segurança de um bem maior que vive ao nosso redor, nos livrando do mal que vive em busca de erros e de pessoas que vivem de insensata insegurança.

Desacreditado, foi mais um, pego na armadilha do inimigo, com o coração endurecido, não conseguiu enxergar aquele que perante as trevas faz brilhar, o caminho a verdade a cruz e a salvação, do humilhado do perdido e certamente do cristão.

Andávamos descalços e cheios de espinhos, um fardo carregado pela desobediência e ira, , e assim fez-nos perceber que grande é aquele que tudo fez e tudo criou! Assenta - se conosco em uma grande mesa farta, nos fazendo de inimigos para filhos, e de graça nos recebe com favor não merecido mas com cálice que transborda a alegria nos renova tudo novo se transforma mas o pecado infelizmente continua a porta, pois dá mente fraca fecha-se os ouvidos para o espírito que grita -não!

O homem irá abrir a porta toda vez que o pecado bater, pois falho é! E iremos a errar.
E assim na espera que a janela se abra e aquele que é riquíssimo em amor e misericórdia venha nos segurar e nos perdoar mais uma vez.
Pois junto ao arrependimento, como um flash nos leva de vez.

Inserida por filp_l

⁠O que se faz conhecido

Sobrepondo sua luz em mim
Tão brilhante e ardente
Visão que ofusca ao te olhar
Diferente de me ver

Me deste um pouco de você
Para que assim eu me sinta vivo
Penetrante é;
Estridente em meu ser
Incomparável te sentir
É difícil de explicar!

Me fez de ti, descendente!
A partir de ti, permanece constante
Sua luz não penumbra em sombras
Ofusca até o que já é brilhante!

Já eu, fui ausente como noite, triste em breu!
Me trouxe constrangimento em ver o sol fazer o dia
Dando caminho a um espaço existente, que não se vê em trevas
Na aurora, percebe se o sol;
E tens em mim, o conhecer de sua grandeza.

Inserida por filp_l

Berço é algo que não se vende nem se compra. Ele tem valor, mas não tem preço; não costuma ser entregue em alguns endereços...
É coisa de criação, índole, coração e alma. Às vezes dribla o DNA, embaralha as suas fitas e se engana. Não tem nada a ver com contas bancárias, habilidades diversas ou diplomas.
Ter berço é saber respeitar o outro; é ter o dom de ouvir, falar e calar na hora certa; é se fazer presente quando necessário; é ser discreto, desprovido de preconceito, caridoso sem alarde e grato sempre.
É ser autêntico sem ferir o outro e humilde para enxergar os próprios defeitos; é ser verdadeiro e fiel aos amigos em qualquer situação e em todos os momentos...
É sentir-se bem em todos os lugares, com todas as pessoas, sem perder a identidade.
É a melhor herança que os pais podem deixar aos seus filhos.
Isso é nascer em Berço de Ouro!
O resto... é ouro de tolo.

Inserida por AdrianaMoulin

⁠Diálogo não é apenas a base sólida de qualquer relação. É o maior indicativo de quem se importa com você.

Em épocas marcadas pelo narcisismo e o imediatismo, que qualquer dificuldade se resume em bloqueio, são raros os que vestem a tolerância para escutar o outro. Épocas estas que confundem amor próprio com egoísmo, de quem finge desapego mesmo ardendo de desejo para voltar atrás, desarmar as convicções e falar que está destroçado por dentro.
Porque discutir a relação é desgastante, e exatamente por isso, quem se preocupa a descer do salto para falar que sente falta, que diz “olha, isso está me machucando” e não se rende a ser cúmplice do orgulho enquanto o mundo a sua volta sussurra que demonstrar sentimentos é fraqueza, é quem têm todo o mérito de fortalecer os laços.

E eu sei que é mais comum ver quem age de forma contrária. Mas esses são os mesmos que enchem-se de conexões que pouco conhece uns aos outros de verdade, e por isso, não demoram muito para findar. Esses são os mesmos que tiram conclusões por uma mensagem de texto, evitando uma conversa séria por ligação que tiraria da sua zona de conforto. Que invés de comunicar o que está acontecendo, age com frieza para que a outra parte adivinhe o erro que cometeu. Que fizeram do amor uma disputa e entenderam tudo errado.

Não entendem que o diálogo é a base sólida para que nada venha abaixo.

Que através da fala clara e sincera tentando estabelecer uma compreensão, é, na verdade, o maior indicativo de que alguém se importa com elas. Pois quando paramos de nos expressar, as brigas cessam e as tentativas para que algo dê certo se esgota, é quando a indiferença já começa bater a porta.
Quando nos acomodamos no nosso estado de fluxo esperando que entendam nossas expressões, abrimos espaço para, não só múltiplas interpretações, mas muitos conflitos e dificuldades.

E sabemos que o silêncio separa mais que muralhas. Que o "deixar como está" têm terminado relações que podiam ser muito boas, afastado outras por mal-entendidos, e quando nos damos conta, temos perpetuado para uma época de pessoas que pouco se entendem, pouco se põe em seus lugares, acumulando arrependimentos por não terem tentado mais e dado o seu melhor.

E que ser honesto com o outro para se abrir, é estar também sendo honesto consigo mesmo.

Inserida por FelipeAzevedo942

Ser humilhado, sofrer defraudações de uma pessoa não é nada bom.
Mas guardar esse sentimento contigo de raiva só piora, você não consegue olhar para aquela pessoa sem imaginar no que se passou, e a raiva te consome como o fogo consome a pólvora em segundos.
Por um tempo eu achei que estava certa em sentir isso. Querer me "vingar", falar umas verdades na cara da pessoa.
Mas foi nesse tempo em – que eu não aguentava mais tanta defraudações a minha pessoa – que Deus me ensinou a perdoar, a seguir em frente e que a justiça feita seria pelas Mãos dEle, no Tempo dEle.

Inserida por thaiane_rufino

Expande a tua mente ao infinito
que não temerás o impossível
Deixe tua razão devorar tuas crenças
Liberte-se das amarras da fé
e serás fiel à ti mesmo
Amor próprio não sobrevive
de opiniões alheias!
Coragem é uma ferramenta
muito pesada, mas quando
se consegue usá-lá,
se desmonta qualquer
fronteira

Inserida por joe_monteiro

No meio da noite ataquei o armário da cozinha e achei um pacote de batata palha (eu amo batata palha) e logo pensei “Certeza que está murcha”
Abri, comi e me deparei com uma batata palha extremamente crocante; e então pensei comigo “Como temos essa mania de antes de começar a fazer algo já dizer que não vamos conseguir”
Nos alto flagelamos e muita das vezes não fazemos por colocar inúmeros obstáculos na frente. Estamos pensando em começar algo novo e juntamente pensando que não vai dar certo e aí antes de tentar, o ponto final já é estabelecido.. Nos dias de hoje nos falta determinação, coragem de seguir em frente sem antes pensar que não vai dar certo; eu sei que falar é fácil, mas você já tentou para de falar e começar a fazer?!
Se desprende do medo! Se arrisque!
Você só saberá do final quando sair do começo!

Inserida por JoyceBritoo

Antes eu achava a “noite” muito ruim porque eu queria brincar mais;
Tempos depois, uma das melhores coisas que existe é a “noite” porque é a hora em que descansamos, recarregamos nossas energias…
Hoje, nesse exato momento a “noite” serve para: chorarmos, pensarmos, refletir… tantas coisas que chegamos a falar porque nada é do jeito que queremos?
“Que absurdo eu chegar a esse ponto! Porque D'eu reclamar?”
Se estou aqui é porque eu conquistei o dia; é porque venci a luta do dia! Não tenho porque reclamar.
Perdoe-me Deus…

Inserida por LucasCoelhu

Às vezes a vida é uma farsa

Às vezes a vida insiste
em me chamar pra sair
Mas eu estou lá,
sentado na frente da TV
assistindo algum programa idiota
.
E eu não sei quem são
os personagens
E nem sei seus nomes
Mas não gosto daquelas
maquiagens e figurinos
com seus chapéus, calças e botas
.
Talvez eles também não gostem
Talvez a vida apenas
também não tenha
os chamado pra sair
.
E talvez a vida
nunca os chamem pra sair
Estão tão presos dentro daquela
velha tv, que já nem ouvem
mais o chamando
.
E podem!
Porque não vão?
-Não sei
Mas acham que eu tenho inveja?
Inveja eu tenho de quem
não precisa trabalhar
e não precisa pedir
.
Uns estão ganhando dinheiro,
outros gastando,
mas poucos estão
realmente vivendo
Eles vivem?
Eu sobrevivo
Espero um motivo
Ou prefiro continuar
aqui sentado
.
À menos que a vida
me chegue sorrindo
E não com essa cara
de personagem idota
com seu figurino
de chapéu e bota (Falsa)

Inserida por joe_monteiro

Esqueça as poesias velhas
As velhas roupas desbotadas
As velhas meias
Os velhos sapatos

Esqueça as velhas risadas
As canecas velhas
de café passado
Esqueça os velhos assuntos
Os velhos romances
As velhas mulheres
com suas belas tetas
Ah!! Esqueça também daquele velho
perfume de cheiro enjoado
que você odeia

Esqueça os velhos lugares
Aqueles os velhos olhares
Aqueles os velhos tempos
Ah, tempos!
Esqueça

As vozes na tua cabeça
As vozes
Esqueça

As vozes às vezes
fazem muito barulho,
mas você não tem que ouvir
sempre as mesmas
velhas histórias

E jogo fora o toco do cigarro
Me levanto
e sigo

Mas sem saber onde ir

Inserida por joe_monteiro

Sonhos de papel

Andava descalço, tinha o aparato somente de seus sonhos e sempre notava que as pegadas deixadas naquele pequeno acampamento onde a poeira levantava a cada passo dado, o vento desfazia, não deixando que as mesmas se moldassem na areia. Já notava aquela pequena silhueta passando pomposa, mas sem nenhuma pretensão. Andou por mundos obscuros e brincou de viver machucando e sendo machucado. Viveu amores, mas, como amores são coisa da vida esta procurou de alguma forma fazer deles um aparte. Talvez tenha tentado agregar cada momento em um capitulo único de sua existência mas não conseguiu, ficando a vagar entre passado e presente até reencontrar em sonhos de papel aquela pequena silhueta que passou a ser uma esperança, talvez tenhamos brincado de viver pois não procuramos a segurança de um laço seguro, os nós se desfizeram e hoje vejo que não se tratou de algo mais do que sonhos de papel.
(pauloclopes)

Inserida por pauloclopes

Apenas siga!
Isso mesmo, não importa o que aconteceu, o que te falaram ou o que não te falaram, siga em frente. Porque quando você levantar a cabeça irá ver que a frente tem um belo destino que ainda pode ser traçado por você, e aí o que tá esperando?!
Vai lá, pega suas coisas, se possível pegue uma mala e leve consigo apenas o que deseja, apenas o que vai te fazer bem nesse novo caminho, mas se quiser ir sem nada, também vá. Mas leve coragem para que você consiga se aventurar no caminho, leve bom ânimo também, tá pensando que o caminho é curto?!
Se enganou! É longo e requer ânimo e vontade, tendo vontade de ir, você irá chegar tão longe que nem ira acreditar.
Apenas siga, em frente é claro!

Inserida por JoyceBritoo

Lá vem deslizante
Não sei se vem ou se vai
Não sei se lava
Ou se retrai

Lá vai água boa
Que lava meu sorriso
Ou em beleza magma
Se torna lágrima

Vertente sem pegada
Como nada engraçada é perigo
Um sem abrigo
Sorriso ou dor não sei

Lá vem água boa
Meu sorriso assim define
Pois passeia em meu corpo
E torto no horto sou oco

Lá vai água boa
Que lava
Enxágua
E me banha

Me assanha
Me alegra
E em nenhum momento
É tormento

Porque água tudo lava
Água tudo leva
Água banha
Assanha
Acalma

Água lava a alma
Quando a tristeza bate
Quando não nos queremos
Quando de nós nos perdemos

Lá vai água boa
Não sei se vai ou se vem
Não sei se é magma
Não sei se é lágrima

Inserida por Lupaganini

A casa da Vovó

A casa da vovó era tão grande, lá eu me sentia Latifundiário em vinte metros quadrados, lá eu subia no muro que parecia o de Berlim , lá eu subia nas Goiabeiras, nas pitangueiras e não tinha medo de subir, de cair, de sussuarana e nem tão pouco de perder a hora do almoço porque eu sabia que meu anjo envelhecido ali estava para me lembrar ,carinhosamente , que meu prato preferido estava na mesa.

A casa da vovó era tão grande , lá , no quintal, tinha uma enorme pedra, que hoje, diante de meus olhos nem tão grande era assim!

Lá às formigas eram gigantes, as flores mais coloridas , o suco mais doce e os biscoitos mais crocantes. Lá tudo ficava gostoso, até a couve que mamãe fazia e pedia pra vovó colocar em meu prato. Lá verdura era carne tenra.

A casa da vovó era meu itinerário preferido e ela a guia turística mais fantástica que eu já conheci .Meu passeio preferido, meu colo preferido, meu abraço mais quente e meu sim constante.

A casa da vovó era tão grande e se tornava maior por tanto carinho, tanta generosidade, tanto amor. Não cabia em suas intenções tanto carinho, expresso em apenas um olhar, um aconchego ou um sabonete e um talco quando ela ,de mãos dadas comigo, íamos receber sua pensão.

Assim a casa da vovó era uma mansão , tamanhos cantos que tinha, tamanha a vontade de agradar, tamanho o tamanho daquele envelhecido coração.

A casa da vovó, a casa da vovó era minha esperança de crescer , crescer e encontrá-la , envolver meus bracos pequeninos em seus bracos envelhecidos, ou o contrário ou ,simplesmente falar baixinho:

-Vó pede pra minha mãe deixar eu ficar aqui hoje? Pede vó , pede!

E ela com aquele sorriso conivente me abraçava e dizia:

-Pode deixar, ficaremos juntas mais um dia.

E eu simplesmente ,hoje envelhecida na saudade, falo:

- A casa da vovó era tão grande! Mas o amor da vovó era bem maior.

Inserida por Lupaganini

As partes boas da vida

Sabe aquela prova que gabaritou?!
Aquela comida boa que provou?!
Aquela menina linda que beijou?!
Essas e outras são as partes boas da vida

A vida é feita de altos e baixos
Brigas e reconciliações
Textos e contextos
Certezas e confusões

Mas sempre tem algo bom
Sempre tem algo que te faz gostar de viver
E no meu caso...
Esse algo é você

Inserida por eleonora_avello

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp