Textos e poemas
Quando tua alma se tornar um lugar de dor e angústia, lembre-se: Não é sobre o motivo. É sobre você.
Sei que é difícil, leva tempo, mas uma hora as densa noites da alma passam, o sol da vida brilha e quiçá, chuvas de felicidades, valores e amor sejam o começo de uma grande colheita.
F.Fidelis
Filosofia de fim de tarde
"Era uma vez
Uma paixão de contos literários que fez
Dois corações se apaixonar de vez
Era uma vez
Era uma vez
O meu cupido que se achava o espertalhão
Deixou uma flecha cair no chão
E eu pisei
Logo em seguida, na minha frente veio uma menina
Com violão na mão cantarolando umas cantigas
Cantei pra ela e ela disse
Nossa, que voz linda! Me encantei..."
Na caminhada da vida temos altos e baixos. Caímos e levantamos, quantas vezes forem necessárias.
Descobrimos que a vida é uma bênção de Deus, mas, para sobreviver, temos que seguir. Mesmo que seja difícil, decepcionamos, na verdade, por criar expectativas. É rui, não acho. A vida, sendo só realista, não nos faz aprender. Sim, tem aquelas decepções que nos fazem evoluir, aprender.
Não, diria ser uma pessoa amarga.
Mas, perceber que nem sempre era uma amizade e sim, interesse por algo que o outro precisasse.
Na nossa jornada, temos que compreender que sempre será solo, você é Deus.
O resto é que você precisa viver em uma sociedade, e viver em sociedade, às vezes, vamos precisar do outro.
Ou seja, sua caminhada, às vezes, não depende só de você, é, sim, de suas ações.
Continue sua jornada, pois, ela está só na metade.🦋🦋🦋
Estou partindo...
Fechei a porta,
e as chaves deixei com ternura
lembranças doces, vividas sem amargura.
Desculpa-me
por não ter regado todos os dias o seu jardim...
Sei que algumas flores murcharam...
Mas já, já estarão belas outra vez.
Afinal, é primavera!
Tua casa é aconchegante,
dá vontade de ficar,
de morar eternamente nela...
Mas meu tempo se esgota,
o sino já toca,
e eu já não posso mais me demorar.
O Maquinista está com pressa
não quero atrapalhar.
Preciso ir antes que anoiteça,
preciso ver a estrada com clareza.
Se você fosse ar, eu te respiraria,
Em cada suspiro, tua essência eu sentiria.
Nas brisas leves, teu toque seria,
Em meu peito, teu nome eu guardaria.
Seria o vento que me guia o caminho,
A calma nos momentos de desalinho.
No silêncio da noite, teu sussurro,
Um segredo que só o coração escuta no escuro.
Se você fosse ar, meu alento,
Teu ser viveria em cada momento.
E assim, entre o céu e o mar,
Eu viveria pra sempre, só pra te respirar.
A maioria das vezes que amei, eu amei sozinha, mas não deixou de ser amor por isso.
O fato é que muitos querem receber o amor
E se apegam a isso, quando nunca soube dar o amor, as vezes, nem a si mesmo.
Quem eu amei nao pode apagar as poesias escritas em seu corpo,
Nem o afeto e o apego que li dei,
Isso pra mim não é perda, é ganho!
A gente só reparte o que tem sobrando!
Em mim so tem amor,
Por isso nunca fui mesquinha em amar,
Não existia vazio nas palavras,
Nenhum esforço foi desperdiçado.
Todas as vezes em que me permitir, eu amei desesperadamente.
E quando meu amor não encontrou abrigo no outro, voltou pra mim e descansou novamente em meu peito..
Porque talvez, o amor não seja sobre reciprocidade e sim sobre entrega..
Meu amor é meu,
Entrego quando bem entender..
Meu amor sou eu mesma!
É ninguém me rouba de mim.
Na busca pelo prazer, é crucial lembrar que nem tudo o que encanta no momento traz alegria duradoura. Muitas vezes, o prazer imediato esconde armadilhas que levam à dor e ao arrependimento.
Escolher o prazer requer discernimento. Reflita sobre o que está por trás dessa escolha e suas consequências. A verdadeira satisfação não está no imediatismo, mas nas decisões que trazem paz e plenitude.
Vive intensamente, mas com sabedoria. O prazer genuíno é aquele que enriquece a alma, e não o que a corrói.
Borboletas e Poesia!
Desejamos a todos um novo ano repleto de Fé, Saúde, Esperança. Novos projetos em todas as áreas, sejam pessoas ou profissionais. Respeito por você e pelos outros. Empatia sempre, o que você quer para você, deseja e queira ao outro. Reciprocidade sempre.
Respeite as opiniões contrárias à sua. Sabedoria e paciência para poder esperar o momento certo.
Seja a pessoa legal da rede social na vida também.
Tentem e sejam seres humanos melhores.
Sabendo que suas ações influenciam você e os outros, seja positiva ou não. Então, muito cuidado com suas atitudes, palavras.
Um 2025 de novos recomeços que sejam de luz e paz a todos!🦋✍🏻
Rosa!
Às vezes, exuberante, às vezes aveludada, às vezes branca, rosa, vermelha, vinho, laranja, amarela, chá. As cores são só um detalhe entre pétalas, curvas e espinhos.
Sim, ela é espinhosa às vezes, para se defender, às vezes, consegue, outras não.
As pétalas vão caindo lentamente.
Sim, às vezes ela não se defende para se mostrar bela aos olhos dos outros.
Mas nem sempre é vista como deveria ser.
Aí, ela vai se desfazendo, pétalas por pétalas ou de repente, se desfaz de uma vez só, ou mucha, ficando seca.
O que outrora era lindo aos olhos de todos!
Mas, não especial para um.
Morre!
Morre tudo que um dia existiu.
As cores, o encanto.
Ela morreu, triste e só.
Pois, acreditou, que gostavam de contemplar sua beleza.
Mas ela abriu mão do que tanto a defendia, os espinhos.
Ela morreu por confiar...🦋🦋🦋
Acima de toda tristeza e toda solidão
Há um Nome, o Nome de Jesus
Acima de toda doença e quando não há solução
Há um Nome, o Nome de Jesus
Sobre este lugar, declaro Jesus
O ambiente é transformado, mortos são ressuscitados
Eu declaro Jesus e já posso ver
O milagre acontecendo, salvação e avivamento
Bom dia!
Pare de se culpar. O que está feito, está feito. O passado não pode ser mudado, mas o presente está em suas mãos. Cada dia é uma nova oportunidade para aprender, crescer e recomeçar. Deus nos dá o dom da vida para que possamos seguir em frente, sem o peso das falhas, mas com a sabedoria que elas nos trazem.
Respire fundo, levante a cabeça e caminhe com fé. Seu futuro não depende dos erros que ficaram para trás, mas das escolhas que você faz hoje.
Que seu dia seja leve, abençoado e cheio de novas possibilidades!
A vida, às vezes, pesa
E escurece o coração,
Mas sempre há uma saída
Pra quem busca a redenção.
Você mostrou que é forte,
Que há sempre uma solução.
Quando o copo era a fuga
E o caminho se perdeu,
Havia um caos em volta,
E um vazio que cresceu.
Mas no fundo desse abismo
Um novo homem nasceu.
Quarenta e dois dias foram
De uma luta sem parar,
Cada dia, cada passo,
Era um jeito de mudar.
Foi sua tia que chegou
Pra te ajudar a levantar.
Uma visita simples
Mas cheia de compaixão
E os que acreditavam em você,
Persistiram na oração
A Deus toda honra
pela sua transformação
Quando a bebida se foi
E a luz voltou a brilhar,
Você escolheu outro rumo,
Outro jeito de caminhar.
Recomeçou a viver,
Recomeçou a sonhar.
Nunca é tarde pra vencer,
Pra voltar a acreditar.
Voltou aos estudos, firme,
Sem jamais desanimar.
Cada página virada
Te fez mais forte a lutar.
Ao teu lado, a companheira,
Cúmplice no dia a dia.
Reconstruindo juntos a casa,
Um sonho que se erguia.
Tijolo a tijolo, enfim,
Erguendo a própria alegria.
Mas essa casa é mais que lar,
É o símbolo de quem você é,
De quem caiu, se levantou,
E hoje, com orgulho,
permanece em pé.
Nunca é tarde pra sorrir
Quando a dor te abater,
Nem pra ser inspiração
A quem não sabe o que fazer.
Você é prova viva
Que é sempre hora de crescer.
Nunca é tarde pra abraçar
Um futuro a conquistar,
Pra ver que cada batalha
É motivo pra celebrar.
Você, tio Walmar, é exemplo
De quem sabe transformar.
Se algum dia o vento vier
E tentar te derrubar,
Lembre-se de quem você é,
De tudo que soube mudar.
E que sua jornada inspira
A todos que te amam
a sempre recomeçar
Uma vez, alguém me perguntou: 'Quem é você?' Isso aconteceu após dois dias de conversa. Respondi: 'Sou um cara que trabalha consertando e instalando ar-condicionado.' Ela então disse: 'Por que você ajuda as pessoas sem cobrar nada? Você ajudou no meu casamento, ajudou minha irmã no relacionamento dela com o namorado. Nunca cobrou nada, sempre ajuda sem pedir nada em troca, ensina coisas para desconhecidos sem receber nada por isso. Então, quem é você?'Senti algo dentro de mim se agitar. Pela primeira vez em muito tempo, decidi ser completamente honesto. Respondi: 'Sou um espírito antigo. Não sei lidar muito bem com as pessoas, não as entendo completamente. Na maioria das vezes, fico pensando em como posso ajudar. Talvez em outra vida eu não tenha conseguido ajudar ninguém, e nesta quero fazer a diferença. Pode ser também que minha família, que nunca me deu amor e muitas vezes me rejeitou, influencie meu desejo de ajudar. Tive uma infância difícil, mas não quero que sintam dó ou pena de mim. Acredito que muitas coisas que me aconteceram foram predestinadas. Temos apenas 0,03% de livre arbítrio, pois sofremos influências tanto da luz quanto das trevas.'Ela insistiu: 'Tá, mas quem é você? Você enrolou, mas não respondeu.'Foi então que uma memória distante emergiu. Com a voz trêmula, disse: 'Quando eu era criança, havia uma senhora que vivia na rua perto de casa. Sempre que podia, eu levava comida para ela. Um dia, ela me disse: "Você tem um coração puro, mas vive em um mundo cruel. Não deixe que isso o endureça." Essas palavras nunca me abandonaram. Talvez seja por isso que ajudo os outros, para provar a mim mesmo que ainda posso ter um coração puro. Mas a verdade é que, quanto mais ajudo, mais me sinto perdido. Mostro o caminho para os outros, mas não consigo encontrar o meu próprio. A cada dia, me sinto mais afogado em mim mesmo, preso em meus próprios pensamentos. Talvez seja por isso que ajudo, para esquecer de mim mesmo.'Ela me olhou, os olhos cheios de compreensão e empatia. 'Você ajuda os outros porque é assim que se encontra, não é? No ato de dar, você descobre pedaços de quem você é. Talvez você nunca encontre todas as respostas, mas no caminho, ao ajudar, você está vivendo a sua verdade.'Então, uma lágrima solitária escapou de meus olhos. Percebi que ao ajudar os outros, estava tentando resgatar partes de mim mesmo, partes que o tempo e a dor haviam fragmentado. 'É isso,' disse, a voz embargada. 'Estou tentando me redescobrir em cada ato de bondade, tentando me lembrar de quem fui antes que o mundo me endurecesse.'Ela sorriu, uma mistura de tristeza e esperança. 'Talvez a verdadeira questão não seja "quem é você?", mas "quem você está se tornando?" Cada ato de bondade é um passo para se reencontrar, para se reconstruir.'E assim, percebi que meu caminho não estava perdido, apenas inexplorado. Que na busca por ajudar os outros, eu estava, na verdade, tentando salvar a mim mesmo. E você, sabe quem você é e por que faz essas coisas?.
No cerne da existência humana reside a busca incessante pelo autoconhecimento e significado. Desde os tempos antigos, filósofos têm contemplado a natureza do ser e a essência da vida. Sócrates afirmou que "a vida não examinada não vale a pena ser vivida", enfatizando a importância da introspecção e do questionamento contínuo.O ato de ajudar os outros, muitas vezes, é visto como um caminho para a autorrealização. Aristóteles argumentava que a felicidade verdadeira é alcançada através da prática da virtude, e que o bem-estar pessoal está intrinsecamente ligado ao bem-estar dos outros. Ao servir os outros, não só melhoramos suas vidas, mas também encontramos propósito e realização em nossas próprias.Em um mundo onde a escuridão e a luz coexistem, nossas ações refletem nossas escolhas e influências. Carl Jung, o psicólogo suíço, falou sobre a dualidade da natureza humana e a importância de integrar tanto a luz quanto a sombra em nossa psique. Aceitar nossas fraquezas e forças nos permite viver uma vida mais completa e autêntica.No final, o que nos define não são apenas nossas ações, mas a motivação por trás delas. O caminho para o autoconhecimento é longo e cheio de desafios, mas cada ato de bondade nos aproxima de nossa verdadeira essência. À medida que navegamos pelas complexidades da vida, ajudando e sendo ajudados, construímos um mosaico de experiências que, juntas, revelam quem realmente somos.
AMOR E GRATIDÃO (BVIW)
Diz o ditado “que o amor com amor se paga”. Infelizmente há algumas controvérsias, nem sempre é assim e muitas vezes o benfeitor, não ganha nem a gratidão. É maravilhoso ver o reconhecimento das pessoas nas lições de vida, nas histórias de famílias, de amigos, nas empresas, nas escolas, enfim na sociedade. O amor é uma troca, e não vem somente de um lado, embora muitas vezes, quem faz com amor mesmo, as vezes nem pensa em recompensa, mas sim no carinho da gratidão.
O mundo seria melhor se a palavra amor fosse mais bem vivenciada, teríamos mais humanismo e haveria menos guerras, e mais empatia. As pessoas seriam mais respeitadas em suas escolhas e opções, cada uma seguiria o seu destino sem tantos estigmas, pois o preconceito e falta de amor geram traumas, tristezas e exclusões.
Infelizmente vemos na humanidade monstros e narcisistas, sem nenhuma compaixão pelo outro, muitos só pensam em enriquecer, explorar o outro, enfim temos exemplos na história. Para muitos a palavra fraternidade, liberdade e igualdade passam longe de suas vidas, sem visão do mundo, sem visão até mesmo da causa e efeito que vai gerar no futuro para si mesmo.
Tema livre BVW, escolha de um ditado popular
05/09/22
Outubro chegou...
Com ele, vários momentos, e datas especiais.
Outubro rosa
Crianças e dia de Nossa Senhora da Aparecida.
Esse é ano de eleição, momento importante, e logo amanhã segundo dia.
Que todos os brasileiros lembrem-se de todos na hora do seu voto e não só de si!
Que seja um mês abençoado com todas as cores, não uma ou outra específica.
Desejo um ótimo mês a todos.🦋🦋🦋
Ei Joaninha 🐞 o que vc faz aqui
Eu vim pra casa da Faffaela pra me divertir
E quando nós vamos embora o que vc faz então
Eu vou para o
Quarto para o baile do vacão
Vacão vacão vacão é o baile do vacão
Vacão vacão vacão é o baile do vacão
E quando vc pensa que acabou o estouro
Sabe quem eh que entra e o tal touro de ouro
Ouro, Ouro, Ouro, lá vem o Touro de Ouro
Ouro, Ouro, Ouro, lá vem o Touro de Ouro
E quando vc acha que eh hora de dizer tchau
Quem sobe no nosso palco é a vaca de cristal
Au, au, au, é a Vaca de Cristal
Au, au, au, é a Vaca de Cristal
Vacão vacão vacão é o baile do vacão
Vacão vacão vacão é o baile do vacão
Inversão
O mundo está cada vez mais doido, valores são invertidos e tudo aquilo que nossos pais nos ensinaram acabam ficando para trás. A grande culpa disso tudo é a falta de metas para a vida. As pessoas, não no geral, acabam passando por algumas desilusões e passam a “perseguir” outras pessoas.
Inversão de tudo aquilo que acreditamos um dia em ser o correto a se fazer, deixamos de acreditar nas pessoas por pouca coisa e queremos que os outros façam aquilo que nos é conveniente. A falta de personalidade e confiança começam a tomar conta e assim nasce uma pessoa ruim. Atualmente o mundo passa por um momento crítico, onde doenças surgem para assolar a humanidade e como não bastasse uma pandemia, vem uma guerra para matar mais pessoas. Não vejo nenhuma vantagem em querer agredir ou denegrir a imagem do próximo. Falta de respeito, fingir ser amigo, incapacidade de se relacionar e impor algo aos “amigos” tudo isso surge para deixar claro que você mudou e mudou para PIOR.
Não adianta buscar ajuda profissional se você faz tudo de forma errada, que ouve e não busca o entendimento do que lhe é passado. Sabe aquele dito: faça o bem sem olhar a quem. Pois, não só leia ou diga essa frase da boca para fora, PRATIQUE-A.
“Eu aprendi que liberdade não é ter autonomia de ir e vir, é poder de fazer o bem sem olhar a quem, e fazer; esta liberdade faz e dar vida, sentido, esperança e amor à vida! ” Marcos Vinícius Trindade — Pensador.
Sou grato pelos poucos e verdadeiros amigos que ao longo da vida, conquistei. Decidido do que quero para minha vida, sigo! E recomendo a todos que a felicidade e o amor ao próximo são o melhor caminho. Que Deus sempre esteja contigo onde for! Vamos reverter essa inversão, pois é o correto a se fazer.
Sejamos todos felizes.
Atenciosamente,
Carlos E. S. Martins.
A saudade me acena
na imagem pequena
de um antigo retrato.
A saudade é cruel, e a solidão é perversa, me faz lembrar de cada detalhe seu, LEMBRO das nossas conversas. Lembro que eu te fazia sorrir, lembro que um dia você parou, pensou e disse, você o motivo pra ainda eu existir. MAs hoje o que resta é aquela imagem pequena,, e
a saudade me acena nessa
imagem pequena
de um antigo retrato
Retalhos meus...
Sou feita de retalhos… alguns coloridos, outros desgastados.
Sou feita de retalhos… cada retalho, uma experiência, que me leva a transformar, há me construir como eu sou.
Retalhos de felicidades, são os momentos que vivi, foram inúmeros, são únicos.
Retalhos de amor, esse retalho é especial, pois, amor, é algo especial.
Retalhos de decepção, quem não os tem.
Retalhos de superação, as superações foram muitas, quem não tem seus desafios a superar. Penso que sou a resiliência em pessoa.
Retalhos de sabedoria, esse, fui construindo em cada momento vivido, um aprendizado diferente, ainda em construção...
Retalhos de compreensão, tentando me compreender para pode entender o outro, difícil.
Retalhos de transformação, pois, cada retalho foi me construindo. Pude entender que a vida é um ciclo de mudanças e conhecimento, e cada retalho faz parte da minha existência...🦋🦋🦋
eu e você
não servimos um para o outro
nós dois somos feitos de
pó de estrela e
fragmentos do sol
sua chama me acende
mas se sair da medida você me queima
sem evitar
a minha frieza te assusta
você não entende as minhas fases
e não sabe lidar com elas
isso nos machuca
eu sou sua incógnita
e você é meu karma
pessoas nascem destinadas a
se encontrarem
tenho certeza que existe amor
mas amor é sobre liberdade e cuidado
talvez não tenhamos entendido isso
a tempo
mesmo que nunca aconteça ou
não seja para todo o sempre
ainda haverá sua chama
em mim
e meu brilho em você
-eclipse
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp