Textos Dissertativos de Amor
Palavras ditas sem antes medir se irão ferir,
se denotam falta de respeito,
ausência de sensibilidade,
se são mentiras ou verdades,
espalham-se ao vento como pétalas
que se desprenderam da flor.
Por mais que se queira trazê-las ao lugar de origem,
isso jamais será possível, pois o vento da credulidade
se encarrega de separá-las implacavelmente.
Cika Parolin
Em relação aos atos trágicos, vindos de mentes enfurecidas e desequilibradas, ocorre-me frase de Platão:
" Maus heróis glamourizam falhas de caráter".
É preciso dar bons heróis aos nossos jovens,
que certamente não estão diante de uma tela, em jogos virtuais, cheios de violência, mas nos exemplos de amor, ética e respeito
vindos de pais e responsáveis.
Cika Parolin
Minha alma é menina!
Ainda corre pelos "Campos Gerais",
e lá, ainda colhe as flores azuis,
ainda come amoras verdes,
ainda se banha no rio,
ainda arquiteta travessuras com o irmão.
Nas nuvens ainda vê desenhos de príncipes e dragões.
Ainda diminui o passo para tomar chuva de verão.
Sim, minha alma ainda é Menina!
Cika Parolin
Acredito que alguns afetos estão a nós destinados!
Como se aquela presença em nossa vida fosse um fato consumado;
como se Deus, do alto de Sua sabedoria,
determinasse que laços seriam perenes.
No que me cabe, trago no peito gratidão pelos seres que, de alguma forma, são eternos em mim, independentemente
de tê-los ainda ao meu lado ou não.
Nessa ou em outra vida, sei que são elos que jamais se romperão. Cika Parolin
Que minha alma não perca a capacidade de se encantar.
Que ela perceba a flor solitária da árvore desnutrida;
a pinha que cai do cedro e jaz lá, exposta à intempérie.
a joaninha que, não se sabe como, chega ao décimo sexto andar de um edifício.
O olhar que diz "eu te amo", sem que a boca o diga.
Cika Parolin
Quando se encontra a pessoa que nos fala ao coração,
é inevitável questionar sobre o mistério que a traz até nós.
Seria uma grande coincidência ou o Universo conspira e nos aproxima inexoravelmente dela? Por circunstâncias pequenas e aparentemente sem importância nos vemos diante de quem nos marcará profundamente e fará parte de forma definitiva do nosso existir. Muitas vezes ainda penso que a vida trata de nos presentear com a presença certa, aquela que nasceu para compreender a nossa alma, suscitar em nós os mais nobres sentimentos e nos fazer mais felizes.
Cika Parolin
Enquanto os colchões de palha e as cobertas de lã de carneiro aqueciam ao sol, no fogão à lenha ferviam-se os panelões de água para o banho de bacia. Na agitação da manhã de inverno eram realizados trabalhos para minimizar o frio e o vento da noite que entrava pelas frestas do velho casebre.
Uma época onde absolutamente tudo o que se comia, bebia
e usava era "feito em casa". Os dias eram longos e todas as tarefas eram realizadas pelos membros da família. Do menor ao maior, todos tinham suas atribuições e de sua execução dependia o maior ou menor conforto de cada um. Legumes, frutas, leite, queijo, carne de frango e porco... quase tudo se produzia e muito poucas coisas, além de trigo e arroz, eram comprados .
Um calçado novo era o presente de Natal e tinha que "aguentar" o ano todo. Isso tudo estava muito longe de considerarmos um sofrimento e sequer nos sentíamos "pobres". Era a forma como a grande maioria vivia e achávamos natural auxiliarmos e colaboramos para mantermos tudo limpinho e funcionando.
Era o tempo da escassez de luxos, mas da abundância de ensinamentos e, enquanto tratávamos de sobreviver, aprendíamos as lições de respeito, honestidade, organização, humildade...
Havia, sim, o desejo de prosperar, adquirir cultura e ter uma vida um pouco mais confortável... o que exigia um esforço redobrado
e uma extrema força de vontade para conquistá-las.
Tudo passa! E hoje são lembranças e orgulho do exemplo da coragem e da determinação de meus pais que enfrentaram o pós guerra numa terra nova e que recomeçaram, literalmente do zero,
no entanto venceram e criaram filhos idôneos e felizes.
Cika Parolin
Não te demores!
Te espero no mesmo lugar,
àquela hora em que o sol cai no mar.
Quando nossos olhos e nossas mãos se encontrarem,
saberemos que nosso Amor ainda vive no coração.
Não te demores!
É preciso, mais do que nunca,
reavivarmos a chama
e brindarmos ao que para sempre será,
em nosso existir, motivo e razão.
Não te demores!
Cika Parolin
Mas que coisa! Ninguém tira nossa luz!
Nós é que a ofuscamos quando nos deixamos abater
por pensamentos dessa natureza!
Viver, realizar, escrever, cantar... seja lá o que escolhermos fazer, acredite! NÓS PODEMOS! tanto quanto qualquer um.
Cada um a seu modo, mas podemos SIM!
Incomoda-me muito quando ouço: "Fulano tenta apagar meu brilho"... ora essa! Todos temos o mesmo direito à luz do sol
e ninguém exerce tanta força assim sobre nossas vontades.
Cika Parolin
Minha alma está repleta de memórias de infância!
Elas afloram
à medida em que me aproximo do inexorável envelhecer.
São odores, sons, sensações que me remetem a ela
e parece que de novo me torno criança.
Acontecimentos, bons ou maus,
que eu julgava sepultados no esquecimento,
voltam à tona e querem se transformar em palavras.
Cika Parolin 17 de junho de 2018
Há pessoas cujo comportamento "peculiar"
se assemelha ao do dragão de Komodo,
que vive nas ilhas Indonésias.
Ele morde sua vítima, infecta-a
e fica durante dias à espreita, seguindo-a,
até que esteja fragilizada e incapaz de se defender,
quando, então, parte para o ataque final.
Cika Parolin
O outono da vida me puxa,
cada vez mais, para o passado.
Acontecimentos que eu julgava esquecidos
e de nenhuma importância para o presente,
batem-me, à porta, com frequência.
Essa tem sido a grande surpresa
que a idade madura tem me trazido:
A capacidade de rememorar fatos ocorridos há muito tempo
e de transformá-los em relatos.
Cika Parolin
Acredito que todos nascemos com dons!
Cabe a nós descobri-los, aperfeiçoa-los e lançá-los ao Universo
para, no tempo certo, vê-los florir.
Sem o menor sentimento competitivo, pois aquilo que recebemos por merecimento, advindo de trabalho laborioso e ético, sempre haverá de frutificar.
Quando nos sentimos felizes com a colheita dos nossos semelhantes, estamos de certa forma, compreendendo que também seremos beneficiados
com os nossos próprios frutos, de acordo com a qualidade das sementes que tivermos semeado.
#CikaParolin
texto incluído no Registro BN 728.657
"Filosofias de bolso" à parte,
viver exige um mínimo cuidado em respeitar as decisões do outro. Seja em que área for! Desde a decisão de jamais colocar um cigarro na boca ( sem criticar a quem o faz),
até eximir-se de ofensas proferidas,
sem se avaliar a quem podem ferir.
No final de tudo, trata-se apenas de fazer a vida mais fluída
sem abrir mão do que pensamos e queremos, mas aceitando as opiniões contrárias, visto tratarem-se apenas do sagrado exercício do livre arbítrio a que todos fazem jus.
Cika Parolin
A partida de mamãe em 2010, aos noventa anos,
pareceu-me natural, a princípio.
Depois das cerimônias de praxe, voltei para o meu lar com a sensação de dever cumprido e com a certeza que fizéramos, minha irmã e eu, o nosso melhor para lhe proporcionar conforto, assistência digna e serenidade nos seus últimos tempos conosco.
O vazio que sua ausência deixou foi aos poucos preenchido pelas lembranças e pelas histórias que dela rememoramos sempre que nos vemos.
O que me causa grande surpresa é o fato de que quanto mais o tempo passa, menos me lembro dela idosa e alquebrada pela idade, mas da mãe da minha meninice: Ativa, lutadora, precocemente viúva, dando murros em ponta de faca para nos alimentar e educar. Vejo seu rosto jovem, lembro dos planos que ela tinha para nosso futuro e do quanto trabalhava, da aurora ao anoitecer, sem queixas, sem lamentações.
Isso tudo me faz refletir sobre as marcas que deixamos nos nossos e que os exemplos que recebemos, na tenra idade, ficam amalgamados em nossa alma. Talvez seja esse o verdadeiro sentido da palavra "eternidade".
Cika Parolin
Sempre, mais e mais, convenço-me
que vim a esse mundo essencialmente para "aprender".
O aprendizado do amor, da generosidade, do auxílio desinteressado e do perdão.
Precisei cometer muitos enganos
para ser capaz de, humildemente,
olhar para o alto e dizer:
" Ensina-me PAI, eu quero aprender"!
Cika Parolin
Como no mito de Narciso que se apaixona pela própria imagem refletida no lago, algumas pessoas, simplesmente, não conseguem desviar os olhos de si. Seu mundo se resume em apreciar-se apenas! Negando qualquer valor, beleza ou talento em seus semelhantes.
Todos os dias nos vemos cercados de "Narcisos e Narcisas"
certos de que não há ninguém mais inteligente, mais belo, mais genial, mais...mais... que eles. Esquecem-se que "perfeição é meta inatingível".
Grandes gênios da pintura, da escultura, da literatura, das ciências, embora os achemos perfeitos, não sofreram da síndrome do Narcisismo, uma vez que nunca sentiram que sua obra estava perfeita, mas morreram acreditando que poderiam ter feito melhor.
Cika Parolin
O mundo é amplo,
os caminhos, a seguir, são tantos...
e neles, cada um caminha como bem lhe aprouver.
Essa me parece a beleza de tudo:
o buscar na estrada da vida,
com liberdade, criatividade e ética,
a realização de algo que nos permita
percebermos que não estamos aqui ao acaso.
Que cá estamos para deixarmos, ao menos,
mínimos rastros de bondade,
que sejam lembrados como exemplo
por pelo menos uma geração
dos que vierem depois de nós.
Cika Parolin
"Eu não creio em bruxas, mas que elas existem, elas existem."
Miguel de Cervantes acreditava nelas
e falou pura verdade:
Viveu na época em que elas eram proscritas
por simples ignorância.
Ardiam nas fogueiras por serem diferentes.
Se tivessem olhos verdes, ERAM BRUXAS!
Se lessem Tarô, se fossem misteriosas,
se gostassem da noite, se fizessem poções,
se acendessem velas, se tivessem cabelos vermelhos,
se vestissem negro, se tivessem unhas grandes,
se fossem intuitivas, se usassem amuletos,
se falassem sozinha ou com os bichos,
se vivessem na floresta... ERAM BRUXAS!
O tempo da caça às Bruxas passou,
mas ainda hoje elas sobrevivem
dentro de cada mulher
que de anjos e bruxas todas têm um pouco.
Cika Parolin
Talvez agora, mais do que nunca,
serei amiga da Poesia,
até quando Deus quiser.
Escrevendo mal ou escrevendo bem, contarei histórias de vida, inventarei algumas de amor com final feliz e quem sabe, como Cora e se o Universo permitir, partirei com papel e lápis na mão, deixando frase inacabada que só alguns saberão completar.
Cika Parolin
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp