Textos Dissertativos de Amor
Indigente
Não sei quem sou nesta vida. Fui tudo, mas não sou nada. Louco, poeta, por vezes filósofo. Intenso e verdadeiro, por vezes ingênuo. Sou um idiota que ama a vida, um amor platônico com sabor de infinito.
Tantas vezes me feri, mas sorri. Não sei de onde vim, nem para onde vou. De tudo que me resta, não tenho pressa para chegar a um lugar que desconheço. Conheci pessoas, amei, sofri, vivi. Não sei se da maneira certa, mas do meu jeito eu vivi.
De poucas coisas me orgulho, mas de nenhuma me arrependo. Sou o que sou, não um Deus, mas um homem. Fui feliz na simplicidade desta complexa vida.
Uma noite, um dia...
Já fui tratado como um fantasma,
me tornaram invisível por algum tempo,
o frio e as madrugadas zombavam do meu anonimato,
curiosamente a minha sombra reagiu a tudo em silêncio até que,
uma chegada repentina me trouxe uma mudança generosa e assim do dia pra noite comecei a ser acompanhado pelos olhares atentos da lua bem como fui recebido pelo sol com seus aplausos e abraços quentes,
hoje ao lado dela caminho vendo o mais belo horizonte.
A delicadeza está presente nas pequenas atitudes do dia a dia. É saber ouvir com verdadeira atenção, oferecer um sorriso, estender a mão para ajudar alguém em dificuldade. É também falar com cuidado, sem magoar ou ofender, buscando sempre construir pontes ao invés de muros.
Edna de Andrade
Foi me pegando devagar, aos poucos dominando
suave, doce
como a dizer te amo
foi ficando, mostrando que era para sempre
e de fato é
se sou feliz com ela?
nem um pouco, preferiria não tê-la conhecido
ela é dominadora demais
e não dá folga dia e noite
se gosto dela?
claro que não!!
maldita diabetes...
Prece Wicca:
A cantar, sorrimos ao Rosto da Lua, purgando a Terra toda
das chagas que a Mal foi aplicando no chão e nas gentes.
Benzendo o bosque sagrado e fazendo uma dança de roda,
sagramos o fel que gente má semeou, rangendo os dentes.
Bruxas somos, sim. Mas a ninguém podemos fazer mal,
porque continuamos puras e fiéis à Grande Mãe Original.
Passamos por pessoas nas ruas, damos bom dia, achamos que todo mundo é bom e que querem o nosso bem, mudamos e achamos que todos os nossos vizinhos são pessoas do bem.
Vem a vida e nos mostra que existem ladrões nas ruas, que a rua nos oferece riscos, que podemos ter um vizinho psicopata, e que também existem mulheres psicopatas, nem sempre isso estará estampado em suas faces.
A vida sempre nos ensina!
Pior de ver o mundo do lado de fora do "mundo de Alice".É quando nos deparamos com alguém de índole muito ruim, querendo roubar a nossa vida, roubar a nossa identidade, valores, crenças e manipular a todos com a sua sujeira, cheia de mentiras para se safar dos seus delitos.
Contudo, uma coisa é certa! Não há mente brilhante de uma psicopata que sobreviva a verdade, pois ela chega e chega com força e com justiça.
A verdade sempre será revelada!
Sempre desconfie de pessoas que se contradizem, que na hora da raiva, agem sem escrúpulos, que se vingam, que tem sempre aliados pra cometer deslizes e no fim "sai de baixo", que vive ameaçando os outros e que possuem grupos para difamar as pessoas pelas costas! Tome muito cuidado!
Mudar é necessário, é revolucionário.
Desapegar dos nossos erros, renascer para os acertos.
Aprender com as estações.
Deixar ir o que não serve, lapidar o que de bom existe.
Entender que o medo trava, e a fé destrava.
Para viver de verdade é necessário CORAGEM.
(Coração agindo💖) e irradiando LUZ. 🕯️
Equilíbrio incomum...
A minha vida tem sido uma roda gigante, sempre com altos e baixos,
nesse meio termo sem base sólida existe de certa forma um equilíbrio incomum, ele vai além dos meus domínios e quando eu penso que não tenho soluções ai as coisas se assentam naturalmente e eu consigo continuar a caminhar com a mesma brisa do mar saudável que me acompanha nas minhas doces lembranças e emoções.
Meu caro Marte,
Eu não sei como começar essa carta, pois eu tenho tantas coisas para te dizer, mas não sei se você vai querer me ouvir. Sei que eu não fui honesto com você.
Eu me arrependo de tudo o que eu fiz, de tudo o que eu disse, de tudo o que eu não fiz. Eu me arrependo de ter te abandonado, de ter te esquecido, de ter te perdido.
Mas eu também me sinto confuso. Eu me sinto dividido entre dois mundos, entre dois sentimentos. Eu não sei se eu amo você, ou se eu odeio você.
Talvez você esteja com raiva de mim, com nojo de mim, odiando por mim. Eu sei que você deve estar pensando em me esquecer, em me perdoar, em me matar.
Eu não sei o que você vai fazer. Eu não sei o que você vai decidir, o que você vai escolher, o que você vai sentir. Eu só sei que eu preciso de você, que eu sinto falta de você.
Por favor, me dê uma chance, me dê uma resposta, me dê uma esperança. Por favor, me diga o que você quer, o que você precisa, o que você sente. Por favor, me ame, me odeie, me mate.
Com amor e confusão,
Saturno
Bom dia !
Ao nascer do sol, todos os dias e um novo recomeço para sua vida.
Hoje levante sua cabeça e acredita que as dificuldades geradas na vida, vai ser superadas.
Aguente toda tempestade, por que Deus quer te capacitar e te fortalecer.
E fazer você acreditar, que nem sempre devemos esperar a tempestade passar, para tomarmos uma atitude.
Hoje é dia, de aprendermos dançar no meio da chuva.
Todas as dívidas, problemas e angústia, desaparecerá em sua vida.
Hoje você verá a lua no céu e dormirá em paz,.por que as bençãos de Deus, cairá na sua vida.
Você sabe reconhecer uma amizade tóxica e/ ou unilateral?
Bem, vamos lá?
Sabe aquela pessoa que só fala de si mas não te ouve?
Aquela que quando você conta um problema ela te corta no meio da fala e começa uma disputa colocando o problema dela como mais complicado e maior que o seu?
Ou então aquela amiga que está sempre pedindo sua "opinião" mas só a aceita desde que o que você fala seja a validação do que ela quer ouvir? (...)
Essas pessoas, em sua maioria, são seres extremamente egoístas, elas se colocam sempre em primeiro lugar. Ela só querem falar, falar e falar. Não existe nunca um diálogo, uma troca. Quase sempre não nos sentimos nem à vontade pra nos abrir, desabafar. Afinal, não temos opção de fala. O nosso lugar nesse tipo de relação é e sempre será de receptor e expectador.
E aí vem a pergunta: vale a pena se doar ou estar em uma amizade ou relação da qual não existe nenhuma reciprocidade?
As dores da vida não são apenas inevitáveis.
Também são úteis quando se tornam ensinamentos.
As dores da vida não precisam permanecer como tal. Elas podem se transformar em boas lembranças, quando delas extraímos as melhores essências.
As dores da vida podem se converter em caminhos. Neles encontraremos esperanças e realizaremos os novos sonhos.
As dores da vida podem acabar um dia se tornando flores, metamorfoseando nosso calvário em um belo jardim.
O que fazer quando nos sentimos impotentes diante das adversidades da vida? Nos sentimos pequenos demais a ponto de ver tudo cinza...
O que fazer quando pedimos , imploramos, mas sem retorno ,
Infelizmente nós nos sentimos tristes, infelizes, diminuídos, e sem esperança.
As pessoas realmente não sabem o quanto uma ação trás consequências...
A vida é muito breve!
E nessa brevidade, a gente começa a refletir sobre o que teria feito diferente se soubesse que aquele seria seu último dia com uma pessoa que a gente tanto amava/gostava ver partir.
Fica o vazio: a dor de não ter falado o que o coração pedia, o perdão necessário, porque simplesmente deixou para amanhã aquilo que poderia ter feito hoje. O remorso, a garganta fechada de tristeza nos faz refletir e nos faz ver que “de repente”, aquela pessoa que a gente tanto ama deixou essa terra e que nunca mais conseguiremos expressar o que tanto queríamos.
Não deixe para amanhã, a atenção que você poderia dar a uma pessoa que tanto necessitava.
Não deixe para amanhã, o sorriso junto com uma palavra aconchegante.
Não deixe para amanhã, o encontro que tanto queria que acontecesse com aquela pessoa que você tanto gosta.
Não deixe para amanhã, o almoço com as pessoas que te fazem bem e te tornam uma pessoa melhor.
Não deixe para amanhã, o abraço de despedida com desejos sinceros de sucesso.
Não deixe para amanhã, as flores que poderia ter enviado em um dia tão lindo e especial.
Não deixe para amanhã, o café da tarde tão desejado, tão esperado.
Não deixe para amanhã, o perdão que tanto você sabia que precisaria liberar.
Não deixe para amanhã!
Não deixe para amanhã!
Não deixe para amanhã!
A vida é breve...
Jarleide Souza
"Se partiu
Eu fugi , perdoe-me a covardia
Eu tive que ir
Pulei a muralha que cercava meu coração
Não me despedi
No toque silencioso
Em câmera lenta eu te despi
Tantas vezes eu te vi partir
Tantas vezes quis pedir
Hoje eu dormi pensando e te
Hoje eu quis sumir
Meu coração bateu tão forte
Pobre de mim
O nome disso é saudade
Nessas impetuosas noites
Faz morada em mim
"SE VOCÊ TEM UMA ECONOMIA: pouca ou muito, lute para preservar, não diga: deixa pra lá, ela pode te fazer falta. O recurso é teu e você ganhou honestamente com muito sacrifício. Às pessoas SIMPLES perdem facilmente às suas economias. Com dinheiro ou sem dinheiro; a vida é a mesma para elas.
Engano, com ele você não precisa visitar o SPC, paga as contas no vencimento e dorme tranquilo"
Reflexão da moeda:
De um lado temos a face, que significa quem somos e de outro lado um número, que significa o valor que temos.
Acredito que nós seres humanos somos concebidos com valor imensurável mas com o passar dos anos vamos precificando. E aí que entra o outro lado da moeda, a face.
Nossa personalidade vai se moldando com o tempo, e vários fatores nos fazem quem somos. Nossa vida é uma mescla de erros e acertos e por mais que cometamos erros sucessivos em certas oportunidades, nunca devemos esquecer quem somos.
Vai chegar um dia que seu valor ou sua índole vai ser colocada a prova.
Quer um conselho: Não abaixe a cabeça e continue a lutar, assim como a moeda, você é forte e dificilmente alguém vai te destruir.
SE
Se todos gostassem da minha poesia,
Jamais haveria
Paz no mundo.
O mar e as fontes secariam,
Os rios ao contrário correriam,
O ovo não teria gema
Nem o ovário
Seria berçário
De hormonas,
Neste meu mundo de sintomas
Da falta de teorema.
Seria o caos completo,
Tudo morreria
O absoluto e o obsoleto.
Por favor:
Para que haja paz no mundo,
Nunca leiam a minha poesia;
Podem até falecer de ironia,
Ou então ficar moribundo.
(Carlos De Castro, in Há Um Livro Por Escrever, em 12-11-2023)
Muitas fugiam ao me ver…
Muitas fugiam ao me ver
Pensando que eu não percebia
Outras pediam pra ler
Os versos que eu escrevia
Era papel que eu catava
Para custear o meu viver
E no lixo eu encontrava livros para ler
Quantas coisas eu quiz fazer
Fui tolhida pelo preconceito
Se eu extinguir quero renascer
Num país que predomina o preto
Adeus! Adeus, eu vou morrer!
E deixo esses versos ao meu país
Se é que temos o direito de renascer
Quero um lugar, onde o preto é feliz.
Afundo-me nestes pensamentos, percebendo-me no abismo de um poço, desprovido da força necessária para emergir. Eu, que aspirava à paz, que sorrio diante de um sorriso, busco a tranquilidade de espírito e o prazer repleto de alegria, almejando esquecer toda maldade.
Por que as circunstâncias se desenrolam assim? E, despertam em mim todos os sentimentos sombrios, aflorando cada aspecto negativo. Estou em um momento de despedida, de avançar para o lado de lá, onde ninguém me aviste e ninguém retenha na memória, pois reconheço que meu nome não será mais pronunciado. Tenho a convicção de que serei relegado ao esquecimento, assim como as boas ações que um dia realizei.
Em meu silêncio, alimento a esperança de perdurar na lembrança, como se o esquecimento fosse a salva de palmas para minha solidão.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp
