Textos Escritos por Paulo Mendes Campos
Para que haja a comunicação é preciso que as pessoas "ouçam" a linguagem do nosso coração, pois, em matéria de afeto, os sentimentos sempre falam mais alto que as palavras.
É por essa razão que um beijo, revestido do mais puro afeto, cura a dor de cabeça, o arranhão no joelho, o medo do escuro das crianças.
As pessoas podem não entender o significado de muitas palavras, mas sabem registrar um gesto de amor e carinho.
Se você estiver "lá embaixo", sentindo-se pouco valorizado, quando, certos de seu "desaparecimento", os outros jogarem sobre você a "terra da incompreensão, da falta de oportunidade e de apoio", lembre-se.
Não aceite a terra que jogaram sobre você, sacuda-a e suba sobre ela.
E quanto mais jogarem, mais você vai subindo... subindo... subindo
Bambu Chinês, depois de plantada a semente deste incrível arbusto, não se vê nada, absolutamente nada, por 4 anos – exceto o lento desabrochar de um diminuto broto, a partir do bulbo.
Durante 4 anos, todo o crescimento é subterrâneo, numa maciça e fibrosa estrutura de raiz, que se estende vertical e horizontalmente pela terra.
Mas então, no quinto ano, o bambu chinês cresce, até atingir 24 metros".
Você trabalha, investe tempo e esforço, faz tudo o que pode para nutrir seu crescimento, e as vezes não se vê nada por semanas, meses ou mesmo anos. Mas, se tiver paciência para continuar trabalhando e nutrindo, o "quinto ano" chegará e o crescimento e a mudança que se processam o deixarão espantado.
O bambu chinês mostra que não podemos desistir fácil das coisas... Em nossos trabalhos, especialmente projetos que envolvem mudanças de comportamento, cultura e sensibilização para ações novas, devemos nos lembrar do bambu chinês para não desistirmos fácil frente às dificuldades que surgem e que são muitas...
A vida lhe dá de volta tudo o que você diz, tudo o que você deseja de bem e mau aos outros. A vida lhe devolverá toda blasfêmia, inveja, incompreensão, falta de honestidade, que você desejou, praguejou as pessoas que lhe cercam.
Nossa vida é simplesmente um reflexo das nossas ações. Se você quer mais amor, compreensão, sucesso, harmonia, felicidade, crie mais amor, harmonia compreensão, no seu coração.
Se agir assim, a VIDA lhe dará FELICIDADE, SUCESSO, AMOR das pessoas que lhe cercam.
Em nossa vida, muitas vezes, temos que nos resguardar por algum tempo e começar um processo de renovação.
Para que continuemos a voar um vôo de vitória, devemos nos desprender de lembranças, costumes e outras tradições que nos causaram dor. Somente livres do peso do passado, poderemos aproveitar o resultado valioso que uma renovação sempre traz
A maioria das pessoas estabelece datas especiais para manifestar o seu amor pelo outro: é o dia do aniversário, o natal, o aniversário de casamento, o dia dos namorados.
Para elas, expressar amor é como usar talheres de prata: é bonito, sofisticado, mas somente em ocasiões muito especiais.
E alguns não dizem nunca o que sentem ao outro.
Acreditam que o outro sabe que é amado e pronto.
Não é preciso dizer ... já parou para pensar nisso?
O Poder das Palavras.
O Universo sempre apoiará tudo o que dissermos, escrevermos ou pensarmos a nosso respeito e isso acabará se manifestando em nossa vida como realidade. Enquanto afirmarmos que tudo vai mal, que nossa aparência é horrível, que nossos bens materiais são ínfimos, a tendência é que as coisas fiquem piores ainda, pois o Universo as reforçará. Ele materializa em nossa vida todas as nossas crenças.
Portanto acredite em si.
Os atos que colocam colorido especial nas vidas são pequenos, silenciosos, e podem se manifestar a qualquer tempo. É suficiente querer, usar a imaginação e deixar extravasar o coração.
Se nunca brindamos alguém com flores, com um cartão escrito de próprio punho; Se nunca surpreendemos alguém com uma festa surpresa, um presente inesperado, tentemos hoje.
"Hoje é sempre o melhor tempo para começar, então que sejamos portadores dessa felicidade"
Às vezes me pego contrariado, pois percebo que as buscas foram em vão.
Mas ai que vem a verdadeira lealdade consigo mesmo, buscar respostas onde ninguém a procurou, transforma-se em surdo enquanto todos dizem que o caminho escolhido é o errado.
A meta estabelecida só acontece quando nosso propósito é real e verdadeiro.’.
Alguns provérbios da sabedoria judaica, organizados por Arnaldo Niskier:
DENTES: se não podes morder, é melhor não mostrar os dentes.
APRENDER: aprendi muito com meus mestres, mais com os meus companheiros, e mais ainda com os meus alunos.
ÁGUIA: uma águia não caça moscas.
BÊNÇÃO: as bênçãos são bênçãos para quem abençoa, e as maldições são maldições para quem amaldiçoa.
CONTEÚDO: não olhes a jarra, mas o que ela contém. Há jarras novas que contêm vinho velho e delicioso e há jarras velhas que nem sequer contêm vinho novo.
ELOGIO: quando você vive bastante, é acusado de coisas que nunca fez e elogiado por virtudes que nunca teve.
GERAÇÃO: bem-aventurada a geração em que o grande aprende com o pequeno.
HONRA: não é o lugar que honra o homem, mas o homem que honra o lugar.
CALÚNIA: a língua que calunia mata três pessoas ao mesmo tempo: a que profere a calúnia, a que escuta e a pessoa sobre a qual se fala.
Problemas fazem parte da nossa vida, porém não deixe que eles o transformem numa pessoa amargurada. As crises vão estar sempre se sucedendo e às vezes você não terá escolha. Sua vida está sensacional e de repente você pode descobrir que sua mãe está doente; que a política econômica do governo mudou e que infinitas possibilidades de encrencas aparecem.
As crises você não pode escolher, mas pode escolher a maneira como enfrentá-las. E, no final, quando os problemas forem resolvidos, mais do que sentir orgulho por ter encontrado as soluções, você terá orgulho de si mesmo.
ESTAREI ESPERANDO NO FIM DA ESTRADA
Estarei esperando por ti no fim da estrada...
Não importa se é manhã, tarde, noite ou madrugada... Lá estarei no fim da estrada, pra mostrar-te que ainda poderás ser amada...
Oh!!! Por mim, jamáis serás humilhada...
Quero que sejas o motivo da minha gargalhada...
Lá estarei no fim da estrada...
Como é bom ver-te a mim agarrada, e pela chuva seres molhada...
Por mim, nunca serás maltratada....
Não permitirei que sejas levada pela enxurrada... Oh!!! Não te sintas acorralada, minha amada...
Lá estarei no fim da estrada...
Tudo isto pra ti pode não significar nada... Mas saíba, que lá estarei no fim da estrada...
Oh!!! Minha amada!
Autor: Paulo Isaac
Eu esperei por décadas encontrar alguém que me desse o amor recebido,
Eu cultivei por décadas o amor em alguém pedindo que o retribuísse,
E eu cobrei um dia por não ter o mesmo sentimento dela, envolvido!
Eu me entreguei, sem pensar, e mergulhei de cabeça,e por alguns instantes me senti iludido!
Eu esperei uns dias para me afastar desse conflito,
Quando dei por mim e abri os olhos,percebi que tinha jogado fora o único amor verdadeiro por mim recebido!
A gente não ama forçado e não força para amar,
Cada um no seu tempo, DOE-SE SIM, de corpo e alma, inteiramente se achar verdadeiro!
Mas sem esperar nada em troca, pois só vamos colher aquilo que realmente plantaremos! Quando o amor bate, se o nosso coração aceita, ele nos devolve, não na mesma intensidade, não no mesmo jeito de se declarar, mas sim com a mesma verdade!
Ame, apenas dê valor ao que sente! Quem te ama por inteiro valorizar-a também!
O que nos sufoca, o nosso coração não suporta! Deixe eu lhe roubar o ar somente quando estiver te beijando! O que nos somam são os pequenos detalhes!
AMO SIM, ESTOU VIVENDO!
COM A PONTA DOS DEDOS
Estes versos são teus.
Quero falar-te de amor,
mandando os versos meus,
como quem te manda flor.
Quero te amar com carinho.
com jeito e com finura,
suave, devagarzinho,
com poesia e ternura.
quero roubar teus pedaços,
com a ponta dos dedos
como cego lendo os teus traços.
Quero sentir o teu cheiro,
afugentar os teus medos,
beijando o teu corpo inteiro.
UMA HOMENAGEM AO POETA FAJUTO
Oh! Tu poeta fajuto,
que de rima nada entendes,
então porque tu pretendes,
vestir a arte de luto !
Larga disto vai embora,
cuida do simples agora,
pois poesia tem sua hora.
É riso da alegria,
lágrima de quem chora.
Pra poetar manda a regra,
tem compasso e harmonia,
além do som que a integra,
tem alma tem poesia.
segue ...
Fala de algo profundo,
tirado bem lá do fundo
tirado bem lá do fundo,
da alma do seu autor,
em que o ódio e cantado
ou é louvado o amor.
O poeta nasce feito,
quem não é não tem jeito.
Quem não é não tem jeito,
junta palavras vazias,
não sabe fazer direito,
ou só compõe porcarias...
Disse um tolo autor: *
" O poeta é um fingidor "
Aquele que sente a dor,
e que " deveras" a sente,
se sente logo não mente,
pois sente a dor realmente !!!
segue...
Versos são os pedaços,
tirados do coração
tirados do coração,
de quem sabe versejar.
O músico faz a canção,
o poeta vem então,
com o seu verso completar.
E depois de construído,
a obra que lhe aprouve,
é doce para o ouvido,
é arte para quem ouve.
E não adianta tentar,
só pode quebrar a rima,
aquele que vem de cima,
e que sabe versejar ...
* Fernando Pessoa
Que mal o homem pode causar,
que dor ao coração feminino ele pode criar...
Se adão foi Criado do Barro e Eva de uma
de suas costelas.
era pra juntos casarem.
amarem amarem, um ao outro
olharem e acordarem se olhando
lembrando relembrando dos momentos
dos carinhos dos abraços que mais ficaram
no pensamento ...
enxugarem as lagrimas de desespero
e participarem dos sorrisos de felicidades...
na tristeza ou na dor
na saude ou na doença
até que a morte os separe...
Nossos corações com os problemas
com os nossos dia-a-dia
parece que fica um vão
um oco ,um vago sem fim.
parece que não pulsa,
parece ser de pedra, sem se importa.
mas quando fica a sóis contigo quer encontrar.
por ti parece que está a chorar, a buscar.
e quando te encontra no teu ombro quer descançar.
teus carinhos quer ganhar e pra voçe quer se entregar.
A vida se vai, a criancisse se foi!
o emprego chegou, as contas pagou...
mulher arranjou, um filho nasceu.
os problemas quase me enlouqueceu.
e os teus sonhos, uns realizou,
outros nem seguer tentou...
estudos ?desejos?
momentos vividos, nem a sabedoria
tenho mais ,o meu cerebro não comporta mais...
um caminho queria andar ,mas as pernas não
aguentam tanto .
a vida se vai ,a juventude se foi ,a aposentadoria
chegou , e um dia o meu Deus me levou.
eu quero ser cheio de amor mas se no meu vaso de barro houver rachaduras que a beleza da vida me traga um motivo marcante pra me encher outra vez....
que a rachadura seja tampada , e tomara que as revira-voltas da vida não me faça
rachar outra vez... Pois o liquido do amor dá força a qualquer fraco, e até
um poeta pode um dia secar ...
Vejo meus versos estão tão pedidos
Buscando Olhares tolos ao ar
Minhas palavras não te sentido
Tornam-se distorcidas
O quanto esperei
Nossa melodia tocar
Jamais estive em outro tom
Talvez em algum momento tenha esquecido
Como e fácil sonhar ao seu lado, talvez tenha sido um tolo
Fecho meus olhos com medo de você me deixar
Mas tem peço Que nunca pense em me deixar
Minha musica e você em todos os momentos
O que falta para você ficar, talvez uma prece
O que espero da vida, só existe se for com você
Dizem que sempre existe outra chance de se amar
Chances estas que não quero passar
Fecho meus tantos momentos que tivemos
Por favor, não deixe de tentar
Você e meu grande sonho
Você sempre será
Minha vontade de viver
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp